Seguidores

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O BOI, A BOTA E A BATINA

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de agosto de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.961

       “O Boi, a bota e a batina; história completa de Santana do Ipanema” é livro pronto desde 2006. É o maior documentário jamais produzido no interior de Alagoa. Sem mais esperanças pelos interesses das autoridades em publicá-lo, buscamos novos caminhos à semelhança do livro “230 Monumento Iconográfico aos 230 anos de Santana do Ipanema”. Estamos nos organizando para apresentá-lo à sociedade santanense nos próximos dias, com ênfase aos professores de Geo-História. Provavelmente, na próxima semana, estaremos convidando os professores para uma apreciação do livro através de vídeo. Juntos, discutiremos como publicá-lo, tendo como uma das alternativas o sistema de cooperativismo, tal o 230, de forma mais aperfeiçoada. Será que diante de uma população de 50 mil habitantes, somente 100 pessoas terão o privilégio de conhecer a História de Santana?


Antes ou depois, de discutirmos o assunto acima, apresentaremos o nosso Projeto de Resgate da Zona Rural. O projeto está previsto para ser iniciado em setembro com apoio do Departamento Municipal de Cultura e a Escola Estadual Profa.  Helena Braga das Chagas. Estarão envolvidos professores, estudantes, cartógrafo, geógrafos, historiadores, fotógrafos e a população rural. O trabalho visa resgatar a beleza, o potencial, os acidentes geográficos e os topônimos de mais de 130 sítios. Outros dados serão trazidos à luz como pilões de pedras, pontos extremos e muito mais. A equipe básica será formada por dois pesquisadores, um motorista, um guia e sempre que precisar, um dronista.
Todos os professores de Geo-História poderão participar dos nossos trabalhos que, tudo indica, escorregam muito para a Geografia Física Rural. Esse é um trabalho inédito no Brasil. Quer participar? Discutiremos como na reunião que será anunciada. Poderemos conversar sobre o tema sempre que você quiser na Escola Helena Braga, base do Projeto, durante o turno matutino.
Quatro paredes não foram feitas para Geografia e nem para a História.
Oportunidade única.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASSÉDIO

*Rangel Alves da Costa

Acho que venho sendo sexualmente assediado por minha namorada. Só pode ser. Cresci sabendo que namoro é só beijo no rosto, pegar na mão e dizer que ama (sem chegar o lábio muito perto do ouvido). Se quiser ficar juntinho, tem que se contentar em sentar numa cadeira separada da que ela estiver sentada. Nada de mão nas pernas, nas coxas, pelo corpo. Safadeza demais fazer isso! É preciso respeitar! Namoro é namoro, não é casamento ou amigação não. Quem já viu dizer que o homem possa ver a mulher nua antes de se “ajuntar”?
Como diz o outro, ainda é preciso viver como se fosse um tempo de amor e moralidade. Namoro atrás de muro, de jeito nenhum. Passar a mão pelas coxas, mas nem pensar. Saber a cor da calcinha da mulher, um verdadeiro absurdo. Tocar nos bicos dos seios, certamente o pecado dos pecados. Respeitar o limite do abraço, numa distância segura, aí sim, pois o que se espera de namorados é que se guardem e resguardem para o futuro, para o depois das núpcias. E se possível uma lua de mel sem nudez absoluta, com luz apagada e roupas somente um pouco abaixo dos joelhos.
Não vejo nenhum mal nisso. De vez em quando até indago o porquê de as pessoas ficarem totalmente nuas dentro de seus quartos. E mais: um vendo tudo do outro. Certamente não tem medo de um resfriado, de um vento ruim que passe e entorte tudo. Conheço gente que é casada desde mais de vinte anos e até hoje só faz vestida de camisolão suas obrigações sexuais. E ele de ceroulão. Depois de tudo, com todo o recato de respeitosos, cada um dorme seu sono no lado sua cama e sem se tocar nenhum instante. Acho até que nem um nem o outro já avistou algum dia a nudez do outro. Aplaudo que seja assim. Tem que ser assim porque não passa de pouca vergonha estar avistando as partes dos outros.
Minha namorada sabe muito bem que penso assim. Ela sabe que sou o mais casto dos homens, que sou o respeito em pessoa, que jamais iria além do toque na mão e na carícia um tanto distanciada. Tudo para não despertar desejo nem coisas mais. Mas o estranho nisso tudo é que mesmo sabendo desse meu jeito tão puritano e conservador de ser, ainda assim ela – costumeiramente – tenta transgredir meu jeito imaculado de ser. Imaginem que absurdo: beija-me na boca, lambe meus beiços, me abraça apertado, me roça em seu corpo, me faz sentir um terrível calor, chega até mesmo colocar minhas mãos em partes angelicais do seu corpo. Quer por que quer fazer aquilo. Sinto vergonha só em pensar.


