Seguidores

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

“ONDE ESTÃO TODOS ELES?” – A PERGUNTA ATEMPORAL DE FERMI SOBRE A VIDA EXTRATERRESTRE AINDA NÃO TEM RESPOSTA.

 

Pelo menos uma em cada quatro estrelas no céu é orbitada por um planeta semelhante à Terra. Ainda não se sabe se existe vida em algum lugar lá em cima. (Imagem simbólica) © IMAGO/Valentin Weinhäupl

Há 75 anos, o ganhador do Prêmio Nobel de Física Enrico Fermi fez uma pergunta simples que os pesquisadores ainda não conseguem responder hoje: “Onde estão todos eles?”

Autora – Tanja Banner

O chamado “Paradoxo de Fermi” celebra seu 75º aniversário este ano. Em 1950, durante um almoço com colegas no centro de pesquisa de Los Alamos, o físico vencedor do Prêmio Nobel Enrico Fermi levantou uma questão aparentemente simples que a ciência ainda não conseguiu responder de forma conclusiva: “Onde estão todos eles?”.

Fermi se referia às civilizações extraterrestres, que, dado o enorme tamanho do universo, estatisticamente deveriam existir. Mas por que ainda não fizemos contato com elas?

Em 1950, o ganhador do Prêmio Nobel de Física, Enrico Fermi, levantou uma questão importante: “Onde estão todos eles?”. Ele se referia aos extraterrestres que, estatisticamente falando, deveriam existir no universo. Até hoje, não há resposta. (Imagem de arquivo) © imago/United Archives International

A Ciência Busca Sinais de Vida no Universo

A astronomia fez enormes progressos nas últimas décadas. David Charbonneau, do Centro de Astrofísica da Universidade Harvard & Smithsonian, destaca esse salto no conhecimento em um comunicado à imprensa: Embora na época de Fermi não se conhecesse um único planeta fora do nosso sistema solar, a situação mudou fundamentalmente. “Agora sabemos que pelo menos uma em cada quatro estrelas tem um planeta do mesmo tamanho que a Terra, é rochoso e tem a mesma temperatura que a Terra — em outras palavras, um planeta na zona habitável. Essas são conclusões muito confiáveis”, afirma o pesquisador.

Os dados observacionais mais recentes do Telescópio Espacial James Webb também mostraram que muitos desses planetas potencialmente habitáveis ​​podem conter recursos hídricos — outro pré-requisito importante para a vida como a conhecemos. O próximo marco na busca por vida extraterrestre seria a detecção de bioassinaturas — compostos químicos em atmosferas planetárias que indicam processos biológicos. Particularmente promissoras são as combinações de gases que não poderiam existir de forma estável sem atividade biológica.

O telescópio espacial James Webb na pesquisa do espaço profundo. — Foto: Nasa.

Busca por Exoplanetas Habitáveis ​​– Existe Vida Lá?

No entanto, a geração atual de telescópios está atingindo seus limites. Mesmo o Telescópio Espacial James Webb, de última geração, só consegue realizar análises espectroscópicas limitadas de atmosferas de exoplanetas. Pesquisadores já estão trabalhando em conceitos para instrumentos ainda mais potentes, que poderão ser implantados na década de 2030.

No entanto, uma questão fundamental permanece sem resposta: com que frequência a vida surge em condições favoráveis ? Charbonneau formula o dilema da seguinte forma: pode ser que a vida surja em qualquer planeta habitável com água, oxigênio, nitrogênio e fósforo após cerca de um bilhão de anos — ou essas condições podem levar ao nada. Ele enfatiza a importância estatística dos estudos iniciais de planetas em zonas habitáveis: “Se você observar o primeiro e não encontrar vida, já aprendeu do ponto de vista estatístico, que não há garantia de que a vida se formará.”

O astrofísico Avi Loeb – Foto – https://www.scientificamerican.com/

“Não Devemos Varrer as Anomalias Para Debaixo do Tapete”

Avi Loeb, professor da Universidade Harvard e fundador do Projeto Galileo, defende uma abordagem mais ampla para a busca por civilizações extraterrestres. Sua equipe está investigando tanto fenômenos aéreos não identificados na Terra quanto objetos que poderiam ter origem em outros sistemas solares.

Loeb causou comoção na comunidade científica em 2018 ao levantar a hipótese de que Oumuamua — o primeiro objeto interestelar conhecido em nosso sistema solar — poderia ser uma vela de luz alienígena ou destroços de uma nave espacial alienígena. Apesar das críticas consideráveis ​​a essa teoria, Loeb agora enfatiza: “Não devemos varrer anomalias para debaixo do tapete, mas sim coletar dados para obter certeza.”

