Seguidores

sábado, 24 de setembro de 2022

LIVRO

 Por Valdir José Nogueira 

Com Prefácio do historiador e escritor Sérgio Augusto de Souza Dantas, Apresentação do artista plástico Manuel Dantas Suassuna, e Orelha do historiador e escritor Igor Cardoso, o presente livro, ora editado sob a chancela do CEHM – CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA MUNICIPAL, promete trazer luz a um dos mais polêmicos episódios do cangaço, que no dia 20 de outubro do corrente ano completará 100 anos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5526609294065421&set=a.144216698971401

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

  

Veja se o professor Pereira o tem.
franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

 Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHEGOU A PRIMAVERA

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de setembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.773

Abro o portão da rua e vejo a primavera entrar por todos os recantos da casa. Na fiação da via, uma rolinha azul, solitária, exercita seu pescoço e traz a simbologia de venturas que chegarão. Nem dá tempo meditar na falta de uma companheira ou companheiro porque um enorme casal de rolinhas brancas, pousa na mesma fiação alguns metros à frente, na casa do vizinho. Pelo tamanho, até parecem juritis. Outros bons sinais da Natureza para as nossas vidas nas penas da Columbinas talpacoti e suas parentelas. Ornamentam a minha rua repleta de acácias e pau-brasil e não são molestadas pela valentia mandona dos pardais, devido à docilidade das espécies.

NA PRIMAVERA (CRÉDITO: PINTEREST).

Os campos estão verdes, as matas fechadas em muitos lugares e as capoeiras abandonadas por falta de mão-de-obra. Migram os donos de terras, migram os animais, mesmo sentindo a quase inexistente perseguição humana dos campos sem ninguém. E algumas espécies de pássaros deixam os campos e vão aos poucos chegando em zonas urbanas arborizadas, onde vão se adaptando à movimentação de pessoas, catando comida nas ruas, enfrentando outros pássaros por territórios e arquitetando ninhos nas árvores plantadas pelos humanos. Reinam nos quintais compridos onde encontram doces frutas como a goiaba, o caju, a acerola, a seriguela... A manga. Riachos e rio estão ali pertinho, leitos secos e margens repletas de arbusto, arvoretas e árvores de porte que lhes dão respaldo quando preciso.

Primavera vem do Latim: primo vero, primeiro verão. De fato, primavera não deixa de ser mesmo um pequeno verão. No mundo sertanejo se confunde com a próxima época, embora tenha suas particularidades reconhecidas, como a época das flores, temperaturas mais amenas (nem sempre) e sua amplitude térmica. Mas nada disso impede a primavera de espargir esperanças no mundo inteiro, principalmente nos países onde existem as quatro estações distintas. Portanto, a volta de pássaros e aves selvagens pelos sítios, periferias, ruas e logradouros públicos, deve ser vista como novo sopro de vida e esperança na existência humana. É A valorização das boas coisas que a Natura oferece; entretanto, de nada adianta o frenesi natural para animar o homem se o próprio homem, fechado nos compromissos do seu ego, recusar espiar em torno.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/09/chegoua-primavera-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TERRÍVEL CASTIGO IMPOSTO POR LAMPIÃO AO FAZENDEIRO ZÉ CALÚ DA MELANCIA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=qZPTyp6Xw1I&t=17s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

No ano de 1925, Lampião e seus comandados chegam à Fazenda Melancia no município pernambucano de Triunfo para um acerto de contas com o proprietário Zé Calú, que segundo Lampião havia sido informado, estaria praticando atos anormais com suas próprias filhas. Fato que posteriormente foi contestado e desmentido por familiares e pessoas próximas. Acredita-se que os cangaceiros utilizaram tal artimanha para justificar a invasão à fazenda e o saque a casa do fazendeiro, que em outra ocasião teria recusado enviar enviar quantia em suborno exigida por Lampião.

