Seguidores

segunda-feira, 1 de junho de 2015

A PRIMEIRA CANGACEIRA


Anésia Cauaçu, uma mulher valentona que no início do século 20 lutava capoeira com destreza, bebia cachaça temperada em pé no balcão das bodegas, fumava cachimbo de barro, atirava tão bem que conseguia decepar os dedos dos inimigos numa distância de 100 metros, galopava feito vento e foi a primeira mulher da Bahia a usar calças compridas para montar em cavalos. Dançava em terreiros de Candomblé, recebendo Iansã, um orixá guerreiro.

Ela existiu antes de Maria Bonita, em Jequié, Sertão baiano. Mas com uma diferença: Maria Bonita entrou no bando e Anésia criou um bando. A história dela é contada pelo professor   Domingos Ailton, da Faculdade Zacarias Góes, da Bahia. Ele narra à vida de Anésia em livro fundamentado na imprensa da época, em depoimentos e se vale também da ficção romanceada, o que torna difícil separar o real do imaginário popular.

A exemplo de Lampião, Silvino, Sinhô Pereira e os demais cangaceiros, a baiana Anésia Adelaide de Araújo entrou nessa vida perigosa, estritamente masculina, para vingar a morte injusta de um parente em 1917. Treze anos antes de Maria Bonita seguir Lampião. Vindo de uma família de comerciantes e agricultores valentões, Anésia aprendeu cedo, a tirar e lutar capoeira com punhal. Mesmo com esse perfil “macho”, essa notável mulher era uma moça bonita e comunicativa, muito branca, alta, cabelos longos e negros e olhos azuis da cor do céu.

Todos esses predicados encantaram o mascate namorador Afonso Silva. Eles se conheceram numa tarde chuvosa durante uma procissão de São José. A simpatia foi recíproca e pouco tempo depois estavam casados e tiveram uma filha, Lucinha. Afonso gostava do jeito de sua mulher e apoiava o propósito dela em lutar por justiça e pela vingança na briga das famílias Mocós e Rabudos, e nunca por dinheiro.

Enquanto isso, a fama de Anésia crescia de boca em boca e por meio de cordel. Ela passou a “tomar as dores” dos injustiçados, sobretudo das mulheres indefesas. Dava surras nos homens, fortes tapas nos rostos, golpes de capoeira que deixava todos no chão amedrontados. Conseguia atirar para trás, nas perseguições com os inimigos, inclusive com a polícia. Não perdia uma.

O então governador da Bahia, Antonio Muniz, preocupado com as ações dos Cauaçus, que ele classificou de “conflagração sertaneja”, sobretudo com Anésia que liderava o grupo de cangaceiros formados pelos tios, irmãos e parentes causando estragos no comércio da região, mandou 240 policiais para combater os Cauaçus. E foi em vão.

Anésia passou a ser uma musa do Cangaço e mais valentona que Dadá (mulher de Corisco que chegou a comandar confrontos com a polícia) e sua fama aumentava a cada dia junto com a imaginação coletiva. Diziam que na hora do combate, ela se “invultava” (se desmaterializava) se transformando em um toco ou uma árvore, através de reza forte e um patuá que ela usava no pescoço. “O povo aumenta, mas não inventa”, diziam.

Os cauaçus fizeram lenda na Chapada Diamantina. Anésia permaneceu no Cangaço durante seis anos e depois foi viver com o marido e a filha sob proteção do fazendeiro Isaías Galvão que devia favores aos Cauaçus. Mas ele não resistiu à proposta do coronel Paulo Bispo em oferecer 300 mil réis pelo paradeiro de Anésia. Ela foi presa e nunca mais se soube notícias dela.

Anésia não fazia jus ao seu nome de origem grega e que significa repouso. Entretanto, restou a fama de símbolo de sertaneja valente. Fez história.


http://www.mulheresdocangaco.com.br/a-primeira-cangaceira/

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SALA DA ESTAÇÃO DO FORRÓ É ARROMBADA E SÃO LEVADOS 10 CHAPÉUS DE CANGACEIROS EM SERRA TALHADA


Sala da Estação do Forró é arrombada e são levados 10 chapéus de cangaceiros em Serra Talhada.