Juro que fico sem jeito, que fico sem graça. Ora, como uma pessoa séria como eu pode se comportar decentemente quando de repente avisto sua calcinha descida ao chão, quando os bicos de seus peitos parecem apontar para mim, quando sua pele nua chega-me feito um vulcão incendiário? Fico todo sem jeito, rubro, envergonhado. Tento nada avistar, procuro me afastar um pouco e fechar os olhos para não cair na tentação, mas quando dou por mim ela já está me arremessando em cima da cama e depois avançando sobre o meu corpo com uma voracidade felina. Assédio. Só pode ser assédio.
Mas depois dos noticiários dando conta que muito famoso está sendo acusado de assédio só por que chamou a moça sibite de gostosa ou fez qualquer insinuação mais provocante, passei a desconfiar de que minha namorada está me assediando. Não posso pensar diferente. Se as acusações contra os famosos são menos picantes que o que ela anda fazendo comigo, então não posso duvidar de que está passando dos limites do namoro respeitoso e chegando à esfera da sexualidade.
Ora, ela beija em minha boca e me faz carinho. Ela me faz dengo e também cafuné, passa a mão pelo meu peito e roça sua pele macia na minha, chega com seu lábio úmido e assenta sobre o meu beiço envergonhado. Eu acho isso avançado demais e faço tudo para evitar, mas acabo com vergonha de dizer não, que pare com isso senão papai do céu vai brigar. Então fecho os olhos e deixo ela me beijar mais. Sei que é pecado, até pecado mortal. Mas é tão bom!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS ÚLTIMOS DIAS DE BIN LADEN (DUBLADO) DOCUMENTÁRIO COMPLETO [NATIONAL GEOGRAPHIC]

https://www.youtube.com/watch?v=EVrb6eiiRwk&t=39s

Publicado em 4 de jan de 2016
Os Últimos Dias de Osama Bin Laden (Dublado) Documentário Completo [National Geographic]
Categoria
Criado com
Vídeos de origem

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTÁRIO LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO

https://www.youtube.com/watch?v=f49LW4TZcHE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ENCONTRO DE PADRE CÍCERO E LAMPIÃO


Por Alexandre Mourão

Caros,

agradeço o aceite de participar deste grupo a "Historiografia do Cangaço". Espero poder contribuir para a temática.

Aproveito para divulgar meu trabalho em aquarela sobre o Cangaço. Esta abaixo se chama "O Encontro de Padre Cícero e Lampião". Como seria os dois juntos se tivessem sido retratados?

Quem tiver interessado em adquirir a imagem moldurada pode entrar em contato comigo inbox ou por email - alexmourao1@gmail.com

Mais aquarelas sobre o Cangaço:



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EDICARLOS EDINHO



Apresentação do Grupo de Violeiros da EMIA na Exposição de Artes da Copa no Centro Cultural.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1909982659090917&set=p.1909982659090917&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREGA DE CANGACEIROS


Sem o Capitão Virgolino Ferreira, morto na Grota do Angico em Sergipe no dia 28 de julho de 1938,  o cangaço estava predestinado ao fim. Não valia a pena continuar.

Alguns cangaceiros bem que tentaram levar o cangaço adiante, mas sem sucesso. O cangaço oficialmente resistiu até o dia 25 de maio de 1940, quando Corisco o último resistente é morto pela Força Volante baiana comandada pelo Tenente Zé Rufino auxiliado pelo Tenente José Otávio de Sena, quando tentava fugir juntamente com Dadá, sua companheira.

A fotografia anexada a essa matéria é de um grupo de cangaceiros que se entregaram em troca de anistia no mês de outubro de 1938. Na fotografia à começar da esquerda em pé: Barreira, Santa Cruz, Vila Nova IV e Peitica. Sentados à começar da esquerda estão: Pancada, Vinte e Cinco e Cobra Verde.

Era a derrocada do cangaço.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://cangacologia.blogspot.com/search/label/Peitica

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PERSONAGENS DA HISTÓRIA CANGACEIRA JOSÉ PANTA DE GODOY.



Ex-Soldado Volante membro da Força Policial Volante alagoana, comandada pelo então Tenente João Bezerra, que no dia 28 de julho de 1938 atacou o bando de Lampião que se encontrava acoitado na Grota do Angico em Sergipe. Ocasião em que foram mortos Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um Soldado.

Panta de Godoy foi o autor dos tiros e da degola de Maria Bonita.

Fotografia gentilmente cedida pelo Professor Antônio Vilela (Garanhuns/PE).

