Seguidores

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

ELISÂNGELA, FILHA DO COMEDIANTE ZACARIAS, MORRE AOS 68 ANOS, APÓS PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

 Último trabalho da atriz na TV foi em 2019, em 'A Dona do Pedaço'

 Por gshow — Rio de Janeiro;

Elisângela morreu aos 68 anos nesta sexta-feira (4/11) em Guapimirim — Foto: Raphael Dias/Gshow

A atriz Elisângela morreu aos 68 anos nesta sexta-feira (4/11) em Guapimirim, no estado do Rio, conforme noticiou o g1. Segundo o empresário Lauro Santanna, a atriz passou mal em casa e foi pronto atendida pelas equipes do SAMU, mas não resistiu.


"Há uma hora me ligaram dizendo que ela estava passando mal. Ela infartou. Quando o SAMU chegou não tinha o que fazer. Ela morava em Guapimirim há muitos anos", disse o empresário. 


Na televisão, Elisângela ficou famosa por papéis em trama de grande sucesso, como "Ti Ti Ti", "Senhora do Destino" e "A Força do Querer". Sua última participação emma novela foi em "A Dona do Pedaço", de 2019.


Reveja mais


Entenda por que a atriz não usava sobrenome no nome artístico


Relembre os principais trabalhos da carreira da atriz


Famosos lamentam morte de Elisângela


Internação


Com sequelas respiratórias da Covid, Elingela chegou a ficar internada em estado grave em 2022. Ela quase precisou ser intubada, mas os médicos conseguiramam estabilizá-la.


Carreira

Elizângela em 'Roque Santeiro' — Foto: Geraldo Modesto/Memória Globo

Elizângela em 'Roque Santeiro' — Foto: Geraldo Modesto/Memória Globo


Nascida no Rio de Janeiro, Elizângela era a caçula de três irmãs, filha de um executivo e uma dona de casa. Começou na TV ainda criança, no Clube do Guri, em 1965, na extinta TV Tupi. No ano seguinte, foi trabalhar na Globo, onde fez um teste de locução com o produtor e diretor Geraldo Casé e, aprovada, tornou-se assistente de Pietro Mario, em Capitão Furacão, primeiro programa infantil da emissora.


Um dos papéis mais atuais e que renderam muitos elogios da crítica especializada foi em 2017, na novela A Força do Querer. Na trama de Glória Perez, ela era Aurora, mãe de Bibi Perigosa, vivida por Juliana Paes. Seu último trabalho na TV foi em 2019, em A Dona do Pedaço.

Elizangela com Juliana Paes como mãe e filha em 'A Força do Querer' — Foto: Estevam Avellar/Globo

Elizangela com Juliana Paes como mãe e filha em 'A Força do Querer' — Foto: Estevam Avellar/Globo.


Nos anos seguintes, atuou nos longas Quelé do Pajeú, O Enterro da Cafetina e Vale do Canaã. Seu début nas novelas aconteceu quando Elizângela tinha 15 anos, em O Cafona, de Bráulio Pedroso. Na trama, contracenou com Francisco Cuoco e Juan de Bourbon. Sua novela seguinte foi Bandeira 2, em que interpretava Taís, uma das protagonistas, e fazia par com Stepan Nercessian na história de Dias Gomes.

Elizangela revisita sua carreira na televisão em Meu Vídeo é um Show
--:--/--:--

Elizangela revisita sua carreira na televisão em Meu Vídeo é um Show

Os anos 1970 foram bastante promissores para a então jovem atriz. Participou de diversos teleteatros, casos especiais e comédias como A Megera Domada, de William Shakespeare; Feliz na Ilusão, de Gilberto Braga; e Somos Todos do Jardim de Infância, de Domingos Oliveira. Elizângela também esteve na primeira versão de Roque Santeiro, em 1975, interpretando Tânia, filha de Sinhozinho Malta. No remake da trama, dez anos depois, ela deu vida à Marilda.

Em 1974, teve sua única filha, Marcelle, do casamento com o engenheiro Jorge Humberto Moreira, com quem se relacionou durante sete anos. Nos anos seguintes, vieram trabalhos marcantes como Paraíso (1982), Pedra sobre Pedra (1992), Por Amor (1997) e Senhora do Destino (2004).

https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/elizangela-morre-aos-68-anos-apos-parada-cardiorrespiratoria.ghtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO EM SERGIPE A PIA DAS PANELAS

 *Por Eduardo Marcelo Silva Rocha


Sergipe foi um dos locais mais destacados na metade final da história do cangaço lampiônico. Uma vez que nessas paragens o valente de Vila Bela encontrou pouso e proteção de destacados coronéis da região do São Francisco. Ele pôde se estabelecer, recrutando diversos do povo para encorpar suas hostes.

