Seguidores

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

FOTOS DO LANÇAMENTO DO NOSSO LIVRO “EU NÃO SOU HERÓI-A HISTÓRIA DE EMIL PETR”

Juntos, Rostand Medeiros e o biografado

Para aqueles que acompanham o nosso blog quero trazer o registro do lançamento do nosso último livro “Eu não sou herói - a história de Emil Petr”.
Pessoalmente só posso comentar que foi uma noite maravilhosa e verdadeiramente perfeita.
O tradicional iate clube de natal estava bastante frequentado, movimentado e muito bem decorado.
O grande Emil estava muito feliz com todo o movimento, que consolidou o nosso trabalho iniciado em setembro de 2009.



Trabalho concluído e muito feliz com o resultado


As dependências do iate clube de natal estiveram bem frequentadas na noite da quinta-feira, 31 de outubro de 2012


Na foto do amigo Ricardo Sávio trigueiro de morais, toda a beleza noturna da região do rio Potengi


Entre o grande Emil Anthony Petr e o amigo augusto maranhão, um incentivador do resgate da história potiguar e que realizou um maravilhoso trabalho de divulgação do nosso livro no seu programa de televisão “conversando com augusto maranhão”



O público Presente


Junto aos amigos e familiares



Os sobrinhos de Emil vieram de Nebraska, Estados Unidos para prestigiar o evento



A jornalista Margot Ferreira, da Intertv Cabugi, afiliada da Rede Globo em Natal, entrevistando o veterano Emil





Agradeço a todos aqueles que estiveram presentes neste lançamento.

tokdehistoria.wordpress.com/

Ao Mestre Alcino, com carinho

Por: Aderbal Nogueira

Ao Mestre Alcino, com carinho


O Brasil perdeu um grande homem, um grande pesquisador. Os amigos perderam um irmão. Aquele que estava sempre com um sorriso e o coração aberto para receber todos aqueles que  procuravam conhecer a história do sertão. Como ele mesmo dizia:
“Um caipira de Poço Redondo que amava a sua terra”.
E todos aqueles que visitarem um dia o sertão do  São Francisco estarão vigiados por ele.
Cuidem bem de sua terra pois é a terra de Alcino Alves Costa

Aderbal Nogueira

Enviado pelo cineasta e pesquisador do cangaço: 
Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE ALCINO COSTA, ESTUDIOSO DA CULTURA SERTANEJA NORDESTINA

Por: Honório de Medeiros(*)
[Honório+lindo+026.jpg]

MORRE ALCINO COSTA, ESTUDIOSO DA CULTURA SERTANEJA NORDESTINA

ALCINO ALVES COSTA

17/06/1940 à 1º/11/2012

DESCANSE EM PAZ, GUERREIRO DO CANGAÇO.

CANGAÇO QUE É UMA DAS MAIS LEGÍTIMAS EXPRESSÃO DA CULTURA SERTANEJA NORDESTINA.


Lampião contra o Mata Sete


Autor: Archimedes Marques


Preço: R$ 50,00
BANCO DO BRASIL
Agência: 3088-0
Conta: 33384.0
Em nome de Elane Lima
Marques (Minha esposa).
E-mail
archimedes-marques@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

É festa no Céu! Chegou o Caipira de Poço Redondo!

Alcino Alves Costa

Hoje o sertão amanheceu mais triste! O galo cantou mais rouco e os pássaros, as nhambus e as jaçanãs pareciam gorjear mais tímidos. Hoje o Sertão amanheceu mais triste; seu poeta maior partiu. O sol nascia parecendo trazer uma só dor: A dor daqueles que amaram, amam e sempre amarão um dos seres humanos mais fantásticos que já pisaram o chão tórrido e sofrido da caatinga amada de todos nós.

Vai Alcino, vai Caipira, vai Decano, tua missão agora é no Céu, não te preocupas porque aqui ficaremos bem; com uma saudade sem tamanho, mas com teu exemplo de amor às coisas de nosso sertão, de amor às pessoas, de amor à vida.

Juliana Ischiara, Alcino e Paulo Gastão

Muito obrigado querido amigo Alcino por ter nos permitido compartilhar contigo um exemplo de vida. Todos os momentos vividos a teu lado ficam guardados no fundo do coração, saiba que fez e fará sempre parte de nossas vidas.

