Seguidores

segunda-feira, 23 de maio de 2022

LIVRO DO ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA.

   

Uma Grande aventura narrada em 268 páginas direto das pessoas que vivenciaram os fatos.... para adquirir: direto como autor: 75-988074138 ou supermercado Suprave e ainda no Maria Bonita Turismo (térreo do hotel San Marino).

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=2175506229280148&notif_id=1649033251114895&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

MAIS UM ANO NA MINHA LISTA DE ANIVERSÁRIO.

Por José Mendes Pereira


Hoje, 23 de maio de 2022, eu estou completando mais um ano de vida. Lamentável que há 15 anos passados, nesta mesma data, 23 de maio, pela madrugada, falecia de insuficiência respiratória Francisco Mendes Pereira, meu irmão mais velho do que eu. 

Eu espero mais ou menos viver de 180 a 200 anos. Você pensa que eu estou brincando? De jeito nenhum! Chegarei lá...

http://blogdomendesemendesd.blogspot.com

LIVRO

  Chegou o volume 2 de 'Lampião e o Cangaço na historiografia Sergipana'

Recebi, ontem, o novo livro do escritor sergipano Archimedes Marques, 'Lampião e o cangaço na historiografia Sergipana'. Essa magnífica obra e, fiquei surpreso com o grande conteúdo e, novidades que o mesmo traz. São quase 400 páginas, com fatos novos, inclusive uma certidão do casamento da cangaceira Dulce, com o também, cangaceiro, Criança. Uma iconografia muito rica, que vale a pena ter em sua biblioteca.
Foto: TV Aperipê

Neste segundo volume passeamos sobre a estada, a passagem, a vida das cangaceiras naqueles inóspitos tempos, suas dores e seus amores nas guerras do cangaço e também após esse tempo para aquelas sobreviventes.

A história do município de Carira, seus arruaceiros, seus bandoleiros, seus pistoleiros, os cangaceiros e policiais que por ali atuaram, também é minuciada e melhor estudada com a participação inequívoca de historiadores locais de renome que remontam esse tempo.

A histórica e linda Laranjeiras dos amores e horrores, não poderia ficar de fora, pois além de tudo, há a grande possibilidade de Lampião ali ter pisado, até mais de uma vez, para tratamento do seu olho junto ao médico Dr. Antônio Militão de Bragança. Nesse sentido a história, a ficção e as suposições se misturam para melhor compreensão do leitor.
  
O autor a esquerda, na ocasião do coquetel de lançamento em Aracaju.
Fonte Site do Bareta.
Boas novidades também são apresentadas neste volume, uma com referência ao “desaparecido” Luiz Marinho, cunhado de Lampião, então casado com a sua irmã Virtuosa, outra referente ao casamento de um casal de cangaceiros ainda na constância desse fenômeno ocorrido em Porto da Folha, com a prova documental e, em especial o extraordinário fato novo relacionado a Maria Bonita em Propriá na sua segunda visita àquela cidade para tratamento médico.

Fotos inéditas também estão apostas neste volume, que acredito será bem aceito pelos pesquisadores do cangaço. A excelente obra pode ser adquirida diretamente com o autor, através do email: archimedes-marques@bol.com.br

Resenha e Transcrição de Volta Seca, administrador do grupo Lampião, Cangaço e Nordeste - Facebook.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/05/novo-livro-de-archimedes-marques.html

http://blogdomendesemendes.blogspo0t.com

LIVRO

   Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

    

O escritor capoeirense Junior Almeida, na noite da sexta-feira, 25/03/2022, lançou seu novo livro, ‘Lampião em Serrinha do Catimbau’. O lançamento ocorreu durante o evento Cariri Cangaço realizado na cidade de Paulo Afonso, Bahia.

Lampião em Serrinha do Catimbau, narra a investida de Lampião e seu bando a Serrinha do Catimbau, na época um distrito pertencente a Garanhuns e, hoje município de Paranatama. O livro traz fatos novos sobre o episódio no qual Maria Bonita foi alvejada com um tiro na região glútea, obrigando Lampião e seu bando saírem em retirada.

