Seguidores

terça-feira, 3 de outubro de 2023

A MELHOR FOTO DE HOJE

Por MD Rakibul Islam Noyen

#photographer

#photoofthedayday

#photographychallenge

#PhotoEditingChallenge

#Jahidhasanzr

#BestPhotographyChallenge

#photochallenge

#moodchallengemoodchallenge

#moodchallenge

#moodchallengechallengeToday

#photography

#photooftheday

#photographychallenge

#PhotoEditingChallenge

#BestPhotographyChallengeio

#photochallenge

#moodchallengemoodchallenge1k

#moodchallengechallenge

#ok

#moodchallengemoodchallenge

#BestPhotographyChallenge

#bestphotochallenge

#bestchallenge

#photographychallengepicture

#photography

https://www.facebook.com/photo/?fbid=278788645028883&set=a.111061445134938

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MÚMIA DO GENERAL E COMANDANTE DO EXÉRCITO EGÍPCIO OSIP OMPHEN FERRO.

 Por História em Foco.

O grande general liderou as legiões do Tutmósis III em 16 campanhas e batalhas, onde venceu todas.

Quando envelheceu, a rainha do rei Tutmósis III contruiu um grande palácio para ele ao lado do palácio real. O general bem sucedido em suas batalhas morreu aos 60 anos.

Sua múmia, uma das mais bem conservadas do mundo, está em exposição no Museu das Cataratas do Niágara.

Tutmósis III foi o sexto faraó da XVIII dinastia egípcia, da época do Império Novo.

Tutmósis III notabilizou- se pela sua atividade militar. Foi um dos mais importantes faraós do Antigo Egito, tendo sido apelidado de " Napoleão do Egito " por James Henry Breasted( arqueólogo e historiador).

https://www.facebook.com/photo/?fbid=304830618962043&set=a.133106409467799

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

OVOS – OVOS – OVOS

Clerisvaldo B. Chagas, 3 de outubro de 2023

Escritor símbolo do sertão Alagoano

Crônica: 2.971

Continuamos observando as coisas do nosso estado e do mundo em que vivemos. À semelhança da pipoca Boni, do povoado Bonifácio, de Palmeira dos Índios, também consumimos ovos – embalados em caixinhas de 18 unidades e tudo de acordo com a legislação – do povoado Laranjal de Arapiraca. Esse mercado de proteínas abastece Santana do Ipanema e concorre com a distribuição de ovos diariamente vindos das granjas de São Bento do Una, Pernambuco. Mas a diferença é que essa embalagem diferenciada, pertence ao empreendimento em terras alagoanas. São os povoados e os sítios rurais em destaques. Em Santana do Ipanema, já chegamos a produzir 30.000 ovos/dia, mas vivemos em outro mundo político, diferente do Agreste.

Bom também é citar fonte para comprovação do que se fala: Luna L. Nunes Avícola LTDA., está escrito no rótulo. Além do empreendimento que beneficia o meu consumo, tomei conhecimento de nome de mais um povoado do estado, Laranjal. Assim os povoados vão ministrando lições empreendedoras e se inserindo na era do desenvolvimento e da auto suficiência alimentar, consequentemente aparecendo; E por falar em povoado de Arapiraca, foi do sítio Poção do mesmo município que veio a família Chagas, para o município de Santana do Ipanema, sítio Pedra da Lagoa, final do Século XIX. O ovo é rico em vitamina A, vitamina E, carotenoides, fortalece o sistema imunológico, melhoram as funções das células, ajudando na prevenção contra o câncer.

A crise da carne no Brasil, deu oportunidades para que o ovo surgisse como o grande matador da fome brasileira. Infelizmente, já no final da crise, os preços das rações subiram e inflacionaram também o produto dos galináceos. Agora os preços voltaram a baixar. O Brasil é o 7produtor de ovos do mundo e, São Paulo o maior produtor do Brasil. Os especialistas dizem das maravilhas de se comer ovos todos os dias. O nosso país exporta milhares de toneladas de ovos. E o ovo não poderia ficar de fora de exportação do País que alimenta o mundo. E por coincidência, neste momento passa o carro do ovo alardeando na rua, mas são ovos vindos de Pernambuco e não do povoado Laranjal de Arapiraca. Ovo é agro, ovo é pop. Vamos de ovo!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/10/ovos-ovos-ovos-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA

 Por Francimary Oliveira.

