Seguidores

terça-feira, 14 de novembro de 2017

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE ANIVERSÁRIO ACJUS - OF. Nº 129/2017. MOSSORÓ-RN, 30 de OUTUBRO de 2017.


“REENVIADO, A TITULO DE UTILIDADE PUBLICA CULTURAL,  ATENDENDO A PEDIDOS ”

 ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’ 

   AGRADECENDO AO EXCELENTÍSSIMO DR.JOSÉ WELLINGTON BARRETO, M.D. PRESIDENTE DA ACADEMIA DE CIENCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS-ACJUS,PELO CONVITE, RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA GRANDE  HONRA CONFIRMAR MINHA PRESENÇA A”SESSÃO SOLENE DE LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA ACJUS”NO DIA 13(SEGUNDA-FEIRA) DE NOVEMBRO DE  2017, AS 19H30, NO AUDITÓRIO DA  BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, LOCALIZADO NA PÇA DA REDENÇÃO JORNALISTA DORIAN JORGE FREIRE, NO CENTRO DESTA URBE.

   PORTANTO, REPASSO A TÍTULO DE LEMBRETE O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES. 

    DESTA FORMA, É DA PRAXE DESTA PRESIDENCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DO PRESIDENTE DE ACADEMIAS DE LETRAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM PRESIDENTE CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE NO INTERCÂMBIO ENTRE OS QUE PRESTIGIAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA  MOSSOROENSE.

   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.

    COMUNICO, AOS ACADÊMICOS DA ASCRIM, QUE COMPARECEREM AO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM CUMPRIR O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.

    NA OPORTUNIDADE, ESTE PRESIDENTE REQUER DIGNE-SE O EXCELENTÍSSIMO PRESIDENTE DR. JOSÉ WELLINGTOM BARRETO, AUTORIZAR SEJA A BANDEIRA OFICIAL DA ASCRIM COLOCADA JUNTO AO PAVILHÃO DA ACJUS NA SOBREDITA SESSÃO COMEMORATIVA.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

P.S.: ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.
ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.


Enviado peli professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPEÃO EM 1926 DO ESCRITOR LUIZ RUBEN F. DE A. BONFIM


Boa leitura
Luiz Ruben F. de A. Bonfim

Economista e Turismólogo - Pesquisador de Cangaço e Ferrovia

Adquira-o através deste e-mail: 
luiz.ruben54@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALCINO MORTE DE LAMPIÃO CONTRADIÇÕES

https://www.youtube.com/watch?v=8adpJKGXDc8

Vídeo do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS UMA FOTOGRAFIA DA MINHA MUSA DO CANGAÇO.

Por Geraldo Antonio de Souza Júnior

Essa fotografia é da época em que minha amiga Neli Maria da Conceição filha do casal cangaceiro Moreno e Durvinha ainda estava cheirando a leite e com todo o gás. Em todo seu esplendor e com toda sua exuberância, oscilando entre a juventude e a maturidade. Resumindo: em ponto de bala.

Uma grande amiga que não canso de homenagear por ser uma figura simpática, carismática, agradável e possuidora de uma simplicidade descomunal. Uma amiga para ter e contar em todos os momentos.

Tenho a plena certeza de que quem a conhece corrobora com minhas palavras e assina no rodapé.

Deixo mais esse registro.
Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=857591104404787&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESSA PUBLICAÇÃO TRAZ UM RELATO, ATÉ AGORA, DESCONHECIDO PARA MIM SOBRE LUCAS DA FEIRA, ESCRITO PELO ADVOGADO HELDER ALENCAR, ESCRAVO FUJÃO DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA - BA.

 Por Devanier Lopes

LUCAS DA FEIRA” SOB A ÓTICA DO HISTORIADOR HELDER ALENCAR

Desde o seu enforcamento há 168 anos, na primavera de 1849, Lucas Evangelista dos Santos, o Lucas da Feira, tem dividido a opinião dos estudiosos. Ladrão sanguinário para uns, para outros um defensor da justiça social. 


Há 40 anos, em 1977, o jornal A Tarde brindou seus anunciantes, assinantes e leitores com um texto assinado pelo advogado, historiador e jornalista Helder Alencar sobre o escravo que se tornou um dos personagens mais conhecidos da história de Feira de Santana. Vale a pena relembrar. (Adilson Simas)

Mitos e lendas: estórias que falam sobre Lucas da Feira

Helder Alencar

Na manhã de 25 de setembro de 1849, conta a estória, uma nuvem de gafanhotos caiu sobre a Feira de Santana, sobre esta Feira de Santana de tantas coisas. Naquela manhã, era enforcado Lucas Evangelista dos Santos, Lucas da Feira


Mas Lucas não é estória. É história. Incorporou-se, definitivamente, à História da Feira de Santana, cidade onde nasceu, viveu, sofreu e empreendeu toda sua luta, na defesa de sua raça, da raça negra, então oprimida, vilipendiada e escravizada.