- Apresento ao público uma dedicada e extensa pesquisa, onde trago à tona a rota de fuga do bando, após o fogo de Serrinha, o local em que Maria do Capitão ficou em tratamento, bem como seu algoz e seu anjo da guarda, o homem que tratou de Maria Bonita durante quarenta dias, então, nada melhor que um livro que fala tanto sobre a célebre pauloafonsina, ter o seu primeiro lançamento justamente em sua terra." - Disse o pesquisador Junior Almeida.


Este é o quarto livro publicado pelo autor; a capa da obra é criação do professor Ademar Cordeiro.

Brevemente a obra será lançada na cidade de Paranatama e possivelmente em outros municípios da nossa região.

Junior Almeida e escritor, autor dos livros: "A Volta do Rei do Cangaço"; “Lampião, o Cangaço e outros fatos no Agreste Pernambucano” e “Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos’. Ele reside na cidade de Capoeiras - PE, onde é comerciante.




https://blogcapoeiras.blogspot.com/2022/03/escritor-capoeirense-junior-almeida.html?fbclid=IwAR0oY6NV0qs5cB4FfyXVwYxTU25VYpgAKQXwQ6QD1hphg1T9Dyc2Yb-3aWo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MODA DO CHOFER

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de maio de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.703

Apesar de tão útil, o chapéu de couro nunca foi socialmente valorizado. Era coisa de carreiro, vaqueiro, tirador de leite... Que era assim que se pensava. O chapéu de palha também não encontrava muito abrigo em zonas urbanas. Era do roceiro, do trabalhador braçal, do puxador de enxada. A desvalorização social fazia com que o segundo fosse vendido aos montes, no chão das feiras semanais a preço tão baixo que era praticamente de graça. Já o chapéu de couro era encontrado em bancas de madeira em meio às bugigangas relativas à zona rural, como facão, foice, peixeiras... O chapéu de couro, desprezado até pelas forças volantes de combate aos cangaceiros, no início, terminou em cabeças de vários policiais dessas forças.

BONÉ (FOTO: B. CHAGAS).

O chapéu de massa, também chamado de baeta, demonstrava mais ou menos a posição social do indivíduo. Incrivelmente caro (ainda hoje) era usado na zona urbana com o comerciante mais abastado e, na zona rural pelos fazendeiros, coronéis ou particulares de boa condição financeira.

O boné foi surgindo timidamente. A princípio por pessoas mais humildes como carregadores de saco, engraxates e principalmente motoristas. Entretanto, o sertanejo espirituoso que falava jocosamente do chapéu de couro e de palha, passou a discriminar o boné. Dizia: “Homem de boné, ou corno ou chofer. O alvo só fazia esboçar um sorriso amarelo e, claro, levar no tudo na brincadeira.

O boné foi comendo pelas beiradas; o preço do chapéu de massa e do panamá (palhinha) em parte, foram culpados da ascensão do boné. Sem terras, estudantes, atletas, até chegar à cabeça do próprio presidente dos Estados Unidos. Chapéus de couro e palha continuam os mesmos em zona rural. E não é tão fácil encontrar um homem usando um chapéu de massa, por aqui. Mas o boné, em um período só usado nas caminhadas, desembestou no uso geral. Muito mais bonito, sofisticado, vai faturando em cima de marcas famosas que descobriram o veio. Registramos também que em campanhas eleitorais, por exemplo, é o boné o brinde mais procurado pelos eleitores, mais do que as famosas camisetas. E mesmo detestando o troço fui obrigado a aderir à moda.

A sociedade resgatou o objeto pagando à língua a dignidade do chofer.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/a-modado-chofer-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA

Arte do Eduardo Lima

https://www.facebook.com/lampiaomariabonita17

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS 10 PIRÂMIDES MAIS FAMOSAS DO MUNDO

By Maiara Carmo

 "Do alto dessas pirâmides, quarenta séculos nos olham com desprezo."

Napoleão Bonaparte

 

Nosso planeta oferece inúmeros locais famosos, paisagens incríveis e lugares ainda a serem descobertos. Alguns desses lugares maravilhosos são pirâmides ao redor do mundo. Locais repletos de história que valem a pena conhecer e visitar. 

