Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2018

JARARACA PRISÃO E MORTE DE UM CANGACEIRO


Adquira este livro através deste e-mail: 

gemaia1@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LEMBRANÇAS DE RAIMUNDO SOARES DE BRITO

Por Geraldo Maia do Nascimento

Camões, no Canto III dos “Lusíadas” tem um verso onde diz: “Não me mandas contar estranha história, mas mandas-me louvar dos meus a glória”.  Faço minha as palavras do poeta, para louvar um pesquisador mossoroense. Um homem que dedicou a sua vida ao estudo da história da região. E que por sua dedicação, foi considerado por todos como o “Guardião da Cultura Mossoroense”. No último dia 23 de abril, o pesquisador Raimundo Soares de Brito, o nosso “Raibrito”, se vivo fosse, completaria 98 anos de idade. Nascido em Caraúbas, a 23 de abril de 1920, veio para Mossoró em 1940, ainda jovem, e permanece até quase o fim dos seus dias. Segundo Raibrito, o seu interesse para a pesquisa histórica começou quando foi fazer o treinamento para a admissão como Agente de Estatística, em Natal, no ano de 1941/42, e teve que preencher dados sobre a história sócio-econômica de sua terra natal. Aquilo o levou a iniciar as suas anotações para o futuro. Essas anotações viriam a se tornar, mas tarde, no livro “Caraúbas Centenária”, em 1959. Um pesquisador incansável, que sem qualquer ajuda de governo, instituições ou pessoas organizou um arquivo fabuloso com mais de quinze mil biografias de tantos quantos têm ou tiveram alguma influência em Mossoró e região. Sua dedicação a pesquisa foi tanta, que nem mesmo um acidente vascular cerebral foi capaz de tirar o seu entusiasmo.  Enquanto a saúde permitiu, mantém a rotina de acordar cedo e ler os jornais, de onde tirava o material que alimenta o seu monumental acervo.  Mossoró inteira, estudantes, jornalistas e pesquisadores, recorriam diariamente a sua casa, a casa de número 23 da rua Henry Koster, em busca de informações. Raimundo Brito, o intelectual, foi um homem simples que se orgulhava de poder ajudar a todos que o procuravam. Como pesquisador e historiador publicou mais de quarenta títulos pela Coleção Mossoroense, sobre temas de versam principalmente sobre Mossoró e o Oeste Potiguar. Como disse certa vez o saudoso mestre Vingt-um Rosado, "Os seus livros e as suas plaquetes permanecerão, através do tempo, como uma contribuição extraordinárias ao conhecimento da gente e da terra do oeste potiguar". A sua dedicação pela história de Mossoró lhe rendeu frutos nos últimos anos de vida. Foi destacado em 1995 com o título de “Doutor Honoris Causa” da então Universidade Regional do Rio Grande do Norte e em 1997 agraciado com o diploma “Amigo da Cultura”.  Raibrito, um autodidata, foi presidente da Academia de Letras de Mossoró (AMOL), sócio fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e sócio efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). 


Raimundo Brito foi um homem de memória privilegiada. Testemunha ocular da nossa história viu e vivenciou os homens e fatos que fizeram parte da história potiguar. Uma conversa informal com Raibrito, se constituía numa verdadeira aula de conhecimentos gerais, principalmente no que dizia respeito a região de Mossoró. Um pesquisador incansável, capaz de estudar um mesmo assunto por quase quarenta anos, como foi o caso do livro que escreveu sobre os patronos das ruas de Mossoró.  Num dos seus últimos trabalhos publicados, intitulado “Eu, Ego e os outros, Raibrito traçou uma espécie de auto-biografia através dos tipos populares que foi encontrando ao longo da vida, em cada cidade onde morou. Esse trabalho foi publicado graças a um patrocínio da Petrobras e eu tive a honra de escrever uma das orelhas do livro, em nome do Instituto Cultural do Oeste Potiguar. Raimundo Soares de Brito faleceu em Natal, em 27 de novembro de 2012, no Hospital da Unimed, aos 92 anos de idade, de falência múltiplas de órgãos. Morreu não; encantou-se, pois os escritores não morrem. É na obra que deixou como legado que Raibrito vive, pois esse é o segredo da imortalidade: ressurgir sempre que um livro seu é aberto, que uma frase sua é repetida e que um gesto seu é lembrado. E eu, estreante nas pesquisas históricas da cidade de Mossoró, com todo respeito que ele merece, atrevo-me a pedir: " Mestre, dai-me a tua bênção, para que eu tenha forças para seguir os teus passos, trilhar os teus caminhos e colher os frutos da seara que tu plantaste.

http://www.blogdogemaia.com/detalhes.php?not=1064

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SANTANA GANHARÁ NOVA PARÓQUIA

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de maio de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.894

         Pertencendo a Igreja Católica, mesmo assim não sabemos sobre os limites entre as paróquias de Senhora Santa Ana e a de São Cristóvão, em Santana do Ipanema, Alagoas. Entretanto, é boa a informação para os fiéis porque faz com que na precisão, se saiba qual o pároco a ser procurado para batizado, casamento, batistério e outras necessidades. Assim falamos em primeira mão na Imprensa que Santana ganhará nova paróquia. A informação não é oficial, mas saiu de dentro da Paróquia de São Cristóvão. Talvez pela extensão territorial, haja sim a necessidade de mais uma paróquia para dividir as responsabilidades do território. E pela primeira vez, Santana terá autonomia católica na margem direita do rio Ipanema e os sítios do sul.