Continue lendo



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"LAMPIÃO E O VOVÔ DA VOVÓ NA CIDADE DE MOSSORÓ"


Saiu o resultado dos vencedores da tradicional premiação "Werner Klatt 2017 - 14º Prêmio de Excelência Gráfica". E o grande premiado da Categoria "Livro Infantil e Juvenil", foi a nossa obra "Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró", de Marcela Fernandes Carvalho.

Agradecemos a todos! Você pode comprar esta bela história no nosso site. 

Acesse agora:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESCRITOR GERALDO FERRAZ DOA 100 LIVROS..!


Doação de 100 livros para a Biblioteca Rural da Fazenda São Miguel, Serra Talhada, durante o encontro de nº 153, da Sociedade dos Amigos de Serra Talhada, na Associação Atlética do Banco do Brasil, Recife.


OBS: A Fazenda São Miguel é reduto dos familiares do arqui-inimigo de Lampião, o famoso Zé Saturnino. 

Parabéns, Dr. Geraldo por esse gesto nobre...

Abs. (Volta Seca)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1179112578898774&set=a.321993894610651.1073741835.100004001297666&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM CANGACEIRO DE ANTONIO AILVINO


Antonio Rodrigues da Silva o TOINHO VALETE, paraibano de Pombal e radicado em Jardim do Seridó, aos 17 anos foi buscar água e se deparou com 12 homens armados de rifle, e um deles lhe perguntou: 

- Não tem medo de homem armado não? 

E este respondeu!

- Quem não deve não teme.

Sendo este convidado pelos cabras de Antônio Silvino a ingressar no bando, onde permaneceu até a prisão de Antonio Silvino e a extinção da tropa, quando retornou a Jardim. Faleceu na nossa cidade em 1992.

(Fonte: Vultos populares de Jardim do Seridó do historiador José Nilton de Azevedo e foto de Zé Boinho).

Texto e imagem compartilhados por Edvaldo Alves da Silva.

https://www.facebook.com/8499275578WhatsApp/photos/a.1303623132995992.1073741829.1222512944440345/1734405046584463/?type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A REVISTA NOITE ILUSTRADA DE 02 DE AGOSTO DE 1938

Por Marcondes Trajano

A revista Noite ilustrada (2/8/1938 pp. 5-6) relatou o que era o fenômeno Lampião naqueles dias, logo após sua morte: 


"O terrível cangaceiro, cujo nome é Virgulino Ferreira, por mais de três lustros assolou a região nordestina, levando o saque, o incêndio, a morte a territórios de cinco Estados, e creando para uma vasta parte na nação uma situação de constante intranquilidade. Dotado de astúcia singular, enorme resistência, capacidade de comando em relação a gente de sua láia e de conhecimento perfeito das terras que percorria e a cujos habitantes castigava , o fantasma nordestino sempre conseguiu iludir as vinditas particulares, que uma por outra vez o perseguiam, e o da policia. Matreiro, precavido, com uma visão de felino para o assalto e para a retirada, e sabendo amedrontar e seduzir os que lhe pudesse ser uteis, ao fim de algum tempo suas possíveis vitimas o ajudavam conta as perseguições, preferindo no sertão longínquo e desvalido, antes a benevolência do bandoleiro sanguinário do que o cumprimento do dever em proveito da Lei. Com tais adjuntórios e sua manha de fera, o cangaceiro creou entre a gente inculta sujeita ao seu poderio feroz a impressão de infalibilidade. Acreditavam que jamais seria vencido ou preso e não queriam de modo nenhum cair - lhe em desagrado. Tanto mais que o bandido de vez em quando, castigava com brutalidade inominável algum recalcitrante ou simples suspeita de recalcitrância. Lampeão era o assombro de toda uma região. Dominava, presente ou não pela carabina sempre pronta a desfechar-se ou pelo medo".

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1719574361409936&set=gm.728534840688796&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO DO JOÃO DE SOUSA LIMA


Novo livro sobre as historias de Paulo Afonso, para adquirir: Supermercado Suprave, hotéis Belvedere e San Marino, Restaurante Rancho da Carioca, Artesanato...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1620723534615125&set=a.1620720581282087.1073741835.100000324825022&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com