Seguidores

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

PRIMEIRO ENCONTRO COM DURVAL



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POUCO OU QUASE NADA SE COMENTA...


... mas no episódio de Angico que culminou na morte de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado da Força alagoana, lá estava um jovem paraibano de 22 anos chamado José Tertuliano, apontado por seus companheiros como um dos mais valentes e combativos soldados da tropa.

José Tertuliano possuía o número 947 e pertencia ao 2º Batalhão da Polícia Alagoana. Sem mais referências.

José Tertuliano é apontado como o matador do cangaceiro que até pouco tempo atrás era tido como DESCONHECIDO e que cuja identidade foi localizada, através de uma matéria de jornal da época, pelo escritor e pesquisador Luiz Ruben F. A. Bonfim. Tendo sido o cangaceiro identificado como LUIZ DE THEREZA.

A Paraíba esteve representada em Angico.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO E A MISSA

*Rangel Alves da Costa

Esse pedaço de história já foi contado, debulhado, peneirado e novamente contado, mas vou debulhar novamente porque sem o seu mote não há como chegar ao final, principalmente por que tudo começou quando a cruz se deparou com a espada e a batina ameaçou a cartucheira de excomungamento sem fim. Vixe Maria!

Aquela mesma história do encontro entre o sacerdote Artur Passos, da Paróquia de Porto da Folha, mas na povoação de Poço Redondo para celebração de missa, e o Capitão Virgulino Ferreira, o temido e terrível Lampião. O encontro entre os dois, na casa de China de Poço e sua esposa Marieta, de impossível fiel descrição, assemelhou-se mais ao encontro do acaso com o inesperado. Mas aconteceu.

A verdade é que no ano dia 19 de abril de 1929, o Padre Arthur Passos, vigário de Porto da Folha e região sertaneja, tendo chegado de sua paróquia a Poço Redondo em lombo de burro, cansado e exausto logo procurou guarida no local de repouso de sempre: a casa de China e Marieta. Chegou, foi acomodado num quarto, trancou a porta e logo adormeceu. Descanso necessário porque logo mais celebraria missa na igrejinha logo do outro lado da casa do casal sertanejo.

Mas no mesmo dia, e chegando em direção à mesma moradia, eis que desponta Lampião e parte de seu bando. Eita gota serena, e agora? Lampião batendo à porta da mesma casa onde o acabrunhado vigário descansava, e agora? Seria o dia do Juízo Final? Não era ainda o tempo do Apocalipse, mas naquele dia os ares sertanejos estavam anuviados e carregados demais para um dia de sol.

Imaginem vocês qual a reação do casal ante a chegada do mais famoso dos cangaceiros. Contudo, não pelo fato da presença de Lampião e parte do bando, mas pelo que poderia ocorrer acaso o Padre Artur de repente abrisse a porta do quarto e desse de cara com rei do cangaço. Toda a preocupação do casal era essa, era de não saber qual poderia ser a reação do sacerdote perante a presença do rei das caatingas, daquele homem tido como sanguinário e algoz. Mas não somente isso. E qual seria a reação de Lampião ante o inimigo do pecador?


Dona Marieta começou a suar frio. China do Poço começou a avermelhar. As reações eram tão aparentes que Lampião perguntou o que estava acontecendo. Então o casal juntou forças e contou tudo. Mas ao invés de o mundo se acabar, o que se viu em seguida foi algo verdadeiramente singelo e respeitoso. O rei cangaceiro simplesmente pediu para ir bater à porta do padre, avisar que estava ali e, em paz, queria somente cumprimentá-lo. Tudo resolvido para o casal e o cangaceiro, mas não para o vigário, que quando soube de quem se tratava quase chamou os canhões do mundo.

Impertinência do padre, apenas isso. Demonstração de descabido orgulho e poder do vigário, nada mais que isso. Ora, se um liderava sua paróquia, o outro liderava um sertão inteiro. Ou alguém duvida disso? 

Acabaram brindando o mesmo vinho de jurubeba e sentando à mesma mesa para um desmedido regabofe sertanejo. Contudo, enquanto comia e bebia, Lampião atinava em dar outro bote. Qual seria? Simplesmente dizer ao padre que ele e seu bando tinham interesse em assistir missa. Como de fato ocorreu.

Ante o pedido do Capitão, e mais uma vez querendo afastar seu reinado de impuros e pecadores, certamente que o vigário se fez de meditativo antes de responder. Nada disso ele disse, mas não deixou de dialogar em pensamento acerca de outras situações envolvendo Lampião e a igreja. Veio-lhe à mente a amizade entre o cangaceiro e o Padre Cícero, a devoção daquele perante este. E também a conhecida religiosidade de Virgulino, devoto de Nossa Senhora e jamais afastado de orações. Por fim, aceitou.

