Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2021

LAMPIÃO NA SERRA GRANDE - O MAIOR COMBATE DA HISTÓRIA, NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

 Por Manoel Severo

O ano de 1926 talvez tenha sido um dos mais marcantes dentro do ciclo cangaceiro do Rei Cego; Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião; destacamos pelo menos dois episódios que por si só, justificam nossa narrativa inicial: A visita a Juazeiro do Norte a convite de Floro Bartolomeu para compor as fileiras do Batalhão Patriótico e sua polêmica "patente" de capitão e o extraordinário combate da Serra Grande, o maior confronto entre as forças volantes e os bandos cangaceiros. Serra Grande, pedaço de chão encravado no sertão pernambucano de Virgulino Ferreira, serra enigmática com seus mais de 900 metros de altitude situada entre os municípios de Calumbi, Flores e Serra Talhada, no famoso Vale do Pajeú. Serra Grande, palco do maior combate que o cangaço de Lampião protagonizou ao longo de seus 20 anos de reinado

Se a visita à Meca do nordeste sob o olhar do santo do Juazeiro, Padre Cícero aconteceu em março, o mais famoso "fogo" de Lampião: Serra Grande, aconteceu em novembro, dia 26 do ano de 1926. O sequestro do representante da Standart Oil Company, o mineiro Pedro Paulo Magalhães Dias, acontecido entre Triunfo e Vila Bela quando Lampião exigia a quantia de vinte contos de réis por seu resgate e o posterior ataque ao sitio Varzinha pelo bando de Lampião, quando perdeu a vida o sertanejo José de Esperidião, seriam o estopim para o mais espetacular combate dentre todas as refregas cangaceiros-volantes: o famoso combate da Serra Grande.

Ali começava a consolidar-se a figura de Virgulino Ferreira como o grande estrategista da guerrilha nas caatingas e carrascais sertanejos. O bando composto por cerca de 100 a 115 cangaceiros subiu a serra e prevendo a persiga de grande força volante em seu encalço, preparou mortal emboscada a partir de sua localização privilegiada, que permitia uma visão completa do campo da batalha.

Com quase dez horas de fogo serrado; com o combate iniciando depois das oito da manha e estendendo-se até o anoitecer, o que se viu foi a ampla vantagem numérica das forças volantes; que somavam quase 300 homens; ser pulverizada pela estratégia cangaceira, boa parte dela referente à extraordinária posição assumida pelo bando. 
 
As forças volantes sob o comando de Higino Belarmino e ainda contando com Arlindo Rocha, Manoel Neto e Euclides Flor acabaram sendo submetidas a um revés histórico com quase 30 soldados entre mortos e feridos. Entre as "vítimas morais" o destaque para o valoroso Arlindo Rocha; que teria comentado que os cangaceiros almoçariam bala e acabou recebendo um balaço no rosto que lhe fraturou o maxilar inferior; e bravo nazareno Manoel Neto, que recebeu balaço nas duas pernas, além do episódio onde Euclides Flor recolocou ainda em combate as vísceras abdominais de Vicente Ferreira, ou Vicente Grande, baleado no estômago, desastre total para as forças volantes, enquanto no bando cangaceiro, nenhuma vítima registrada.

Os números são impressionantes até para aqueles que são afeitos ao estudo do fenômeno: 10 mortos, 14 feridos, quase 300 militares numa sanha desesperada em busca de dar fim a Virgulino com seus mais de 115 cangaceiros; foram cerca de 3 mil tiros em quase 10 horas de combate naquele longínquo 26 de novembro de 1926.

O "pleno êxito" no mais pungente de todos os combates do ciclo do cangaço ainda traria um peculiar e ousado desdobramento, quando no dia seguinte à Batalha da Serra Grande, Lampião, da Fazenda Barreiros, estabeleceu o refém Pedro Paulo Magalhães Dias, como portador de outro marcante e pitoresco episodio da carta endereçada ao então governador de Pernambuco, Dr. Júlio de Melo, com a proposta de dividir o estado em dois:"...Governo o sertão até as pontas dos trilhos em Rio Branco (Arcoverde), e vosmecê daí até a pancada do mar no Recife..." nascia Lampião, o Governador do Sertão...

Para trazer luz à esse episódio; um dos mais extraordinários de toda a história do cangaço; Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, recebe nesta quarta, dia 11 de agosto de 2021 dentro dos Grandes Encontros Cariri Cangaço, os pesquisadores, Lourinaldo Teles; o conhecido Louro Teles, escritor e Conselheiro Cariri Cangaço, autor de "A maior batalha de Lampião: Serra Grande e a Invasão de Calumbi" e Luiz Ferraz Filho, Presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada, para um espetacular programa que promete nos transportar no tempo e no espaço nos permitindo voltar ao mais extraordinário campo de batalha do cangaço.

