Seguidores

sábado, 13 de março de 2021

CURURIPE, LEITO DE MORTE DO CANGACEIRO CANÁRIO.

Por Rangel Alves da Costa

Mês de setembro. Mata fechada nos idos de 38. Catingueiras, umburanas, facheiros, mandacarus, bonomes, tufos de mato e pontas de espinhos por todo lugar. Refúgio de preás em meio a macambiras, moradia e caminho de cobras entre as locas de pedras. Ouvia-se o cantar da fogo-pagô e do sabiá, ouvia-se o rastejar de bichos furtivos nas entranhas da mata. Numa baixada onde a água se juntava depois das chuvaradas, eis o local ideal para descanso e repouso. Lajedos esbranquiçados formavam como uma mureta separando o leito e as entranhas da mata. Local ideal também para esconderijo e para defesa contra inimigos que acaso chegassem. E por isso mesmo que cangaceiros estavam por ali no dia 6 de setembro, e fugindo das caçadas e das entregas depois da Chacina de Angico, onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, haviam tombado recentemente. Coisa de pouco mais de um mês. Depois de Angico, os bandoleiros sobreviventes se bandearam pelas matas não só em fuga, mas procurando deixar a poeira baixar para atinar o que fazerem dali em diante. Uma opção era se entregar, mas alguns não pensavam assim. Talvez imaginassem que um novo líder pudesse aglutinar os debandados e dar prosseguimento ao cangaço, à já injustificável luta. Mas impossível. Lampião, o líder maior, não existia mais. Neste ínterim de dúvidas e aflições, cangaceiros haviam chegado até a Fazenda Cupira, nos arredores da povoação de Poço Redondo. 

Dentre estes estavam Canário (Bernardino Rocha) e Penedinho (Teodomiro). O primeiro, companheiro de Adília (que havia sido enviada para a ribeirinha Propriá), e o segundo um primo desta. O que se imaginava em relação de amizade - e até de parentesco, pois também conterrâneos de Poço Redondo -, logo se transformou em traição. Certamente premeditando facilitar sua entrega (vez que cangaceiro que matasse cangaceiro recebia melhor tratamento do comando policial), então Penedinho aproveitou que Canário estava de costas, defronte ao lajedo, e fez um disparo certeiro. O companheiro de Adília sequer esboçou reação. Caiu sem vida por cima das pedras brancas e ali permaneceu. Ato contínuo, o matador atravessou o sertões de Poço Redondo e seguiu até a baiana Serra Negra, após a divisa, para contar ao comandante Zé Rufino de seu feito. Interrogado, disse ainda sobre a possível existência de dinheiro e ouro escondidos por Canário nos arredores. E coisa muita! Ávido por relíquias do cangaço, famoso salteador de despojos cangaceiros, então o famoso comandante foi quase voando até o Cururipe. Não se sabe ao certo o que encontrou das riquezas do cangaço, mas se sabe que passou o facão no defunto e retornou levando a cabeça. O restante do corpo acabou sendo enterrado por terceiros debaixo de um umbuzeiro logo adiante. Na foto abaixo, o lajedo onde Canário tombou para a morte.

FOTO 01-- Rangel Alves Costa..

FOTO 02--Cortesia Dr. Sérgio Dantas/Blog doMendes

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POETA KYDELMIR DANTAS DE OLIVEIRA – SÍNTESE BIOGRÁFICA

Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira – nascido a 06/09/1958.  Professor, agrônomo, pesquisador, escritor e poeta, de Nova Floresta – PB, filho da professora Angelita Dantas de Oliveira e do agricultor Manoel Batista de Oliveira. É pai de Joaquim Adelino e João Daniel. Publicou: Artigos e crônicas ligados à Cultura nordestina, ao Cinema e ao Meio Ambiente, em jornais e revistas especializadas. E ainda, Livros. Ensaios. Cordéis. Assim se apresenta:

O meu nome é Kydelmir (*)

Ensino por tradição.

Agrônomo por natureza,

Pesquisador do sertão

Do cangaço nordestino,

De Lampião Virgolino,

Do nosso Rei do Baião.

Da professora ANGELITA

Herdei a nobre missão.

Do agricultor seu NÉ,

O amor por este chão.

Procurei passar pros filhos,

O valor, a fé e os brilhos

Das coisas do meu sertão.

ESTE CABRA SOU EU (2019), Nova Floresta – PB.

