Por O Cangaço na |Literatura
LAMPIÃO TENTA INVADIR A FAZENDA CAMUCIATÁ EM 1932 | CNL | 1674
• LAMPIÃO TENTA INVADIR A FAZENDA CAMUC...
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por O Cangaço na |Literatura
LAMPIÃO TENTA INVADIR A FAZENDA CAMUCIATÁ EM 1932 | CNL | 1674
• LAMPIÃO TENTA INVADIR A FAZENDA CAMUC...
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por O Cangaço na Literatura
Por Lá no meu sertão
Por Rostand Medeiros
Em um domingo como hoje, há 73 anos, meu avô Joaquim Paulino de Medeiros Filho, conhecido como Jaco Medeiros, foi assassinado de maneira covarde e brutal.. E o pior é que tudo aconteceu na frente do meu pai Calabar Medeiros, que tinha então 12 anos de idade. O homem que está comigo na foto é Geraldo Cunha Junior, sobrinho do assassino do meu avô.
O assassinado e o assassino eram primos, amigos e até concunhados. Essa cruz está fincada no sítio Lagoa da Pedra, zona rural de Acari, no Seridó, no mesmo local onde ele morreu e onde se desenrolou toda essa tragédia sertaneja. Como dizia meu pai antes de partir para a casa do Senhor - “A vida é como um rio que segue sempre em frente e não devemos barrar o seu caminho com dores e mágoas”. Eu segui seu conselho e fui atrás dessa História. E onde eles estiverem, desejo que estejam em paz!
https://www.facebook.com/photo/?fbid=595922303482233&set=a.106853839055751
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por José Mendes Pereira
Por Claudia Terezinha Cegoni
O mais lindo
edifício que você terá visto em sua vida, não é pra menos, o construtor,
engenheiro, arquiteto e astuto em suas obras de puríssima arte.
https://www.facebook.com/photo?fbid=1120416685653233&set=gm.1373158196696703&idorvanity=156087481737120
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Hiper.história
Por Geraldo Júnior
Por O Cangaço na Literatura
Por Cangaçologia
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Geraldo Júnior
Por Aderbal Nogueira
Por Elder Heronildes e Zélia Macêdo
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de abril de 2025
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 3.224
Estamos trabalhando no Projeto O FANTÁSTICO MUNDO SANTANENSE RURAL, em livro e em filmagem. Uma parceria com o cineasta Samuel Fernando e que poderá resultar em ganhos culturais extraordinários para Santana do Ipanema, Alagoas e Brasil. Um feito inédito em nosso país, em termos de municípios. Devido a isso os espaços para crônicas diárias estão sendo reduzidos. Mas, baseado nos deveres de casa, resolvemos dar uma palhinha falando sobre as lagoas do nosso território sertanejo. As lagoas sertanejas, porém, sempre funcionaram como pontos fundamentais de referências no semiárido. Suas denominações vêm dos primórdios e hoje, extintas ou não extintas, continuam sendo pontos de referências com nome de sítios rurais (menores porções político/territorial).
Assim temos em nosso município os seguintes sítios com nomes de lagoas: Lagoa Bonita, Do Pedro, De Dentro, Do Garrote, Do João Gomes, Dos Morais, Da Pedra, Redonda, Torta e Da Volta. A Lagoa Bonita, por exemplo, é Ponto Extremo Oeste de Santana; a Lagoa da Pedra abrigou os primórdios da família CHAGAS. Mas falta a Lagoa do Mijo, citada no documento mais antigo que se conhece sobre Santana do Ipanema. As lagoas, acumulam águas pluviais, muitas se tornam minações permanentes, permitem o plantio do arroz, o pasto verde para os rebanhos, abastecimentos domésticos de água, bebedouro para o gado e cooperação para melhor temperatura nos arredores, além matar a sede de animais selvagens. Não é à toa que “o capim da lagoa o veado comeu”.
