Seguidores

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

LIVRO

   Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ COM ARQUIVO EM NOSSO BLOG - CASO LINDOMAR CASTILHO EM ENTREVISTA EXCLUSIVA ELE FA COMO FICOU A RELAÇÃO COM A FILHA - IMPERDÍVEL

Por Histórias aos Montes

https://www.youtube.com/watch?v=FDkhtW-MB7g&ab_channel=HIST%C3%93RIASAOSMONTES

https://www.youtube.com/watch?v=u4hI8XgQ7c8&ab_channel=Balan%C3%A7oGeral

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DE ARCHIMEDES MARQUES - LAMPIÃO E O CANGAÇO NA HISTORIOGRAFIA SERGIPANA'

Fotos inéditas também estão apostas neste volume, que acredito será bem aceito pelos pesquisadores do cangaço. A excelente obra pode ser adquirida diretamente com o autor, através do email: archimedes-marques@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO RARISSIMA OS DONOS DA CARNAÚBA

 

O casal Napoleão Franco da Cruz Neves, da fazenda Carnaúba em São José do Belmonte,PE (em cujas terras Lampião assume em 1922 a chefia do bando) e Donana Neves do Jardim (Ana Pereira Neves, irmã do coronel Manoel Pereira Lins, o "Né da Carnaúba). Ao lado dela se terno escuro um dos vários Pereiras que se homiziaram em suas terras (segundo Dr. Napoleão estava se recuperando de ferimentos sofridos nas pelejas do Pajeú).

Atrás dele, Joaquim Pereira Neves, pai do Dr. e escritor Napoleão Tavares Neves.

Nesta mesma propriedade, em 1926, Lampião recebera a carta do padre Cícero Romão para ir até o Juazeiro.

A foto é de 1920.- Acervo: Leandro Cardoso Fernandes.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/1920

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLANTES - TENENTE cIRILO.

 Por Jair Ferraz


Nascimento: 07 de Julho de 1913     
Falecimento:  28 de janeiro de 2001 em: Recife, PE aos 87 anos


Imagem da época do cangaço...


Ten. Cirilo cumprimenta o primo Ten. Davi Jurubeba, que recebera uma medalha da PM Serra Talhada. Ao lado Cel. Moura.
Acervo: Gildete Vilar (A foto não compõe a matéria original)

Fonte da Pesquisa: Depoimento de Familiares; Jornal Folha do Sertão e Informativo 4ª CIPM Petrolândia PE

Pesquei in Blog do Jair Ferraz

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2013/12/historia-dos-volantes.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INDICAÇÃO DE LIVRO

 Por Helton Araújo



Veja se o professor Pereira o tem através deste endereço:

franpelima@bom.com.br

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CATAR

 Clerisvaldo B. Chagas, 21 de novembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.802

Minha comadre, vimos a bola rolar muito longe do Brasil, também numa apreciação curiosa do futebol alheio. Foram duas demonstrações de superação mostradas ao mundo de uma região conflituosa e colocada ainda como longínqua e insignificante por muitos outros países. Uma delas é: “quem quer fazer, faz”. E o Catar quis sair do anonimato geopolítico do mundo, gastando uma fortuna para dizer que também “fazemos parte do planeta”. Fez brilhar sua arquitetura criativa e futurista, assim como fizemos no passado com Brasília. Por outro lado, investiu no futebol para também participar das constantes farras mundiais, mas não só nas arquibancadas. Portanto, o importante não seria ganhar ou perder uma partida futebolística que tanto faz, as pela primeira vez na copa.

DONHA (IMAGEM: PINTEREST)

O objetivo desse país do oriente Médio foi alcançado ao mostrar-se ao Planeta Terra com roupa de gala. E o espetáculo de abertura da copa, em nossa opinião, não quis ser o mais feio e nem o mais bonito, quis apenas mostrar a cultura dos povos do deserto. É claro que para entender a tradição regional do Oriente alguém teria que mergulhar na história, na religião e na geografia do lugar ou então, passar vários meses morando na região e atento as diferenças.  E como vimos, gente preocupada com a cerveja, gente preocupada com os direitos trabalhistas, gente preocupada com a ditadura... É a pluralidade do mundo que nem todas as copas da terra poderão resolver. Vai viajar, estude antes o seu destino e vá sabendo respeitar as diferenças.