Geraldo Antônio De Souza Júnior

http://cangacologia.blogspot.com/search/label/Jos%C3%A9%20Panta%20de%20Godoy

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GOVERNADOR ERONIDES FERREIRA DE CARVALHO



Eronides Ferreira de Carvalho, médico e militar, nascido em Canhoba, fez o curso de medicina da Bahia, concluindo-o em 1918, quando regressou a Sergipe lutou contra a gripe espanhola que grassava no Estado. Na política dividiu com Augusto Maynard o poder revolucionário de 1930 a 1945, sendo eleito indiretamente, Governador Constitucional em 1935 Realizou notável obra pública. Construiu os prédios da Biblioteca Pública, na praça Fausto Cardoso (hoje funciona o Arquivo Público), do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, na rua Itabaianinha, do Palácio Serigy, na Pça General Valadão (atual Secretaria de Estado da Saúde) e o Hospital de Assistência a Psicopatas, em Nossa Senhora do Socorro, que levava seu nome e ampliou o Hospital de Cirurgia, dentre outros. Morreu no Rio de Janeiro, onde tinha um Cartório. (Luiz Antônio Barreto - Dicionário de Nomes de Aracaju). Nasceu no povoado Borda da Mata em Canhoba, município de Propriá, no dia 25 de abril de 1895, sendo seus pais Antônio Ferreira de Carvalho e Balbina Mendonça de Carvalho.

Realizou os estudos iniciais em Maceió (Alagoas), no Colégio 11 de Janeiro e no Liceu Alagoano.

Em março de 1911, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo por ela diplomado em 20 de dezembro de 1917, quando defendeu tese sobre “O Ópio na Terapêutica Mental”.

Estudante, foi auxiliar de laboratório da cadeira de Terapêutica Clínica, interno do Hospício São João de Deus, diretor da Beneficência Acadêmica, auxiliar da clínica hospitalar do Prof. Antônio Borja e membro da Sociedade Médica dos Hospitais da Bahia.

Formado, foi nomeado, interinamente, Diretor Geral de Higiene e Saúde Pública do Estado de Sergipe e dirigiu diversos serviços de profilaxia durante a epidemia de gripe espanhola (1918).

Em 2 de janeiro de 1919, foi nomeado diretor interino do Posto de Assistência Pública do Estado de Sergipe e em 18 de fevereiro de 1920 foi Inspetor Médico Escolar.

Em 23 de fevereiro de 1923, após concurso, foi nomeado médico do Corpo de Saúde do Exército e destacado para servir na cidade de Bela Vista, no Estado de Mato Grosso.

Em 16 de outubro de 1920 foi transferido para Aracaju e em 1935 foi eleito indiretamente Governador Constitucional de Sergipe.

Como Governador, construiu os prédios da Biblioteca Pública, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, do Palácio Serigy e do Hospital de Assistência a Psicopata e ampliou o Hospital de Cirurgia.

Faleceu no Rio de Janeiro, onde tinha um cartório.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:

Barreto, Luiz Antônio – Dicionário de  Denominações de Aracaju.

Guaraná, Armindo – Dicionário Bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927.

O centenário do nascimento de Eronides Ferreira de Carvalho,(1997) cuja passagem pelo cenário político sergipano registramos de 1935 à 1941, abre-nos a possibilidade para uma reflexão acerca da atuação do sujeito na história, em seu espaço social, econômico e político. Por isso, acreditamos ser essa uma oportunidade singular para trazermos algumas análises sobre o político Eronides de Carvalho; sobre a conjuntura de seu tempo, à qual esteve sintonizado, e, por vezes, perfeitamente ajustado, e as implicações de sua atuação nos períodos subsequentes.

Veja o texto Completo 

Faz-se necessário ressaltar que a maior dificuldade de se abordar a temática que nos foi proposta, deve-se ao fato de que o período de 1930 à 1945, se pôr um lado, é farto de documentação e pleno de uma bibliografia no cenário nacional, por outro, permanece um período pouco estudado no âmbito estadual, como de resto, a história política sergipana é ainda uma seara a ser explorada, podendo render boas colheitas, haja vista a farta documentação existente em acervos públicos ou privados, a espera de estudos e análises pautados em uma abordagem criteriosa, científica e, por isso mesmo, isenta de um emocionalismo estéril.

Assim, valemo-nos de fontes secundárias como os trabalhos do prof. Ibarê Dantas e da prof. Terezinha Oliva, entre outros, que se constituem em referências indispensáveis a quem pretende entender esse rico momento da história sergipana. Ressalto ainda que, concernente aos dados biográficos que pontuam aqui e ali nossa exposição, foram coletados, sobretudo, no Dicionário Bio-Bibliográfico de Armindo Guaraná. Quero deixar registrado os meus agradecimentos à profª Tânia Prado, pesquisadora do APES, que tendo realizado uma pesquisa, ainda inédita, sobre o Dr. Eronides de Carvalho, prestou-me valiosas informações sobre parte da vida do Interventor que me eram desconhecidas.

Eronides Ferreira de Carvalho nasceu em Canhoba a 25 de abril de 1897, filho de próspero fazendeiro da região, vai para Maceió, onde realiza seus estudos primário no Colégio 11 de Janeiro. Em seguida, transfere-se para o Liceu Alagoano, concluindo os estudos secundário em 1910. Entra na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1911 e lhe é conferido o grau de doutor em 20.12.1917, com a tese “Do Ópio em Therapêuta Mental” ( 18.12.1917).

