Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2021

LUTO: PERDEMOS O APRESENTADOR AUGUSTO BORGES...

Por José Cícero da Silva

Morreu hoje em Fortaleza o decano radialista e conhecido apresentador de TV dos anos 70 e 80 o cearense AUGUSTO BORGES.

Nos bons tempos em que as grandes emissoras de TV do nosso país abriam espaços na sua grade de programação para os formatos e pautas regionais, Augusto Borges protagonizou ao lado dos tb saudosos Irapuan Lima e depois o apresentador de programas de auditórios Wil Nogueira aquilo que atualmente nos faz muita falta. A difusão dos talentos genuinamente cearenses para o Brasil. Assim como apoiando a cultura regional na midiabtelevisiva daquele tempo. Nunca me esqueço do romatismo poético da sua narrativa editorial, tampouco da sua voz. Ainda daquela música de fundo a la Ayla Maria, sobtetudo no programa denominado de Show do Mercantil. Siga em paz grande mestre! O céu há de está em festa e em pleno estado de graca.

Jc

https://www.facebook.com/franciscopereira.lima.904

CHEGOU! CHEGOU!

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.559



O governador prometeu e agiu com rapidez. Tanto é que para muitos foi uma surpresa e tanta, uma vez que já estávamos, semana passada, sendo informados de que a sinalização da via asfáltica Carneiros – Santana do Ipanema, estava sendo providenciada. Os sites noticiosos calaram o andamento da obra e, de repente a surpreendente notícia: o homem já havia concluído o trabalho, enquanto muitos jornais cochilavam. O município de Carneiros, satélite de Santana do Ipanema e desta desmembrado, há muito aguardava o asfalto para sua antiga sede, pelo menos até a AL-120, bem perto de Santana. A falta do asfalto dificultava a integração entre ambos os municípios, até que o que parecia impossível aconteceu. Agora totalmente integrados Santana e Carneiros, ligados sem rodeio, diretamente, irão ganhar um intercâmbio nunca visto antes, sendo muito mais comércio para Santana e um sem número de prestação de serviços para Carneiros.

A rodovia dessa integração, beneficia inúmeros sítios rurais como Olho d’Água da Cruz, Divisão e Alto d’Ema. O primeiro em Carneiros, o segundo na divisa entre os municípios – daí o nome Divisão, terra do saudoso e famoso repentista, Zezinho da Divisão – e o Alto d’Ema, já em território santanense, é área de terras das nossas origens, dos Chagas. O asfalto cobre a rodagem antiga entre os dois municípios e, vindo de Carneiros, sai na AL-120, ao lado do conhecido “Fazendas Bar”, bem perto do acesso a Olivença. Uma grandiosa vitória sertaneja, sem nenhuma sombra de dúvidas. E, melhor ainda, Carneiros também será ligado por asfalto a Senador Rui Palmeira pelo mesmo roteiro. Santana, então ganhará outro município para seus inúmeros relacionamentos, uma vez que para ali chegar tem que ser através de grande arrodeio ou por estrada de terra. Alcançando ambos os municípios como se diz por aqui: por dentro, será novo porvir. Portanto, para ir a Carneiros e Senador, será apenas um pulo e pela mesma estrada.

Os produtos do campo chegarão rapidamente às cidades, aos povoados, mercados, feiras e mercadinhos como o leite, o queijo, os cereais e as hortaliças. Hospitais, escolas, bancos, todos receberão pessoas com mais rapidez, assim como o comércio e serviços em geral. E finalmente, lá onde o novo asfalto desemboca na AL-120, provavelmente triplicará os encontros domingueiros nos bares e restaurantes rurais, típicos e convidativos do Alto d’Ema, Barriguda, São Bartolomeu e Moita dos Nobres.

Haja cerveja gelada e galinha de capoeira, comadre!...

CARNEIROS (FOTO: carneiros.al.leg.br).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/06/chegouchegou-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CERTIDÃO DE ÓBITO DO CANGACEIRO ANTONIO SILVINO

 



Certidão de óbito do cangaceiro Antônio Silvino, cedida gentilmente por familiares. 
Colaboração: Sulamita De Souza Buriti!


O cangaceiro Antonio Silvino foi facínora antes de Virgolino Ferreira da Silva, o afamado cangaceiro rei Lampião. 


Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO CHICO PEREIRA: UM DOS HOMENS MAIS VALENTES DO SERTÃO PARAIBANO

 Por Nordeste Fantástico - História

https://www.youtube.com/watch?v=LAAUrnTDCqU&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico-Hist%C3%B3ria

#CangaceiroChicoPereira #História #Cangaço #Paraíba Francisco Pereira Dantas mais conhecido por Chico Pereira, era Filho de um afamado personagem de Nazarezinho localidade paraibana, na época era distrito do município de Sousa, 

Chico Pereira entrou no mundo cangaceiro devido a justiça paraibana por em liberdade Zé Dias, o assassino de seu pai, João Pereira, Coronel da guarda nacional. - Cangaceiro paraibano Chico Pereira.

História do cangaço na Paraíba - Material educativo - Material histórico.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOT DE DEFENSORES.

 Por Orildes Holanda

Muita gente pensa que essa foto e do Bando de Lampião mais não e, foi em 1927 formaram esse grupo de defensores. Pra esperar Lampião, mas não foi preciso , foto tirada na Praça Jose Osterne , só cidadãos. Da época.

