Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2020

LAMPIÃO E ZÉ BAIANO TOCA TERROR NA CIDADE DE AQUIDABÃ SERGIPE...

Por Doutor Archimedes Marques

TRUCIDANDO DOIS POBRES INDEFESOS! ZÉ DO PAPEL É ARRASTADO POR PRAÇA PÙBICA E PERDE A ORELHA, O DOENTE MENTAL POR NOME ABESTALHADO, ZÈ BAIANO LHES ABRE O BUCHO E RETIRA AS GORDURAS COM AS PRÓPIAS MÃOS.

Adquira-o através deste e-mail: franpelima@bol.com.bre

Em meados de outubro de 1930 quando o bando de Lampião entrou na cidade de Aquidabã, em Sergipe, o ínfimo contingente policial fugiu às pressas deixando as pessoas totalmente desprotegidas e nas garras dos cangaceiros. 

Eronildes de Carvalho e seu pai Antônio Caixeiro. A foto pertence ao acervo do pesquisador do cangaço Kiko Monteiro.

Aquele era o retrato da força policial sergipana do governador Eronildes de Carvalho, filho de Antônio Caixeiro, sem dúvidas, dos maiores coiteiros que o famigerado Lampião teve na sua vida bandida por cerca de 20 anos no nordeste brasileiro.

José Custódio de Oliveira o Zé do Papel

José Custódio de Oliveira o Zé do Papel, em virtude de ser uma pessoa aparentemente de classe privilegiada, de classe média para rica, um pecuarista e proprietário da Fazenda Pai Joaquim, fora abordado por Lampião e dentro da sua residência na cidade de Aquidabã, além de certa quantidade de dinheiro, fora encontrado dez balas de fuzil em uma cômoda, sendo daí interpelado para contar onde estava a arma, pois pela lógica, havendo munição haveria a consequente arma, oportunidade em que o trêmulo cidadão afirmou ter emprestado o mosquetão para o juiz de direito daquela comarca, Dr. Juarez Figueiredo.

Tal fato, provavelmente incutiu na mente de Lampião que a arma fora passada ao juiz, justamente para que ele se defendesse do seu bando, daí, enraivecido com o fato, o chefe do cangaço, irracional e impiedosamente arrastou Zé do Papel ruas acima e em frente a um armazém próximo da praça principal da cidade decepou à golpe de faca a sua orelha, depois do bando ter praticado saques no comércio local e tantos outros crimes de torturas contra pessoas amedrontadas, dentre os quais o assassinato de um débil mental de nome Souza de Manoel do Norte, mais conhecido por Abestalhado, que se fez de corajoso na sua insanidade sacando um pequeno canivete com o qual cortava fumo de corda para fazer seu cigarro de palha e com tal arma teria desafiado os cangaceiros. Diante do fato, o sanguinário Zé Baiano partiu em verdadeira fúria contra o pobre do doido ceifando a sua vida a golpes do seu longo e afilhadismo punhal de 70 centímetros, em luta totalmente desigual de um ínfimo canivete em mãos de um doente mental contra um longo punhal em mãos de um feroz e impiedoso cangaceiro. Não satisfeito com o bárbaro assassinato, Zé Baiano abriu a barriga da pobre vítima para retirar gordura e untar as suas armas de fogo. Tal pratica era useira e vezeira quando os cangaceiros eliminavam as suas vítimas e queriam impressionar a população para serem mais respeitados ainda do que já eram

Consta que Zé do Papel na agonia de sentir o sangue escorrendo pescoço abaixo ainda foi obrigado a beber um litro de cachaça que ao mesmo tempo era usada para estancar o seu ferimento e aliviar a sua dor. Em meio a esse místico de humilhação, crueldade, sangue e cachaça o endiabrado cangaceiro Zé Baiano pegou o roceiro Eduardo Melo e após espancá-lo com o coice do seu fuzil, também cortou a sua orelha seguindo o exemplo do seu chefe. Zé do Papel ainda viveu por muito tempo e viu o cangaço se acabar e seu carrasco morrer, entretanto, o Eduardo Melo não teve a mesma sorte e faleceu cerca de um mês depois da perversidade sofrida.

Assim, Aquidabã viveu o maior dia de terror da sua história. Assim Aquidabã fora vítima das atrocidades dos cangaceiros e para sempre pelos seus sucessores moradores aquele dia será lembrado. Assim, Aquidabã fora vítima também do próprio Estado que deveria ser o protetor do povo, mas que estava ausente. Ausente pela covardia dos seus policiais que fugiram mato adentro sem esboçarem reação alguma. Ausente pela pouca ou nenhuma vontade política de verdadeiramente se combater o cangaço nas nossas terras.

