Seguidores

sábado, 28 de agosto de 2021

A CÂMERA QUE FOTOGRAFOU LAMPIÃO EM JUAZEIRO DO NORTE

 Por Cariri das Antigas - VLOG

https://www.youtube.com/watch?v=NwWyjqGHK8E&ab_channel=CariridasAntigas-VLOG

Pertencente ao acervo da família Saraiva, uma das mais tradicionais do Cariri, na arte da fotografia e fotopintura, a câmera em questão vem do estúdio de Pedro Maia, um dos primeiros fotógrafos do Crato, e que acompanhou Otacílio Macedo em sua entrevista com Lampião, em 1926. Guardada durante décadas, a câmera agora irá integrar a exposição permanente da Casa de Telma Saraiva, museu particular que será inaugurado muito em breve.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

QUEM MATOU O CANGACEIRO JARARACA?

Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=BOhrn2u6cLc&t=81s&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DE JARARACA

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=5eEc998BXfQ&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A prisão e a morte de um dos cangaceiros mais conhecidos e comentados de toda a história do cangaço. Jararaca. José Leite de Santana. Preso no dia 14 de junho de 1927, um dia após o mal sucedido ataque de Lampião à cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte e executado poucos dias depois na noite entre os dias 18 e 19 de junho de 1927. 

A história contada pelo Jornalista e escritor Leonardo Motta em seu livro: No tempo de Lampião. Texto narrado por: José César Moreira. 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POSTAGENS BASTANTES LENTAS.

 Agradecemos a sua compreensão! Estamos com dificuldades para fazermos postagens. Muito lento os trabalhos na internet. Assim que melhorar, faremos as nossas postagens no blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ ALVES SOBRINHO PESQUISADOR FILHO DE LUIZ CAZUZA.

 Por Aderbal Nogueira


José Alves Sobrinho, pesquisador, filho de Luiz Cazuza, conta nesse vídeo o início da desavença entre Virgulino e José Saturnino. Vídeo gravado em 2005 nos escombros da casa da mãe de José Saturnino. Esse vídeo é dos acervos da SBEC e está em meus arquivos. https://youtu.be/HsJlsqEJjkY