Ainda enquanto estudante foi auxiliar do Laboratório da Cadeira de Therapêutica; Diretor da Beneficência Acadêmica e membro da Sociedade Médica da Bahia, já formado. Foi nomeado interinamente, em 1918, diretor geral de higiene e saúde pública do Estado; dirigiu os serviços de profilaxia durante o período de pandemia da gripe; foi diretor interino do Posto de Assistência Pública do Estado. Em 28 de fevereiro de 1920 foi nomeado Inspetor Médico Escolar. No ano seguinte era nomeado por portaria do Ministério da Agricultura, veterinário do corpo de veterinários do serviço da indústria pastoril. Aprovado em concurso para o corpo de saúde do Exército, foi nomeado segundo tenente por decreto de 23 de fevereiro de 1923, indo servir no 10º Regimento de Cavalaria Independente na Cidade de Bela Vista no Mato Grosso e em abril do mesmo ano foi transferido para o 28º B.C., estacionado em Aracaju. Onde, então, começa suas atividades, inicialmente como oficial-médico, em seguida, como político. A compreensão do período em que Eronides de Carvalho esteve no poder, 1935 à 1941, passa necessariamente, pôr uma abordagem da estrutura de sustentação econômica e social do sistema republicano, tica pautada num conservadorismo, sob as benção de um liberalismo periférico.

A República, apesar de toda a propaganda deflagrada antes, durante e após a sua implantação, era nova apenas no plano jurídico/constitucional, pois, estruturalmente falando, o “novo” regime não significou uma transformação profunda das hostes econômica, política e social do Brasil, conservando um modelo que vinha do sistema anterior e que, mal ou bem, ajusta-se à nova ordem política, especialmente se olharmos do ponto de vista das massas e, sobretudo das massas camponesas ou rurais. Um dos arautos da nova ordem, o Presidente Campos Sales dizia:

“ O verdadeiro público que forma a opinião e imprime direção ao sentimento nacional é o que está nos Estados. É de lá que se governa a República pôr cima das multidões que tumultuam, agitadas, nas ruas da Capital da União” .

Do ponto de vista econômico, somente com uma abordagem temporal mais ampla é que conseguimos enxergar as mudanças que vão se operando no nível das estruturas produtivas do país, mas só sentidas, pôr certo, a partir dos anos 30, razão pela qual aludi anteriormente sobre a necessidade de se compreender o período que antecede ao governo de Eronides de Carvalho. Deste modo, o setor dominante na Primeira República, vai optar por um modelo arcaizante de Estado, mas que dará sustentação econômica e política aos grupos que se revezarão no poder da República: trata-se do sistema oligárquico que se apoiava no coronelismo, que, ao contrário do que muita gente imagina, ao chamá-lo de provinciano, tinha um pé no passado, marcado pela herança da oligarquia açucareira dos senhores de engenho, e o outro pé colocado em cima do mercado estrangeiro. Constatar isso, é constatar um paradoxo, digo, se era necessário à manutenção do poder, internamente, que se conservassem as estruturas ultrapassadas de dominação, por outro lado, para corresponder à dinâmica do mercado internacional, cobrava-se uma modernização do Estado Nacional. Como aliás, percebeu Terezinha Oliva:

“ A análise do caso de Sergipe é bem ilustrativo desta colocação. Estado periférico não apenas no contexto nacional, mas regional, tem Sergipe especificidades muito próprias. Com uma economia basicamente dependente da exportação açucareira, responsável por 2/3 da receita estadual e lutando com dificuldades crescentes para colocar sua produção no mercado, Sergipe vai sentir, como poucos, o ônus da sua transformação em Estado federado, no quadro do avanço da acumulação capitalista e do processo de constituição do mercado nacional”

Sob essa ótica, o período que estende de 1930 à 1945, e que, em Sergipe, vai alcançar o governo de Eronildes de Carvalho (1935-1941), terá que conviver com esse paradoxo. De um lado, o patriarcado rural, preso as suas raízes histórica de um passado não muito distante; de outro, a tendência nacional vigente de modernização do aparelho do Estado para se ajustar à nova ordem internacional.

Essa situação, aparentemente paradoxal, permite-nos apontar aquela que é uma sutil, porém importante característica do sistema oligárquico: a sua independência em relação ao poder central. Nesse aspecto, a “política dos governadores” é a consagração deste princípio de independência das oligarquias frente ao poder da União. Mas a força das oligarquias dependia não só dessa independência em relação ao poder central ( é preciso entender essa independência nos limites das boas relações), mas sobretudo da hegemonia que certos grupos conseguiram manter, por estarem ligados as atividades econômicas de peso, sobre grupos concorrentes. A centralização desse poder dependia “do controle exercido sobre os grandes coronéis municipais, condutores da massa eleitoral incapacitada e impotente para participar do processo político que lhes fora aberto com o regime representativo imposto pela Constituição de 1891 ( Campelo de Souza: 1973) .