De tudo isso, por incrível que pareça, a Justiça de Aquidabã, sequer abriu Processo Criminal contra Lampião e seu bando. Teria o juiz Juarez Figueiredo, o mesmo que estava com o fuzil emprestado de Zé do Papel, responsável indireto pela decepação da sua orelha se acovardado para não providenciar qualquer procedimento judicial contra Lampião?...

Por outro lado, em igual modo de impunidade falando, dizem " e a história de certo modo comprova " que a polícia de Sergipe era uma polícia de "faz de conta": Fazia de conta que caçava Lampião, e, Lampião por sua vez, fazia de conta que era caçado.

Fonte: Texto Doutor Archimedes Marques.
Do acervo do pesquisador e historiador Guilherme Machadso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SILA DOCUMENTÁRIO

Por Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

12 DE MAIO DE 1928, NO “DIARIO DE NOTICIAS”:


Por Rubens Antonio

Reduzido o grupo a 9 homens, o sertão penambucano respira agora a liberdade.

RECIFE, 11 – Argos – Commerciantes, autoridades e conselheiros de Villabella telegrapharam á imprensa, dizendo que realmente o sertão respira, hoje, livremente, por estar o grupo de Lampeão reduzido apenas a nove homens e internado nas caatingas, fugindo de todos e de tudo.

O povo sertanejo dá graças a Deus por haver o sr. estacio Coimbra, inspirado nos mais nobres sentimentos, promovido a cruzada do saneamento moral do sertão, em boa hora confiada ao

major Theophanes Torres, cuja actuação proveitosa e efficiente na campanha contra o banditismo só desconhecem inimigos pessoaes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

14 de maio de 1928 - Antonio Souza

Por Rubens Antonio
[Rubens+2.jpg]

14 de maio de 1928, no “A Tarde”:
O bando de Antonio Souza
Uma força volante do Ceará destroçou–o em Araripe.
De conformidade com as bases do convenio policial, os Estados limitrophes ao da Bahia não dão treguas ao bando do destemido cangaceiro Antonio Souza, que ha dias vem revolucionando o sertão bahiano.
Hontem, o dr. Madureira de Pinho, secretario da Policia, recebeu do seu collega do Ceará o seguinte telegramma:
“Acaba de ser destroçado na serra do Araripe o grupo de o bandido Antonio Souza, pela volante do ten. Aristides Rosa, que continua perseguindo os bandoleiros. Morreu na luta o bandido José Pereira, sendo capturado o criminoso Firmino e apprehendidos tres animaes.
Telegraphei nosso prezado collega de Recife, pedindo concurso companhia volante tenente Arindo, empenhada como se acha esta chefia em auziliar o exterminio do banditismo. Saudações cordiaes. – (a) Paulo Pessoa, chefe de policia.”
Fonte:
Atenção leitor:
 O artigo foi escrito com o português da época, portanto não podendo ser corrigido gramaticalmente.