Julgado e condenado por Lampião, Zé Calú foi exposto aos mais vexatórios suplícios, antes de ter seus órgãos genitais amarrados com uma tira de couro e ser pendurado em um antigo armador de rede, feito de madeira, que havia no interior de sua casa. Tamanha foi a sessão de tortura, que o fazendeiro veio a falecer tempos depois devido as lesões sofridas.
Assistam o vídeo e conheçam a história completa. Ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX - VOLANTE DE ZÉ RUFINO É ASSASSINADO PELO BANDO DE MANÉ MORENO

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=IBZIHaYYYKM&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

O Cangaceiro Mané Moreno, chefe de Sub Grupo de Lampião, o Rei do Cangaço, juntamente com seus comandados, matam o ex - volante Badú Feitosa, que havia servido às Forças Policiais Volantes comandadas pelos Tenentes Zé Rufino e Manoel Neto respectivamente. O ex - volante Badú, quando era Policial, espancou e quase matou a mãe e o pai da cangaceira Áurea, mulher de Mané Moreno.

Fonte: Relato baseado no livro Lampião a Raposa das Caatingas - José Bezerra Lima Irmão.

Relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.

Vejam também:


UM FORTE ABRAÇO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASARÃO DO MAJOR FLORO

 Por Falando de História

https://www.youtube.com/watch?v=FZ1MC90U51g&ab_channel=FalandodeHist%C3%B3ria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM BARBALHA/CE - CANAL CANGAÇO EM FOCO

Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=XZdGl8CfXag&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Passagem de Lampião em Barbalha em 1926, antes de chegar em Juazeiro do Norte. #cangaceiro #cangaço #ceará #lampião #mariabonita #nordeste #historia #cariri #juazeirodonorte

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÃO CRISTÓVÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de setembro de 2022 

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano 

Crônica: 2.772

Saiu a programação do “Padroeiro dos Motoristas” da Paróquia santanense de São Cristóvão. O evento está previsto para o mês de outubro com a abertura do tradicional novenário no dia seis. O primeiro dia de festa acontecerá no dia sete e seguirá até o domingo dia dez.  A abertura da festa conta com a recitação do terço, a Santa Eucaristia e o hasteamento do estandarte do glorioso São Cristóvão. Já no encerramento do dia dez, haverá salva de fogos, solene eucaristia presidida pelo padre Thiago Henrique Soares Pinto Tavares, eucaristia presidida pelo padre Henaldo Chagas (Matriz de São Cristóvão), solene procissão com a imagem do nosso glorioso Padroeiro São Cristóvão, saindo da cidade de Olho d’Água Flores, bênção do Santíssimo Sacramento, aspersão de veículos e motoristas e descerramento do estandarte de São Cristóvão com salva de fogos.

Geralmente a abertura acontece com um desfile de vaqueiros, aboiadores e outros cavaleiros e que se tornou tradição da Paróquia, do bairro e da cidade em geral. Cada dia dos festejos tem seus noiteiros que fazem apresentações abrilhantando a solenidade noturna.   O mês de outubro é um período que não chove no Sertão e assim o tempo colabora para um maior êxito também para os festejos profanos da festividade que se espalham pelo Largo defronte a Matriz e por várias ruas adjacentes que aumentam de espaço a cada ano. Assim vamos encontrar, parque de diversões, barracas de comidas e de lembranças e inúmeros bares improvisados prolongando indeterminadamente a duração dos festejos a céu aberto.

Chamado antes Repróboro, era um gigante cananeu que passou por várias situações inusitadas na vida, até que transportou O menino Jesus nos ombros em um rio. A partir daí converteu-se e teve o nome mudado para Cristóvão, “O Transportador de Jesus”. Morreu decapitado a mando de um rei, sem renegar a sua fé.

A Igreja Matriz de São Cristóvão, em Santana do Ipanema, acha-se localizada numa chã no centro do Bairro Camoxinga, em um largo onde estão localizados um logradouro público e a atual Secretaria da Saúde (antigo hospital Arsênio Moreira).

Como condutor de Jesus, Cristóvão passou a ser também padroeiro dos motoristas e que desfruta de grande prestígio no bairro e na cidade. 2022 promete uma Festa em grande estilo que por certos tirará o atraso de todo o tempo da pandemia.

CARTAZ DIVULGAÇÃO DA FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/09/saocristovao-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com