Ao se comprar uma propriedade rural no semiárido, existe sempre uma satisfação a mais, quando pelas sua terras passa um riacho ou tem uma várzea, uma lagoa. Todos almejam um lugar ou um trecho de umidade que funciona como refrigério para os animais do criatório. Interessante na zona rural: O sítio Lagoa do João Gomes, em Santana, é assim conhecido e famoso, mas na verdade, são três lagoas perto uma das outras, mas continua sendo chamada pelos seus habitantes, no singular. Já contemplamos numa certa lagoa, algumas cacimbas de minação, ao lado de terreno mais duro dentro da própria lagoa utilizado em corridas de cavalos.
Por Robério Santos
Muito antes de estar ao lado de Lampião, Maria Gomes de Oliveira era uma mulher
inquieta no sertão da Bahia. Em 1930, largou tudo para viver no bando do
cangaço — e se tornou a primeira mulher a integrar oficialmente o grupo.
Corajosa, decidida e temida, Maria Bonita rompeu padrões e se fez lenda. Ao
lado de Lampião, viveu uma vida de fuga, paixão e resistência. Seu nome ainda
ecoa pelos sertões como símbolo da força feminina em tempos brutos.
Ela não seguiu a história. Ela a escreveu.
Morreu ao lado de Lampião no dia 28 de julho de 1938 na grota do Angico, na
época pertencente a Porto da Folha-SE
https://www.instagram.com/lh_orestaurador/p/DIWH8ETu4Pu/?img_index=1
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Robério Santos
Foto inédita do ex-interventor de Sergipe, Eronides de Carvalho. Sabemos que foi ele quem fez as fotografias do grupo de Lampião em Jaramataia, no ano de 1929. Muitas pessoas só citam Benjamin Abrahão, mas esquece deste ícone de nossa história.
Fotografia incrível que me foi doada por Emanuel Araújo @ema.nuel1510 .
Conheciam?
https://www.instagram.com/ocangaconaliteratura/p/DGdPLUxR0EM/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Robério Santos
Por Rangel Alves da Costa
Por Relembrando Mossoró
Uma das maiores celebridades da política do Estado do Rio Grande do Norte, o ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia falecia no Hospital Bom Samaritano no Rio de Janeiro, com suspeita de embolia pulmonar, mas sua morte foi provocada por parada cardíaca. O seu corpo foi velado no Rio de Janeiro, em uma das capelas do Cemitério São João Batista, onde seu corpo foi sepultado por parentes e amigos, com a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte sobre o caixão. Antes do corpo descer a sepultura foi celebrada uma missa de corpo presente, pelo saudoso arcebispo do Rio de Janeiro, o potiguar Dom Eugênio Sales.
Por Relembrando Mossoró
EM 12 DE ABRIL DE 2011 – A cidade de Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte perdem um grande homem público, um admirável cidadão e um empresário, o então vice-prefeito Luiz Colombo Ferreira Pinto Neto, de insuficiência respiratória; há anos lutava contra um câncer que o atormentava.
Por Robério Santos
Usei a IA para fazer um exercício. Não confundam com fake news. Vamos lá: na primeira imagem temos Francelina Pereira de Sousa, irmã da cangaceira Lídia. Dizem os mais velhos que as duas se pareciam.
Só que a imagem de Francelina está mais envelhecida do que quando Lídia morreu, por volta dos 16 ou 17 anos. Usei uma imagem de Sila, de 1936, como base — pedi para trocar os rostos e rejuvenescer para 17 anos.
Se Francelina realmente se parecia com Lídia, a última imagem seria mais ou menos como a esposa de Zé Baiano aparentava (não exatamente).
Gostaram?
Qual exercício vocês gostariam que fizéssemos?
https://www.facebook.com/photo/?fbid=10162522159882840&set=pcb.10162522159942840
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=DBjp_a86VLMNesse vídeo, a polêmica sobre Lampião ser amigo ou não dos coronéis e também sobre o tiro que Maria levou em Serrinha do Catimbau.
Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @cangacoaderbalnogueira
Parcerias:
narotadocangaco@gmail.com
http://blogodmendesemendes.blogspot.com
Pessoal vamos lá assistir e ajudar o canal.