Seguidores

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Lampião e ouras histórias - Tentativas de envenenamento

Por Doizinho Quental
Benjamim Abraão, Maria Bonita e Lampião

Existiram diversas tentativas para envenenar o líder do cangaço nordestino. Dentre as mais famosas destacamos estas abaixo:

 Tenente Higino José  Belarmino - http://lamíaoaceso.blogspot.com

Em 1925, o tenente Higino José Belarmino, mais conhecido como Gino, junto com os soldados Manuel Neto e Valdevino espalharam vidros de estricnina nos riachos, ao redor de Vila Bela, todavia nunca esta atitude teve êxito, tendo em vista a sagacidade de Lampião.

 Coronel Isaías Arruda

Em 5 de julho de 1927, na fazenda Ipueiras - Ce, um vaqueiro, a mando de Izaias Arruda, envenenou a comida, no entanto, quando os cangaceiros provaram da mesma sentiram-se mau. Lampião começou a desconfiar, quando neste mesmo momento a manga, em derredor, estava pegando fogo. Esta nova tentativa de liquidar Lampião, traiçoeiramente, não teve sucesso, pois o mesmo fugiu espetacularmente do cerco de fogo.

Coronel Petronilo - acervo João de Sousa Lima - http://lampaoaceso.blogspot.com

Em tentativas de envenenamento existiu uma que o povo da Bahia jamais esquecerá. Por volta de 1929, em uma das fazendas do Coronel Petronilo, uma senhora, proprietária de comércio varejista e de uma pequena pensão, com instruções do coronel, tentou envenenar o rei do cangaço. Tanto Lampião como os seus cabras eram os fregueses mais assíduos do comércio desta senhora.

O coronel Petro cresceu as vistas, uma vez que possuía, em seu poder, muito dinheiro que o Capitão Virgulino lhe havia confiado. Por outro lado, a dona do comércio, a quem Lampião dedicava muita atenção, também recebia ajuda deste, para empregar no pequeno estabelecimento.

Em princípio, a senhora recusou decididamente praticar o envenenamento, todavia, o coronel declarou à mesma que era ordem expressa do governador do estado. Com este engodo e em virtude da mesma, como o coronel, ter dinheiro do cangaceiro, resolveu praticar o crime, colocando o veneno na comida. Quando Lampião e seu bando chegaram para o almoço, a mulher estava toda sem graça. Não conseguia demonstrar aquela espontaneidade costumeira. O Capitão, desconfiado, tentou saber o motivo daquele estranho proceder. Não sendo informado pela mulher, meteu a sua colher de prata dentro da comida e a mesma rapidamente oxidou. Não conformado com tamanha traição, jogou pedaços de queijo para os cachorros da fazenda que, sem demora, caíram no chão se tremendo. Confirmada a tramoia, agarrou a dona do estabelecimento que, em prantos, pedia por tudo que era sagrado que não a matasse. Depois de muito apanhar, a mulher confessou que o coronel Petronilo foi  quem autorizou o envenenamento.

O rei do cangaço, quando se tratava de traição, era realmente cruel. Chamou todo povo da fazenda  para assistir o desfecho fúnebre desta perfídia. Mandou os cangaceiros destruírem os chiqueiros dos bichos, cercou a casa com muita lenha e tocou fogo. Quando a casa estava em chamas, apesar dos gritos estéreis  da mulher, empurrou a mesma  dentro daquela fornalha, onde morreu numa agonia de fazer dó.

Solenemente, após este monstruoso espetáculo,  disse: “- Sirva isso de exempro pra ninguém mais envenená cumida pra eu e meu pessoá!”

www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...‎

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FELIZA NATAL

Antonio Ferreira da Silva e família

Atenciosamente,
Neto

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Feliz Natal e Bom Ano Novo


Aos amigo(a)s de pesquisas culturais.
Com o cartão do amigo CEDRAZ, repassamos os votos de BOAS FESTAS e da Esperança de um 2014 promissor.
  Feliz Natal do XAXADO.


Kydelmir Dantas
MOSSORÓ - RN
Fone: (0xx - 84) - 3323 2307

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARTÃO DE NATAL DO CANTOR JOÃO MOSSORÓ


Desejamos um FELIZ NATAL  aos amigo(a)s MOSSOROENSES.

JOÃO MOSSORÓ e FAMÍLIA.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com