Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Seu castigo era pior que a morte

Lampião sangrava seus inimigos como se fossem bois, e os castrava como bodes

Depois de quase setenta anos,
 o ex-cabo Davi Jurubeba ainda sente ódio

No dia 7 de junho de 1997, o Diário de Pernambuco publicou o seguinte artigo:

O cangaceiro Lampião foi quem sistematizou no sertão nordestino, o sequestro e resgate. O rei do cangaço também se colocava à disposição dos coronéis amigos e protetores, que lhe forneciam mantimentos, armamentos e munição, em troca da utilização do seu bando como “grupo de extermínio”. Esses coronéis e os próprios cangaceiros viviam financiando a abertura de negócios. Uma pessoa que quisesse abrir um comércio recebia o empréstimo a juros. “Agora, se não pagasse, eles iriam atrás”, revela detalhes das ações do maior dos cangaceiros, o historiador da Fundaj, Frederico Pernambucano de Melo.


Frederico Pernambucano de Melo

Por causa disso, nem sertanejo que ainda hoje o detesta e o compara aos bandidos atuais. A lista de crueldades e castigos aplicados pelo cangaceiro e seu bando é extensa.


Seu punhal, com 45 centímetros de lâmina, ficou tristemente famoso: a arma era utilizada para sangrar os inimigos traidores, ou seja, era enfiado pelo pescoço de cima para baixo em direção ao abdômen da vítima, que morria com todos os órgãos vitais perfurados.
O sangramento revela o historiador Frederico Pernambucano de Melo, era uma prática herdada da cultura medieval que ainda dominava o Sertão do Nordeste. A técnica era igual à técnica de sangramento do gado, aplicada pelo colonizador do Sertão. O corte da orelha é igual ao corte que marcava o bode. A castração do homem era igual àquela realizada no bode ou no carneiro. Retirava-se a bolsa escrotal com os testículos, mantendo-se o pênis. A assepsia era feita com a colocação de cinza, sal e pimenta. “Essa técnica foi aplicada pelo cangaceiro

Virgínio está no centro, ao lado direito de Durvalina

Virgínio, chefe de um dos bandos, no camponês Manuel Luiz Bezerra. Eu entrevistei e vi como foi feito o corte. Relata Frederico Pernambucano de Melo".
Na memória dos primos Davi Gomes Jurubeba, 95 anos, e

João Gomes de Lira - faleceu recentemente aos 96 anos

João Gomes de Lira de 82, o nome Lampião é associado imediatamente a muito sangue, um ódio imenso e vários combates, Juntos, testemunharam muitos desses crimes e integraram a mesma volante que combateu Virgulino Ferreira pelo sertão pernambucano. Apesar da idade avançada, os dois guardam detalhes daquela época. Jurubeba passou oito anos na polícia: foram 15 combates contra o cangaceiro, a maioria deles na pequena Nazaré (hoje, Carqueja, distrito de Floresta, a 434 quilômetros do Recife).

 
Lampião e seu bando

Jurubeba viu um irmão e seus primos morrerem. Fica revoltado quando se fala em homenagear o rei do cangaço. “Ele e seu bando cercaram o riacho da Barra, tomaram conta do povoado ao redor, estupraram todas as moças. A mulher do médico, de quem queriam roubar, também foi estuprada, entrou em coma e morreu. Ele era bom!” questiona. “Queremos pegar um bárbaro desse e fazer festa para ele. Além disso, ele castrou civil, que recusaram ajuda, furou olhos e cortou língua”.
A relação entre cangaço e Justiça é o tema da pesquisa do juiz de Direito de Triunfo, Assis Timóteo Rodrigues, 50 anos, que lançará no próximo ano o livro Lampião e a criminologia de sua época. O trabalho é resultado de pesquisas que o juiz realiza por cidades de cinco estados nordestinos onde o cangaceiro esteve. Vasculhando os precários arquivos dos cartórios nordestinos, em busca de processos contra Virgulino Ferreira, ele chegou à conclusão que, se ele tivesse sido julgado por todos os crimes, seria a condenação a mais de mil anos de prisão. Os assaltos, roubos, extorsões e homicídios eram seus crimes mais comuns. Mas ele nunca compareceu a nenhum julgamento. Ainda segundo Timóteo, os advogados que patrocinaram as defesas de Virgulino e seus cabras, deixaram de lado o aspecto. Criminológico, e sequer trataram o cangaço como isso social.
“Os homens nomeados para a defesa de Lampião eram rábulas, sem conhecimento do Direito Penal e de outras ciências, como Antropologia, Sociologia e Medicina Legal.