Uma das salas da Estação do Forró, onde funciona o Museu do Cangaço, amanheceu arrombada na manhã de ontem (29). De acordo com o responsável pelo local, Anildomá Wilians, cerca de 10 chapéus de cangaceiros foram levados.

A ação criminosa acontece às vésperas do Encontro Nordestino de Xaxado e agora o grupo de xaxado Cabras de Lampião terá que mandar confeccionar novas indumentárias gerando prejuízos.

“Pedimos que caso vejam alguém tentando vender, ou bancando o engraçado querendo dar um chapéu de cangaceiro de presente que nos avise”, diz Domá.

Via Luiz Carlos Fernandes

http://blogdoraniellybatista.com/sala-da-estacao-do-forro-e-arrombada-e-sao-levados-10-chapeus-de-cangaceiros-em-serra-talhada/#.VWzlzM9Viko

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CRUZEIRO DE 04 DE JULHO DE 1964 SOBRE A SEDIÇÃO DE JUAZEIRO

Por Angélica Bulhões

Segue a revista O Cruzeiro de 04 de julho de 1964 sobre a Sedição de Juazeiro, esclareço aos amigos que não prometo postagens semanais, não tenho cacife para isto, mas as que for conseguindo eu compartilho, necessariamente em primeira postagem.










Fonte: facebook
Página: Angélica Bulhões ‎Lampião, Cangaço e Nordeste

Para quem não sabe Angélica Bulhões é neta de Sílvio Bulhões e bisneta dos cangaceiros Corisco e Dadá.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA - MOSSORÓ – RN

Por José Romero Araújo Cardoso







Fonte: facebook
Página: José Romero De Araújo Cardoso e Marcela Lopes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANNA, COMPANHEIRA DO CANGACEIRO JUREMA, RECÉM-APRISIONADA, EM 1935.



Fonte: facebook

Página: Rubens Antonio

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.co
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARTA DO PADRE CÍCERO - Boa leitura, amigos!










Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Os maiores nomes da cultura do país de Mossoró Raimundo Soares de Brito, o Raibrito; Vingt-un Rosado, o 21; e Dorian Jorge Freire

Por Lúcia Rocha
Raimundo Soares de Brito (Raibrito), Vingt-un Rosado (21), Aline Linhares e Dorian Jorge Freire

Não lembro o ano, mas eu também estava lá, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. 


Deve ter sido a última vez que os três se encontraram e Aline Linhares teve a feliz ideia de tirar uma foto com eles, os maiores nomes da cultura do País de Mossoró: Raimundo Soares de Brito, o Raibrito; Vingt-un Rosado, o 21; e Dorian Jorge Freire. 

Em 2005, Dorian e Vingt-un resolveram nos deixar. Raibrito foi fazer-lhes companhia em 2013. Devem estar adorando o Paraíso e eu aqui com uma saudade danada deles. Faltou dizer que essa foto me foi enviada em papel, como nos velhos tempos, por Aline, a quem agradeço pela lembrança. Voltarei ao assunto.

Fonte: facebook
Página: Lúcia Rocha

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO SAI DE MOSSORÓ E ENTRA NO CEARÁ


Lampião na fuga de Mossoró-Rn, chegando numa fazenda já no Estado do Ceará (na divisa), parou com o grupo para descansar e passar a noite. O fazendeiro armou três redes na sala grande. 


Nelas deitaram Lampião, seu irmão Ezequiel e o refém cel. Antônio Gurgel. Pela primeira vez, durante a viagem, Lampião falou com o cel. Antônio Gurgel. 


O fazendeiro só falava coisas do agrado de Lampião, criticando o governo, falando mal da polícia. Lampião disse: "seu Tonho, vou terminar sendo seu amigo". Antes de dormir, Lampião rezou em voz alta, se benzendo a todo instante.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com