Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2016

TRÊS GRANDES OBRAS DO ESCRITOR E PESQUISADOR FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELO.


TRÊS GRANDES OBRAS DO ESCRITOR E PESQUISADOR FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELO


Qualquer um desses livros vocês poderão adquirir com o Professor Francisco Pereira Lima (Cajazeiras/PB) através do e-mail:
franpelima@bol.com.br


Qualidade garantida e entrega em qualquer localidade do país.
Adquiram!

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


NOVO LIVRO DO ESCRITOR SABINO BASSETTI - LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Através deste e-mail sabinobassetti@hotmail.com você irá adquirir o  mais recente trabalho do escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti intitulado "Lampião - O Cangaço e seus Segredos".

O Livro custa apenas R$ 40,00 (Quarenta reais) com frente já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.
Não perca tempo e não deixe para depois, pois saiba que livros sobre "Cangaço" são arrebatados pelos colecionadores, e você poderá ficar sem este. Adquira já o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Livro "Lampião a Raposa das Caatingas"


PARA ADQUIRI-LO VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO GASTÃO.


Paulo de Medeiros Gastão nasceu na cidade de Triunfo da Baixa Verde, Estado de Pernambuco, no dia 14 de novembro de 1938; é filho de Manoel Gastão Cardoso e Maria José Torquato.

Paulo Gastão está entre as maiores personalidades célebres da cultura local. Formado em Farmácia, tem especialização em Bioquímica. Como empresário e homem culto tem contribuído bastante para o desenvolvimento econômico, social e cultural do povo mossoroense. 


Possui várias obras publicadas, tais como: “Viagem a Triunfo da Baixa Verde”, “Contribuição a Uma Bibliografia do Cangaço”, entre outros. Foi fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Secretário de Comunicação da SBEC. 


Atualmente é membro de várias instituições culturais: Instituto Cultural do Oeste Potiguar, Academia Mossoroense de Letras, dentre outras; foi professor da então Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Colégio Diocesano Santa Luzia, entre outras instituições de ensino. Mas, este ilustre cidadão da terra de Santa Luzia (Mossoró), não parou por aí. 

Foi diretor administrativo do Hospital de Caridade de Mossoró, atual Hospital Duarte Filho; precursor das ideias de assessorias do turismo mossoroense. Entre tantos serviços prestados a Mossoró, ao nordeste e ao país, ele honra a cadeira que ocupa, de número dezesseis, deixada pelo saudoso poeta Cosme Corsino Lemos. Em síntese e em particular, sua contribuição cultural engrandece a historiografia mossoroense e a esta cidade que é carinhosamente conhecida como terra do sol, do sal, do petróleo e da liberdade (Mossoró).

Fonte: facebook
Págima: Lindomarcos Faustino
Grupo: Relembrando Mossoró
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=884608708331602&set=gm.964837233599707&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

A MORTE DE CIRILO DE INGRÁCIA (ENGRÁCIA)

Material do acervo do pesquisador Geraldo Júnior

A morte desse cangaceiro aconteceu em 5 de agosto de 1935, devido a fatos totalmente imponderáveis.

Resumindo, o que aconteceu foi o seguinte: O grupo de Cirilo certa vez estava acoitado em uma fazenda no Salgadinho, povoado do município de Paulo Afonso, e trouxeram uma bacia para uso geral. O chefe fez uma viagem rápida, e na sua ausência, Moça (companheira de Cirilo), disse a Zé Sereno:

- Zé, apanhe água, bote no fogo pra morná, e lave meus pés;

Sereno recusou-se a obedecer, o que causou discussão com a mulher de seu tio que terminou com a seguinte ameaça:

- Quando Cirilo voltar você vai ver se lava ou não lava.

No dia seguinte, ao retornar, ele foi colocado ao par do ocorrido, e para demonstrar seu poder, apanhou uma vara e ordenou ao sobrinho:

- Ou vai lavar ou vai apanhar!.

Zé Sereno manobrou o fuzil e disse:

- Se me bater não conto os buracos, e não fico mais junto.