Cariri Cangaço: Conheça um pouco mais do Conselho Consultivo Carir...

Cariri Cangaço: Conheça um pouco mais do Conselho Consultivo Carir...: Com vocês, mais personalidades que formarão o Conselho Consultivo Cariri Cangaço, com posse dentro da Programação 2011 ! Pedro Luis - CRAT...

Conheça um pouco mais do Conselho Consultivo Cariri Cangaço

Com vocês, mais personalidades que formarão o Conselho Consultivo Cariri Cangaço, com posse dentro da Programação 2011 !


Pedro Luis - CRATO - CE
Prezadíssimo Severo,
Sinto-me honrado com o convite, de logo aceito!!!Espero contribuir de alguma forma, mesmo sendo um "novato nocangaço".Estou às ordens!!! forte abraço, Pedro Luís


Carlos Elydio - SÃO PAULO -SP
Caro amigo irmão Severo
Espero, sinceramente, poder
alcançar e responder às expectativas depositadas em mim pelo grande
amigo, para que sejam frutíferas as ações que dependam, em alguma
medida, de minha pessoa como conselheiro.
Acredito, sinceramente, que o amigo vê, nestas linhas, a seriedade com
que recebi o convite. Pelo qual, só posso lhe agradecer, em vista de
tamanha deferência.
No mais, fico feliz com a perspectiva de reencontrá-lo em breve, nesta
terra aprazível, de pessoas amigas e batalhadoras, perfilando-me junto
a quem deseja fazer algo para melhorar o mundo em que vivemos.
Todos aqui enviam-lhe um grande abraço e, eu, pessoalmente, o faço com
o coração... A você e a querida Dani.
Carlos Elydio

José Cícero - AURORA -CE
Sobremaneira lisonjeado pela deferência do convite quero aqui agradecer o nobre confrade e amigo Manoel Severo - um homem da mais absoluta exceção, como certa feita dissera o grande Nietszche.
Malgrado a 'aceitação', quero igualmente confessar da minha pequenez diante de um grupo tão seleto de grandes pesquisadores(as) dos mais diversos rincões do Nordeste e, que doravante comporão o Conselho do Cariri Cangaço.
Quero contudo, dizer da minha gratidão e alegria pela lembrança o que só mais me impulsiona a colaborar naquilo que de fato me for possível e, por consequência estiver ao meu alcance.Um brinde de sucesso e paz a todos do Cariri Cangaço 2011.Sejam bem-vindos todos os conselheiros...
Do amigo, José Cícero
Aurora - CE.

Professor Pereira - CAJAZEIRAS - PB
Caro amigo e Confrade Severo
Você sabe da adimiração que tenho pelo seu trabalho e por sua pessoa.
O estudo, a pesquisa, o destaque do Cangaço pode ser dividido em duas partes:
Antes e depois do Cariri Cangaço, evento ímpar.
Fico honrado e feliz com o seu convite.
O cariri Cangaço faz parte de mim.
Estou as ordens. Um abraço fraterno.
Pereira


João de Sousa Lima - PAULO AFONSO-BA
Meu querido irmãozinho Severo,
você sabe o tamanho de minha felicidade e honra
em fazer parte deste grande Cariri Cangaço,
evento que vi nascer e que hoje
é uma referência no Brasil.
Parabens meu querido amigo e pode
contar conosco.
Abraço de coração,
João de Sousa Lima

Exposição Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina em Salvador

(CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
http://uranohistoria.blogspot.com/2011/09/exposicao-circuitos-arqueologicos-da.html
do amigo Urano Andrade

Obrigado a Leidiane Galdino da Silva, pela sua visita a este blog.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALMIR SATER

Só um pouquinho.
Enquanto os cangaceiros estão dormindo,
vamos assistir Almir Sater?