Quanto a partida inicial da copa, foi uma bela partida. E se não foi de alto nível, mas foi corrida, movimentada e alegre que bem divertiu à sua plateia. E assim o nosso vizinho da América do Sul logrou êxito na empreitada e fez esquecer por duas horas as habilidades do Brasil e as dos países rio da Prata. A vitória por 2 x 0 poderá garantir ao Equador pelo menos a etapa da primeira fase, o que ajudará a sair da rebarba futebolística da América do Sul. No “frigir dos ovos”, ficamos satisfeitos com a vitória do país irmão e com a própria abertura da festa global que deu alegria aos povos diante das atrocidades da guerra estúpida que aterroriza a todos.

Faltou cerveja!

Sobrou alegria.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/11/catar-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERTÃO NORDESTINO

Sertão Paraibano!

Sitio Boqueirão, Catolé do Rocha - Paraíba

@ronildo_txarles

https://www.facebook.com/Gomes592/posts/pfbid0238nbtHGWqxk7mtSPSFxewYYnpiLQoszV9i2JCDe915mxWrRgggwHyEejW2G91Pskl

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" FIGURAS DO CANGAÇO " ( 28 )

Por Helton Araújo

DAVID JURUBEBA : David Gomes Jurubeba, nasceu no dia 01 de janeiro de 1903, foi sem dúvidas um dos maiores perseguidores de Lampião e seu bando, esse Nazareno tinha uma coragem fora do normal, tanto que chegou a desafiar o rei do cangaço para um combate mano a mano.

Seu ódio por Lampião aumentou ainda mais após seu irmão Olímpio Jurubeba ser morto no famoso " Combate das Baixas " em 1924.

Participou de inúmeros combates contra os cangaceiros mas jamais conseguiu vingar seu irmão.

Faleceu já Idoso no dia 07 de Outubro de 2001 aos 98 anos de idade, vítima de um AVC. Seu corpo está sepultado no cemitério municipal de Serra Talhada.

Foto : Via Blog Lampião Aceso

Edição Acervo Digital Helton Araújo

Deixo claro que as fotos não me pertencem apenas a edição para o acervo digital.

Conheça mais sobre o tema cangaço se inscrevendo no canal. O link está logo abaixo 👇

https://youtube.com/channel/UComO7XvqNE-sKIBUgGMx4GQ

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=1847836692227300&notif_id=1668984686770310&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ COMO ARQUIVO EM NOSSO BLOG - HOJE NA HISTÓRIA: 1938 - HITLER ANUNCIA A ANEXAÇÃO DA ÁUSTRIA PELA ALEMANHA NAZISTA

 Por Max Altman São Paulo (Brasil)

Wikimedia - Momento em que os nazistas chegaram a Viena, capital austríaca

Em 12 de março de 1938, Adolf Hitler anuncia o "Anschluss", a "união" entre a Alemanha e a Áustria - que, de fato, era a anexação da Áustria à Alemanha nazista.

A união com a Alemanha havia sido um sonho dos social-democratas austríacos desde 1919. A ascensão de Hitler e seu governo ditatorial tornam esse propósito menos atraente, apesar de ser uma guinada irônica, uma vez que a união entre as duas nações era também um sonho de Hitler, austríaco de nascimento. 

Apesar de o chanceler alemão não ter o pleno apoio dos social-democratas austríacos, a ascensão de um partido de direita pró-nazi na Áustria em meados dos anos 1930, o Comitê dos Sete, pavimentou o caminho para Hitler concretizar sua jogada.

