Seguidores

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

PERDEMOS MAIS UM GUERREIRO.

Por Geraldo Júnior

Lamentavelmente venho comunicar a todos os amigos e amigas que o nosso amigo e confrade Sizinho Júnior do canal YouTube NA ROTA DO CANGAÇO, que há dias atrás foi diagnosticado com um tumor no cérebro, após passar mal e ser internado, hoje teve sua morte cerebral decretada.

Uma notícia triste para todos nós que o acompanhávamos e aprendemos a respeitar e apreciar seus trabalhos a frente do seu excelente canal.

Há poucos dias atrás conversamos e ele estava totalmente confiante na cirurgia pela qual passaria e nem sabíamos que aquela seria a última vez que conversaríamos durante essa vida.

Uma fatalidade que tirou de cena um grande ser humano que nos proporcionou tantos momentos de conhecimento e entretenimento.

Aos amigos e familiares expresso meus mais sinceros sentimentos e que o nosso amigo e confrade Sizinho Júnior encontre a paz eterna.

Descanse em paz, meu confrade cangaceiro.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1981639045333315&set=gm.4453389728051299

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O LEITE DO PINHÃO NA FESTA DO LEITE

 Clerisvaldo B, Chagas, 13/14 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.586

Começou dia 10 e teve encerramento dia 12 (ontem) a II FESTA DO LEITE que acontece distante da sede de Santana do Ipanema, exatamente no sítio Pinhãozeiro. O evento foi realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos mais a Associação dos produtores de Leite do Sítio Pinhãozeiro. A festa teve apoio do Governo Estadual, do deputado Isnaldo Bulhões, da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e da Cooperativa dos Produtores Leiteiros de Alagoas (CPLA).

O pinhão ou Pinhãozeiro, é uma planta de frutos explosivos e produz um leite medicinal. É usado contra picadas de cobras e nos jardins das casas para evitar energias negativas. O sítio Pinhãozeiro está situado na zona serrana de Santana do Ipanema, entre 10 e 12 km da sede e com saída para Águas Belas (PE) por atalho de terra (por dentro). Fica muito perto do povoado santanense São Félix, porém, situado em outro ramal. Durante a Festa do Leite houve o II Torneio Leiteiro, A I Corrida de Jegue, a Exposição de Animais e show musical com Frank Balada, além da presença de um parque de diversões.

Com a Festa do Leite na zona rural, mostra-se que é possível realizar significativos eventos foras da sede do município como aconteceu por diversas vezes a grande exposição no Parque Izaías Rego, ao lado da AL-120. Além de animar os produtores rurais, o estímulo gera uma circulação enorme do real e assegura novas investidas no desenvolvimento do campo.  O agrônomo Jorge Santana, continua prestigiado no cargo da Agricultura onde desenvolve auspiciosos trabalhos de reconhecidas relevâncias.

Para se chegar ao Sítio Pinhãozeiro ou sai da cidade pela rua do Colégio “Cepinha ou pelo Bairro Lajeiro Grande seguindo pelo sítio Barroso e Camoxinga dos Teodósio.

Parabéns a todos e à zona rural habitada por uma população valorosa e guerreira.

(FOTO: PREFEITURA/DIVULGAÇÃO)


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASSISÃO - OS DOIS DOIDO DE PEDRA

 Por camilo Melo

https://www.youtube.com/watch?v=lep1nNb8OpE&ab_channel=CamiloMelo

http://blogdomendesemendes.blogspót.com

A ÚLTIMA FOTO DO PADRE CÍCERO AINDA EM VIDA.

 
https://www.facebook.com/groups/723746524766307/user/100013522628195/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA ARISATÉIA E JOÃO DE SOUSA LIMA

 Por João de Sousa Lima

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=906145716656052%2C905311366739487%2C902429607027663%2C905226290081328%2C903467550257202&notif_id=1630967719158194&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEPOIMENTO SOBRE A TRAJETÓRIA DO EX-CANGACEIRO ZABELÊ I - MEMBRO DO BANDO DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=KFvGhmib28w&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Fomos até a fazenda Xique-Xique, reduto do cangaceiro Zabelê I (Isaías Vieira dos Santos) que integrou durante anos o bando cangaceiro liderado por Lampião, que fica localizada no município pernambucano de Serra Talhada, onde no dia 14 de novembro de 1925, aconteceu um dos mais ferrenhos e sangrentos combates ocorridos em toda a história entre Lampião e seu bando e os Nazarenos. Nesse combate pereceram os cangaceiros: Jurity I, Jurema I e Morcego, além do Nazareno Ildefonso de Souza Ferraz “Ildefonso Flor”. Ao realizarmos a visita tivemos a grata satisfação de encontrar vários familiares do ex-cangaceiro do Xique-Xique e realizamos essa sensacional entrevista com o senhor Manoel Vieira dos Santos, sobrinho de Zabelê I, que nos conta fatos e histórias que comumente não encontramos com facilidade nos tradicionais livros que tratam a respeito da historiografia cangaceira. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior – Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. 