O radiotelescópio de 26 metros no Observatório de Mount Pleasant, Tasmânia, Austrália – Foto – wikimedia.org

Será que estamos sozinhos no universo ou somos apenas mais comunicativos que os alienígenas?

Para Charbonneau, as chances de encontrar um “parceiro cósmico” no espaço são bastante reduzidas. Mesmo que nossa estrela vizinha mais próxima, Proxima Centauri, abrigasse vida inteligente com tecnologia de rádio, uma única mensagem de ida e volta levaria quase uma década.

Ele também oferece uma perspectiva interessante: “Se você observar a Terra, verá que existem muitos organismos que não demonstram interesse em tecnologia ou comunicação. Nós, humanos, adoramos nos comunicar e nos conectar — mas talvez isso não seja uma propriedade universal da vida, mas sim algo exclusivamente humano.”

Esse raciocínio poderia explicar por que, apesar de inúmeros mundos potencialmente habitáveis, a humanidade ainda não recebeu nenhum sinal de civilizações extraterrestres. Talvez sejamos a espécie mais comunicativa em nossa vizinhança cósmica — ou a única que existe.

https://tokdehistoria.com.br/2025/07/09/onde-estao-todos-eles-a-pergunta-atemporal-de-fermi-sobre-a-vida-extraterrestre-ainda-nao-tem-resposta/

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES.

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão. Você pode não conduzir arma, mas o outro, poderá ter uma maldita matadora, e ele poderá não perdoa a sua ignorância.

Depois que um problema entre duas pessoa é criado, será difícil  de de ser apaziguado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“VAMOS COMBATER FAKE NEWS COM A VERDADE”: ANTONINO CARDOZO REBATE FALSAS ACUSAÇÕES.

 Por CCOM ComBunicação

É Alagoas dando exemplo nacional! Durante cerimônia de lançamento do B15 e do E30, a COOPAIBA

Caso ocorreu em Sergipe durante assembleia da Coopaíba Agroindustrial; dirigente afirma que já encaminhou vídeo sem cortes para OAB

“Nossa Coopaíba continua viva e Antonino continua presidente até 2029”. A frase é de Antonino Cardozo, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (31). O registro foi uma resposta às acusações de misoginia que o dirigente da Coopaíba Agricultura Familiar sofreu por parte da advogada Isabele Calumby durante assembleia da cooperativa Coopaíba Agroindustrial, ocorrida em Aracaju, Sergipe. O caso também foi repercutido nas redes sociais.

“Tenho sido vítima de falsidade e traição. Historicamente, todos que estiveram ao meu lado foram beneficiados com esse projeto e, acima de tudo, melhoraram as suas condições de vida. Mas, ontem, eu recebi o troco que foi uma traição desmedida daqueles que historicamente caminharam comigo”, afirmou Antonino.

O presidente reeleito da Coopaíba Agricultura Familiar, Antonino Cardozo, conta que acionou seu time jurídico e enviou o vídeo das acusações na íntegra para a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB – Alagoas), sem cortes, como vem sendo repercutido.
 “Não tenho preocupação com isso, porque a história mostra o lugar dessas pessoas. Queria aqui também reafirmar o meu compromisso com as mulheres. A doutora Isabelle Calumby me fez uma acusação ontem que ela vai ter que provar. E fake news é crime. Mentira é crime. Já encaminhei um vídeo completo para a OAB e já acionei o meu jurídico para que ela possa responder, diante do tribunal, as inverdades que inventaram ontem”, declarou.

Por fim, Antonino reafirma o seu compromisso com as mulheres cooperadas. “Meu compromisso é com as mulheres e por isso que tenho orgulho do trabalho que fiz nessa cidade. Tem a Sabor Artesanal, a Super Bonita, a Alecons, o Sindicato Rural, o Banco Comunitário da Gente, a nossa Coopaíba Diesel e a nossa querida e amada Coopaíba Agricultura Familiar. Todas essas, da porta de entrada, da porta de saída, você vai encontrar uma mulher para lhe dar um abraço, porque Antônio trabalha, acima de tudo, para gerar oportunidades”, destacou.

A diretoria da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), da qual Antonino Cardozo também é presidente, declara que “estranha que a OAB tenha sido provocada por tais acusações, inclusive porque existem questões políticas e partidárias que envolvem os personagens todos em uma disputa eleitoral recente em Piaçabuçu. Algumas dessas acusações podem ser uma reação a candidatura de Antonino Cardozo à prefeito de Piaçabuçu. Além disso, existe a suspeita de envolvimento de figuras políticas da cidade tentando interferir no destino da cooperativa Coopaíba Agricultura Familiar, fundada por Antonino que, como criador e sócio, se sentiu traído e foi atrás de seus direitos , que foram visivelmente restringidos durante a assembleia”.