Lampião ao se radicar na região de SE/BA/AL, alterou o funcionamento de seu grupo, que foi dividido em vários (sub) grupos menores, com áreas territoriais de atuação definida, em um processo de delegação de funções, nomeando chefes de bando em diversas localidades, sendo o mais famoso destes, o cangaceiro Zé Baiano, que atuou na região agreste do Estado, tomando Frei Paulo como uma dessas referências.
Essa tranquilidade, somada ao consórcio com “coronéis” da região, permitiu-lhe diminuir seu ritmo de ação, transformando-se em uma espécie de gestor dos seus delegados: Zé Sereno, Labareda, etc. É óbvio que existiam outros aspectos, como o cansaço daquela vida dura, e mesmo, a admissão de mulheres ao bando.

Enfim, Lampião construíra em Sergipe um sólido “modelo de negócio” que lhe deu a oportunidade de desfrutar momentos de tranquilidade como nunca dantes. Depoimentos de pessoas da época dão conta de visitas a cidades, como Propriá e Laranjeiras, em busca de tratamento médico, por exemplo. Além de incursões como a de Capela, onde Lampião chegara a assistir ao filme “Anjo da rua” (Street angel), estrelado por Janet Gaynor.

O fato é que a região era, no geral, um bom coito para Lampião e seu bando, como vimos acima. Mas não apenas isso. Em um dos locais de pouso estabelecido na região catingueira do nosso Estado, Lampião estabeleceu uma espécie de quartel, onde podia reunir-se e tratar de outros assuntos diferentes da rotina de lutas.
 

Trata-se da Pia das Panelas, no atual município de Poço Redondo. Escondido por grandes propriedades, o citado coito era tão bem localizado no que tange à segurança, que os relatos dão conta de que nunca houve ataque por partes das volantes ao referido local.

Diante dos fatos é possível inferir que em um local seguro deste, não era incomum a presença de coiteiros responsáveis pelo fornecimento de víveres e demais produtos. Em conversas com Manoel Belarmino, morador da região e pesquisador independente, consideramos a possibilidade, de devido à segurança do coito, os cangaceiros receberem visitantes, acompanhados de crianças, ao menos em companhia de coiteiros.

O nome “pia” não era fantasia, consistindo em uma espécie de lajedo de pedra, seus buracos eram capazes de armazenar água por muito mais tempo que os riachos que secam logo após o inverno. No caso da Pia das Panelas, existem vários buracos onde se armazena água, tanto que os moradores da região, hoje, enchem os buracos de pedras, como forma de prevenção a acidentes com animais que ainda buscam o refúgio para a sede naquele antigo coito.

Além disso, o local consiste também em uma pequena elevação que somada às características da vegetação mais baixa, fornecia vantagem estratégica aos que ali repousam.

Alguns acontecimentos convergem para a ideia de que ali se tratavam assuntos de ordem “administrativa” do bando. Nesse sentido, exemplo maior é a morte de Lídia – dizem ter sido a mais bela – companheira do cangaceiro Zé Baiano – ao que se sabe, no mesmo dia da morte do Padre Cícero.

Após ter sido delatada pelo cangaceiro Coqueiro, que a teria visto deitar com o cangaceiro Bem Te Vi, Lídia fora arrastada para o famoso umbuzeiro que, ainda existe, no entorno do lajedo, onde esperaria amarrada pela morte a pauladas na manhã seguinte.

 

"Coqueiro", não se salvaria vivo, pois a delação era uma forma de traição, mesmo aquela, tão específica. Bem Te Vi, o conquistador, este salvou-se da morte, seja por proteção ou por haver fugido assim que soube do intento de Coqueiro – pois há quem defenda as duas versões.

Existe alguma divergência sobre como se deram os fatos com o conquistador, mas seja como foi, sabe-se que em algum momento ele fugiu, livrando-se de qualquer ato de violência física. O conquistador não sofreu nada.

