Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2025

CHEGAMOS À BETÂNIA

Chegamos a Betânia ; na Fazenda Melancia; um dos cenários da refrega entre Lampião e o cel Zé Pereira, de Princesa; nas ribeiras do Riacho do Navio, no majestoso Pajeú pernambucano, já na construção de nossa agenda 2026; não paramos nunca ! Recepcionados pelo prefeito Erivaldo; pela vice Dalvinha e toda a equipe da gestão municipal num dia de muitas conversas e farta agenda de trabalho !!!!

Mas , só lembrando que logo logo estaremos juntos no grande Cariri Cangaço Oeste Potiguar , de 22 a 25 de maio de 2025
Programação no link da BIO
Cariri Cangaço Território de Grandes Encontros , sempre !!!








https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO JOÃO COXÓ

 Créditos: Guilherme Velame Wenzinger

Foto retirada do jornal Diário da Manhã(PE) - Edição de 04 de Agosto de 1935.

O cangaceiro "João Coxó", preso no ano de 1935 no local conhecido por "Brejão". Foi detido por membros da força volante de Garanhuns(PE), após um assalto cometido pelo bando de Lampião no povoado "Serrinha".

Segue nossa página, curte e compartilhe

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO ALECRIM

 Por Histórias do Brasil

Cangaceiro "Alecrim", vulgo de Pedro Vieira da Silva. Posto em "liberdade vigiada", em 1935, foi encaminhado para Itabuna, no sul do Estado da Bahia, junto com o cangaceiro "Bananeira", de nome Horácio Teixeira Júnior.

A sugestão é que foram aproveitados por suas habilidades de "percorrerem o mato".

@superfãs

Segue nossa página, curte e compartilhe

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

GRUPO DE LAMPIÃO DIVIDIDO EM 2.

 Acervo Guilherme Velame Wenzinger

No início de outubro de 1929, jornais nacionais noticiavam a divisão do bando de Lampião, com Corisco liderando uma nova formação. É interessante notar que se acreditava que essa divisão enfraqueceria o grupo, mas, como se viu depois, ela apenas o fortaleceu.

Jornal do Recife(PE).

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS BANDIDOS DO INTERIOR, TIROTEIO, MORTE E FERIMENTOS. O QUE NOS DISSE O SARGENTO FRANCISCO MACEDO, COMANDANTE DA FORÇA VOLANTE QUE LUTOU 2 HORAS, COM O GRUPO DE ANTÃO GODÊ — APPREHENSÃO DE ARMAS.

 Por Guilherme Velame Wenzinger

Jornal Pequeno(PE) - 13 de outubro de 1913.

Relativamente ao tiroteio havido entre praças de polícia, em Jatobá do Brejo, com o grupo do scelerado Antão Godê, facto de que nos occupámos, temos a fornecer aos leitores notas mais detalhadas, dadas ao repórter desta folha pelo sargento Francisco Nicoláo de Macedo, do 3.º batalhão, que commandava, por determinação do dr. Francisco Porpínio, chefe de polícia, uma força volante, no interior do Estado, para prender cangaceiros.
O alludido inferior da Força Publica do Estado, que chegou ao Recife ante-hontem, às 7 horas da noite, pelo comboio da Great Western, secção Central, conduzindo um dos cangaceiros, de nome Gonçalo Gomes, mais conhecido por Quinta-feira, apresentou-se ao chefe de polícia, que o mandou ouvir em auto de perguntas.
Eis o que soubemos, por intermédio do sargento Francisco Macedo. Às 2 horas da tarde do dia 3 do corrente, quando passava em Jatobá, acompanhado de 5 praças embaladas, teve um encontro com o grupo do celebre Antão Godê, que os recebeu à bala.
Todos os cangaceiros estavam municiados, sendo que, Quinta-feira, trazia mais de 800 cartuchos. Para ver se conseguia prende-los, enfrentou o grupo com a força, havendo um forte tiroteio, que durou, pelo menos, duas horas, terminando com a morte do irmão do chefe do grupo Antão Godê, de nome Manoel Godê, e ferimentos em Gonçalo Gomes, o Quinta-feira, e outro alcunhado Canna-brava. Terminado o fogo, foi preso Gonçalo Gomes, ou Quinta-feira, fugindo 3. Foram apprehendidas várias armas, cartuchos, etc.
  • Na foto, o cangaceiro Antão Godê.
  • https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste
  • http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS ÚLTIMOS PASSOS DO CANGAÇO: A RETIRADA DOS REMANESCENTES DE LAMPIÃO (1938–1940).