O trabalho de Antonino para a Coopaíba Agricultura Familiar se estende a todo o estado de Alagoas através da Unicafes-AL, como mostra estudo realizado pelo Sistema Unicafes – Nacional em parceria com o TRIAS – Brasil. A pesquisa, realizada em 2025 – ano da gestão de Antonino – mostra que 100% das cooperativas associadas à Unicafes-AL, incluindo a Coopaíba, adotam projetos de inclusão para mulheres.
Antonino está questionando judicialmente as decisões tomadas acerca do caso e “espera que a justiça seja feita”.

O dirigente pede, ainda, que mulheres que se sentiram impactadas por todo o trabalho feito ao longo de sua gestão compartilhem suas experiências. “Se você se sente assim, impactada com o trabalho que a gente vem fazendo, me manda um vídeo seu, me colocando, inclusive, o meu papel na sua vida, para que a gente possa divulgar cada vez mais a verdade. Vamos combater fake news com a verdade”, declarou.

Atenciosamente,

CCOM ComBunicação

Assessoria de Imprensa
82 3326.3839 | 82 8802.0271
bccom1@uol.com.br

 http://blogdomendesemendes.blogspotr.com

GRANDE CABO CATôTA!!!

  Por José Mendes Pereira

Só como ilustração - www.letrascomcafeina.com.br

O ofício de tanger gente para uma delegacia policial na finalidade que o sujeito responda pelos seus erros praticados, não é dos melhores, e para ocupar esta função, tem que jurar diante da corporação policial, afirmando que prenderá homens e mulheres, mesmo que façam parte da sua generosa família, como pai, mãe, irmãos, tios... É um ofício perigoso, pois a qualquer momento, o policial poderá deixar de ser perseguidor para ser perseguido.

O cabo Catôta era um policial de Mossoró, e que não gostava de ser perseguidor de ninguém, muito menos perseguido. Fazia tudo para não se envolver com nada que o colocasse contra a alguém, pois o melhor mesmo para ele era uma vida tranquila, tendo um bom relacionamento com as pessoas, andando pelos bairros de Mossoró despreocupado, sorrindo entre amigos, vez por outra, ingerir uma bela pinguinha, não por vício, mas por divertimento. Mas como era policial e respeitado na corporação, sempre ele era incumbido pelo delegado que comandava a polícia militar de Mossoró, para resolver alguns probleminhas. Mas ele estava sempre disposto às solicitações do dirigente do batalhão de polícia, mesmo contra vontade.

www.azougue.org  - Tenente Clodoaldo - 1987

Certa feita, o tenente Clodoaldo que foi muitos anos delegado da cidade de Mossoró, homem de moral, e suas ordens eram vistas com bons olhos para uns mossoroenses, mas que na verdade, tinham alguns que eram contrários; ordenou ao cabo Catôta que fosse até a casa de um senhor, tido como valente, e o intimasse, e logo em seguida, o prendesse, levando-o para aos pés do xerife.

Cabo Catôta de imediato acatou o que dissera o tenente Clodoaldo, e com dois policiais, seguiram em direção à casa do suposto valente, encontrando-o em repouso sob uma Castanhola que frondeava alegremente sobre a calçada da sua residência.

Fazendo as suas perguntas com algumas pessoas da rua em que moravam, este, foi informado que o valentão era pedreiro, e sabendo que peito a peito ele e os dois soldados talvez não tivessem condições de levá-lo aquela fera até a delegacia, arquitetou um bom plano para conseguir dominar o homem; e ao chegar à sua presença, disse-lhe que o delegado estava precisando dos seus serviços de pedreiro, e queria fazer uma parede na cadeia pública de Mossoró.

Lá atrás é o cabo Catôta e o tenente Clodoaldo

O homem recebera uma solicitação dos seus serviços logo de quem? De um delegado bastante famoso, por ser muito respeitado na cidade. E para o pedreiro, seria uma grande honra aquele convite. Com certeza, o delegado já tinha conhecimento dos seus bons trabalhos.

Só como ilustração - https://www.google.com/search

E ali saíram os 4 em direção à cadeia. E ao chegarem, entraram.  Quando o cabo Catôta se achou seguro dentro do prédio do presídio, olhou para o valentão com um olhar bem firme e mostrando-lhe que era uma autoridade, disse-lhe:

- Esteja preso, seu elemento malandro!!

Grande Cabo Catôta! Merece um busto em uma praça qualquer na cidade. Não foi da minha amizade, mas o conheci muito de vista e chapéu pelos bairros de Mossoró, cumprindo o seu ofício como policial. 

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES.

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão. Você pode não conduzir arma, mas o outro, poderá ter uma maldita matadora, e ele poderá não perdoa a sua ignorância.

Depois que um problema entre duas pessoa é criado, será difícil  de de ser apaziguado.

Minhas Fantásticas Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com