Seguidores

domingo, 26 de maio de 2019

ATENÇÃO PESSOAL O DECRETO DE LAMPIÃO,



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, REI DO CANGAÇO, FOI ASSOMBRO DO SERTÃO.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESDE QUE MUNDO É MUNDO


*Rangel Alves da Costa

Desde que mundo é mundo... E tudo acontece do mesmo jeito. Sempre foi assim. Não tem jeito de mudar. O que se via no passado, eis que agora se repente com a mesma feição. E assim por que desde que mundo é mundo há um sempre que nunca se modifica. Em muitas situações, com plena razão tais assertivas. Não há jeito de mudar, quando se imagina que possa acontecer diferente, logo se repente o acontecido e desde muito o mesmo acontecido.
Ora, alguém já viu onça virar tamanduá e cabrito se transformar em jegue? Lógico que não. Desde que mundo é mundo que o bicho nasce de uma espécie e na mesma espécie continua. O que nasce para ser aquilo, não há jeito de ser diferente. O pau que nasce torto vai se acertar depois de crescido? Dizem que não, eis que desde que o mundo é mundo aquilo que nasce torto há de continuar na curvatura.
E por que pretender modificar agora? Nem toda planta medicinal serve para todo tipo de enfermidade. Desde que mundo é mundo que a serventia do mastruço é pra desinflamação e do boldo é para a depuração do organismo. Não adianta infusão de limão com alho para baixar a febre, se a serventia da mistura é para a cura da gripe e do resfriado. Desde que mundo é mundo se sabe que a camomila é a planta certa para casos febris.
E por que muita coisa não se modifica desde que mundo é mundo, então muita coisa não deveria espantar quando acontece. Desde que mundo é mundo que gato mia no telhado, geme em cima da cumeeira, solta gemidos agourentos pelos escondidos. Há de se esperar seu silêncio noturno? E quando um bicho de estimação ataca? Simplesmente pelo fato de que desde sempre que a normalidade no bicho é atacar e não a passividade. Em tal contexto, seria de se esperar que uma oposição política aplaudisse as ações do governo que lhe é oposto?


Desde sempre que ser oposto é estar do lado contrário, em oposição a determinada situação. Na política, o eleito se torna situação e o derrotado passa a ser oposição. Mais adiante, tudo pode se inverter, pois acontece assim desde que mundo é mundo. O que seria realmente de se estranhar é que os polos se invertessem e a situação virasse oposição de si mesma e a oposição, sem nada a opor, apenas silenciasse.
Estranha-se porque se quer, mas desde que mundo é mundo a falsidade vem de cortesia. Difícil é encontrar amizade de verdade, com pessoas de caráter e honestidade, mas não seria de se estranhar que aquele acreditado de repente dê um coice por trás ou uma mordida pelas costas. Nada do outro mundo se uma mão afaga enquanto a outra procura a arma para ferir. Nenhuma aberração da vida se a pessoa agraciada agora no instante seguinte já esteja falando mal daquele que lhe ajudou. Ora, desde que mundo é mundo que acontece assim.
Esperar do outro eterno respeito é querer demais. Raramente acontece que a honra não seja desonrada por vil moeda. O normal é que a quebra de confiança se dê por motivo fútil, por safadeza mesmo. Ademais, ninguém é tão ingênua assim de acreditar que as palavras e as promessas na igreja, perante o padre e na hora do casamento, tenham eterna validade. As traições estão na moda e desde que mundo é mundo que os adultérios existem, que as puladas de muro existem, que a falta de vergonha faça parte da vida de muitos.
Estranhar por que agora? Desde que mundo é assim. Incorre em pecado mortal aquele que deseje a eterna pureza no outro. Quem faz errado consigo mesmo não haverá de querer que o outro seja exatamente aquilo que não é nem nunca será.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

75 ANOS DA MORTE DE CORISCO



"Vamos sambar minha gente até o sol raiá, que já mataram Corisco e balearam Dadá".
Por: Liandro Antiques.

Não poderia deixar passar em branco uma data como essa, muito importante para a história de Barra do Mendes.

Raríssima foto em frente ao cemitério novo onde se pode ver o caixão de Leogera e muitas pessoas, dentre os cavaleiros está Corisco montado. Barra do Mendes, 24 de maio de 1940

Em 25 de maio de 1940, há exatamente 75 anos, era capturado na Fazenda Pacheco, distante 10 km da sede do município de Barra do Mendes, o Cangaceiro Corisco e sua mulher Dadá.

