Seguidores

sábado, 16 de novembro de 2019

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SER...

Autor Luiz Serra

Serviço

“O Sertão Anárquico de Lampião” (de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016)

Valor do livro: R$ 50,00 (Frete fixo: R$ 5,00)
Através do e-mail anarquicolampiao@gmail.com

Informações: Luiz Serra – (61) 99995-8402 luizserra@yahoo.com.br

Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com 

Um dos pontos de venda avançados no sertão histórico de Cajazeiras, é do professor Francisco Pereira, que envia para todos os lugares. 

O e-mail de base de vendas: 
"franpelima@bol.com.br" 

Peça logo o seu para não ficar sem ele: Livros sobre cangaço se demorar adquiri-los ficará sem eles, porque são arrebatados pelos colecionadores.

Fontes:



https://tokdehistoria.com.br/2016/08/17/na-capital-federal-lancamento-do-livro-o-sertao-anarquico-de-lampiao-de-luiz-serra/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TIROTEIO DA FAZENDA FAVELA, FLORESTA-PE:


(Volta Seca, Lampião, Cangaço e Nordeste)

(11-NOVEMBRO-1926, hoje 93 anos).


Lampião foi ferido gravemente na fazenda Tigre, em Floresta, retirando-se para o município de Tacaratu para ali se tratar, restabelecendo-se por fim em uma das fazendas de Ângelo da Jia. Com força total, voltou três meses depois a espalhar o medo. Apareceu na região do riacho São Domingos, seguindo para os povoados de São Francisco e Santa Maria. Entrou no município de Floresta e passou pelas fazendas Campos Bons, Cachoeira, Exu e Arapuá, dormindo no dia 10 de novembro (1926) na fazenda Favela, a cerca de 12 quilômetros da cidade. Cerca de 90 homens sob o comando do sargento José Saturnino e anspeçada Manuel Neto seguiam-lhe a pista.

Diz Marilourdes Ferraz (O Canto do Acauã, 1 ed., p. 245) que a força “encontrou Emiliano Novais, certamente indo ao encontro de Virgulino Ferreira. Interrogado, não forneceu quaisquer informações; apenas por considerar seus parentes, Manuel Neto o libertou”. “Emiliano foi imediatamente ao encontro de Lampião avisar que Manuel Neto tomava aquele rumo.”

E quando, na madrugada do dia 11 (alguns autores, erradamente, dão esse fato como acontecido em agosto), a força chegou à Favela, já encontrou uma grande emboscada. Sem desconfiar, Manuel Neto bateu à porta da fazenda. Perguntaram quem era.

- É Manuel Neto.

Pediram para aguardar. De repente, a parte superior da porta se abriu e uma tremenda descarga foi dada para o lado de fora da casa, tombando mortos dois soldados, sendo outros feridos.

João Gomes de Lira (obra citada, p. 339) diz que, assim que os bandidos recolheram as armas, Manuel Neto, que se encostara ao pé da parede, ao lado da porta, “sem perda de tempo, botou a boca do mosquetão para o lado de dentro, fazendo fogo.”

De outra casa partiam tiros, levando pânico aos soldados em campo raso. Da parede do açude diversos cangaceiros alvejavam os homens de José Saturnino que recuou com vários feridos e mortos em seu grupo. Cerca de duzentas armas vomitavam fogo e “o mundo” encobriu-se de fumaça. Os bandidos viam Manuel Neto lutar como poucos. Provavelmente nesse combate o nazareno ganhou dos companheiros o apelido de Manuel Fumaça. Lampião preferia chamá-lo de Cachorro Azedo, face a sua disposição em persegui-lo.

A frágil posição das forças, com as violentas retaguardas dos cangaceiros, entretanto, não permitiram uma maior resistência. Depois de 3 a 4 horas de fogo, os soldados começaram a se retirar, resistindo bravamente Manuel Neto até o último momento. Vendo ao seu lado um punhado de combatentes e com inúmeras perdas, resolveu o anspeçada recuar, levando os feridos para Floresta.

Na cidade, somente depois que deixou de ouvir o tiroteio é que o capitão Muniz de Farias se dispôs a socorrer os companheiros, para ali seguindo com 70 a 80 praças. Segundo João Gomes de Lira (obra citada, p. 341), Muniz encontrou o anspeçada no caminho. Vinha “dando esturros de todo tamanho. Vinha mesmo faiscando de todo jeito por ter Lampião ficado na cava”. Pediu ao capitão a sua força, disposto a, no mesmo momento, perseguir os bandidos. O capitão negou.