Manoel. Moreno e Jararaca, parentes de Cirilo e também de Sereno se equiparam e acompanharam o jovem, deixando só o casal. Pouco tempo depois “Moça” deu a luz e os únicos que receberam o casal foram Corisco e Dadá.

CIRILO E MOÇA

Era tempo de inverno, chovia muito e Moça ficou na chuva. O marido queria que ela ficasse dentro de casa por dois motivos: proteção contra a chuva e evitar ser descoberta pelas volantes que sempre passavam por ali. Houve discussão e o cangaceiro acabou dando uns safanões na mulher que era muito teimosa. 

Corisco ordenou que Limoeiro fosse no dia seguinte buscar o enxoval de seu filho que estava para nascer, e o Cirilo resolveu acompanhar o jovem a fim de esfriar a cabeça.

Viajaram logo cedo. Quando chegaram na serra da Mata Grande viram uma casa, e foram até lá pedir comida. Estavam conversando com os moradores quando foram avistados e atacados pelo subdelegado Agripino Feitosa e seus cinco acompanhantes armados.

Os cangaceiros fugiram, cada um indo para um lado. Limoeiro por ser moço e forte escapou ileso. Cirilo foi ferido, e para esconder o rastro, desceu para dentro do riacho e seguiu andando por dentro d'água, despistando os perseguidores. Mas a hemorragia do ferimento minou-lhe a resistência, e ao tentar subir pela margem do riacho, desmaiou pela perda de sangue e acabou morrendo. Ao ser encontrado ainda estava ereto apoiado no barranco, com as mãos crispadas.

CIRILO MORTO AO LADO DE SEUS ALGOZES

Limoeiro ao retornar ao grupo de Corisco contou o que acontecera. Não sabia ainda da morte do companheiro, mas logo a notícia espalhou-se pelo sertão, e até foto com os matadores ladeando o cadáver, que se vê em pé e amarrado em uma tábua, foi exibida por coiteiros ao grupo.

Moça ficou muito abalada com a morte do marido. Chorou. Lastimou-se, julgando-se culpada pela morte dele. Quando lhe foi sugerido que procurasse um novo companheiro, entre os componentes dos outros grupos e não entre os "meninos" de Corisco, a Joana Conceição dos Santos (este, seu nome real) recusou terminantemente essa possibilidade.

MOÇA

Dadá costurou-lhe algumas roupas e num vestido escuro colocou na bainha do mesmo o dinheiro que era do finado. e também uma certa importância arrecadada entre os componentes do grupo de Corisco. 

Após permanecer algum tempo na casa dos familiares, Moça foi denunciada e presa. Teve sorte. Não foi judiada na cadeia onde permaneceu por pouco tempo, sendo logo libertada.

Fonte: Livro LAMPIÃO E AS CABEÇAS CORTADAS de Antônio Amaury Corrêa de Araújo

2ª. Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior
Link: https://www.facebook.com/groups/ocangaco/permalink/1212617922084657/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

IV SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - SENACEM


Para maiores informações acesse o link  http://uern.br/eventos/senacem/default.asp?item=senacem-inicio

Atenciosamente,

Sara Couto
Secretária da FE/UERN
   
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Faculdade de Educação - FE

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


Maria Viviane M. de Farias - Mat. 011265-8
Técnica de Nível Superior
Departamento de Geografia

Lázaro Emerson Soares - Mat. 08944-3
Agente Técnico Administrativo
Departamento de Geografia

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TRISTE FIM DOS CANGACEIROS ZÉ BAIANO, ACELINO, CHICO PESTE E DEMUDADO.

Por Geraldo Júnior

Corpos em avançado estado de putrefação dos cangaceiros Zé Baiano, Acelino, Demudado e Chico Peste, mortos por grupo de civis liderado pelo Coiteiro Antônio de Chiquinho, nas proximidades do povoado Alagadiço que fica localizado no atual município de Frei Paulo/SE.


Foto: Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

Fonte: facebook
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=577126395784594&set=gm.1212233625456420&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com