Portanto, a estabilidade oligárquica era, em última instância, questão circunscrita ao âmbito e natureza do coronelismo estadual. E essa natureza não é unívoca, quando cito Campelo de Souza, não estou querendo reforçar tal concepção de que o controle do voto explicaria o fenômeno do coronelismo. Mas acredito que essa problemática já foi suficientemente esclarecida- ao menos para mim- pelo professor Ibarê Dantas, quando lucidamente coloca:

“Se num primeiro período o coronelismo se fundamenta no controle das massas e na legitimação da sociedade política, a partir da força de sua milícia particular, num segundo momento, quando sua força coercitiva se torna desgastada, passa a explorar seu prestígio construído através de uma tradição de mando. Somente numa terceira fase o voto passa a ter papel primordial dentro do coronelismo”.

Corroborando com essa tese de Ibarê é que inserimos o caso específico do Dr. Eronides de Carvalho, pois a ausência dessa terceira fase, a do voto, em todo o seu mandato, não desconfigura a estrutura de dominação tradicional que servia de sustentação, embora nem sempre evidente, ao sistema da administração estadual do dr. Eronides. Parece evidente que não podemos classificar essa estrutura de sustentação nos mesmos moldes da oligarquias tradicionais no Estado, como a de Olympio Campos, mas em sua nova fase teremos o destaque dos dois pressupostos da tese do professor Ibarê Dantas.

É fundamental, portanto, para uma compreensão da dinâmica das oligarquias que se entenda a correlação de forças que se manifesta nas relações de classe que determinam toda a dinâmica do sistema. Essa correlação se dá no âmbito do fenômeno do sistema político do coronelismo.

A estreia do capitão Eronides Ferreira de Carvalho no cenário governamental, constituído governador em eleição na Assembleia Legislativa em 02.04.35, inaugura uma fase de orientação política contrária à orientação do grupo liderado por Maynard. Aparentemente, tratava-se de uma disputa entre duas lideranças que pretendiam se afirmar no comando político do Estado, mas só aparentemente, pois quando vamos na profundidade da questão, percebemos que a disputa é entre setores tradicionais da economia açucareira e algodoeira do Estado.

Legalista, Eronides De Carvalho não toma assento ao lado dos tenentes, cujo movimento ganhava corpo a nível nacional e, em Sergipe, já se insinuava no Quartel do 28º Batalhão de Caçadores “ (..) mas não sensibilizava o jovem oficial médico que permanece fiel às forças legais durante as revoltas de 1924 e 1926 e por toda a década de vinte”, afirma Dantas.

Seu apego à ordem e a sua sintonia com as forças detentoras do poder ( os revolucionários de 30), fato este atestado pela sua passagem, ainda que efêmera pelo Governo Provisório, pós Revolução, só é contrastada com a disputa que vai se iniciar entre o capitão Eronides de Carvalho e o Interventor Maynard (1930-1935). Durante essa Interventoria, Eronides de Carvalho se recolhe ao 28º BC, mas não é um recolhimento “obsequioso”, ao contrário, de dentro do quartel, o cap. aglutina em torno de si uma corrente de descontentes com o governo de Maynard, ao tempo em que vai se impondo como solução para a crise que enxergava existir dentro das hostes da interventoria de Maynard. Afirmava-se, assim, como uma liderança política viável.

Mas, obviamente, o projeto do capitão Eronides de Carvalho ia para além da reação aquartelada - creio mesmo que ele não cogitou da possibilidade do uso da força militar contra Maynard, apesar de seu prestígio ser grande no quartel. Seu projeto era mais ambicioso e exigia menos truculência, sendo um projeto cabível numa ordem legal, volta-se para a organização que a sociedade civil, em profundas transformações pós-30, lhe permitia: a conjunção de suas ideias em torno de uma agremiação política. Assim, participa da fundação da União Republicana de Sergipe ( URS). Essa agremiação aglutinava, em torno, os usineiros, representantes do setor açucareiro que, descontentes com a orientação política vigente, tinha na figura do coronel Gonçalo Rollemberg do Prado, seu mais destacado representante. Eronides de Carvalho, de início não era o nome aglutinador das expectativas e dos interesses do setor dominante, mas as suas raízes e suas manifestações o credenciaram a tanto, conforme Ibarê Dantas, “ o terceiro nome [ da agremiação] era justamente Eronides de Carvalho com influência na área rural, inclusive através do pai, o coronel Antônio Ferreira de Carvalho, próspero fazendeiro” . A Eleição do Dr. Eronides de Carvalho para o governo do Estado, pela Assembleia Legislativa (16 x 14), numa votação apertada, deveu-se a habilidade de Godofredo Diniz ( ligado a Júlio Leite e Secretário Geral da União Republicana de Sergipe), que através de uma costura política bem feita, conseguiu unir a URS com o PSD, grupo que seguia a orientação de Leandro Maciel, para que fosse apresentado um candidato único. Embora tenha sido derrotado na eleição para a Constituinte (03.05.33), ficando como suplente, estavam lançadas as bases para a sua eleição dois anos depois ao governo do Estado.