PATATIVA DO ASSARÉ – GÊNIO NORDESTINO

Por: Rostand Medeiros
Photo

Ele mesmo situava. “Sou um caboco rocêro”, versou, lembrando sua falta de instrução escolar.
Patativa do Assaré declamando suas geniais poesias - Fonte - http://www.atarde.com.br/noticia.jsf?id=1088971
“Caboclo Roceiro, das plaga do Norte
Que vive sem sorte, sem terra e sem lar,
A tua desdita é tristonho que canto,
Se escuto o meu pranto me ponho a chorar…..
Tu és meu amigo, tu és meu irmão.”
E, categórico, resumia: “Tudo meu é naturá”. Ele era assim, acreditava nos desígnios e, de sua pequena Cariri (CE), enxergava com sabedoria os horizontes de um mundo que pouco percorreu como Antônio Gonçalves da Silva – mas que muito labutou como Patativa do Assaré (1909 – 2002).
Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, frequentava a escola local, em qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.
Fonte - http://www.ibamendes.com/
Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões é ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe dá o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, de 1956.
O poeta, compositor, cantor, improvisador, violeiro, cordelista e agricultor morreu com 92 anos, mas sua figura permanece como um dos maiores nomes da literatura popular do País, com contornos míticos de um gênio nos confins do sertão, numa produção calcada na oralidade, na qual não se dispensa a entonação, as expressões faciais e a performance.
Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Patativa criava versos de memória, como reza a tradição oral, para depois serem recitados. E na memória  permaneceram até o fim da sua vida. Lembrava de todos, que ao longo da vida foram lançados em livros e folhetos (mas ele não se considerava cordelista). Tem os que ele denominava de “matutos” (com um falar mais cotidiano) e os de linguagem culta, como sonetos.
Interior da casa do poeta - Foto - Wilson Bernardo - Fonte - http://www.instrumentalbrasil.com/chapadadoararipe/page/19/?cat=1
A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.).
Daí a genialidade do trovador nordestino, cuja amplitude dos versos – seja temática, seja de gênero – sempre encantou e intrigou seus ouvintes e leitores, inclusive os acadêmicos. O jovem que frequentou a escola apenas poucos meses, onde aprendeu a ler sem pontuação, como ele disse, acabou ganhando nada menos do que cinco títulos Doutor Honoris Causa. Homenagens, prêmios e reconhecimentos não lha faltaram. No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou.
Casa de Patativa restaurada por ocasião do seu centenário - Foto - Wilson Bernardo - Fonte - http://www.instrumentalbrasil.com/chapadadoararipe/page/19/?cat=1
Marido de uma rapadeira de mandioca, com quem teve cinco filhos, Patativa fez da pequena Serra de Santana seu mundo, da terra tirou seu sustento, sua luta política e seus versos sobre o povo nordestino. “Deste jeito Deus me quis/ E assim eu me sinto bem;/ Me considero feliz/ Sem nunca invejá quem tem/ Profundo conhecimento”, mandou seu recado em Aos Poetas Clássicos.
Extraído do blog "Tok de História" do historiógrafo e pesquisador do cangaço: Rostand Medeiros

E AMO VOCÊ...

*Rangel Alves da Costa

Todas as mulheres. Ou algumas. Ou apenas você. Um relacionamento ainda inexistente, pois apenas na possibilidade de algum demonstrar esse amor.
Todas as razões para te amar. Além de gostar, além do prazer que dá, aprendi a certeza de te amar. E tanto amo você.
Amo o entardecer, do dia o envelhecer, a magia do instante e sua canção de ninar para a noite adormecer. Ao longe a luz apagando, logo a lua vai descer.
E amo você...
Amo da matutice o saber, de seu pouco ou nada ler, mas que na escola do mundo não há doutor de maior merecer. Basta olhar adiante e sabe tudo descrever.
E amo você...
Amo a mão velha e seu benzer pra todo mal combater, sua sabedoria sagrada e seu profundo conhecer, sua prece e suas folhas para a vida proteger.
E amo você...
Amo desamar o embrutecer e o vaidoso envaidecer, pois amo a simplicidade e a paz em cada ser, pois tudo achado demais não passa de um nada ter.
E amo você...
Amo o café derramado que logo começa a ferver, exalando um perfume de inigualável prazer, não bastando uma xícara, pois logo outra a beber.
E amo você...
Amo quem conscientemente sabe tão bem enlouquecer, fazendo o jamais feito sem loucura transparecer, pois conhece seus limites e até onde se perder.
E amo você...
Amo o amanhecer e o novo dia a nascer, iluminando a estrada e o que além possa se ter, abrindo os caminhos aos passos para cada sonho acontecer.
E amo você...
Amo o passado trazer para o distante reviver, como se fosse retrato chamado a novamente conviver, mesmo que doa a saudade, mesmo que cause sofrer.
E amo você...
Amo relembrar o menino pela rua a correr, tomando banho de chuva sem de nada temer, pois vivendo a sua infância e sem nada a lhe aborrecer.
E amo você...
Amo o silêncio da noite e minha pena a correr, escrevendo qualquer coisa daquilo que eu possa crer, talvez um verso de amor ou linhas de padecer.
E amo você...
Amo acender a vela e a face de Deus logo ter, fazer minha oração e ter a luz no escurecer, sentir o ânimo da alma e no espírito o poder.
E amo você...
Amo quem me chega suave, sem arrogância ou engradecer, que mereça um abraço e toda palavra a dizer, que traga contentamento e torne alegre o conviver.
E amo você...
Amo ter sede de vida e amo da vida beber, fartura do que preciso para um bom viver merecer, gota a gota na lição do que desejo aprender.
E amo você...
Amo o tempo que passa e o ponteiro a bater, hora a pós hora na vida e mais vida querer ter, pois é o relógio que temos antes de depois nada ter.
E amo você...
E por que amo tudo isso e amo tanto você? De nada adiantaria ter a noite e o amanhecer se tudo o mais que eu possa ter não venha tendo você.
Ter a vida e o viver é ter o viver com você.
Você, nome espalhado numa simples palavras, mas tão imensa e tudo, pois você é quem eu amo. E amo.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

