Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

LIVRO

   Por Luma Hollanda

Gratidão a Deus e a todos que compareceram ao lançamento do meu 3⁰ livro, na Livraria do Luiz. "Lugares de Memória" do Cangaço, reuniu familiares e amigos que estavam tão distantes! Um beijo no coração de cada um.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2047160255492908&notif_id=1667657649112606&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por João de Sousa Lima

Saiu a 2ª tiragem do livro Terra de Brava Gente..... A história da Cangaceira Dulce....para adquirir: direto como autor - 75-988074138 ou supermercado Suprave e hotéis San Marino e Bellavista.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO DR. ARCHIMEDES MARQUES

 

Fotos inéditas também estão apostas neste volume, que acredito será bem aceito pelos pesquisadores do cangaço. A excelente obra pode ser adquirida diretamente com o autor, através do email: archimedes-marques@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

Um livro escrito com muito amor!



Se você quiser adquiri-lo dê um pulinho até Cajazeiras no Estado da Paraíba através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br. 

Se ele não tem mais em sua livraria,  com certeza indicará quem ainda o tem para atender os pedidos pedidos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

PADRE AMÉRICO LEITE DE SÁ NETO É NOMEADO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Por Valdir José Nogueira de Moura

No dia 24 de abril de 2023 a Paróquia São José, do Belmonte, irá completar o sesquicentenário de sua criação. Para compreender melhor é preciso voltar no tempo. Em 24 de abril de 1873, a Lei Provincial nº 1085 transformou o Distrito de Paz de Belmonte – como era então identificada a localidade – em freguesia, cujo território foi desmembrado da freguesia de Nossa Senha da Penha de Vila Bela, e constituindo uma nova freguesia sob a invocação de São José de Belmonte. O Artigo 2º da dita lei transformou a Igreja de São José da povoação do Belmonte em matriz da nova freguesia.

Em seguida, foi nomeado o primeiro pároco da freguesia de Belmonte o Padre Manoel Thomás Pereira de Lima.

Nesse tempo, a Igreja Católica era a religião oficial do Império. As freguesias (nomes como eram identificadas originalmente as paróquias), embora tivessem caráter religioso, eram criadas pelo governo imperial. Assim, os povoados se tornavam fregueses da Igreja e trabalhadores do estado.

Ora, é oportuno lembrar, como foi visto antes, que a Paróquia São José de Belmonte foi criada desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Penha da atual Serra Talhada. E prestes a completar seu sesquicentenário de fundação no próximo ano, a Paróquia São José acolherá também no próximo ano, como seu novo pároco, o padre Américo Leite de Sá Neto procedente da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Serra Talhada, nomeado pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Padre Américo substituirá o padre Claudivan Siqueira Santos que irá assumir o serviço missionário na Diocese de Roraima, na periferia da cidade de Boa Vista.

Que São José abençoe padre Américo, o nosso novo pároco. Que ele faça uma uma história salvífica, à luz da história da Salvação, que nos impulsiona e aproxima cada vez mais de nosso Deus.
https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX-CANGACEIRO LUIZ PEREIRA

 Por Guilherme Velame Wenzinger

Esse é Luiz Pereira(nome usado após desertar do bando), antes disso, Laurindo de Souza Ferraz, homem que deu entrevista a um jornal Paranaense no ano de 1977 alegando ser o "Volta Seca I". Na data da reportagem contava com 76 anos. 

Mostrei a matéria completa com o depoimento do cabra ao Voltaseca Volta e ele encontrou, assim como eu, muita informação verdadeira. 

"Volta Seca I" detalha que abandonou o bando após o combate do Serrote Preto, em Mata Grande(AL), onde ele diz com exatidão os cangaceiros que foram mortos. 

Ao ser perguntando como ingressou ao cangaço, disse que entrou por intermédio de Luiz Pedro, que era seu primo. 

Quando indagado se conheceu Maria Bonita e Corisco, disse que não, pois não faziam parte do bando na época. 

No livro "Cangaceiros de Lampião de A a Z" do escritor Bismarck Martins de Oliveira, existem dois cangaceiros com o vulgo "Volta Seca", um baiano e o sergipano, mais famoso. 

Esse da reportagem é pernambucano da região de Flores. 

Alega que desertou do bando no lugarejo de Geritacó, que pertence a Inajá(PE).

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: LAMPIÃO SEQUESTRA O CEL. JOÃO NUNES

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=ahMcqQ884_U&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIRGÍNIO FORTUNATO DA SILVA - VULGO MODERNO

Virgínio Fortunato vulgo Moderno, nascido no Rio Grande do Norte, foi cunhado de Lampião, casado com sua irmã Angélica Ferreira que veio a falecer pouco tempo depois do casamento.

Devido as constantes perseguições da polícia adentrou ao mundo do cangaço ao lado do cunhado Ezequiel Ferreira ( Ponto Fino ). No bando logo ganhou grande destaque, pela coragem, crueldade e liderança.

Se tornou chefe de subgrupo de Lampião, teve como companheira a bela cangaceira Durvinha.

Virgínio além de suas crueldades era também perito em castrar suas vítimas. Encontrou seu fim no ano de 1936, sua companheira Durvinha seguindo as regras do cangaço passou a ser mulher do cabra Moreno, que além de ficar com sua mulher passou a ser o chefe do bando.
Foto : Eronides de Carvalho
Edição : Rubens Antônio
Você acha que Virgínio Fortunato o Moderno está no top 10 dos maiores cangaceiros da era lampionica? Deixe seu comentário e justifique.
Se ainda não conhece nosso canal no YouTube o link esta aí logo abaixo
👇
. Da um pulinho lá e veja nossos vídeos sobre o tema.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com