Foi o governo de Eronides de Carvalho, sem dúvidas, um governo de desestabilização do domínio de Maynard,

“ Como se as represálias contra os correligionários de Maynard não bastassem, o governo Eronildes de Carvalho investiu contra seus decretos, tornando sem efeito cerca de metade deles” .

Como era de se supor, houve uma apropriação do aparelho do Estado por parte do novo grupo que assumia o poder, sendo os cargos divididos entre os partidários das duas agremiações citadas. Era o retorno do domínio ruralista. No entanto, é complicado afirmar que  o patronato rural estivesse fora do processo político durante o período anterior a 35, vamos considerar apenas que não havia uma interferência ostensiva nos cargos e na máquina do Estado.

Contudo, o governo Eronides foi além, não bastava desarticular a atuação do Partido Republicano de Sergipe, sigla onde se abrigava Maynard, era necessário investir sobre a ação da classe trabalhadora que à época, manifestava-se com certa desenvoltura, sob orientação do Partido Comunista e, no mínimo, com a simpatia de Maynard - que de certo não era comunista-, mas estimulava o movimento operário. A composição do governo Eronides ( com uma sustentação marcadamente conservadora), provocaria uma decepção para as lideranças operárias que assistem inconformada a nomeação do corpo auxiliar do cap. Eronides de Carvalho de membros simpatizantes da Ação Integralista Brasileira, como é o caso do Chefe de Polícia Abelardo Cardoso.

Foi, sem dúvida, um governo forte, o do dr. Eronides de Carvalho. Mas a despeito dessa sustentação, não conseguiu manter uma hegemonia política. Em parte, apontamos como causa dessa dificuldade de hegemonia, os problemas que os senhores do açúcar encontraram para fazer valer seu domínio; em parte, atribuímos a uma oposição acirrada que o governo enfrentaria dos três partidos de oposição, principalmente do PRS e do PSP( Partido Social Progressista), que embora não tendo muita coesão entre si, mas formavam um coro com o movimento dos trabalhadores urbanos. As críticas ao governo vinham de diversas frentes: dos tribunais de representação, da imprensa e do movimento operário. Com esse cenário, tinha Eronides de Carvalho um espaço diminuto de atuação, mas que era ampliado se pensarmos nas relações do governo estadual com o governo Federal.

Assim, torna-se imprescindível olharmos para a Intentona Comunista como um movimento inserido do contexto do comunismo internacional, mas que se diminuirmos o foco para as realidades estaduais, centralizando na paisagem sergipana, vamos enxergar que esse episódio de 1935, terminará por aliviar o estado de pressão, digo distensionar a pressão do governo de Eronides de Carvalho. No tocante a Intentona Comunista,

“Em Sergipe, o governo [Eronides de Carvalho] que, desde julho de 1935, havia denunciado a Vargas a existência de agitação comunista, tendo como centro a “liga antifascista” e “antiguerreira”, ao tempo em que recomenda ‘enérgica repressão’ “. 

Percebe-se, portanto, que o governo não perde tempo de, pôr um lado, sintonizar-se com o endurecimento do regime no âmbito Federal e, pôr outro, livrar-se do foco de pressão imposta ao seu governo: reprime a imprensa, demite acessores ligados ao governo anterior e transfere civis e militares que lhes são incômodos. Naturalmente que Eronides de Carvalho não perdeu tempo em associar essas pessoas com a figura do Major Maynard e aproveitou a oportunidade para associar o major às “ ideias extremistas”, fazendo um relato completo ao Presidente Getúlio Vargas da atuação dos adversários aqui no Estado. Assim, satisfeito com a sua obra, escreve:

“ tomadas essas providências, que reputo indispensáveis, posso garantir a V. Excia. que Sergipe nenhum motivo dará para preocupar o espírito do eminente Sr. Presidente da República no que tange à defesa da ordem” .

Até 1937, a situação do governo Eronides de Carvalho, em que pese os ventos estarem soprando ao seu favor no plano nacional, sua situação é de um incômodo generalizado com todas as medidas coercitivas, a oposição silenciada e a Assembleia Legislativa fechada, tudo lhe parecia favorável, mas era preciso construir uma imagem de um governo operoso e ordeiro. Desse modo, a manutenção do controle da máquina do Estado e da própria situação política, exigia que o cap. Eronides atuasse em duas frentes: continuar desmobilizando as forças oposicionistas (condição que os poderes constitucionais do Estado Novo lhes permitia), por um lado; por outro, intensificar a propaganda anticomunista, elevando à categoria de suspeita todas as ações de seus opositores.