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/08/lampiao-na-serra-grande-o-maior-combate.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SATURNINO/LAMPIÃO A INTRIGA.

 Por Aderbal Nogueira

José Alves Sobrinho, pesquisador, filho de Luiz Cazuza, conta nesse vídeo o início da desavença entre Virgulino e José Saturnino. Vídeo gravado em 2005 nos escombros da casa da mãe de José Saturnino. Esse vídeo é dos acervos da SBEC e está em meus arquivos.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EXPEDITA FERREIRA E VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, PAI E FILHA, AINDA JOVENS, MUITO PARECIDOS. QUEM AÍ TAMBÉM ACHA!?

Por Edna Santos Araújo

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTÓRIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Por Beto Rueda

A história de Gitel Khalil que inspirou uma das mais comoventes cenas do filme "A Lista de Schindler".

Gitel (Jenya) Khalil foi uma menina judia-polonesa nascida em Dobrova Tarnowska, seus pais eram judeus-poloneses, Eva e David Hil. Ela estava presa no gueto de Cracóvia e, para a sua segurança, foi deixada com uma tia que era uma médica do gueto, enquanto seus pais dali escaparam em 13 de março de 1943 durante o esvaziamento deste. A pequena Gitel se escondeu dos nazistas enquanto eram reunidos idosos, doentes e crianças para deportação para os campos de extermínio de Flasov, Auschwitz-Birkenau e Belzitz.

A pena para quem fosse localizado escondido era a morte. Infelizmente isso pode ter acontecido com Gitel, cujos detalhes não se conhecem. Sua mãe também foi assassinada no mesmo dia em circunstâncias desconhecidas. Seu pai foi morto em 1944 ao tentar escapar do Gueto de Tarnov.

Gital tinha 3 ou 4 anos de idade e era conhecida no gueto por usar um casaco vermelho brilhante. Ela inspirou a garota "Red Jenya ′′ ou simplesmente ′′Little Girl in the Red Coat′′ do filme "A lista de Schindler", filmado todo preto e branco, e a única cor que foi levado nele, foi o casaco vermelho da pequena Gitel.

#fotosevideosantigos

https://www.facebook.com/photo?fbid=4625746714102823&set=gm.1994719264025513

Nota: Ao ver a foto desta criança o meu "EU" entristeceu muito, e minha pressão subiu. Que pena! Como o homem é desumano!Tão cheia de esperança! Esta é a vontade do nosso presidente, que todos sejam enviados para os campos de extermínio. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROTA DO CANGAÇO - FAZENDA MUNDO NOVO, UM COITO DE LAMPIÃO

Por Sálvio Siqueira. O Vídeo do Aderbal Nogueira 

- https://www.youtube.com/watch?v=jtAC0bTyd90&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Para descansar, reabastecer e fugir da perseguição das volantes, o "rei dos cangaceiros", dentro da sua extensa malha de colaboradores, tinha os 'coroneis' donos das fazendas que lhes davam guarida. Sem esse e outros apoios de comerciantes, políticos e militares, jamais Lampião teria conseguido permanecer vivo e aterrorizando o Sertão nordestino por quase vinte anos.

Nosso amigo, o pesquisador cearense Aderbal Nogueira , na sua incansável busca pelos rastros das personagens históricas nos presenteia com um dos "coitos de Lampião" desconhecido para a maioria dos pesquisadores na fazenda Mundo Novo, no município de Canindé do São Francisco em Sergipe.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1996071480556958&notif_id=1628527673254674&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILHA DE MANÉ FÉLIX COITEIRO DE LAMPIÃO.

 Por Rangel Alves da Costa

AO LADO DE JULIETA DE MANÉ FÉLIX, COITEIRO-MAIOR DO CANGAÇO DE LAMPIÃO. A filha e o retrato do pai. Nesta segunda 09/08, ao lado do pesquisador e visitante Paulo Marinho, passando para um abraço e um dedim de prosa com a amiga Julieta, filha do saudoso poço-redondense Mané Félix. 

A importância das raízes coiteiras ainda tão presentes na vida de Poço Redondo.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1996071480556958&notif_id=1628527673254674&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONFIRMAÇÃO DO EDINHO VIOLEIRO NO PROGRAM RICARDO RIBEIRO.

 Por Ricardo Ribeiro

Visita rápida hoje nos altos estúdios da Caipirona Mogi ... Edinho Violeiro menino de ouro. Confirmando que na sexta feira 13/08 estará aqui no programa Ricardo Ribeiro e VOCÊ das 19hrs as 21hrs ... Ouçam com a gente, CAIPIRONA 100% sertaneja.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com