 

Muitas dessas construções antigas datam de séculos atrás, outras foram declaradas Patrimônio da Humanidade e até pertencem às maravilhas do mundo antigo. Da Guatemala à China, veja abaixo as 10 das pirâmides mais famosas do mundo.

1. Pirâmide de Quéops, Egito

 

Também conhecida como Pirâmide de Khufu, este grande monumento faz parte das três pirâmides do Egito em Gizé. A maior das pirâmides do Egito e a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que permanece intacta até hoje.

 

Esta pirâmide foi construída como a câmara mortuária de Khufu, um faraó egípcio da Quarta Dinastia. Acredita-se que esta pirâmide tenha mais de dois milhões de blocos de pedra pesando em média duas toneladas.

2. Pirâmide de Prasat Prang, Camboja

 

Koh Ker também é chamada de "capital de um império esquecido" ou "cidade perdida na selva". É a segunda maior cidade-templo do Camboja. Foi construído durante o reinado de Jayavarman IV.

 

Esta pirâmide consiste em sete níveis e tem 38 metros de altura. Poucas esculturas permanecem no local, pois foram saqueadas ao longo dos anos ou colocadas em museus pelo governo.

3. Pirâmide do Sol, México

 

A Pirâmide do Sol, é a terceira maior pirâmide do mundo com 70 m de altura, e um acesso de 248 degraus para as espetaculares vistas panorâmicas do topo.

 

Criada em um estilo em camadas, a pirâmide foi originalmente pintada com gesso e murais de cores vivas. A estrutura continha um templo no topo e acredita-se que tenha sido usado principalmente para adoração. Seu nome vem dos astecas, que visitaram Teotihuacán séculos depois de sua partida.

4. Pirâmides da Núbia, Sudão

 

Elas foram construídas cerca de 800 anos depois da famosas pirâmides egípcias. Semelhante no acabamento, as pirâmides da Núbia são muito menores em tamanho e maior em número.

 

Os arqueólogos documentaram mais de 255 pirâmides, construídas em quatro locais de campo de pirâmides reais na Núbia.

5. Pirâmide de Djoser, Egito

 

Construída como um grande mausoléu para o Faraó Djoser (2630 aC a 2611 aC). Os túmulos dos faraós anteriores eram montes planos feitos principalmente de argila, mas o arquiteto-chefe de Djoser construiu algo totalmente diferente para seu faraó. Esta pirâmide é mais antiga que as pirâmides de Gizé.

6. Pirâmides Maias de Tikal, Guatemala

 

É uma pirâmide construída por volta do ano 700 sob as ordens do governante maia Jasaw Chan K'awiil. Ela está localizada em Tikal, que é a maior cidade maia encontrada até hoje e representa um monumento histórico de valor inestimável para a humanidade.

 

Com 45 metros de altura, a pirâmide sustenta em sua parte superior, um templo dedicado ao culto à onça. A pirâmide tem 9 níveis, um número sagrado maia.

7. Pirâmides da Bósnia, Bósnia

 

Acredita-se que as pirâmides da Bósnia sejam um terço mais altas do que a Grande Pirâmide no planalto de Gizé. Elas foram supostamente feitas com cinco camadas grossas de concreto, e cada uma dessas camadas tem 15 centímetros a mais de argila entre elas.

 

Segundo muitos autores, o complexo da pirâmide tem cerca de 12.000 anos e foi construído por um povo misterioso perto de Sarajevo, capital da Bósnia.

8. Pirâmide de Cestia, Itália

 

É uma antiga pirâmide em Roma, Itália. Foi construída por volta de 18 AC. C.-12 a. C. como tumba de Cayo Cestio, magistrado e membro de uma das quatro grandes corporações religiosas de Roma.

 

A pirâmide levou 330 dias para ser construída. É de concreto revestido de mármore branco e mede 29,6 metros quadrados na base e 37 metros de altura.

9. Templo Candi Sukuh, Indonésia

 

É um templo hindu javanês do século XV. É fisicamente diferente de qualquer outro na Indonésia. Construído com rochas vulcânicas andesíticas e cobrindo uma área de aproximadamente 11.000 metros quadrados, o complexo do templo possui três terraços, uma pirâmide notável e inúmeras esculturas enigmáticas.