Perfil Literário em Cordéis: Cangaceiro Atrapaiado – 1995; As Vaquinhas do Doutor – 1997; ABC de Ving-Un Rosado; Cabôco Azarado -2001; A Festança da Vitória lá na Família Feliz – 2002; O Milagre do Tributo (parceria com Antônio Francisco); ABC de Zé Dantas – 2005; O Encontro de Bule-Bule com Xaxado no Grande Sertão – 2005; Como um Cabra da Peste apresenta sua Terra – 2005; Deífilo Gurgel, um Folclorista potiguar – 2006; ABC da Petrobras – 2007; Vamos cuidar com carinho do nosso Corpo e da Mente (A Saúde Emocional) – 2007; As Mulheres Cangaceiras humanizaram o Cangaço – 2008; A JICA é mais um elo do Brasil com o Japão – 2010; A Peleja do Raio da Silibrina com o Relampo da Palavra (parceria com Bráulio Tavares e Jessier Quirino) – 2010; Vigilante PETROBRAS, nosso escudo e confiança – 2011; O Professor dos Nordestinos e A morte do Gonzagão (parceria com Agostinho Ribeiro) – 2010; a Peleja Virtual do Beato do Cordel com Antôi Dedé (parceria com Marco di Aurélio) – 2011; O Valente e Lampião (folha solta) – 2012; Gonzagão e Patativa: dois centenários no Céu – 2013;  PETROBRAS 60 Anos – Gente que inspira a gente – 2013; De Domingo a Dominguinhos – 2014; ABC de Marcelino Vieira: De Panatis a Vitória – 2014; Maria Bonita: Uma Rainha para o Cangaço (parceria com Ivaldo Batista) – 2015; O Hotel Casa do Mar é seu Lar fora do Lar – 2015; As Mulheres Cangaceiras humanizaram o Cangaço – 2016 (2ª edição revista e ampliada) – 2016; Luiz Gonzaga e a Paraíba (2ª edição revista e ampliada) – 2016;  O Valente e Lampião – 2016; Mulheres Mossoroenses na (minha) História – 2017; Agradecimentos a Mossoró (folha solta) – 2017; A Chegada do Rei do Baião ao Inferno – 2017; Vandeco: o boy da roça, 2018; Se você chega em Arara, vá lá pro ‘Dona Maria’ – 2018; Sapataria Virgulinos em Currais Novos – 2018; Da EAN ao CCA: 82 Anos de História – 2018; Quirino e Célia Maria: Dupla Cariri Cangaço – 2018; Dom José Adelino Dantas: o Apóstolo do Seridó – 2019; Jackson: o Rei do Ritmo num ABC – 2019; 60 Anos de História de minha Nova Floresta – 2019; ACVPB e Gratidão – 2019; A Voz da Serra – Zé Ramalho (em parceria com o poeta Antônio Francisco) – 2019; Este ‘Cabra’ Sou Eu – 2019; A Peleja de Antôi Dedé com o Marimbondo Potiguar (em parceria com o poeta José de Paiva) – 2020; Meu Brasil de Canto a Canto, Tem Suor de Nordestino (em parceria com o poeta Antônio Francisco) – 2020; Saudades Agalopadas (em parceria com o poeta Jadson Lima) – 2020.

Sócio das seguintes entidades culturais:

 Instituto Cultural do Oeste Potiguar – ICOP;

 Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN;

 Poetas e Prosadores de Mossoró – POEMA;

 Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC;

 União Nacional de Estudos Históricos e Sociais – UNEHS – São Paulo – SP;

 Consultor do Espetáculo histórico-musical CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ (2009 a 2017);

Conselheiro do Evento CARIRI CANGAÇO;

Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel – ANLiC;

Academia de Cordelistas do Vale do Paraíba – ACVPB.

Ministra palestras sobre: O Cangaço; Meio Ambiente; Reciclagem de lixo e Recuperação em Áreas Degradadas; Luiz Gonzaga, o Rei do Baião; Literatura de Cordel… Em empresas, eventos, Escolas, estaduais e municipais, Universidades, etc.

Fonte: Poeta Kyldemir Dantas de Oliveira

 https://memoriasdapoesiapopular.com.br/2020/09/28/poeta-kydelmir-dantas-de-oliveira-sintese-biografica/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!

 Por Relembrando Mossoró

O Relembrando Mossoró vem noticiar a partida repentina da Professora Eliane Celina, que virou saudades agora no início da noite. Nossos sentimentos a todos familiares e amigos.

https://www.facebook.com/photo?fbid=122236893210695&set=gm.3653293518087385

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS BOM-DE-VERAS E O CANGACEIRO CRUZEIRO, RESSALTANDO Q EXISTIRAM OUTROS BOM-DE-VERAS.

 

facebook

http://blogdomendesemendes.blogspotcom

POESIA DO MATEUS...

 Por Mateus Pereira


Poeta o meu sofrimento

Amenizo quando eu canto

Já pedi forças a Deus

E pra tudo quanto é santo

Mais meus olhos continuam

Sempre afogados no pranto

https://www.facebook.com/photo/?fbid=780974332549186&set=a.111694809477145

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, MARIA DO CAPITÃO (MARIA BONITA) E CRISTINA DE PORTUGUÊS.

Jonathas Carvalho


https://www.facebook.com/photo?fbid=3776854292432984&set=gm.1599768696898735

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONHECENDO O PALACETE DO CORONEL ZÉ PEREIRA E A HISTÓRIA DE PRINCESA - PARAÍBA.

 Por Arquivo Nordeste
https://www.youtube.com/watch?v=tYcrLJOIGoM&ab_channel=ArquivoNordeste

O imponente palacete do coronel Zé Pereira e a história de Princesa (Paraíba). Recentemente estivemos na cidade paraibana de Princesa Isabel e adentramos no antigo palacete que pertenceu ao célebre coronel José Pereira Lima e através de um de seus bisnetos tivemos acesso a grande parte da história do coronel, do casarão e da história paraibana. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - CANAL HUMBERTO MESQUITA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=TAcJYsCtVS0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Canal Humberto Mesquita Link do Canal Humberto Mesquita: https://www.youtube.com/channel/UCxNU...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEDALHA , FORTALEZA , LIMOEIRO MORTOS EM MATA GRANDE ALAGOAS 1935 .

 Por Antonio Ferreira

https://www.facebook.com/photo?fbid=293183175561031&set=gm.1156011321536709

http://blogdomendesemendes.blogspot.com