“Indignado” - conta Lira -, “disse coisas pesadas ao superior.” Muniz ainda foi até à Favela, nada encontrando. Ainda segundo Lira, o capitão, “por não gostar da família Novaes, incendiou as casas da grande fazenda. Foi bem elevado o prejuízo que o proprietário, Sr. Antônio Novaes, sofreu.” Marilourdes Ferraz esclarece que o capitão mandou “atear fogo aos cercados da Favela.”

A 15 de novembro de 1926, o Comandante das Forças Volantes, major Theóphanes Ferraz Torres, passou ao Comandante Geral da Força Pública o seguinte telegrama:

“Sindicando sobre tiroteio fazenda Favela, tenho satisfação de dizer que tal acontecimento foi um dos feitos de maior valor praticado no interior do Estado, pela nossa heróica Força Pública. Bandidos em número superior sabiam que José Saturnino e Manuel Neto marchavam em perseguição, de modo que, ao chegarem em lugar apropriado e absolutamente favorável a eles, esperaram força em campo raso, de surpresa receberam as primeiras descargas, travando-se luta verdadeiramente encarniçada, durante algumas horas.

Após o tiroteio grupo foi encontrado rumando direção serra Umã conduzindo cinco bandidos feridos. Foi também encontrado um bandido morto no local do tiroteio, afora os que de certo o grupo pôde ocultar. 

Saudações.”

Em reconhecimento ao esforço de Manuel Neto o capitão Muniz, chegando a Floresta, “pediu por ato de bravura a promoção de cabo para o anspeçada”, sendo imediatamente atendido.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM OLHO DÁGUA DAS FLORES


Por Fabio Campos

A noite do dia 10 de setembro deste ano, tivemos a oportunidade de assistir no auditório da prefeitura daqui de Santana, palestra sobre o cangaço. Proferida pelo renomado Inácio Loyola, ex-prefeito de Piranhas. A meu ver, uma das pessoas que mais entende deste tema por estas paragens. Quando nos foi dada, tivemos a oportunidade de tirar algumas dúvidas e desmistificar alguns conceitos arraigados sobre o cangaço. Foi esclarecido, por exemplo, que aquela famosa foto das cabeças dos cangaceiros decapitadas e expostas nos degraus de uma pequena escadaria, não se trata da igrejinha de Nossa Senhora Assunção na praça da Bandeira, como muitos supunham.E sim, o registro ocorreu numa igreja lá de Piranhas. Quando expostas aqui em Santana, como publicou a revista "O Cruzeiro" à época, as cabeças estavam dentro de latas de querosene.

Conta minha mãe que lá pelos idos de 1932, quando ela contava apenas com seis anos de idade, seu pai, Tomaz Doroteu, meu avô, foi sequestrado por Lampião e seu bando. Embora tenha conseguido escapar deles, nas proximidades de Olho D'agua das Flores mesmo, num lugar pelo nome de Gavião. Em outra investida dos cangaceiros àquela localidade, saquearam a casa de um senhor chamado Esaú, no povoado Pedrão. Ali fizeram miséria.

Na então vila de Olho D'agua, incendiaram a casa de uma senhora chamada Engrácia. O bando já sabia quem tinha o que lhes interessava: armas e dinheiro. Dona Engrácia coitada, ficou tão nervosa quando se viu diante de Lampião que gaguejou um pedido de clemência, errando patente e apelido do chefe do cangaço:

- Valei-me tenente Lampiscão!

E ele. Apenas arrancou-lhe os brincos e corrigiu-lhe dizendo que era capitão Virgulino Ferreira o Lampião. E pra que ela nunca mais esquecesse mandou dar-lhe uma pisa de urtiga. Depois foram embora dali.

Fabio Campos 11/11/2009


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS MORTOS NO RIO GRANDE DO NORTE


Por Francisco das Chagas Nascimento

Na época, o governo do Rio Grande do Norte não poupava a vida de cangaceiros. Dos que aqui foram presos, o único que escapou de ser justiçado, foi o Asa Branca. 