10. Tumba do General, China

 

Diz-se que esta é a tumba funerária do Rei Jangsu, que foi o vigésimo monarca de Gogurye. A tumba tem a forma de uma pirâmide escalonada com um comprimento lateral de cerca de 31 metros, tem 13 metros de altura e pertence à cultura do império coreano Goguryeo.


Agora me conta qual dessas pirâmides você gostaria de visitar ou já visitou.


https://br.memphistours.com/blog/as-10-piramides-mais-famosas-do-mundo


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARLOS ANDRÉ

 

Oséas Carlos André Almeida Lopes (Mossoró28 de outubro de 1938), conhecido pelo nome artístico de Carlos André, é um cantor, produtor e compositor de música popular brasileira.[1].

Em 1959, fundou o Trio Mossoró, no qual canta com seus irmãos, Hermelinda Lopes e João Mossoró. Foi também um dos diretores e produtores das gravadoras ContinentalCopacabanaRCATapecar e Beverly Som.

Além de cantor, foi também produtor musical de vários cantores, entre eles Luiz Gonzaga[2]Cauby PeixotoVanusaLana BittencourtBartô GalenoLuiz AyrãoOrlando DiasSilvinhoOdair JoséFernando MendesBalthazarPaulo Diniz e Adílson Ramos.

Atualmente trabalha como representante da Socinpro (Norte e Nordeste) e reside no Recife.

Discografia

”Seleção de ouro. 20 sucessos”CARLOS 

”20 super sucessos”

”Seleção de ouro”

”Popularidade”

”Para recordar e xamegar”

”Não te esquecerei”

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Andr%C3%A9#:~:text=Os%C3%A9as%20Carlos%20Andr%C3%A9%20Almeida%20Lopes,compositor%20de%20m%C3%BAsica%20popular%20brasileira..&text=Cantor%2C%20produtor%20e%20compositor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO ARQUIVO NO NOSSO BLOG - PIRÂMIDES DO SOL E DA LUA – TEOTIHUACÁN NO MÉXICO

 

As Pirâmides do Sol e da Lua – Teotihuacán no México, tem uma incrível energia positiva. Essa é uma das áreas arqueológicas mais visitadas do país, não só pela beleza e valor histórico, mas também devido à proximidade com a capital.

É fantástico imaginar que foi estabelecida em torno de 100 a.C. Considerada a maior cidade Pré Colombiana, com uma população de mais de 125 mil pessoas. A

experiência da subida nas Pirâmides, as aulas sobre tequila e obsidiana, o alto astral do lugar, são inesquecíveis. Uma viagem para a alma.

Confira minhas dicas de um dos melhores passeios do México.

Você vai gostar de ler também: Viagem ao México – roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico.

 

Pirâmides do Sol e da Lua – Morada dos Deuses no México

O nome das Pirâmides do Sol e da Lua – Teotihuacán, significa “Lugar onde os homens se tornam Deuses”. Foi denominado pelos Astecas, para identificar o local encontrado desabitado. Há evidências de ter habitantes com outras culturas. É Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1987.

Passeio do Balão

Para conhecer melhor, a dica é fazer um magnífico Passeio de Balão por Teotihuacán.

México Pirâmides do Sol e da Lua

O conjunto da área arqueológica de Teotihuacán, é uma das mais bonitas do México. É uma construção impressionante e com muita harmonia. Esse passeio é sempre inesquecível.

A sugestão para conhecer é com um Tour Completo pelas Pirâmides e Cidade do México.

Pirâmide do Sol – Terceira do mundo

Ela voltada para oeste, quando acontece o solstício de verão, o sol se põe exatamente na frente. Tem 225 metros de lado, 65 de altura, 45º de inclinação e 243 degraus.

Está classificada como a terceira maior pirâmide do mundo, as duas primeiras são as pirâmides Egípcias de Giza. Outro dado interessante é que o perímetro da base da Pirâmide do Sol é quase igual à da Grande Pirâmide do Egito.

Pirâmide do Sol foi construída em quatro níveis, que dá uma inclinação de 30 graus das paredes. Cada camada teve grandes quantidades de terra, entulho e rochas, o que deu à construção resistência durante os séculos. Originalmente era pintada de vermelho, com um visual impactante.