Em 12 de fevereiro de 1938, o primeiro-ministro austríaco, Kurt Von Schuschnigg, intimidado por Hitler durante um encontro no refúgio do líder nazista em Berchtesgaden, nos Alpes bávaros, concordou com uma maior presença dos nazistas dentro da Áustria.

Von Schuschnigg, de 41 anos, era um homem de maneiras impecáveis, no velho estilo austríaco, e não era artificial para ele começar as conversações com referências à magnífica paisagem ou palavras agradáveis acerca da sala, palco de conferências importantes.

https://www.youtube.com/watch?v=swFESIu8sAI&ab_channel=OperaMundi

Hitler, porém, era objetivo. ”Não nos reunimos aqui para falar da bonita vista ou do tempo”, disse.

Para ele, a Áustria fazia de tudo para impedir uma política amigável. “A história inteira da Áustria é justamente um ato ininterrupto de alta traição. Semelhante paradoxo histórico deve agora ter fim. Neste momento. Posso lhe dizer diretamente, Herr Schuschnigg, que estou inteiramente decidido a pôr um fim a tudo isso. O Reich alemão é uma das grandes potências e ninguém levantará a voz se ele resolver seus problemas fronteiriços”, afirmou.

Após uma hora de conversação, pontilhada por ameaças de Hitler, o chanceler nazista, dirigindo-se a ele rudemente e sempre por seu nome e não por seu título, como exigia a cortesia diplomática, concluiu asperamente que nada, nem ninguém poderia frustrar suas decisões.

“A Itália? Estou de completo acordo com Mussolini. A Inglaterra? Esta não moverá um dedo pela Áustria. A França? A França poderia ter detido a Alemanha na Renânia e então teríamos de nos retirar. Mas agora é muito tarde para a França. Dou-lhe novamente pela última vez a oportunidade de chegar a um acordo, Herr Schuschnigg. Ou encontramos uma solução agora ou então os acontecimentos seguirão seu curso. Pense a respeito, Herr Schuschnigg, pense bem. Posso apenas esperar até esta tarde”, afirmou.

Começavam neste momento as “quatro semanas de agonia”. No dia seguinte, Seiss-Inquart era nomeado Ministro da Segurança austríaco. Esse ministro, o primeiro dos traidores, dirigiu-se apressadamente a Berlim para reunir-se com Hitler e receber suas instruções. Foi decretada também uma anistia aos prisioneiros nazistas.

Schuschnigg esperava que a concordância com as exigências de Hitler evitasse a invasão alemã. Contudo, Hitler insistiu numa maior influência nos assuntos internos da Áustria, propondo até o aquartelamento de tropas do exército alemão em seu território. Schuschnigg denunciou o acordo assinado em Berchtesgaden, exigindo um plebiscito sobre a questão. Maquinações de Hitler e seus aliados internos na Áustria levaram ao cancelamento do plebiscito e à subsequente renúncia de Schuschnigg.

O presidente austríaco, Wilhelm Miklas, recusou-se a indicar um chanceler pró-nazi para substituí-lo. Em 12 de março, tropas germânicas invadiram a Áustria. Hitler anunciou o "Anschluss". O plebiscito anunciado teve lugar em 10 de abril. Quer o plebiscito tenha sido manipulado ou o voto tenha sido resultado do terror que se disseminou com a determinação de Hitler, o Führer colheu esmagadores 99,7% de aprovação para a união entre Alemanha e Áustria.

A Austria passou a ser então uma entidade sem nome absorvida pela Alemanha, ante a inação e o silêncio de seus aliados ocidentais. Pouco tardou para que os nazistas iniciassem, com sua típica prática policial, a perseguição aos inimigos e dissidentes políticos e às pessoas de ‘raça inferior’.

https://operamundi.uol.com.br/hoje-na-historia/10345/hoje-na-historia-1938-hitler-anuncia-a-anexacao-da-austria-pela-alemanha-nazista#:~:text=Em%20em%2012%20de%20mar%C3%A7o,da%20%C3%81ustria%20%C3%A0%20Alemanha%20nazista.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com