Por Guilherme Velame

3 de agosto de 1938: Corisco comete um dos crimes mais brutais do cangaço ao assassinar e degolar seis membros de uma mesma família em represália pela morte de Lampião.
5 de setembro de 1938: Barreira assassina o companheiro Atividade em busca de anistia.
6 de setembro de 1938: Penedinho mata o companheiro Canário em troca de anistia.
6 de outubro de 1938: Entregam-se os cangaceiros Juriti e Borboleta.
13 de outubro de 1938: Morrem os cangaceiros Bom de Veras, Amoroso e Cruzeiro, na atual Carira(SE), quando, junto com Balão, iriam se entregar. Este último consegue fugir.
15 de outubro de 1938: Zé Sereno assassina friamente o cabo José Paes da Costa, que estava ajudando o cangaceiro a fugir de um cerco em Pinhão(SE).
19 de outubro de 1938: Zé Sereno se entrega junto a vários cangaceiros em Jeremoabo(BA).
Novembro de 1938: Pancada se entrega junto a seis companheiros(as).
7 de dezembro de 1938: Entregam-se Moita Brava, Boa Vista, Laura e Sebastiana.
14 de dezembro de 1938: Jornais noticiam que Velocidade foi emboscado e preso. Quem participou da captura foi seu ex-companheiro Pancada e o tenente Joaquim Grande.
21 de dezembro de 1938: Jornais noticiam que Português se entregou junto com Quitéria.
25 de dezembro de 1938: Jornais noticiam as prisões de Pedra Roxa e Barra de Aço, que se entregaram.
13 de fevereiro de 1939: Português é morto na cadeia de Santana do Ipanema(AL) por Pedro de Aquino, cujo pai foi assassinado pelo assecla em 1936.
5 de maio de 1939: O bando de Ângelo Roque é atacado pela volante de Odilon Flor na região de Bebedouro(BA). No combate, morrem os cangaceiros Sofreu, Pé-de-Peba e Mariquinha (mulher de Labareda).
4 de junho de 1939: Ângelo Roque, a pedido de um coiteiro, tenta matar um homem. Não o encontrando, mata sua esposa a pauladas na frente dos quatro filhos.
Meados de 1939: Moreno, na região de Brejo Santo(CE), no sítio Umbuzeiro, captura um casal acusado de delação, corta a língua da mulher e castra o homem. Perseguido, foge para Alagoas.
8 de agosto de 1939: O bando de Corisco é atacado por três volantes na Fazenda Lagoa da Serra, no último combate do célebre bandido. Presentes: Corisco, Dadá, Roxinho, Guerreiro, Gitirana, Patativa, Caixa de Fósforo, Rio Branco e outros. Corisco fica com a mão direita paralisada e o braço esquerdo atrofiado. Morrem os cangaceiros Guerreiro e Roxinho (de apenas 13 anos, segundo alguns pesquisadores).
9 de outubro de 1939: Jornais noticiam a morte do cangaceiro Pajeú, do bando de Ângelo Roque, pelas volantes sergipanas.
21 de outubro de 1939: Jornais noticiam a prisão em Mata Grande(AL) do cangaceiro “Volta Seca” (não o famoso), do bando de Moreno. Ele delata que Moreno anda com Tempestade e duas mulheres.
29 de novembro de 1939: Corisco manda Caixa de Fósforo assassinar Sinhozinho Neu Militão em Sergipe. Ordena que a cabeça da vítima seja enviada ao cabo Nicolau em Monte Alegre.
Dezembro de 1939: Entrega-se à polícia e delata o chefe Corisco, José Porfírio dos Santos, o Velocidade II. Ele relata ter entrado no bando no fim do cangaço, vindo da região de Bebedouro(BA), e participado de apenas três combates.
Fins de 1939: O bando de Ângelo Roque trava confronto com a volante dos cabos Leopoldo e Nicolau.
Fins de 1939: Tempestade é expulso do bando de Moreno. Foge, constitui família e morre na década de 1980 em Santana do Ipanema(AL).
2 de fevereiro de 1940: No dia de Nossa Senhora da Saúde, o cangaceiro Moreno abandona o cangaço com sua amásia Durvinha e parte para Minas Gerais, onde vive no anonimato por mais de 60 anos.
30 de março de 1940: Entrega-se todo o bando de Ângelo Roque, o último ainda em plena atividade.
25 de maio de 1940: Morre Corisco.
11 de junho de 1940: É noticiada a prisão do cangaceiro Mexirico, remanescente do bando de Lampião.
7 de agosto de 1940: É preso o cangaceiro Gitirana, remanescente do bando de Corisco.

Fontes: Tok de História, Blog do Farias Junior, Cangaço na Bahia, Lampião Aceso, Lampião - A Raposa das Caatingas (José Bezerra Lima Irmão), Diário de Pernambuco(PE), Jornal Pequeno(PE), O Jornal(RJ), A Noite(RJ), Diário da Manhã(PE), Jornal do Recife(PE), Jornal A Tarde(BA), Blog do Mendes, Cangaceiros de A a Z – Bismarck Martins de Oliveira.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com