Igreja de Santo Antônio.  Foto: ( B. Chagas - Extraída do livro 230).
Para alegria do povo santanense, trata-se do Bairro Floresta, cujo padroeiro é Santo Antônio que – dizem os entendidos – ser o santo de maior prestígio no céu. Pois a igreja de Santo Antônio, na Rua Abdias Teodósio, principal do bairro e a mesma que leva até ao Hospital da Cajarana, será reformada e transformar-se-á em Matriz de Santo Antônio. Esta igreja do Bairro Floresta foi inaugurada em agosto de 1991, pelo padre José Augusto da Silva, então, comandando a Paróquia de São Cristóvão. A foto desta crônica mostra a Igreja de Santo Antônio no dia 27.7.2013 e foi extraída do livro “230” publicado recentemente por nós. Praticamente nada mudou na sua aparência que aguarda reforma.
E como já falamos várias vezes sobre o Bairro Floresta, vamos resumindo. A região foi ocupada por moradores vindos da zona rural. As terras acidentadas e mais longe do centro eram mais baratas do que as do próprio Bairro Camoxinga. Após longo período ao abandono, começou a se valorizar com o Hospital da Cajarana, com os edifícios da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, agora se transformará em paróquia e será passagem obrigatória para a maior estátua sacra do mundo na serra Aguda.
As nossas profecias geográficas vão se confirmando e Santana se expandindo nos seus quatro pontos cardeais.
Que venha logo a paróquia do nosso querido Santo Casamenteiro.
                                                       

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRÓXIMO À FAZENDA SERROTE PRETO

Por Geziel Moura

Sertão de Alagoas..., próximo de uma fazenda chamada Serrote Preto, em que o bando de Lampião combateu 3 volantes, em 1925, sendo que despachou muito policiais.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A GRUTA DE MANÉ VEIO... SANTA BRÍGIDA-BA

Por Voltaseca

AO ASSASSINAR A SUA PRIMEIRA ESPOSA POR MOTIVO DE CIÚMES / TRAIÇÃO, O BRAVO POLICIAL MANÉ VÉIO, QUE FOI DESTEMIDO COMBATENTE DE ANGICOS (Morreu Lampião), PASSOU VÁRIOS MESES ESCONDIDOS NA GRUTA, QUE, HOJE, LEVA O SEU NOME, NA CIDADE BAIANA DE SANTA BRÍGIDA.

HOJE, ELA É UM PONTO TURÍSTICO.

A gruta tem valor histórico e religioso e está localizada na Serra do Galeão. Mané-Véio foi um policial militar famoso que fez da gruta o seu esconderijo. Atualmente é utilizada para celebrações religiosas, pois está próxima a 14a Estação da Via Sacra. A área interna possui 150 metros de extensão, largura de aproximadamente 5 metros e altura de 30 metros. Existe uma cruz de madeira e uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. 

O dito policial, já morando em SP, mandou assassinar sua 2ª esposa, uma vez que a mesma estava lhe exigindo pensão alimentícia. Por esse crime, cumpriu pena de quase 10 anos de reclusão na Casa de Detenção do CARANDIRU - SP.

Finalmente, esse militar morreu de causas naturais na cidade de Pires do Rio, Goiás.

Foto 1 - Mané Véio, cortesia Alcino Alves da Costa.
Foto 2 - Gruta - cortesia Gilmar Teixeira.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=836016203267022&set=gm.811964942345785&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Livro "Lampião a Raposa das Caatingas"


(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 
Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br
franpelima@bol.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTÁRIO ANTÔNIO SILVINO - O RIFLE DE OURO - AS ORIGENS.


Por Geraldo Antônio de Souza Júnior
 https://www.youtube.com/watch?v=9RzeDWXU7xU

Nessa segunda parte do documentário "Cangaceiro Antônio Silvino - O Rifle de Ouro - As origens" o senhor Natalício Ramos de Souza sobrinho de Desidério Ramos mentor do assassinato do afamado valentão Pedro Baptista Rufino de Almeida o "Batistão" pai do célebre cangaceiro Antônio Silvino, narra algumas das histórias que envolveram antigos membros de sua família com o temível cangaceiro Antônio Silvino. 

Segredos e histórias conhecidas somente no ambiente familiar e que vem sendo passadas de geração em geração e que agora estão sendo resgatadas, registradas em vídeos e levadas ao conhecimento dos interessados e estudiosos do tema cangaço. 

