Seguidores

domingo, 2 de junho de 2024

SOBRINHAS DA EX-CANGACEIRA INACINHA

 Por Sandro Lee

Relembrando esse fantástico dia. Quando eu Sandro Lee, e meu compadre Osly Oliveira, fizemos esse grande encontro das duas parentes, que a décadas não se viam. Petronilia ( Dona Mocinha ). E a senhora, Dona Camilla ( Lila ). Ambas sobrinhas da ex - cangaceira, do bando de Lampião, Inacinha. Fotos de Inacinha mim foram gentilmente doadas nesse dia ...

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/permalink/2447175362158060/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRA DESOPILAR - jOSÉ rOBERTO

 https://www.youtube.com/watch?v=pJV_XA92CvE&list=RDMM&ab_channel=JoseRobertoVEVO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MESTRE SIVUCA

Postado em seu blog do Inharé Giovani Costa - Pesquei.

 

Nascido em Itabaiana no dia 26 de maio de 1930, Sivuca aprendeu a tocar sanfona ainda criança, quando, aos 09 anos de idade, começou a tocar escondido o instrumento dado pelos pais a um dos irmãos mais velhos!

Multi-instrumentista, maestro, arranjador e compositor, Sivuca deixou marcas profundas na Música Popular Brasileira pela habilidade com que manuseava seu instrumento, a sanfona, e pela versatilidade com que passeou por diferentes gêneros — do Forró ao Jazz, do Frevo à Música Clássica!
Sivuca se definiu como: “um ser humano diferente dos outros porque tinha um membro-extra, o acordeon”; e isso foi corroborado pelo grande mestre Dominguinhos+, que o considerava o maior dos sanfoneiros!
Brilharam ao seu lado, em gravações ou shows, nomes como Cantora Clara Nunes Guerreira, ROSINHA DE VALENÇA, Miriam Makeba (fez o arranjo de "Pata Pata", um dos hits dos anos 60), Hermeto Pascoal, Paul Simon, dentre tantos outros!


http://blogdoinhare.blogspot.com/2024/05/mestre-sivuca.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RASO DA CATARINA E A PERSEGUIÇÃO A LAMPIÃO

Por Beto Rueda

Era o mês de novembro de 1932, as tropas baiana e pernambucana surpreenderam Lampião na Caverna do Chico, no Raso da Catarina (ecorregião localizada na parte centro-leste do bioma caatinga, no Estado da Bahia). Firmou-se um convênio entre os interventores da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco no sentido de prender o chefe cangaceiro. O chefe da polícia baiana instituiu um prêmio de 10 contos de réis pela captura, vivo ou morto. A polícia seveciava os coiteiros para obter confissões. 

Os tenentes do exército Ladislau, Liberato, Manuel Arruda, Filadelfo Neves, Campos de Menezes, Luís Mariano e Osório Cordeiro comandavam as tropas. Partiram de Jeremoabo. Atravessar aquela imensa região inóspita era um feito extraordinário. Nos lajedos a água era invisível, o ar sufocante. Cangaceiros e soldados convergiram para um combate, isolados e sedentos. Resistir, ficar exposto ao calor abrasador, acima de 40 graus, ao sol forte, com sede e desespero, era necessário ser um forte. A vida para todos naquele momento parecia odiosa. 

Lampião olhou em torno da paisagem rala, avistando apenas garranchos cinzentos, na terra esturricada. Não existia casa, nem água, muita tristeza. Fez-se uma trégua. As volante retornaram na perseguição com a certeza do êxito. Os cangaceiros fugiram e deixaram os seus pertences na caverna. Os soldados recolheram armas, munição, jogos, alpercatas, chapéus enfeitados, perfumes, moedas e o livro História de Christo, de Papini. 

O livro foi oferecido pelo comerciante Jackson Alves Carvalho em 29.11.1929 - Capela, Sergipe. Maria do Capitão saiu ferida. Lampião foi para Itapicuru e quase matou o coiteiro, Dr. João da Costa Pinto Dantas, filho do Barão de Jeremoabo, que fugiu para Salvador. 

Lampião atribuía-lhe a denúncia. Em itapicuru assaltou armazéns e seguiu para Massaracá, onde uma força de contratados, sob o comando do sargento José Joaquim de Miranda, apelidado de Bigode de Ouro, o esperava para um ataque. Lampião matou Bigode de Ouro e dividiu o bando em três grupos. Vivia Lampião mais uma situação limite de resistência física e arrojo nos confins do sertão. REFERÊNCIAS: OLIVEIRA, Aglae Lima de. Lampião, Cangaço e Nordeste. Rio de Janeiro: Editora O Cruzeiro, 1970. CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião, o rei dos cangaceiros. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981.

http://blogdoinhare.blogspot.com/2019/04/o-raso-da-catarina-e-perseguicao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RANULFO PRATA - ESCRITOR DO TEMA CANGAÇO

Por Beto Rueda

Ranulpho Hora Prata Nasceu em 4 de maio de 1896 na cidade de Lagarto, Sergipe. Filho do Coronel Felisberto da Rocha Prata e Ana de Vasconcelos Hora.

Iniciou os estudos primários no colégio Camerino em Estância, Sergipe. Certificou-se do curso ginasial em Salvador. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia onde estudou até o quarto ano. Concluiu o curso no Rio de Janeiro, em 1919.

Formado, foi para Minas Gerais e clinicou na cidade de São Tomás de Aquino e, no interior de São Paulo, na cidade de Mirassol. Conheceu e casou-se com dona Maria da Glória Prata nessa cidade em 1923.

Ranulpho Hora Prata

Retornou ao Rio de Janeiro em 1925, por curto período. No mesmo ano mudou-se para Aracaju e implantou o serviço de radiologia do Hospital de Cirurgia. Em 1927 transferiu-se para Santos como radiologista na Santa Casa de Misericórdia e da Benefiência Portuguesa.

Colaborou com artigos em jornais e revistas da época. Escreveu várias obras como "O Tropeiro, 1916", "O Triunfo, 1918", "Dentro da vida, 1922", "A Longa Estrada, 1925", "O Lírio na Torrente, 1927, o qual ganhou o prêmio de melhor romance pela Academia Brasileira de Letras, "Lampeão, 1934" e "Navios Iluminados, 1937". É Patrono da cadeira sete da Academia Sergipana de Letras e da cadeira vinte e três da Academia Santista de Letras.

Médico, escritor, romancista, contista, historiador, conferencista, faleceu de tuberculose aos 46 anos na cidade de São Paulo em 1942.

REFERÊNCIAS:

PRATA, Ranulfo. Lampião. 2. ed. São Paulo: Editora Piratininga, 2010. (Fac-símile de 1934).

GASTÃO, Paulo Medeiros. Quem é quem no cangaço. Natal: Sebo Vermelho, 2013.

SANTOS, Gilfrancisco. Ranulfo Prata: vida e obra. Aracaju: Edise, 2018.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2446727048869558%2C2445138385695091%2C2443782175830712%2C2443813912494205&notif_id=1716913630522091&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com