Mas não foi somente esse assunto que terminou em morte naquele local: ali ainda morreram outras pessoas sob o manto das decisões gerenciais do cangaço. Uma, foi Rosinha, que após a morte do cangaceiro Mariano, viúva, declarou querer sair do cangaço e, a mando de Lampião, foi resgatada da casa dos pais e morta próximo ao Riacho do Quatarvo - imediações do coito.

Outro foi o sertanejo Zé Vaqueiro, que encontrou o cangaceiro Novo Tempo, que se arrastara ferido até a Fazenda Paus Pretos (de propriedade do Coronel Antônio Caixeiro, pai do Interventor Eronides de Carvalho, local onde fica a Pia das Panelas).

Sabendo do tiroteio que acontecera dias antes, o vaqueiro decidiu executar o cangaceiro, que conhecia muito bem, para ficar com os seus bens, afinal, o fogo da lajinha ocorreu em local diverso ao da Pia das Panelas, onde estavam eles, naquele momento.

O plano do vaqueiro deu errado, o cangaceiro não somente sobreviveu ao disparo feito por Zé Vaqueiro, como conseguiu fugir. Dias depois, Novo Tempo já recuperado e com o bando, pegaram Zé Vaqueiro e o executaram às margens do riacho, queimado, após o seviciarem até sua exaustão.

Outra morte registrada no local, foi a de Preta de Maria das Virgens, que teve a cabeça esmagada pelo namorado Zé Paulo, que não queria assumir a responsabilidade da gravidez da moça.

Os cinco casos relatados têm a traição em diversas perspectivas como ponto comum. Coqueiro, Lídia e Zé Vaqueiro morrem porque traem. Rosinha morre pelo medo que a sua “deserção” causa, dada a possibilidade de traição que rondaria sua reintegração à vida normal, sendo ela conhecedora de coitos e coiteiros. E Preta de Maria das Virgens morre à traição, esta encetada pelo próprio namorado, pai do filho que esperava em seu ventre.

É característica da traição marcar a terra com sangue.

Sobre cemitérios, conta-se que o local que circunda a Pia das Panelas era antes um Campo Santo/Cemitério indígena. O local sob o Umbuzeiro onde supõe-se estar enterrado o corpo de Lídia de Zé Baiano é recoberto por pedras, que lhe facilitam identificá-lo e o fizeram famoso.

Mas sob um olhar mais atento, é possível observar que existem ainda muitas formações de pedras que sugerem ser demarcadoras de local de enterramentos humanos. É fato que, o local já foi remexido para exploração agrícola e, certamente, muitos vestígios arqueológicos já se perderam.
Por outro lado, certamente por questões culturais, alguns espaços como o entorno próximo da Pia e o umbuzeiro com o pretenso túmulo de Lídia ainda resistem.

EPÍLOGO

Ao visitarmos locais como esse, de sofrimento e dor – que representam histórias com muito sangue, ao menos para quem crê em vida além da vida – devemos considerar o peso que esses eventos carregam, nesses lugares, de energias ligadas as emoções de quem viveu tais situações. Se não quisermos pensar em energias (se está cético, se pergunte sobre o que se capta do corpo humano em um eletroencefalograma, por exemplo) pensemos no seguinte: quem gosta de reviver momentos ruins? Ou de ouvir pessoas recontando nossas péssimas experiências?

Longe de querer limitar ou ser contra as visitações aos sítios históricos, mas sim deixar aqui uma reflexão sobre como nos portamos nesses locais e como, respeitosamente, devemos nos portar neles.

Por fim, o local da Pia das Panelas, além de um sítio de interesse histórico, possivelmente, também se trata de um sítio de interesse arqueológico – cemitério indígena, a  despeito de já haver sido bem modificado pela ação da atividade agropecuária nas últimas As décadas. Muitas das pedras, se foram usadas para demarcar sepultamentos, hoje certamente já estão fora do seu local de origem.

Mas ainda há um pequeno espaço central – exatamente onde fica o lajedo da Pia das Panelas – preservado, inclusive em seu entorno próximo, assim como o umbuzeiro onde se supõe estar Lídia enterrada, onde encontramos um pequeno ajuntamento de pedras, em padrão que vemos em covas rasas.

Agora é a vez do IPHAN. 

* É tenente coronel da PM/SE e membro da Academia Brasileira de Letras e Artes do cangaço. (eduardomarcelosilvarocha@yahoo.com.br)






http://lampiaoaceso.blogspot.com/