NAMORANDO NA FEIRA

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de maio de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.
Ad
 FOTO: B, CHAGAS/ARQUIVO
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

N
ão sabemos os critérios de espaçamento de pessoas e outras providências, mas amanhã, sexta-feira, haverá mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, em Santana do Ipanema, no Bairro Monumento, defronte a Secretaria da Agricultura e vizinha à Caixa Econômica. Já conhecida popularmente como “Feirinha”, o movimento antecede a grande feira do sábado, quando expõe ali produtos da terra sem nenhum tipo de veneno. A feirinha já conquistou espaço e gente para a compra dos seus produtos da terra, do criatório, das artes e da culinária campesina. Um dos  ítens da “Feirinha” que conquista a clientela exigente, é a sua limpeza no chão, nas bancas e no entorno, coisa não observada na feira grande dos sábados. Aliás, as barracas são padronizadas e atrativas. O que você espera encontrar? Raízes, hortaliças, frutas e legumes, galináceos, doces diversos diretamente do campo, não faltam.
Sempre aparecem aqueles produtos que quebram a rotina como a castanha assada, mel de abelha de flores da caatinga, coco verde, feijão-de -corda, ovos de capoeira e ovos caipiras da Associação local. Encontramos ainda artesanato de tecidos e sucatas. Os produtos não possuem atravessadores, são vendidos diretamente ao consumidor, melhorando assim a renda dos agricultores familiares que praticam a chamada agricultura de roça. O cliente também é beneficiado pois o compromisso é ofertar produtos se agrotóxicos e de qualidade. O cliente fiel da “Feirinha“ ainda pode fazer encomenda para a próxima sexta, dos produtos do campo: um pavão, um peru, ovos de guiné ou mesmo ervas medicinais que não faltam nas diversas comunidades.
As feiras em geral, iniciaram na Idade Média, quando os camponeses levavam seus produtos para a parte externa dos castelos, conseguindo chegar aos dias atuais. Lamentavelmente, os aglomerados sem critérios de organização e higiene fazem desses encontros semanais, também um foco de imundície que tange muita gente para os supermercados. Estamos falando das feiras grandes e gerais, que não conhecem regras de civilidade nem freios.  Mas a Feira da Agricultura Familiar em todas as cidades do estado, traz uma organização estudada desde o início.
Fui procurar um amigo e o encontrei na “Feirinha”. Achei estranho pois o amigo nunca foi de fazer feira, mas a resposta estava exposta: “Estava namorando cara”. Essa você não compra, conquista. Sei não... Só sei que será amanhã no Bairro Monumento.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


INCITATUS

Por Francisco de Paula Melo Aguiar

Impetuoso vem do latim
O nome do cavalo do imperador
Calígula, do princípio ao fim
Hispânico de grande valor.

Cavalo de corrida importado
Um dentre dez mil anual
Por dezoito criados era cuidado
Sangue puro imperial.

De pedras preciosas era o colar
Que enfeitava o animal
De corpo possante e sabia rinchar
Via tudo e continuava irracional.

Dormia em meio de mantas
De cor púrpura, traje imperial
Quadrupede assim como as antas
Povo calado e monopólio real.

É nas Vidas dos Dozes Césares
Do autor Suetónio, biografados
Incitatus é citado dentre os cavalares
É um dentre os fatos comprovados.

Incitatus é análogo a Júlio César
E os onze primeiros imperadores: Augusto
Tibério, Calígula, Cláudio
Nero, Galba, Otão, Vitélio,
Vespasiano, Tito e Domiciano.

Incitatus, estátua de tamanho real
De mármore erguida em praça pública
De puro marfim era o pedestal
Senador do Império à República.

https://www.recantodasletras.com.br/poesias/6876960

Enviado por Francisco de Paula Melo Aguiar

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A INÚTIL GUERRA DE PORTUGAL NA ÁFRICA

By Rostand Medeiros

Quando trabalhava como Guia de Turismo, na época do auge da vinda dos visitantes estrangeiros para Natal, tive oportunidade de manter muitos contatos com espanhóis e portugueses.
Normalmente os turistas ibéricos retornavam para as suas terras com uma boa impressão de Natal e região e o trato era normalmente mais fácil com os portugueses.
Destruição de reduto de guerrilheiros em 1973 - Foto - Mário Ferreira da Silva - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Mas de vez em quando, entre os portugueses, apareciam alguns senhores que por mais que tentássemos atende-los da melhor forma possível, sempre se mostravam insatisfeitos. Normalmente se apresentavam irritados, nervosos, muitas vezes fumando muito e denotando um constante stress. Em uma ocasião, em um hotel na Via Costeira, uma colega teve um problema com um casal de portugueses e houve uma alteração. Na companhia de um colega tentamos buscar ajudar, mas não teve muito jeito e o Senhor subiu para o seu quarto chateado com uma questão que depois soube ser uma coisa simples.
Perto de Sanza, Angola - Foto - Fernando de Sá Ferreira - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Tanto assim que logo a sua Senhora, com muita gentileza típica da maioria dos portugueses, se dirigiu até a nossa colega e pediu desculpas pelo ocorrido. E argumentou para justificar a reação do seu esposo que ele era um “neurótico de guerra”.