Esta direção que toma o governo Eronides de Carvalho, como lembra o prof. Ibarê Dantas, “provinha do Poder Central”, mas de difícil assimilação pelos Estados, principalmente um Estado com as características rurais como Sergipe. Ademais, Eronides vai tentando como pode eliminar todos os focos de oposição ao seu governo, principalmente, quando ligado ao Major Augusto Maynard Gomes, cuja única possibilidade de fazer frente ao governo seria no comando do 28º BC, mas Eronides conseguiu impedir sua nomeação, pelo menos, conseguiu adiar quando ela já era tida como certa. Muito embora o grupo de Maynard, quer seja através da imprensa, quer na Assembléia Legislativa enquanto ainda funcionava, fazia bastante barulho ao ponto de seus ecos serem ouvidos no Rio de Janeiro. O PSD, através de sua liderança o Senador Leandro Maciel, foi a oposição que mais conseguiu desestabilizar o governo de Eronildes. Os pronunciamentos de Leandro Maciel conseguem acertar bem no alvo do governo, causando alguns estragos a unidade do grupo governista, além disso Leandro fazia dobradinha com o deputado Melchisedeck Monte, tirando o sono dos correligionários do governo. A esse quadro, seguiu-se uma onda de prisões de líderes políticos e jornalistas e enquadramento na Lei de Segurança Nacional era uma constante, em que pese ter havido um acordo a nível nacional entre o PSD e o governo Federal, mas no âmbito do Estado os dois grupos ainda se rivalizavam. O clima era de terror, mas o Jornal O Estado de Sergipe, deixou registrado para a posteridade:

“ Sergipe nunca viveu mais tranquilo, mais calmo do que neste momento. O governador vai administrando com visão superior, distribuindo justiça equidosamente”.

A situação do governo estava tão tranquila que as oposições estavam trabalhando com a possibilidade do impeachment do governador, que foi salvo pelo Golpe de 1937. Bem, assim e só assim, consolidou-se a dominação da facção açucareira ao aparelho de Estado, enquanto era empurrado para adiante os problemas sociais, sobretudo os da classe trabalhadora.

O Golpe de 1937 assinala nos Estados membros da Federação, cujas características se assemelham ao de Sergipe, um período de instabilidade e de suspensão de direitos e garantias do cidadão. De 1937 à 1945, Sergipe teve três interventores: Eronides de Carvalho (37 à 41), o cap. Milton Azevedo até 1942 e a volta de Maynard até 1945.

A identificação de Eronides de Carvalho com o Estado Novo foi tão perfeita que, em mais de uma vez, fez questão de deixar seu ardor para com o regime público e notório:

“ quero consignar minha perfeita identidade com o Estado Novo criado na carta de 10 de novembro que V. Excia. houve por bem outorgar ao Brasil” (...) “ estou pronto a obedecer disciplinarmente as ordens que V. Excia. determina como chefe Nacional do partido da União que será uma instituição fundamental do Estado Forte criado pelo insígne Presidente”

É claro que o governador, agora Interventor, estava feliz com o golpe, afinal este havia removido de seu caminho os empecilhos que representavam os oposicionistas e setores organizados da sociedade. No entanto, Eronides não consegue evitar os arranhões em suas relações com Governo Federal, sobremodo no episódio de que ele teria avisado ao Juracy Magalhães do Golpe, posteriormente negado pelo próprio Eronides, mas com certeza explorado pelo seu arquirival Augusto Maynard. 

Tendo seus poderes aumentados pela constituição Outorgada, Eronides de Carvalho procede a uma verdadeira “limpeza” nos setores administrativos, inclusive nomeando prefeitos (25), aposentando ou reformando seus desafetos e trazendo de volta ao cenário político o grupo do patriarcado rural que, na verdade, nunca saíram do controle econômico. Com a sociedade civil sob controle e suas organizações desestabilizadas, não lhe restava mais nada para fazer senão tocar o trivial do dia a dia administrativo e se dedicar de corpo e alma a propaganda doutrinária cujo programa vinha pronto, aos pacotes, do Governo Central. Seu engajamento nesta campanha de doutrinação nacional foi tão eficiente que recebeu elogios nacionais e fora recomendado como exemplo.

Diz, o prof. Ibarê Dantas: “Sergipe nunca assistiu a tanta exploração de civismo como no Estado Novo. No mês de abril então era um verdadeiro festival; no dia 2, comemorava-se o aniversário da administração do interventor, em seguida era lembrada a posse do prefeito, no dia 19 a data natalícia do Presidente da República, quando também se comemorava o dia da juventude e, no dia 25, o aniversário do Interventor (...) Como se esses dias fossem insuficientes, criou-se de 27 de março a 1º de abril a chamada Semana Eronides de Carvalho (...)” .
Ainda que reconheçamos que o período do Estado Novo, alcançou Sergipe em acentuada queda em alguns setores produtivos, como o declínio da produção algodoeira, e uma acentuada crise no setor açucareiro, os cofres do Estado aumentam sua arrecadação em função da reforma tributária levada a efeito pelo governo da União. Com essa margem de capitalização do Estado o Interventor realiza algumas obras, sobretudo na área da saúde: um centro de saúde ( Palácio Serigy), Hospital Infantil, casa para psicopatas e centro para menores delinquentes. Na área cultural, reformou a Biblioteca Pública, construiu algumas escolas e ampliou a rede de estradas e outras obras menores sem os vultos dessas mencionadas.

