Seguidores

quarta-feira, 11 de maio de 2022

O TIRO QUE MATOU LAMPIÃO - PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=3Fn5wbmaD6I&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Primeira parte do bate-papo com o pesquisador Israel Segundo sobre a eterna polêmica de quem matou Lampião. Link desse vídeo: https://youtu.be/3Fn5wbmaD6I

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO AMAURY CORREIA DE ARAÚJO - CANGAÇO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=7T2EsvmrU3o&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

APAGANDO O LAMPIÃO. VIDA E MORTE DO REI DO CANGAÇO – FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO


Dê um pulinho até Cajazeiras na Paraíba e veja se o professor Pereira ainda tem este livro.

Aqui o seu endereço eletrônico e o WhatsApp:

franpelima@bol.com.br

WhatsApp 83 9 9911 8286.

É uma grande obra escrita por quem entende de Cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 

FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO - GLOBO NEWS_ESTRELAS DE COURO

Por EscriturasEditora 

https://www.youtube.com/watch?v=3P0ia9NILAA&ab_channel=EscriturasEditora

Entrevista do historiador Frederico Pernambucano de Mello, autor do livro "Estrelas de couro: a estética do cangaço" (Escrituras Editora), para o jornalista Francisco José, Globo News (TV Globo), Brasil, 07/11/2010

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELO E SUAS CONSIDERAÇÕES

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=s0SqIewg0kY

Cangaço - Frederico Pernambucano de Melo e suas considerações.

 Frederico Pernambucano de Melo fala sobre o prêmio pela morte de Lampião. 

Link desse vídeo: https://youtu.be/s0SqIewg0kY

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

EXTRA, EXTRA

 Clerisvaldo B. Chagas, 11 de maio de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.700

ENCONTRO CASUAL COM VALTINHO NA CÂMARA DE VEREADORES, EM TRAJE DE GUARDIÃO DO RIO IPANEMA. (FOTO: ARQUIVO DE B. CHAGAS).

Não é fácil chegar a 2.700 crônicas. É preciso muito amor e dedicação aos escritos. Lembro-me de uma oportunidade quando me achava no Colégio Divino Mestre e o professor Valter Filho me fez um convite para escrever crônicas no seu site. Como estava precisando fazer alguma coisa entre uma publicação e outra de livros, aceitei na hora. A minha primeira crônica na Internet estava muito motivada e crítica sobre compra de votos. Antes, porém da Internet eu tinha publicações de crônicas na “Rádio Correio do Sertão”, na voz do saudoso Edilson Costa sempre às 12 horas, com o nome de “A Crônica do Meio-Dia”. Com seu vozeirão e modo de lê, o homem dava vida ao que estava escrito. Uma crônica diária anos a fio, é mais do que “matar um leão por dia”.

Passei a reforçar o site “SantanaOxente” que funcionava na época como opção do noticiário sertanejo e hoje é destaque no mundo da informação. Daí em diante os nossos trabalhos foram sendo divulgados em outros sites e os artigos chegaram em muitos países onde são apreciados diariamente. Entretanto, a fidelidade SantanaOxente continua e o lugar dos Blogs abriga também o nosso. Mesmo assim achamos que deveria haver maior visibilidade ou chamada especial, porém, quem procura acha. Santana do Ipanema está bem servida de órgãos noticiosos cada um com seu formato e estilo. Uma contribuição importantíssima que teve início com a Rádio Correio do Sertão, relíquia para o mundo sertanejo e que foi ampliada para outras rádios, sites e blogs.

Continuo grato ao Valter Filho, também conhecido como Valtinho.  Já tentei visitá-lo ultimamente, mas nunca deu certo. Torço, porém, que o seu site – feito e mantido com muita garra – esteja a cada dia melhor no conteúdo, no formato e no alcance de tantas mensagens importantes, cujo Sertão precisa divulgá-las. Por outro lado, desejo-lhe muita saúde, inspiração e  sucesso contínuo.

Crônicas no geral registra o cotidiano. Inclusive as coisas simples e mais simples que acontecem diante das multidões e só o cronista ver. E por mais desinteresse que ela cause no momento, não deixa de ser registro importante para o futuro quando novos pesquisadores e historiadores sobre elas se debruçarão. Sem vaidade, acho que eu e o Valtinho merecemos um champanhe.

ENCONTRO CASUAL COM VALTINHO NA CÂMARA DE VEREADORES, EM TRAJE DE GUARDIÃO DO RIO IPANEMA. (FOTO: ARQUIVO DE B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/extra-extra-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARARACA BEBIA CACHAÇA NA BOCA DA COBRA VIVA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=w-kv6ESpX_Q&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Estamos quase chegando ao fim da série COMO SE FORJA UM CANGACEIRO que está sendo apresentada aqui no canal Cangaçologia e no decorrer tenho apresentado em capítulos narrados toda a matéria que foi produzida pelo jornalista e ator Berliet Júnior para o jornal Diário da Noite entre os meses de dezembro de 1949 e janeiro de 1950 no supracitado jornal.

Nesse penúltimo vídeo da série Volta Seca conta o desfecho envolvendo o peão Zé Favela que assassinou o irmão do célebre cangaceiro Sabino Gomes o Sabino das Abóboras e fala sobre o não menos famoso e temido cangaceiro Jararaca (José Leite de Santana).

Simplesmente imperdível. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço!
Atenciosamente:

Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA...

 

Fonte - Blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros. - https://tokdehistoria.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com