Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2022

LIVRO DA ESCRITORA VERLUCE FERRAZ

   

Descendente de Nazaré do Pico - em Floresta do Navio. Homenagem a Azaias Ferraz Nogueira, - Volante de Pernambuco.

https://www.facebook.com/groups/1995309800758536

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ESCRITOR CAPOEIRENSE JUNIOR ALMEIDA LANÇOU SEU NOVO LIVRO EM PAULO AFONSO - BA

  

O escritor capoeirense Junior Almeida, na noite da sexta-feira, 25/03/2022, lançou seu novo livro, ‘Lampião em Serrinha do Catimbau’. O lançamento ocorreu durante o evento Cariri Cangaço realizado na cidade de Paulo Afonso, Bahia.

Lampião em Serrinha do Catimbau, narra a investida de Lampião e seu bando a Serrinha do Catimbau, na época um distrito pertencente a Garanhuns e, hoje município de Paranatama. O livro traz fatos novos sobre o episódio no qual Maria Bonita foi alvejada com um tiro na região glútea, obrigando Lampião e seu bando saírem em retirada.

- Apresento ao público uma dedicada e extensa pesquisa, onde trago à tona a rota de fuga do bando, após o fogo de Serrinha, o local em que Maria do Capitão ficou em tratamento, bem como seu algoz e seu anjo da guarda, o homem que tratou de Maria Bonita durante quarenta dias, então, nada melhor que um livro que fala tanto sobre a célebre pauloafonsina, ter o seu primeiro lançamento justamente em sua terra." - Disse o pesquisador Junior Almeida.


Este é o quarto livro publicado pelo autor; a capa da obra é criação do professor Ademar Cordeiro.

Brevemente a obra será lançada na cidade de Paranatama e possivelmente em outros municípios da nossa região.

Junior Almeida e escritor, autor dos livros: "A Volta do Rei do Cangaço"; “Lampião, o Cangaço e outros fatos no Agreste Pernambucano” e “Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos’. Ele reside na cidade de Capoeiras - PE, onde é comerciante.




https://blogcapoeiras.blogspot.com/2022/03/escritor-capoeirense-junior-almeida.html?fbclid=IwAR0oY6NV0qs5cB4FfyXVwYxTU25VYpgAKQXwQ6QD1hphg1T9Dyc2Yb-3aWo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS

   Por José Mendes Pereira

  

O MAIOR ACERVO DE LIVROS À VENDA SOBRE OS TEMAS NORDESTE E CANGAÇO. 

GARANTIA DE QUALIDADE E ENTREGA DO MATERIAL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO JOÃO DE SOUSA LIMA

 

Uma Grande aventura narrada em 268 páginas direto das pessoas que vivenciaram os fatos.... para adquirir: direto como autor: 75-988074138 ou supermercado Suprave e ainda no Maria Bonita Turismo (térreo do hotel San Marino).

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=2175506229280148&notif_id=1649033251114895&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMPRAR CARVÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 7/8 de abril de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.686

Nesta época em que o preço do gás está um absurdo lembramos dos tempos do carvão e da lenha. Lembramos também dos combates às atividades carvoeiras e ao desmatamento, com o incentivo ao uso do gás. E agora? Nem gás, nem carvão, nem a lenha. É para chorar? Um cabra lá em Maceió usava na sua padaria, plástico no fabrico do pão. Cheiro ruim danado na chaminé. Eu chamava o pão daquela padaria de “pão de plástico”. Em Santana do Ipanema, conheci dois pontos que permanentemente vendiam carvão: Na Rua Delmiro Gouveia e na Rua Tertuliano Nepomuceno. Tanto é que o saudoso Luís Lira (Lirinha) dono de casa de jogo, ao procurar o baixo meretrício, seguindo pela Rua Tertuliano, dizia a quem perguntava para onde ele ia: “Vou comprar carvão”, respondia rindo, de óculos escuros lentes verdes, tipo ‘ray-ban’.

A maioria do nosso carvão vinha de fornos do alto sertão, cuja caatinga estava também sendo devastada para fazer cerca, lenha, móveis, roças e inúmeros utensílios domésticos. Entretanto, a qualidade do produto, ninguém contestava até porque era feito pelas mais variadas espécies locais. A maior parte era entregue pelo fornecedor em sacos de juta e ficavam uns sobre os outros nas casas de venda aguardando compradores. Não sabemos se ainda hoje você encontra esse tipo de carvão na cidade, já clandestino. Caso queira um churrasquinho o sujeito tem que se conformar com o carvão fraco encontrado à venda em postos de gasolina: quantidade pouca, porém, bem embalado em sacos de papel grosso com a vantagem de não se melar na compra e nem no transporte. Na certa tem licença para plantio artificial.

O último movimento do carvão que vimos, era transportado em lombo de jegue, nas margens do rio São Francisco (Belo Monte) por meninos carvoeiros. Vale salientar que onde se usava o carvão para cozinha também se usava no ferro de passar. Já a lenha era mais usada nos sítios rurais; na sua falta usavam-se tábuas velhas, varas e até garranchos secos. Como dizem que a moda é cíclica, pode ser que o carvão e a lenha estejam de volta, mas de onde? Da caatinga nua

Nem sabemos afirmar se o tempo era melhor ou pior, mas, inspirado no Lirinha, os homens promíscuos pareciam felizes na compra do carvão.