Se o teu sertão alegre chora, mas é de felicidade por poder testemunhar a grande festa no Céu. Por lá todos estão falando e cantando: 

"Hoje é festa no Céu, chegou o Caipira de Poço Redondo, o Decano do Sertão, preparem as alpergatas e o xaxado aprumado que o bicho vai pegar!"


Vai com Deus querido Alcino, receba o nosso amor incondicional.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço



Alcino Alves Costa, sergipano de Poço Redondo, Filho de Ermerindo Alves da Costa e de Emeliana Marques da Costa, era pesquisador, escritor, radialista, poeta, compositor, contador dos causos do sertão, político. Sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e                                         Conselheiro do Cariri Cangaço.

Alcino nasceu no dia 17 de junho em 1940, em Poço Redondo, no seio de uma família que contava com mais quatro irmãos e duas irmãs. Muito jovem, enfronhou-se na política local. Foi prefeito por três vezes, entre meados da década de 1960 e fins da década de 1980. No entanto, abandonou essa paixão cheia de sobressaltos por outras que lhe eram mais caras: a família, os livros, a música e, como não podia deixar de ser, o Sertão. Passou parte da vida ouvindo histórias sobre o cangaço. Autor dos livros "Lampião além da versão - mentiras e mistérios de Angico", “Preces ao Velho Chico”; “Sertão, viola e amor”; “Canindé do São Francisco, seu povo e sua história”; “O sertão de Lampião”; e “Poço Redondo, a saga de um povo”. Auditor fiscal aposentado, poeta, compositor e historiador, foi por 3 vezes Prefeito de Poço Redondo.

Certamente, em alguns anos, o legado que vem sendo construído por Alcino será investigado por algum estudioso do pensamento sergipano e nordestino. Sua obra é reveladora do universo mental de uma das “nações” que compõe o Brasil. Afinal, o sertão nordestino estudado por Alcino representa outro Brasil. Não o Brasil do litoral, capturado em sua alma pelos escritos de Gilberto Freyre, José Lins do Rego e dezenas de outros cientistas sociais e literatos. Falo do Brasil dos sertões nordestinos, o “outro Nordeste”, como diria Djacir Menezes. Alcino faz parte de um seleto grupo que teima em desvendar a história e a cultura desses recônditos do Brasil. Alcino Alves Costa, nosso Caipira de Poço Redondo, o Decano dos vaqueiros da história.

João de Sousa Lima e Alcino Alves Costa

Alcino Alves Costa faleceu na noite de ontem em Aracaju, depois de ter bravamente travado sua última batalha contra o câncer.

A FAMÍLIA CARIRI CANGAÇO SE UNE A DOR DE TODA A FAMÍLIA ENLUTADA E DE TODO O SERTÃO PELA PARTIDA DE NOSSO QUERIDO ALCINO, MAS SABE QUE SERÁ RECEBIDO NO CÉU COMO UM MESTRE; COMO REALMENTE O FOI EM VIDA NESTE MUNDO.

http://cariricangaco.blogspot.com



A dor venceu - Adeus Alcino!

O vaqueiro perseguia história, agora é parte dela. Foto: Romário Andrade Portal soudesergipe.com

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo Alcino Alves Costa, ocorrido no final desta tarde de hoje (1º. de Novembro de 2012), na cidade de Aracaju. 

O Decano de Poço redondo era político, compositor, pesquisador e escritor de notabilidade especial com o cangaço. Estava em tratamento, combatendo um câncer, mas seu organismo não aguentou, e ele, teve uma parada cardíaca.


Como bem disse o confrade Ivanildo Silveira que nos comunicou o ocorrido.

 "Perdemos um amigo, e os nordestinos perdem um grande escritor, uma grande figura humana, um homem que sabia tudo do sertão, e que gostava de ser chamado de caipira".

No  último seminário "Cariri-Cangaço", precisamente na noite de palestras em Barbalha, Ceará, Ivanildo Silveira através da sua comunidade do Orkut "Lampião Grande Rei do Cangaço", encangada com este Blog, prestou homenagem a quatro baluartes da pesquisa e entre estes estava o MESTRE.

Confira, os detalhes  da  placa que ele recebeu:


Alcino nos deixa um importante legado na pesquisa cangaceira. Clique aqui pra relembrar homenagens, entrevistas, sustos, obras... enfim tudo o que já foi produzido por esta e para esta personagem que hoje desfalca uma nação pra campear no ceú dos imortais da cultura nordestina.

Vai com Deus amigo véio.

lampiaoaceso.blogspot.com