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: 

https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA E OS CONFLITOS ENTRE LAMPIÃO E O MAJOR ANTÔNIO CAZUZA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=jYj4zDf6BN8&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Esse documentário foi produzido para quem aprecia uma boa e genuína história cangaceira envolvendo os primórdios do cangaço lampiônico. Um depoimento inédito e exclusivo do nosso canal, onde o senhor Tonga (Antônio Luiz de Siqueira), neto do Major Antônio Cazuza, fala a respeito dos enfrentamentos do seu avô a Lampião e seu bando, quando este ainda atuava na região da antiga Vila Bela a atual Serra Talhada no estado do Pernambuco. Uma história para cangaceirólogo nenhum colocar defeito. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. 

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FERIMENTO QUASE MORTAL DE LAMPIÃO

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=9DCkSlZprkw&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Lampião desloca-se com Moitinha e Juriti em direção a Paraíba, passando junto a Lagoa Vieira, na divisa entre Pernambuco e Paraíba, para buscar alguns mantimentos que havia encomendado a um coiteiro, no retorno, por volta das 10:00 encontram-se com tropas de Teófanes Ferraz, descrição de apenas 4 soldados volantes nesse momento não há feridos entre as forças. Nesta localidade, em 23 de março, trava-se intenso tiroteio onde Lampião é atingido no pé direito e sua montaria (um jegue) cai sobre sua perna ferida. Moitinha segura forte tiroteio enquanto Juriti retira lampião debaixo da montaria. Fogem para localidade próxima, juntam-se a outros cangaceiros e montam emboscada para a força volante que se reagrupa, com grande contingente, há aí forte tiroteio, com baixas em ambos os lados, mas nenhuma morte. 

Narrado Por Juliana Ávila e Sizinho Junior Vídeo: Benjamin Abrahão Botto. Introdução: Sizinho Junior e Pio. Quer ajudar a manter esse singelo trabalho? Faça uma doação de qualquer valor pelo PIX e-mail. Conta Nubank Iniciais do nome que aparece A. M. L. E-mail do PIX sizinhojunior@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SENSACIONAL ENTREVISTA...! VÍDEO

Por  Vídeo Canal Cangaçologia / Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=S3yhzwWrO_E&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Filhos do Cangaço - Inácio Carvalho Oliveira "Inacinho" filho do casal cangaceiro Moreno e Durvinha, que foi criado por um padre e, só conheceu seus verdadeiros pais, 66 anos depois..

C O N F I R A..!

Vídeo Canal Cangaçologia / Youtube

Inácio Carvalho Oliveira "Inacinho" é filho do casal cangaceiro Moreno e Durvinha, antigos integrantes do bando do cangaceiro Lampião. Inacinho nasceu no ano de 1938 enquanto seus pais ainda estavam no cangaço. Moreno e Durvinha tiveram que entregar o filho para adoção, por causa da dura vida que levavam em meio a caatinga. Em 1940... Moreno e Durvinha decidem abandonar o cangaço e partem em busca de outras terras, deixando para trás seu primogênito. Pais e filho permaneceram afastados e sem contato durante sessenta e seis anos, até que novamente se reencontraram. Um relato histórico e emocionante que vocês conhecerão ao assistirem essa entrevista. FILHOS DO CANGAÇO...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO!

 Por Sousa Neto

É com muito pesar que comunico aos amigos de toda a região o falecimento na tarde de hoje do amigo José Nelo Rodrigues. ZERINHO como era carinhosamente conhecido, nos proporcionou muitos momentos marcantes, entre eles a participação em muitos eventos sobre a história do Cariri e de nossa amada terra BARRO principalmente. ZERINHO amava a sua terra de nascimento Barro e a terra que lhe acolheu como um filho, Cajazeiras PB, onde foi um empresário bem sucedido e chegou a ser Prefeito. No dia 01 de maio de 2013 tive a honra de juntamente com ele, inaugurar a maior obra de resgate da nossa história, a Casa da Cultura André Rodrigues. Zerinho foi um grande benfeitor e um amigo extraordinário! Que Deus lhe receba na morada celestial. 

Vai em paz meu amigo!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4872908869404445&set=a.541669629195079

http://blogdomendesemendes.blogspot.com