Eu tive o privilégio de viajar para o México, durante as mais importantes celebrações culturais, acompanhe o post: Dia de Los Muertos.

México Pirâmides do Sol e da Lua

Os Astecas quando encontraram as construções, passaram a utilizar para sacrifícios de animais e humanos, para os seus deuses. Os rituais eram executados no topo dos monumentos.

A história do México é muito rica, para conhecer melhor, a visita ao Museu de Antropologia e História é fundamental.

Pirâmide do Sol – Energia do dia força do masculino

Pirâmide do Sol no México representa a energia do dia, a força do masculino.

México Pirâmides do Sol e da Lua

A área central tem uma imponência impressionante. Há um platô, que servia como altar em frente de frente as escadarias. A dúvida é saber qual a melhor vista, do alto da Pirâmide do Sol, se avista a Pirâmide da Lua e as montanhas. A vista da Pirâmide da Lua é impactante também, para observar a grandiosidade do conjunto.

Conhecer de perto pirâmides emblemáticas é uma grande emoção. Acompanhe também o post: Egito e os pontos turísticos.

 

México Pirâmides do Sol e da Lua

Pirâmide da Lua – Energia feminina

Pirâmide da Lua é menor, tem 45 metros de altura. Está localizada no final da esplanada central, na Calçada dos Mortos. México Pirâmides do Sol e da Lua

A Pirâmide da Lua, é dedicada a Deusa da água, à fertilidade, à noite e à energia feminina. As duas pirâmides juntas formam a dualidade do masculino e feminino no universo. As Pirâmides do Sol e da Lua se complementam.

México Pirâmides do Sol e da Lua

Pirâmides do Sol e da Lua – Aulas de Tequila e Obsidiana

Além da visita às Pirâmides do Sol e da Lua no México, conheci na mesma região um centro de artesanato, que trabalha com a pedra vulcânica Obsidiana. Esse material foi usado como utensílio de corte e como decoração pelas civilizações antigas.

Pirâmides do Sol e da Lua

A Obsidiana tem características de proteção energética. Há lindas peças a venda. Desde a antiguidade a pedra Obsidiana negra era utilizada devido às características.

Pirâmides do Sol e da Lua




No local houve uma breve explanação sobre as bebidas alcoólicas, feitas com agave, um tipo de cactos. As bebidas: tequila, pulque e mezcal, já eram produzidas e consumidas pelas civilizações antigas no México.

No final da pequena aula, houve degustação das três bebidas. A tequila é a bebida nacional do México e amplamente divulgada. Não se sabe se foi lobby ou não, o fato da tequila ser presença constante em filmes de Hollywood, o fato é que se tornou conhecida pelo mundo.

Uma curiosidade do país, o estado de Jalisco é o que mais produz tequila no México. Na cidade de Guadalajara há tours específicos para fazendas de produção de tequila.

Pirâmides do Sol e da Lua

Energia positiva das Pirâmides do Sol e da Lua

Quando visitei as Pirâmides do Sol e da Lua, senti uma enorme energia positiva no lugar, que aparentemente não eram compatíveis com o passado de sacrifícios de animais e humanos por parte dos Astecas. Questionei o guia turístico, que me acompanhou, e a explicação dele foi que a natureza faz uma renovação constante.

Depois aprendi que além das forças da natureza, há também a energia da concepção do lugar pelos teotihuacanes, a intensão da fundação, para ser um lugar sagrado.

Viagens para a alma – Pirâmides do Sol e da Lua

Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como as Pirâmides do Sol e da Lua e os diversos templos.

Acompanhe os posts:

Onde comer em Teotihuacán

Antes de encarar a subida das Pirâmides do Sol e da Lua no México, a dica é almoçar no Restaurante Teocalli, estilo buffet com música ao vivo. O serviço é rápido e tem variedade de opções.

Pirâmides do Sol e da Lua

Estive lá na semana do Dia dos Mortos e o restaurante estava decorado, além de ter atrações musicais.