Aqui, no RN; além de Jararaca, foram mortos Bronzeado, Mormaço, Cordeiro, Casca Grossa e Chico Pereira. Este último, morto em um acidente, quando transportado para depor na região do Seridó.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

APENAS UMA CASINHA

*Rangel Alves da Costa

Em local distante, à beira de estrada, entre os tufos de mato, depois da malhada, em local singelo e sublime: uma casinha.
Casinha humilde, simples, de barro, do visgo antigo, da argila lançada aos tufos sobre as ripas. Sua aparência não nega, pois uma casinha de barro mesmo.
Mas será que apenas uma casinha de barro, ripa de pau, cipó da mata, terra e visgo, tudo juntado para ser um lar no passado?
Aparentemente, apenas uma casinha, mas será que sua feição nada representa além de sua velha idade, de seu barro e portas sumindo, de sua sensação de desalento e abandono?
Ao seguir pela estrada, ao passar adiante, certamente se avistará apenas a casinha ao relento dos dias e dias noites, num tanto faz de continuar existindo.
Mas será que é sempre assim ou o olhar deve procurar a vida, seja do passado ou presente, quem dali jamais saiu em sua memória?
A verdade é que seja casarão ou casinha, em suas paredes, dependências e fachadas, sempre haverá uma história que precisa ser conhecida.
Por que foi ali construída, quem morou na casinha, por que foram abrindo a porta e saindo e saindo, deixando tudo à voracidade do tempo que a tudo vence, destrói e sepulta?


Apenas uma casinha, mas talvez uma história grandiosa na sua existência, talvez de tamanha importância no passado que até o tempo se acabrunha em ir derrubando o seu barro.
Por isso, nada existe que não possua alguma importância, significado e história. Tudo tem algo a ser contado sobre sua existência.
E assim com a casinha e com as pessoas. Muitos imaginam que pessoas humildes são como casinhas abandonadas e que, por isso mesmo, sequer merecem atenção, mas não é assim não.
Eis que somos casinha de barro. E muitas vezes, até mesmo depois de no passado termos sidos casa de paredes suntuosas e endereços conhecidos.
O tempo transforma o belo, definha o que se mostra imponente, leva ao chão o que se sentia como duradouro demais.
Somos casinha e seremos casinha de barro acaso desejemos o prolongamento no tempo, viver muitos anos. Mais tarde virá a certeza que o barro está despencando, caindo.
Não adianta querer que tudo permaneça irretocável. Também não adianta fugir da casinha já envelhecida porque a nova é mais confortável.
Tudo é importante demais, tudo deve ser respeitado, admirado e valorizado: na casinha e nas pessoas.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIAS DO CANGAÇO: ENTREVISTA COM O TENENTE POMPEU, VOLANTE PERNAMBUCANO QUE COMBATEU O CANGAÇO. CIDADE DE ARCO VERDE-PE (1999).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IGREJA DE SÃO VICENTE EM MOSSORÓ


Por Paulo Queiroz

Fundada no ano de 1915 pelos migrantes e retirantes que fugiam da terrível seca de 15. Fui cenário de uma das maiores batalhas contra o bando de Lampião. Fui também daqui das torres da igreja que partiram os tiroteios que feriu mortalmente o cangaceiro Colchete do bando e baleou o Jararaca. 

Sou considerada como monumento símbolo da resistência do meu Estado. Onde estou localizada?


http://blogdomendesemendes.blogspot.com





A RIQUEZA ARQUEOLÓGICA DE BONSUCESSO E AS GRANDES SURPRESAS


Por Manoel Belarmino

Na tarde de hoje, minha amiga Erionesia, mandou no Zap, no meu privado, algumas fotografias de uma moeda antiga encontrada por Henrique, no dia de hoje, nos arredores do povoado Bonsucesso, aqui em Poço Redondo. Quando vi as fotografias da moeda, fiquei, deveras, surpreso. Aquela relíquia é uma moeda antiga do ano de 1811, do tempo do Brasil Colônia, e cunhada na Casa da Moeda da Bahia . Mais uma surpreendente notícia sobre as riquezas arqueológicas do Bonsucesso.


Do lado principal da moeda, no anverso, podemos ver uma coroa sobre colar de pérolas circundando o valor e o ano que a moeda foi cunhada. E, orlando o colar, os dizeres: "JOANNES. D. G. P. ET. BRAS. P. REGENS", que significa: João, por graça de Deus, príncipe regente de Portugal e do Brasil.