Histórias como essas que vocês conhecerão ao assistir esse documentário. 

http://cangacologia.blogspot.com.br/2018/05/cangaceiro-antonio-silvino-o-rifle-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PELA PRIMEIRA VEZ, UMA MULHER CHEGA AO CARGO DE OFICIAL SUPERIOR NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO

Por Thiago Ferraz
Foto: Sgt. Nicácio Junior

A Major Rafaela Reny de Araújo Veiga é a primeira bombeiro militar feminino a chegar ao cargo de oficial superior no Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco (CBMPE). Ela foi promovida pelo governador Paulo Câmara por merecimento, em virtude de seu currículo e excelentes serviços prestados à corporação nas diversas funções que desempenhou.

A oficial interessou-se a participar do concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), ao escutar o relato de ações executadas por alguns amigos bombeiros militares.

“Eu me entusiasmei com a possibilidade de ajudar pessoas e decidi me inscrever no concurso. Hoje, estou muito satisfeita com minha carreira”.

A Major Rafaela já participou de várias ações em que teve a chance de salvar muitas vidas. Ela ressalta o caso ocorrido em 2007, na PE 15, quando teve a oportunidade de salvar a vida de uma criança que estava presa entre as ferragens de um automóvel que havia colidido com um caminhão.

“A criança estava agarrada com a mãe e foi muito gratificante constatar que, com muito esforço, conseguimos retirá-la apenas com pequenas escoriações”, relembrou emocionada.

“Hoje, estou totalmente integrada ao trabalho e me sinto muito feliz por ter escolhido essa carreira. É muito gratificante podermos ter a oportunidade de ajudar muita gente, inclusive salvando vidas”,
Afirmou a oficial.


Foto: Sgt. Nicácio Junior
Parabéns a Major Rafaela Reny de Araújo Veiga.
Por: Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
Fotos: Nicácio Junior 

http://blogdothiagoferraz.com.br/pela-primeira-vez-uma-mulher-chegar-ao-cargo-de-oficial-superior-no-corpo-de-bombeiro-militar-de-pernambuco/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O BEM AMADO: BASTIDORES DA PRIMEIRA NOVELA A CORES NO BRASIL, FILMADA EM SEPETIBA (PARTE 1)



Em novembro de 1972, chegava pela primeira vez a Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, a maior equipe que a TV Globo, já utilizou para a gravação de uma novela: Era o início das externas de “O Bem Amado”, de Dias Gomes, que estava substituindo “O Bofe”.

. O elenco chegava às 7h na sede da emissora, no Jardim Botânico e, de lá, ia de ônibus para Sepetiba. A equipe de produção da novela alugou uma casa na região para servir de camarim aos atores.

Eram quatro caminhões, cor, vídeo-tape, gerador, iluminação, 21 técnicos, três câmaras, três iluminadores e dois auxiliares, dois técnicos de cor, um operador de vídeo, dois de áudio e dois supervisores, além de cinco motoristas, que conduziam quatro carros de produção e os atores. Só o caminhão, com o equipamento de cor, pesava doze toneladas.

Sob um sol forte, os caminhões iam parando, e a equipe se concentrando. Então os banhistas começaram a se aproximar, fazendo perguntas sobre a novela, enquanto as janelas das casas eram ocupadas pelos moradores.

Traziam ainda um Saveiro e dois Jegues, “ importados “ da Bahia, para serem utilizados pelos personagens.

O Bem-Amado, foi a primeira novela da TV Globo a ser exportada, abrindo o mercado estrangeiro para os produtos televisivos nacionais.

A novela alcançou outros extremos, tendo sido exportada para 30 países, entre eles os Estados Unidos. Em 1977, toda a América Latina, com exceção da Venezuela, assistia a O Bem-Amado através da Spanish International Network.

Flávio Brandão é pesquisador e publica diversos textos semanalmente na Santa Paciência.

(Na foto, Jardel Filho com Paulo Gracindo e Maria Cláudia, conversam e posam para fotos, na praia de Sepetiba, durante um intervalo de gravação).

Extraído do facebook da página do professor e pesquisador Adinalzir Pereira - https://www.facebook.com/GuaraciRosaHistoriador/photos/a.1802147649809900.1073741828.1800233896667942/1877182665639731/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


SANTO ANTÔNIO DO SALTO DA ONÇA/RN

Por Ana Berlin
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Santo Antônio do Salto da Onça/RN
Uma Terra de Poesia & Arte.
Poema: Oito olhos para o mar
Autoria: Ana Berlin
Isto é Rio Grande do Norte, isto é Nordeste, isto é Brasil!

A imagem pode conter: texto
Publicado por Gerson Pessoa na página do poeta Crispiniano Neto

https://www.facebook.com/crispiniano.neto.71?ref=br_tf

http://blogdomendesemendes.blogspot.com