INÍCIO DA RUA TERTULIANO NEPOMUCENO, EM INÍCIO DE NOITE (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/04/comprar-carvao-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE GARIBALDI ALVES, PAI DO EX-GOVERNADOR DO RN GARIBALDI FILHO

 Por G1 RN.

Garibaldi Alves, pai do ex-governador Garibaldi Filho, morre em Natal — Foto: Tribuna do Norte

Morreu na madrugada desta quinta-feira (7), em Natal, o ex-senador Garibaldi Alves, 98 anos, pai do também ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho (MDB).

Segundo a assessoria do deputado Walter Alves, neto dele, Garibaldi Alves faleceu por causas naturais por volta das 4h30. Ele estava em casa.

O velório acontece no cemitério Morada da Paz, em Emaús, a partir das 12h. Haverá uma missa às 17h e o sepultamento está previsto para 18h no mesmo local.

Garibaldi Alves começou a carreira política em 1958, quando foi eleito deputado estadual. Foi reeleito outras duas vezes, em 1962 e em 1966, mas não concluiu esse último mandato. Em 1969, durante a ditadura militar, foi cassado e teve os direitos políticos suspensos por dez anos.

Também foi vice-governador na gestão de Geraldo Melo e chegou a assumir o governo pelo menos duas vezes durante o mandato.

Ainda foi diretor do Serviço Social da Indústria (Sesi) no estado e diretor da extinta Telern, empresa estadual de telecomunicação.

Em janeiro de 2011, Garibaldi assumiu mandato no Senado Federal. Ele era suplente de Rosalba Ciarlini, que deixou o cargo para assumir do governo do RN. Então com 87 anos, ele era o senador mais idoso naquela legislatura.

Garibaldi foi um dos fundadores do MDB no Rio Grande do Norte. Era filho de Manuel Alves Filho e Maria Fernandes Alves, viúvo de Vanice Chaves Alves e pai de Garibaldi Alves Filho, Paulo Roberto Chaves Alves, Maria Auxiliadora Alves dos Santos e Maria das Graças Alves Emerenciano. Além dos 4 filhos, ele deixa 10 netos, 15 bisnetos e uma trineta.

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/07/morre-garibaldi-alves-pai-do-ex-governador-do-rn-garibaldi-filho.ghtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


NATAL - MORRE CANINDÉ QUEIROZ, FUNDADOR DO EXTINTO JORNAL GAZETA DO OESTE, EM MOSSORÓ

Canindé Queiroz - Arquivo Pessoal

O jornalista Canindé Queiroz, fundador do extinto jornal Gazeta do Oeste, morreu na madrugada desta quinta-feira (7) aos 79 anos. Ele marcou época na mídia mossoroense.

Canindé estava internado desde a última terça-feira (5) devido a uma infecção, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

O jornalista faria 80 anos no próximo dia 14 de abril. Ele deixa seis filhos, nove netos e a esposa, Maria Emília. O velório acontecerá na Capela São Vicente.

ADENDO: - 

Leia mais - https://blogcarlossantos.com.br/caninde-queiroz-e-tema-de-documentario/

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/morre-caninda-queiroz-fundador-do-extinto-jornal-gazeta-do-oeste-em-mossora/535869

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX-CANGACEIRO MORENO III (ANTÔNIO IGNÁCIO DA SILVA)...

 Por Cangaçologia

... em fotografia registrada no Estado de Minas Gerais após o cangaço.

https://www.facebook.com/Cangacologia/photos/a.435268929895318/4927034224052077/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TENENTE JOÃO BEZERRA - COMANDANTE DA TROPA QUE ELIMINOU LAMPIÃO. (RELATOS).

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=kSSigH2ECqo&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um breve relato, um bate papo informal com o senhor Celso Rodrigues, filho do saudoso Chiquinho Rodrigues da cidade de Piranhas em Alagoas, a respeito do Tenente João Bezerra o homem que comandou a tropa que pôs fim a vida de Lampião, Maria Bonita e nove de seus comandados.

Chiquinho Rodrigues, pai do senhor Celso Rodrigues, foi um dos defensores da cidade de Piranhas em Alagoas na ocasião do ataque cangaceiro liderado por Gato II (Santílio Barros) e autor do tiro que pôs fim a vida deste cangqaceiro.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e ativem o sino para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente:
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ENCONTRO DO TENENTE JOÃO BEZERRA E O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=y0n10HSgluI

Nesse documentário o Tenente João Bezerra da Silva, comandante da Força Policial Volante alagoana que eliminou Lampião e parte de seu bando, fala sobre a sua viagem ao estado do Rio de Janeiro e sobre o seu encontro com o então presidente Getúlio Vargas. 

Um depoimento que foi gravado pelo escritor e pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araújo, no decorrer da década de 1960 e que está sendo disponibilizado em primeira-mão aqui no nosso canal. 

Ouçam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e não esqueçam de ativar o sino para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior

Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com