CUSTODIO SARAIVA

GALDINO PITOMBEIRA

ARSENIO. FERREIRA MAIA

MANFREDO DE OLIVEIRA LIMA

FRANCISCO ESTACIO DE SOUSA

FRANCISCO CELESTINO DA COSTA

FRANCISCO LAGE

ABELARDO GUIMARAES

ZE BRAUNA

MANUEL SARAIVA

AGNOR NUNES GURGEL

RAIMUNDO MAIA ( MUNDICO)

JOSE OSTERNE JUNIOR. ( JUCA)

RAIMUNDO DA SILVA ARAUJO ( R. LULU)

AGRIPIO LAGE

POMPILIO MAIA GONDIM

ANTONIO LAGE MAIA.

https://www.facebook.com/groups/334870950556962/user/100000936346099/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

SEU CHIQUINHO ''EXÉRCITO DE UM SÓ HOMEM'' RODRIGUES E ESPOSA. BOTOU OS CANGACEIROS DE CORISCO PRA CORRER DE PIRANHAS-AL.

Por Pescador Do Sertão Victor Cedro

https://www.facebook.com/groups/334870950556962

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO E EU - MANOEL SEVERO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=S2Ubo4gaezk&t=265s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço e eu - Manoel Severo Manoel Severo fala um pouco de sua vida no mundo do cangaço. Link do vídeo: https://youtu.be/S2Ubo4gaezk

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CARTA DE DADÁ A JOÃO, HOMEM ESTE QUE CUIDOU E CRIOU UMA DE SUAS FILHAS.

 Acervo do Gabriel Cardozo

Bahia, 9 de Julho de 1947 (Escrita da Carta) 

Compadre João Como vão, todos bem, e minha filha como vai? 

O fim desta é para saber porquê não respondeu a minha carta. O senhor sabe que eu como mãe, tenho o direito de procurar os meus filhos, e tenho ordem do Juiz dos melhores, de procurar saber como vão me conhecer. Mandei pedir a minha filha, para sair uns dias comigo, e o senhor (não dá para ler) Quanto mais para mandar a menina. O senhor bem sabe que não tinha meios para ficar com ela, mas agora que tudo. espero que o senhor, mande para passar uns dias comigo. Assim como eu tive confiança no senhor, em enviar minha filha, espero que tenha boa vontade, para mandar ela. Caso o senhor não mande, irei aí pegar, com todos os meus prejuízos, e trarei a menina. Quero saber se o "grigo" entregou o anel de brilhante, que mandei para a minha filha em 1940. Mande-me meu retrato de Corisco, para mim, pois não tenho nenhum. Lembranças para toda Gente, aceite um abraço de sua... Comadre Dadá 

A letra da carta é de Alcides, esposo de Dadá "pós Cangaço". Reconhecimento das letras: Gabriel Cardozo

https://www.facebook.com/profile.php?id=100022583415868

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO EUSÉBIO TEIXEIRA ROCHA ". Dr. EUSÉBIO.

Por Luís Bento

Hoje, 90 dias, da lamentável partida deste notável Jatiense, portador de um grande lendário histórico, nascido em 16 de dezembro de 1963. Filho de Arlindo Rocha Neto e de Maria Ivone Teixeira Rocha." EUSÉBIO ", não foi um artista, mais foi brilhante no palco de sua vida profissional.

 Foto Escritor - Dr Eusébio Rocha.16/12/1963/- 24/03/2021

Como Médico " Traumatologista ", se destacou na especialidade que escolheu, além de exercer cargo de direção em Hospital da Capital e Secretário de saúde em município do interior Cearense.

Com mestria, escreveu e publicou seu primeiro trabalho, " SAGA DE ANTÔNIO DA PIÇARRA - DE PADRE CÍCERO A LAMPIÃO ". Em que se envolveram personalidades do Cariri, entre os quais, destacou com justiça seu inesquecível avô, " Antônio da Piçarra ".

No desenrolar do seu trabalho literário, citou nomes de figuras importantes como: Virgulino Ferreira " Lampião ", Sabino Gomes, Luís Carlos Preste, Floro Bartolomeu, Padre Cícero, os Tenentes: Manoel Neto e Arlindo Rocha, seu bisavô.

Na área Cultural Musical, se destacou como compositor, com lindas melodias, as vezes dava até uma palinha como cantor. Apesar de ser um nordestino sertanejo que o sangue corria na véi.

" EUSÉBIO, não foi manchete, mas sempre deu boas notícias. Assim sua família, prisma pela sua lembrança por ter sido um verdadeiro pai, médico e amigo de todos".

JATI 24/06/21

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=857151688222122&notif_id=1624459325304083&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - COMBATE COM GATO E PRISÃO DE INACINHA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=txYo1pI56NQ&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse vídeo Sargento Elias fala sobre o combate com o temido cangaceiro Gato, a prisão de Inacinha e seu transporte pela força do tenente Bezerra. Chiquinho Rodrigues complementa a história narrando a invasão do bando de Gato e Corisco a Piranhas na tentativa de resgatar Inacinha. Agradeço ao amigo Jairo Luiz Oliveira por esse vídeo com Elias https://youtu.be/txYo1pI56NQ

https://www.facebook.com/photo?fbid=10226439863969536&set=gm.1960416190789154

http://blogdomendesemendes.blogspot.com