México Pirâmides do Sol e da Lua

Dicas sobre as Pirâmides do Sol e da Lua

O complexo de templos de Teotihuacán está aberto todos os dias das 8:00h da manhã até às 5:00h da tarde. Está localizado em local com menor altitude, em relação à Cidade do México e tem os níveis menores de poluição, por isso está sempre mais calor em Teotihuacán.

A dica é ir com uma camiseta de manga curta por baixo da roupa, levar chapéu e água. Chegar cedo aos templos é uma das melhores maneiras de aproveitar bem o dia.

Entre no clima e aproveite o momento mágico, com a energia positiva das Pirâmides como eu fiz, ainda bem que tinha um fotógrafo profissional lá para registrar.

Pirâmides do Sol e da Lua

Foto gentileza Antônio Zanirate @antoniozanirate.

Livro inspiração para a viagem

Para conhecer melhor a história e a região das Pirâmides do Sol e da Lua, eu recomendo ler o livro: Américas Antigas – As Grandes Civilizações de Nicholas J. Saunders, parceria com a Amazon.

Um relato fascinante que explora as “culturas clássicas da Mesoamérica, as origens dos Olmecas, – a primeira civilização que criou o estilo de arte maior da América pré-colombiana. Com referências às Pirâmides do Sol e da Lua”.

Outros lugares semelhantes no mundo

Além das Pirâmides do Sol e da Lua, o México conta com outras como na região de Cancún, Península de Yucatan – Chichén Itza.  Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Acompanhe os posts:

Sobre a Cidade do México

As Pirâmides do Sol e da Lua estão à apenas 45 minutos de carro da capital. A Cidade do México é uma das maiores do mundo, tem 21 milhões de habitantes. Uma metrópole vibrante, com muitos contrastes e um transito intenso. Foi fundada em 1324 pelos Astecas, recebeu o nome de Tenochtitlán, sobre alguns lagos aterrados. Em 1521 os Astecas foram derrotados pelos espanhóis e começou o período de colonização.

Depois da independência, houve a guerra com os Estados Unidos, além da Intervenção Francesa. Hoje o México vive um momento de crescimento. A cidade tem 34 Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO.

No México as Pirâmides do Sol e da Lua – Teothihuacán, são um dos passeios mais visitados e contribuem para o incrementos de visitantes no país.

Conheça também a essência mexicana numa viagem à Puebla.

Há a possibilidade fazer um tour pelas Pirâmides, Xochimilco e Basílica de Guadalupe.

Cidade do México

Principais Atrações – Cidade do México

A Cidade do México é uma das maiores da América do Norte, além do passeio para as Pirâmides do Sol e da Lua, conta com inúmeras atrações.

Para começar a explorar a cidade, uma das possibilidade é com o Ônibus Turístico, que percorre os principais pontos.

O México se destaca também quanto à comida, a sugestão é fazer passeios para conhecer a gastronomia.

Uma das experiências é conhecer a bebida dos Deuses, utilizada na época pré-colombiana – Tour do Pulque.

Museu Nacional de Antropologia e História

Museu Nacional de Antropologia e História, é um dos lugares mais importantes do México e da América. São vinte e duas salas de exposição permanente, além de duas salas de exposições temporárias e três auditórios. Um grande legado arqueológico dos povos da Mesoamérica.

O acervo é impressionante, e minha sugestão é contratar um bom guia, para ter uma verdadeira aula de histórica e visitar as mais áreas mais relevantesUma das peças mais bonitas, é a escultura, encontrada em escavações recentes, conhecida como calendário Asteca. Está em um lugar de destaque no Museu.

Para que gosta de cultura, o Metropolitan Museum of Art também tem muito conteúdo. Leia: Estações do ano em Nova York.

Zócalo – Centro histórico do México

A região central é onde a Cidade do México foi fundada em 1325. Inicialmente foi chamada de Tenochtitlán pelo império Asteca, que durou até 1521, ano da chegada dos espanhóis. A antiga cidade foi quase totalmente destruída, utilizaram as ruínas e materiais de pirâmides e templos para construir a nova cidade.

O ponto principal é a Praça da Constituição, mais conhecida como Zócalo. Onde se encontra a Catedral Metropolitana e Palácio Nacional. Ao lado da praça, estão as ruínas do Templo Maior, encontrado recentemente durante escavações.  Um dos poucos resquícios do maior império americano, antes da chegada dos europeus.