Do outro lado da moeda, no reverso, está escrito: "PECUNIA. TOTUM. CIRCUMIT. ORBEM", que significa: o dinheiro circula pelo mundo.

Essa moeda é o RÉIS que foi originada no período Colonial por influência do monetário português, não se tratava de uma moeda genuínamente brasileira, mas foi aproveitada no Brasil do padrão português.

Essa moeda vem do período do Brasil Colônia, do tempo de Dom João, Príncipe Regente (1799-1816).

D. João foi oficialmente regente em nome da mãe rainha D. Maria I, por demência desta, a partir de 1799. Auxiliou a Espanha na Campanha do Rossilhão. Não aderiu ao bloqueio continental napoleônico, na qualidade de aliado do Reino Unido, o que custou a invasão do reino e mudança da corte para o Brasil. Regressou com a revolução liberal do Porto, onde jurou a constituição. Nesse período, o Brasil produziu moedas para circulação em Angola, Moçambique e São Tomé & Príncipe.
Outras moedas antigas já foram encontradas no povoado Bonsucesso, inclusive eu já fiz outra postagem aqui de um texto de minha autoria com o título "BONSUCESSO E AS MOEDAS IMPERIAIS".

Bonsucesso é realmente uma comunidade que tem um valor histórico, arqueológico e cultural imenso.

Fotografias: Erionesia.


http://blogodmendesemendes.blogspot.com

A ENTRADA DE LAMPIÃO NA SERRINHA DO CATIMBAU.

Do acervo do Aderbal Nogueira


Dona Josefa nos conta como foi a entrada de Lampião em Serrinha do Catimbau, local onde Maria Bonita foi baleada.
Categoria


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS CONHECER A SERRA GRANDE PALCO DA MAIOR BRIGADA DE LAMPIÃO COM AS VOLANTES


Material do acervo do pesquisador Volta Seca

COMBATE DA Serra Grande no município de Calumbi... Pernambuco, onde aconteceu a maior brigada de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, no dia 26 de novembro de 1926...

OBS:Só retificando os dados. Nesse Combate, morreram 10 policiais volantes e, mais 14 saíram feridos. Não morreu nenhum cangaceiro. As defesas feitas ( restos de muros de pedras, confirmam que Lampião armou o cenário de guerra, tendo em torno de 90 homens distribuídos em toda a Serra, enquanto a polícia compunha de 300 policiais, inclusive, com o uso de metralhadora. (adendo por Voltaseca Volta).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARA QUEM GOSTA DE VER E OUVIR UM GRANDE ARTISTA CANTANDO E TOCANDO

https://www.youtube.com/watch?v=vPKDjqDflBc&fbclid=IwAR0Wo-ODOaUtfywQ-9SpvUH-k3U6OyKaMaBILq2UtstIIyoxo4LsrOTjGtk

GOOD GOLLY MISS MOLLY

Good golly miss Molly
Sure like to ball
Good golly miss Molly
Sure like to ball
When you're rocking and rolling
I can hear your mama call

From the early early morning
To the early early night
When I caught miss Molly in the house of blue lights

Good golly miss Molly...

Momma poppa told me
Son you'd better watch yourself
If they knew about miss Molly have to watch my pop myself

Good golly miss Molly

Going to the corner
Gonna buy a diamond ring
When she hug me and kiss me
Make a ting-a-ling-a-ling...

Good golly miss molly...

GOOD GOLLY MISS MOLLY

Uau, senhorita Molly
Gosta de "curtir"
Oh céus, senhorita Molly
Com certeza gosta de uma "curtição/transa"
Quando você está botando pra quebrar
Eu posso ouvir sua mãe te chamar

Desde bem cedo de manhã
Até tarde, tarde da noite
Quando peguei senhorita Molly

Meu Deus, senhorita Molly ...

Mamãe e papai disseram
Filho melhor você prestar atenção
Se soubesse de Miss Molly me veriam me borrar

Oh céus, senhorita Molly

Quando eu for as compras
Vou comprar um anel de diamante
Quando me abraçar e me beijar
Faz um ting-a-ling-a-ling ...


Nossa, Miss Molly ...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com