031 - Almir Sater - Peão (Roda de Viola)
A dupla Chitãozinh​o & Xororó apresentou em 2004 na TV Record o programa Raízes do Campo, que era um show gravado numa casa de espetáculo​, com ...






Voltaremos logo para o coito. É rápito!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Documentário Cariri Cangaço 2010

Para você que é fã do Cariri Cangaço, trazemos em primeira mão, o clip do Documentário
Cariri Cangaço 2010, produzido pela
Laser Vídeo. Bem, enquanto não chega o dia
20 de setembro, vamos continuar matando a saudade dessa grande família Cariri Cangaço!


Agora é com você !
Venha também participar
do Cariri Cangaço 2011...
Só faltam 13 dias!!!
http://cariricangaco.blogspot.com/2011/09/documentario-cariri-cangaco-2010.html

Scans: Diário de Pernambuco

Em 7 de Julho de 1997 este jornal publicou um especial sobre Cangaço com depoimentos quatro saudosas personagens



Este é o famoso Davi Jurubeba, Nazareno da gema.


Esta é a mãe do pesquisador Paulo Brito


Este é o coiteiro de Lampião, Manoel Félix que passou os últimos dias de Lampião, fazendo os seus mandados. 



Ladrão de caprinos

Por: José Mendes Pereira

Minha foto

Manoel Cristiano da Silva nascera na região do agreste, no Estado do Rio Grande do Norte. Aos dez anos de idade, em companhia dos pais, veio morar em Mossoró, fazendo residência no sítio Barrinha, e lá, cresceu, pôs-se rapaz, casou-se; trabalhando sempre na Fazenda do velho Chico Duarte.

Com as suas economias, conseguiu ser proprietário de uma minúscula propriedade, onde criava meia dúzia de vacas, mais um rebanhinho de bodes. Manoel Cristiano era tido como homem de grande confiança. Nada desabonava o seu caráter de homem honesto, até o dia em que não foi pego com roubos nas mãos. Mas o nosso conterrâneo não era tão honesto como se pensava.

Logo que terminava as suas obrigações de chiqueiro e curral, se mandava para o campo, e com ele, duas  latas vazias de querosene enfiadas num pau, conduzida sobre os ombros; um afiado facão, uma faca peixeira, machado, mas alimentos, afirmando ele que iria tirar capuchu.
 
Mas o homem, honesto, como tinha fama, matava as cabras da vizinhança nos tabuleiros, enchia as latas de carne de cabra, e sobre elas, arrumava as capas de capuchu. Geralmente, ao retornar, passava pelas casas dos próprios proprietários das cabras que ele matava, e lá, mandava que todos comessem capuchu à vontade, pelos menos enquanto não chegasse à carne que estava embaixo das capas de mel.
Certo dia, Manoel Cristiano foi flagrado esfolando uma cabra nos tabuleiros. Denunciado à polícia, foi convocado pelo então tenente Clodoaldo, este, na época era o delegado de Mossoró.
Assim que o tenente Clodoaldo levou o assunto sobre o seu feito, que ele estava comendo os bodes da vizinhança, ele se defendeu perguntando-lhe o seguinte:
“Tenente Clodoaldo, o que me diz a autoridade? Tenho plena certeza que esta é uma grande calúnia contra mim. Digo ao senhor, que eu nunca comi um bode de quem quer que sejá. Agora cabras, eu comi muitas por esses tabuleiros da Barrinha.
Manoel Cristiano recebeu pelo seu feito três anos de cadeia. Cumprido o seu castigo, foi solto. E a partir daí, deu início ao furto de bodes, onde deixou vários proprietários em condições de fecharem os seus chiqueiros de caprinos. Dizia ele a todos que era vingança, já que nunca havia comido um bode de ninguém. Mas cabras havia comido muitas.  

Minhas simples histórias

http:blogdomendesemendes.blogspot.com

Conheça um pouco mais do Conselho Consultivo Cariri Cangaço

Com vocês, mais personalidades que formarão o Conselho Consultivo Cariri Cangaço, com posse dentro da Programação 2011!