Bairros de Coyoacán e Xochimilco 

O bairro de Coyoacán é onde fica se localiza o Museu Frida Kahlo. É possível fazer o passeio à Coyoacán pela manhã e depois almoçar em Xochimilco caso não entre no Museu Frida Kahlo.  Há filas enormes para entrar no Museu, então se prepare para quanto ao tempo.

O bairro conta também como o Museu do Leon Trotsky entre outros. A região é interessante com as casas coloniais, artesanato e restaurantes. Lembra um pouco uma cidade do interior, pelo aspecto pacato. Destaque para a praça central e a feira de artesanato. Coyoacán é considerado o bairro boêmio no sul da cidade e um dos mais bonitos.

Frida Kahlo um ícone do México

Frida Kahlo se tornou também um ícone e símbolo pop. A artista que foi casada com o pintor Diego Rivera, foi uma mulher à frente do seu tempo. Superou dificuldades e doença, passou por inúmeras cirurgias, experimentou relações homossexuais e extraconjugais e acima de tudo foi muito criativa.

Por esses e outros motivos exerce uma grande atração entre os jovens, isso explica as grandes filas na porta do Museu Frida Kahlo.  Também conhecido como Casa Azul, devido a cor azul cobalto do Museu, além das obras da artista há objetos do seu universo íntimo.

Xochimilco animado e colorido

Xochimilco é um animado passeio da Cidade do México. Considerado a Veneza mexicana, os vários canais contam com inúmeras traineiras, pequenos barcos coloridos, que recebem muitos turistas. Esse é uma atração ideal para uma celebração animada entre amigos ou a dois.

Saiba mais em: Xochimilco e outros passeios na Cidade do México.

Onde se hospedar – Pirâmides do Sol e da Lua

A melhor maneira de visitar as Pirâmides do Sol e da Lua, é se hospedar na Cidade do México e fazer um tour full day, ou seja de dia inteiro.

Entre neste link para pesquisar e reservar hotéis no México.

Eu indico o Hotel Fiesta Americana na Avenida da Reforma, a mais bacana da Cidade do México. Eu me hospedei lá e considero uma ótima localização, além do excelente serviço do hotel. Como viajei na semana do Dias do Mortos, recebi no apartamento na chegada, “mimos do hotel” com uma bandeja contendo o delicioso pão dos mortos, uma tradição da gastronomia local.

Hotel na Cidade do México

Fiesta Americana, conta com o restaurante Azul 70, estilo contemporâneo,  de comida “mexicana revisitada”,  além de uma vista linda da cidade.

Cidade do México

Como chegar ao México

Viajei com a Latam, com voo de direto de São Paulo à Cidade do México. Confira as rotas e preços para compra das passagens aéreas.

Uma outra possibilidade é viajar para o México é via Panamá e fazer um stop de 4 dias. Saiba mais sobre minha experiência de viagem: Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.

Seguros Promo

Traslados

Para sua segurança e comodidade reserve os traslados de chegada e saída com antecedência.

Como circular no México

Uma das maneiras para circular no México é com carro alugado, compare as empresas, veículos com simulação da data de viagem.

Dicas de viagem ao México

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.

Nas Pirâmides do Sol e da Lua, em geral o clima é mais quente que a Cidade do México. O ideal é usar roupas confortáveis, umas sobre as outras para haver troca se o tempo esquentar. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

A viagem à Cidade do México, pode ser conjugada com as lindas praias de Cancún, e com as aventuras do Xcaret Park.

Comprar artesanato local no México, além de muito bonito e colorido, o preço é acessível.

Artesanato do México

Conheça também sobre o México como destino de casamentos: Destination Wedding Cancún

Nota da autora

Meus agradecimentos ao Visit México, pelo convite desta viagem e pelas fotos fornecidas. 

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é um detalhe muito importante para sua segurança. No box abaixo consulte as seguradoras, as características e os preços para fazer a melhor escolha, conforme o seu perfil de viajante.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.
https://deusarodrigues.com.br/piramides-do-sol-e-da-lua-teotihuacan-no-mexico/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com