Sua entrada no circuito nacional. pela propaganda getulista, faz com que lentamente, Eronides de Carvalho vá se afastando da base rural de sustentação de seu governo desde os primeiros momentos nos idos de 1935, ajustando-se a uma administração mais voltada para o cenário de propaganda doutrinária do que das tendências interiorana. Assim, o setor açucareiro teve que sair das usinas e ir brigar junto ao IAA pelas suas reivindicações, reflexo da crise que vivenciavam. Mas, nem por isso representou um racha das relações entre Eronides e seus correligionários, ao contrário, em alguns momentos até favoreceu a aproximação com grupos de produtores rurais que antes lhes fazia oposição.

Ao nível das lutas sociais, o quadro da classe trabalhadora, enquanto movimento operário não mudou muito. A desconfiança era mútua. A figura do Interventor estava associada à repressão e o movimento dos trabalhadores aos comunistas. Mas Eronides procura modificar esse cenário: cooptando algumas lideranças sindicais, bem ao gosto da prática getulista, comparecendo em cerimônias dos trabalhadores ao lado dos líderes sindicais e convidando estes a aparecerem em cerimônias oficiais, passando uma imagem à opnião pública de uma convivência pacífica. No terreno da imprensa, destacamos o Correio de Aracaju e o Sergipe Jornal que sobreviveram com uma relativa autonomia em relação ao governo do Interventou, apesar da rigorosa censura.

No entanto, mesmo com tudo a seu favor, Eronides de Carvalho inicia seu fastígio e declínio junto ao governo central. As denúncias chegavam diretamente ao Presidente da República, expediente comum e que era estimulado nos Estados, que não raro interpelava o interventor sobre a procedência destas. Maynard e seu grupo não exitavam em lançar mão desse expediente, assim haviam denúncias de compra de fazendas; fornecimento de gado de modo irregular aos matadouros; utilização de terrenos públicos para permanência de gado da família do Interventor e outras denúncias similares. O próprio Maynard fez chegar ao conhecimento do Governo Federal irregularidades, tais como: a participação da polícia em jogo no Estado, o desvio de dinheiro depositado no Banco do Brasil, venda clandestina de algodão, etc.

Face a essas acusações, o Presidente da República forma uma comissão para investigar a veracidade dos fatos e Dr. Carlos Mário Faveret é indicado como presidente da mesma. Em Sergipe, Carlos Faveret ouve várias personalidades, registrando em seu relatório a veracidade de muitas acusações. Apesar de Eronides de Carvalho ter tentado impedir os trabalhos dessa comissão, Vargas não estava mais disposto a tolerar a improbidade de alguns de seus auxiliares e de nada valeu a intervenção do General Góis Monteiro, padrinho e protetor de Eronides de Carvalho, para mantê-lo no Poder.

Finalmente, em 1941, março precisamente, o cap. Eronides de Carvalho vai ao Rio de Janeiro em busca de uma audiência com Getúlio Vargas, porém, sem sucesso, lá permanece até os fins de maio, sem, contudo, ser recebido pelo Presidente da República. Ali mesmo escreve uma carta ao Presidente colocando seu mandato à disposição e se dizendo “na paz da consciência e na tranquilidade de espírito de haver servido a V. Excia. com lealdade (...)”. Vargas, responde-lhe em cartas datada do mês de junho do mesmo ano, dizendo-se de seu apreço pelo “patriótico desprendimento que evidenciam da sua parte, depois de haver prestado a Sergipe e ao seu Governo meritório e reais serviços”. Com a renúncia do Dr. Eronildes de Carvalho, estava consumada a sua queda.

O cap. Milton Azevedo assume, em um mandato tampão, até o retorno do major Augusto Maynard Gomes.

Após a renúncia em 1941, fixa residência no Rio de Janeiro. Foi nomeado para Juíz do Tribunal de Segurança Nacional e em 1944, é nomeado Tabelião do 14º Ofício de Notas e Notas do Rio de Janeiro. Morre em 18 de março de 1969.

Fonte: Prof. Milton Barboza da Silva. Conferência Apresentada no Conselho Estadual de Cultura, por ocasião do Cent

Fotos: Prof. Adailton Andrade 

http://canhoba.blogspot.com/2009/09/governador-eronildes-ferreira-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA FOTO EMBLEMÁTICA..!



Lampião foi retratado nessa foto pelo Capitão médico e, futuro interventor de Sergipe Eronides de Carvalho, na Fazenda Jaramataia.


Analise a respectiva foto, dando sua opinião sobre os elementos que mais chamaram sua atenção na película. A exemplo da estética cangaceira; Quem será que escreveu a palavra "Lampião (legítimo)" ?...E, o tipo de indumentária que calça as pernas do mesmo ? Há alguma novidade no chapéu desde a época inicial do cangaço ? por que ?
Deixe suas impressões no seu comentário.


FOTO: Cópia do original Luiz Antônio Barreto.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=910186095850032&set=gm.889146044627674&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.bogspot.com