Pedro Luis - CRATO - CE


Prezadíssimo Severo,

Sinto-me honrado com o convite, de logo aceito!!!Espero contribuir de alguma forma, mesmo sendo um "novato nocangaço".
Estou às ordens!!!
forte abraço, Pedro Luís

Carlos Elydio - SÃO PAULO -SP



Caro amigo irmão Severo

Espero, sinceramente, poder alcançar e responder às expectativas depositadas em mim pelo grande amigo, para que sejam frutíferas as ações que dependam, em alguma medida, de minha pessoa como conselheiro.
Acredito, sinceramente, que o amigo vê, nestas linhas, a seriedade com que recebi o convite. Pelo qual, só posso lhe agradecer, em vista de tamanha deferência.
No mais, fico feliz com a perspectiva de reencontrá-lo em breve, nesta terra aprazível, de pessoas amigas e batalhadoras, perfilando-me junto a quem deseja fazer algo para melhorar o mundo em que vivemos.
Todos aqui enviam-lhe um grande abraço e, eu, pessoalmente, o faço com o coração... A você e a querida Dani.

Carlos Elydio

José Cícero - AURORA -CE


Sobremaneira lisonjeado pela deferência do convite quero aqui agradecer o nobre confrade e amigo Manoel Severo - um homem da mais absoluta exceção, como certa feita dissera o grande Nietszche.Malgrado a 'aceitação', quero igualmente confessar da minha pequenez diante de um grupo tão seleto de grandes pesquisadores(as) dos mais diversos rincões do Nordeste e, que doravante comporão o Conselho do Cariri Cangaço. Quero contudo, dizer da minha gratidão e alegria pela lembrança o que só mais me impulsiona a colaborar naquilo que de fato me for possível e, por consequência estiver ao meu alcance. Um brinde de sucesso e paz a todos do Cariri Cangaço 2011.Sejam bem-vindos todos os conselheiros...

Do amigo, José Cícero
 
Professor Pereira - CAJAZEIRAS - PB




Caro amigo e Confrade Severo

Você sabe da adimiração que tenho pelo seu trabalho e por sua pessoa.
O estudo, a pesquisa, o destaque do Cangaço pode ser dividido em duas partes:
Antes e depois do Cariri Cangaço, evento ímpar.
Fico honrado e feliz com o seu convite.
O cariri Cangaço faz parte de mim.
Estou as ordens.

Um abraço fraterno.
Pereira

João de Sousa Lima - PAULO AFONSO-BA


Meu querido irmãozinho Severo,

você sabe o tamanho de minha felicidade e honra
 em fazer parte deste grande Cariri Cangaço,
 evento que vi nascer e que hoje
é uma referência no Brasil.
Parabens meu querido amigo e pode
contar conosco.

Abraço de coração, João de Sousa Lima

http://cariricangaco.blogspot.com/

Beto Fernandes e Blog de Juazeiro ao lado do Cariri Cangaço 2011

 
Jornalista Beto Fernandes recebe o Cariri Cangaço

No inicio da semana a produção do Cariri Cangaço; representada por Manoel Severo, Danielle Esmeraldo e Heldermar Garcia; foi recebida pelo jornalista Beto Fernandes, editor da Revista do Beto Fernandes, além de administrador dos blogs; de Juazeiro e do Beto Fernandes. Beto Fernandes certamente um dos mais respeitados jornalistas de nosso cariri, reafirmou a parceria do blog de juazeiro ao Cariri Cangaço 2011, quando ressaltou a importância do evento para toda Região Metropolitana do Cariri.

É isso aí, Cariri Cangaço e Blog do Juazeiro em mais uma festa da cultura, da história e memória de nosso povo e de nossa gente !!

 
Comunicação Cariri Cangaço

Imagens valem mais que mil palavras...

 
 
Andar por esse sertão afora é simplemente sensacional...As veredas de nosso nordeste nos levam e nos trazem a lugares impensados e de uma beleza e magia, incomuns. Imagens valem mais que mil palavras...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Bem; é isso aí...quem nunca foi a Triunfo, em Pernambuco, precisa rever seus
roteiros de viagem !
Valeu Sabadia, valeu Cariri Cangaço...Diana, Assis, André...Triunfo para todos!

 
http://cariricangaco.blogspot.com/

Fãs pagaram entre R$ 5.640 e R$ 23.550 para ver Roberto Carlos em Jerusalém


POR BRUNO ASTUTO

Passaporte