A história de Lampião e Maria Bonita é bem conhecida, o que poucos sabem é que Maria já era casada quando conheceu o rei do cangaço. Mesmo assim ela se apaixonou por Lampião e deixou tudo para trás para viver com ele. Maria Bonita foi a primeira mulher a entrar no cangaço. Os dois juntos tiveram uma filha: Expedita, que não foi criada por eles, mas sim por um vaqueiro, em quem o casal confiava. Lampião e Maria Bonita a visitavam esporadicamente e Expedita, que ainda é viva, conta que tem uma pequena lembrança dos pais.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=710235491150338&set=a.558853959621826

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE CÍCERO E A BEATA MARIA DE ARAÚJO.

Por Luís Bento

Pelo Santo Papa, o padre Cícero Romão Batista é convocado ao Vaticano para prestar esclarecimento do suposto milagre da beata Maria Madale do Espírito Santos, beata Maria de Araújo.

Em 10 de setembro do ano de 1898 o, padre juntamente a uma comitiva, todos á cavalos, estiveram no distrito Macapá hoje Jati-CE. A comitiva acompanhou o sacerdote até Vila Bela atual Serra Talhada-PE, onde o padre seguiu viagem de trem até a capital pernambucana Recife. A missão do padre era chegar ao Vaticano, assim o fez. Embarcou em um navio e seguiu viagem.

https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/pfbid021hJw6kbfDjc5bvqxVLaJL4D56pHbeQPva6pBtNzyAjsdTsuyMypXP9p4d6iFXyUVl

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid021hJw6kbfDjc5bvqxVLaJL4D56pHbeQPva6pBtNzyAjsdTsuyMypXP9p4d6iFXyUVl&id=100022641811556&sfnsn=wiwspmo&mibextid=RUbZ1f

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LINDA PEDRA NATURAL.

Necrópole de São Gens com a Pedra do Sino, Celorico da Beira – Portugal.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=828068748771453&set=a.611308507114146

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DUAS FERAS DA CULTURA NORDESTINA.

Por Manoel Severo 


https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SARGENTO LEONELINO ROCHA, POLICIA MILITAR DA BAHIA.

Acervo do Beto Rueda

 Sargento Leonelino Rocha, Policia Militar da Bahia.

Morto em combate com o grupo de Lampião na fazenda Touro no município de Glória, hoje Paulo Afonso (BA), no dia 24 de abril de 1931.
Fonte:
OLIVEIRA, Bismarck Martins de. Forças volantes! os homens que combateram Lampião de A a Z. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora Ltda, 2022.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7160566563954146&set=gm.2058139574530343&idorvanity=893614680982844

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA

 Texto e pesquisa por Fagner Oliveira

Há muitos anos, em 1924, no deserto do Egito, o renomado arqueólogo britânico James Quibell teve a incrível sorte de fazer uma descoberta que abalou o mundo da arqueologia. Uma escada que leva ao túmulo sul do Faraó Djoser, localizado em Saqqara, revelou-se uma peça-chave para entender a história dessa antiga civilização.

Essa escada tem cerca de 4.800 anos de idade, o que a torna uma das estruturas mais antigas já encontradas no Egito. Feita de pedra calcária, ela possui aproximadamente 28 metros de comprimento e é constituída por degraus largos e sólidos. Essa construção é notável não apenas por sua idade, mas também por seu propósito.

A escada conduz ao túmulo sul do Faraó Djoser, uma figura histórica importante do Egito Antigo. Djoser governou durante a Terceira Dinastia do Antigo Império Egípcio, por volta de 2680 a.C. a 2640 a.C. Ele é conhecido por sua contribuição significativa para a arquitetura funerária, tendo encomendado a construção da famosa Pirâmide de Djoser, também chamada de Pirâmide de degraus. Essa pirâmide representa uma transição na arquitetura egípcia, marcando o início da era das pirâmides.

A descoberta da escada não apenas lança luz sobre a engenhosidade e a habilidade dos construtores do Egito Antigo, mas também oferece informações valiosas sobre o culto aos faraós e as crenças religiosas da época. É uma verdadeira janela para o passado que nos ajuda a compreender a riqueza da história e cultura egípcias. Esta descoberta arqueológica, realizada por James Quibell em 1924, continua a ser uma fonte de fascínio e admiração para os estudiosos e entusiastas da história antiga em todo o mundo

Para mais curiosidades e histórias incríveis é só me seguir.

https://www.facebook.com/

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6579188065513221&set=a.179455525486539

http://blogdomendesemendes.blogspot.com