Seguidores

sexta-feira, 9 de julho de 2021

LAMPIÃO: CABEÇAS CORTADAS.

 Por Francisco Alvarenga Rodrigues

Lendo o livro Lampião: Cabeças cortadas, de Antônio Amaury e Luis Rúben, consta, como não poderia deixar de ser, um resumo detalhado do estado da cabeça de Lampião, levando em conta uma análise prévia desta no Nina Rodrigues e quando de sua exumação em 2002, e é possível constatar diversas fraturas na mandíbula e demais ossos do crânio. Segundo relatos da época, a cabeça se resumia a um bolo de carne com ossos quebrados, sendo necessária na época sua reconstrução, o que explica a estranheza de semelhança entre o que se apresentava e fotos do cangaceiro ainda vivo. A de Maria, ao contrário, estava perfeita e sem nenhuma fratura. O que me pergunto é o porque da cabeça de Lampião estar tão maltratada. Ele já estava morto e decapitado, então porque desfigurar daquela forma sua cabeça com chutes e coronhadas de fuzil? O que explica tamanho ódio? O Rei já estava deposto, então para que vilipendiar mais ainda os cadáveres? Não há, caros amigos, resposta que justifique.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/user/100000699886684/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ELIMINA O CANGACEIRO NÊGO TIBÚRCIO E TRÊS DE SEUS ALIADOS.

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=tfaOqDRsdFA&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO RETRATADO POR DADÁ.

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=EsgEz6viYwo&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DE AURELIANO SABINO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=aN389DniR-w&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Dona Carmelita relembra as coisas do tempo de criança e as historias que ouviu. Ex-volante Neco de Pautilha relata a morte bárbara de Aureliano.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORTE DE CALAIS

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=FNTidQvEJ2Q&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONHEÇA A CASA DE UMA DAS PESSOAS QUE DAVAM ABRIGO A LAMPIÃO

Por TV Brasil 

https://www.youtube.com/watch?v=nvYa6IWbpow&ab_channel=tvbrasil

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VERDADE DE LABAREDA

Por João Filho de Paula Pessoa 

https://www.youtube.com/watch?v=oFaNh2JezW8&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAZENDA IMPERIAL

Por Adinalzir Pereira

O portão de entrada da Fazenda da Fazenda Imperial. Revista ''Polianteia de Santa Cruz", ano de 1833. 

https://www.facebook.com/photo?fbid=10224572845324122&set=a.4098591338641

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" A GUERRA QUE NÃO HOUVE EM JARDIM "

 Por Luís Bento

Nas primeiras décadas do século XX, Jardim viveu momentos de muita apreensão, com a expectativa de luta armada entre as facções políticas do Coronel Napoleão Franco da Cruz Neves, de um lado, de baixo no Governo do Estado, e as facções políticas reunidas dos Coronéis Romão Sampaio e Rocha.

O Coronel Napoleão Franco da Cruz Neves, um homem nem pacifista e pacificador, quando provocado o Coronel Franco, que nunca usou arma, reunia os 10 filhos e a esposa Donana que era irmã do Coronel Manoel Pereira Lins, Né da Carnaúba, e monstrando as mãos dizia " Estas mãos jamais se apresentarão ao Senhor suja de sangue humano ".

Era ele católico praticamente, Irmão do Santíssimo, ia à Missão aos domingos, quando invariavelmente comungava. Chegando a " Guerra Fria " ao ápice, ele mandou o seu vaqueiro de confiança, Manoel Lucas, buscar para Jardim o " Bom Jesus dos Aflitos, na fazenda Baixa Grande no Distrito Macapá atual Jati Ce. Assim, em vez de arma, um cruciflixo! Em vez de munição, oração.

Em vez da mescla suada dos cangaceiros, a sua roupa vermelha de Irmão de Santíssimo, que ele vestia sem nenhum receio humano! Homem notável era ele, sobretudo para o meio e para o tempo. Não tinha capangas, não usava armas e tinha nas orações o seu escudo maior.

Portanto, repito, a chamada " Guerra do Jardim " foi uma guerra político-familiar que não houve. E o Coronel Napoleão Franco da Cruz Neves faleceu em 1923, aos 65 anos de idade cercado do respeito e da admiração da sua cidade de Jardim, cujo o solo fez questão de não macular com sangue humano.

Fonte Cariri: Cangaço, Coiteiros e Adjacências. Pág 74 - 75.

Napoleão Tavares Neves.

Por LUÍS BENTO.

JATI 29/06/21.

Foto - Cidade de Jardim - Ce.

https://www.facebook.com/luis.bento.39142

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ASSIM COMO EU, SE VOCÊ NÃO SABIA, AQUI ESTÃO AS CIDADES QUE FAZEM PARTES DO CARIRI NO ESTADO DO CEARÁ.

 Por José Mendes Pereira


Segundo o pesquisador do cangaço Luís Bento da cidade de Jati no Ceará, as cidades qte pertencem à Região do Cariri são estas:

Municípios que compõe o Cariri são: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, cidade de grande legado histórico....

https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/981847105913341?comment_id=982414035856648&reply_comment_id=982494082515310&notif_id=1625838524203484&notif_t=comment_mention&ref=notif

http:://blogdomendesemendes.blogspot.com

MISSÃO CUMPRIDA.

 Por Geraldo Júnior

Uma das mais importantes entrevistas que já realizei durante toda a minha trajetória.

Dona Madalena, 98 anos de idade, filha do primeiro cangaceiro Moreno, que foi alvo da fúria de Lampião no ano de 1936, dona de uma memória incorruptível e invejável, prestou um incrível e valoroso depoimento que em breve estarei publicando no canal YouTube... Cangacologia.




Aguardem!

 www.facebook.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com