Mesmo reformada diversas vezes, a igreja daquela missa ainda está no mesmo lugar, ainda se localiza na principal praça de Poço Redondo. Naqueles idos de 29, enquanto os católicos sertanejos se apertavam nas laterais e na entrada, já pertinho do altar, perante o vigário em fervor da liturgia, a cangaceirama a tudo assistia, de modo silencioso, e alguns até com mãos unidas em oração. E talvez numa passagem do Sermão da Montanha, o sacerdote quase gritou:

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, falarem todo mal contra vós por minha causa...”. Quando mais as bem-aventuranças falavam em injustiça e perseguição, mais Lampião se agitava querendo falar. E disse, por fim:

“Bem-aventurados sejamos nós, homens incompreendidos e perseguidos pelo poder, caçados como desumanos e emboscados como feras, pois eles têm o poder da traição, e nós temos o poder da luta contra a injustiça”. E depois todos se despediram e cada um seguiu seu destino.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PODER DO OSAMA BIN LADEN

Por José Mendes Pereira

Hoje está completando 18 anos que os Estados Unidos descobriram o poder que tinha o terrorista Osama Bin Laden quando dentro de poucos segundos destruiu e matou aproximadamente 3.000 pessoas nas Torres Gêmeas de Nova York. Osama Bin Laden humilhou os Estados Unidos.


World Trade Center. Torres Gêmeas - Aqui as Torres Gêmeas aparecem quando ainda não tinha acontecido o desastroso ataque do famoso terrorista Osama Bin Laden.

Osama bin Laden ajudou a fundar a Al-Qaeda, o grupo militante islâmico notório pelos ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3.000 pessoas. Osama foi morto em um ataque da Seal, a tropa de elite da Marinha dos EUA, em 2011, enquanto estava escondido no Paquistão.

 Hamza bin Laden filho e sucessor do Osama Bin Laden

Autoridades dos EUA afirmam que Washington tem informações de que o filho e possível sucessor de Osama bin Laden foi morto, informou a rede estadunidense NBC. Até o momento, as autoridades forneceram poucos detalhes adicionais.

Nesta foto aparece um avião já pronto para furar uma das Torres. Um outro avião já tinha invadido uma Torre.
Veja em outro âmgulo o avião chagando para a destruição.
Aqui a gasolina dos aviões se espalaharam e o fogo subiu de vez.
Nesta foto, muito ermbora sem nitidez ver-se duas pessoa descendo para a morte.
Nesta parece ter sido uma montagem, porque eram apenas 4 aviões e um deles já tinha rasgado uma das Torres.
Aqui, o povo parou para ver a grande destruição causada
por um maluco chamado Osama Bin Laden.

Três autoridades dos EUA que pediram anonimato disseram à NBC que Hamza bin Laden - filho do líder terrorista e fundador da Al-Qaeda Osama bin Laden - foi morto. As circunstâncias de sua morte, ou se houve envolvimento americano, não estão claras). - https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2019073114318111-inteligencia-dos-eua-diz-que-hamza-bin-laden-filho-de-osama-esta-morto/
BABA VANGA: MÍSTICA QUE PREVIU ATAQUE A TORRES GÊMEAS FEZ PREVISÃO SURPREENDENTE PARA 2018
Por Unews Brasil


Baba Vanga


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA.


Por Francisco Pereira Lima

Uma amostra da extensa bibliografia sobre Juazeiro e Padre Cícero. Quem desejar adquirir: franpelima@bol.com.br e Whatsapp 83 9 9911 8286.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LEILA DINIS É DADÁ 1969 EM SÃO PAULO

Por Indaiá Santos


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VENHA ANDAR PELOS CAMINHOS DO CANGAÇO.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRO DE PESQUISADORES DO CANGAÇO


Por Wasterland Ferreira

Hoje, eu e os confrades Itamar Da Silva Baracho e Luiz Ruben F. A. Bonfim, tivemos um agradável e proveitoso encontro com o Mestre- Dr. Frederico Pernambucano de Mello, onde entre outras coisas conversamos sobre a fundação do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

O Dr. Frederico, tanto estará conosco no evento inaugural do GECAPE, a ser realizado no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, no próximo sábado, 21 de setembro de 2019, a partir das 13h:00, quanto proferirá importante e pertinente palestra sobre o ciclo histórico do Cangaço.

Convidamos a todos os interessados a estar conosco.

GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

Evento de abertura dos trabalhos a ser realizado no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

Rua João Lira, S/N, Santo Amaro, Recife, Pernambuco. Referência: ao lado do Parque 13 de Maio, área Central do Recife.

Um forte abraço a todos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTOS SANDRO LEE, TIRA DO EMBORNAL: PAULO AFONSO - HISTÓRIA E ROTEIROS DO CANGAÇO


O mais novo livro sobre o assunto já está saindo do forno e é autoria do pesquisador Sandro Leite Cavalcante. trata-se de Paulo Afonso - História e roteiros do Cangaço, que será lançado no próximo da 13 de setembro a partir das 19h na Casa da Cultura em Paulo Afonso - BA.

Diante de tantos outros trabalhos que foram feitos, eu tenho a honra de trazer nesse meu livro, fatos que até então não foram publicados em nenhum outro.

Como a dura busca, de meses em campo, para descobrir a verdadeira origem da cangaceira Neném de Luiz Pedro, e o sofrimento da família de Dadá, esposa de Corisco, na qual tenho a honra de narrar nesse trabalho, com fontes confiáveis.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com