José Antonio Pacheco filho do velho Zé Pacheco. Foi ele quem de dirigiu ao arraial de Barro Alto no sábado afim de fazer a compra dos mantimentos para Corisco e seus companheiros seguirem viagem naquele mesmo dia. Já era um homem de 41 anos de idade e casado com a prima Joventina Araújo Barreto, neta de sua tia e madrinha Mariquinha grande, irmã de seu pai.
Zé Antonio não sabia que os "romeiros " arranchados em sua casa eram cangaceiros, por isso a delação foi um ato de inocência.

Corisco, Dadá, Rio Branco, Florência e a menina Zefinha, chegaram na Fazenda do Velho Zé Pacheco, dia 23 de maio, uma quinta-feira e nessa mesma noite faleceu Leogera, filha do dono da casa.

Na sexta-feira, dia 24, Corisco e Dadá acompanharam o cortejo fúnebre até a Vila de Barra do Mendes, onde Leogera foi sepultada no “Cemitério Novo”.


No sábado, dia 25, Corisco, que estava arranchado na casa de farinha da propriedade, encomenda a Zé Antonio Pacheco, um homem, já de 41 anos de idade, e não um rapaz como contam, que lhe trouxesse da feira livre do Arraial de Barro Alto, os mantimentos necessários para seguirem viagem, pois dizia ele que eram romeiros com destino a Bom Jesus da Lapa. 

Nessa pose Corisco o Diabo Loiro está ladeado por sua fiel companheira Dadá.

Acontece que no Barro Alto, Zé Antonio se depara com a volante do Tenente Zé Rufino, que indaga acerca dos “romeiros, e ao receber informação precisa de onde estavam, intimida Zé Antonio e outros a o levarem a dita localidade. Já chega atirando, sem dar chance de fuga. Dadá é baleada no pé e Corisco alvejado por uma saraivada de tiros, ficando imobilizado no local. Não morreu na hora. O outro casal, Rio Branco e Florência, estavam na Lagoa do Soldado lavando roupa, por isso ao ouvirem a “pipoca” aproveitam a distância e fogem, indo parar em.

A volante leva Corisco e Dadá, mas o cangaceiro morre na estrada e é sepultado em Miguel Calmon. Dadá é operada e levada para Salvador, onde morreu já idosa.

Volante do tenente Zé Rufino o mesmo tenente que bateu Corisco na fazenda Pacheco em 25 de maio de 1940

Durante muito tempo, se ouviu muitas estórias acerca da permanência de Corisco em Barra do Mendes, o que na verdade não passam de invencionices do nosso povo sertanejo. Ora, se eles não ficaram nem 72 horas por aqui, como daria tempo para tantas aventuras contadas? E como fugitivos, o que mais queriam eram garantir ao máximo o anonimato, dariam tanta chance para estarem em evidência?

O certo é que, em terras de Barra do Mendes, teve fim um dos mais avultados movimentos do nordeste brasileiro, O CANGAÇO. Aqui tombou o vingador de Lampião, o Diabo Loiro.

José de Souza Pacheco o dono da fazenda onde os cangaceiros estavam escondidos sob o disfarce de romeiros. O velho Zé Pacheco era um fervoroso devoto do Bom Jesus da Lapa, talvez por isso concordasse tão facilmente em abrigar desconhecidos sob seus domínios. prova disso foi ele ter morrido a caminho do santuário onde todos os anos fazia peregrinação.

No entanto, não obstante a importância do fato, o local onde tudo isso aconteceu, a Fazenda do Velho Zé Pacheco, continua lá, sem nenhum marco, sem nenhuma identificação. Não existe mais vestígio algum da casa de farinha. Os atuais donos da propriedade, uma neta do Velho Zé Pacheco e seu esposo, sempre recebem muito bem as pessoas que lá vão em busca de conhecer o local, mas nada mais podem fazer além disso. 


Aqui, a velha Brasilina e seu esposo Zé Pacheco, donos da fazenda onde capturaram Corisco em 25 de maio de 1940

Ao longo desses 75 anos, nada fora feito por nenhuma esfera governamental afim de preservar e de garantir as futuras gerações o direito ao acesso daquilo que lhe é garantido por Lei. 

Nossa história carece de mais estudo, merece mais atenção!

Liandro Antiques


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AFIRMAM QUE LAMPIÃO TERIA DITO ISTO



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO DO CAP. ARLINDO ROCHA E SEU FILHO EDMAR.

Acervo do Voltaseca

Postagem do amigo Otavio Cardozo. (foto compartilhada).

OBS: Que foto fantástica, dá até para ver, a lateral do rosto do bravo Arlindo Rocha, um pouco deformada, em face de um tiro que sofreu no COMBATE DA SERRA GRANDE , em 1926, com o Bando de Lampião.

Seu apelido era QUEIXO DE PRATA. Admiro a bravura desse policial.
(Adendo por Volta Seca).

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com