Na hora nós três não compreendemos muito bem o que ela quis dizer, mas me recordei que quando era criança, ouvi falar que os portugueses haviam tido sérios problemas em suas antigas colônias africanas.
Procurei então aprender um pouco mais sobre este assunto.

ANTECEDENTES 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a imagem política africana sofreu uma alteração profunda em vinte anos. Surgidos nas primeiras décadas do século XX, foi no final da Segunda Guerra Mundial que os pequenos movimentos nacionalistas e pro-independência ganharam força, levando à queda das potências colonizadoras. Vários países colonizados principalmente por ingleses e franceses buscaram se libertar de suas Metrópoles, muitas vezes utilizando o conflito armado em busca deste desejo de liberdade.

1914 - Hasteamento da bandeira portuguesa em Angola - Fonte - http://angola-luanda-pitigrili.com/
O fim do colonialismo na África passou por várias etapas até que os países sob a influência estrangeira conseguissem alcançar a tão sonhada independência. As principais organizações que contribuíram para o arranque deste processo foram a Sociedade das Nações, sucedida pela ONU, que após a Segunda Guerra Mundial começou a pressionar a Europa no sentido de pôr termo às tradições colonialistas.
Mas enquanto as nações colonizadoras europeias deixavam suas antigas colônias livres, Portugal, que não havia participado da Segunda Guerra Mundial, não dava mostras de abrir mão de comandar os destinos em Angola, Guine Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
Desde 1932 comandava o Presidente do Conselho de Ministros de Portugal o general nacionalista Antônio de Oliveira Salazar, que havia implantado o chamado Estado Novo, uma ditadura antiliberal e anticomunista, que se orientava segundo os princípios conservadores autoritários. Interessante era que o povo português elegia Presidentes da República, regularmente eleitos por sufrágio universal, mas que tinham na prática funções meramente cerimoniais. O detentor real do poder era o Presidente do Conselho de Ministros e era ele que dirigia os destinos da Nação.
Durante o seu regime Salazar afirmava que Portugal era um país “Pluricontinental e multirracial” e isso era passado aos portugueses desde a tenra idade. Um senhor de Leiria me comentou que na década de 1940 era normal nas escolas mostrarem aos alunos um mapa da Europa, onde se admitia que Portugal fosse uma pequena nação naquele continente. Mas os professores faziam questão de sobrepor no mesmo mapa, desenhos com os contornos das quatro colônias portuguesas na África e assim mostrar aos garotos que daquela forma, Portugal passava a ser “A maior nação da Europa Ocidental”.
Tropas seguindo para a África em 1972 - Foto - Mário Ferreira da Silva - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm

Salazar não daria a tão sonhada liberdade aos africanos sem uma luta.
Depois de mais de 400 anos de colonização ininterruptas, em meio a uma ditadura nacionalista que não tinha intenção de abandonar a sua fonte de riqueza africana, somado a toda uma verdadeira “lavagem cerebral” que transmitia a ideia que as colônias eram parte indelével de Portugal e que os jovens militares portugueses estavam defendendo aquilo que era considerado parte do seu território nacional, estava montado o palco de uma grande tragédia.
Soldados portugueses prontos para embarcar para a África - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
GUERRA AFRICANA
Por iniciativa do MPLA (Movimento Popular e Libertação de Angola) começa a guerra colonial em Luanda, com o ataque à prisão de São Paulo. Guine seguiu o exemplo em 1963, Moçambique em 1964. Já no arquipélago de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde, segundo fui informado, não chegou a existir uma luta armada mais intensa, mas houve muita movimentação política em prol da independência destas colônias.
Tropas portuguesas participando de uma festa com moradores e Cabuca, Guine Bissau - Foto - Antonio Manuel da Silva Barbosa - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Estava iniciada a “Guerra Colonial”, “Guerra em África”, ou “Guerra do Ultramar” (designação oficial portuguesa) Para os africanos seria tão somente a sua “Guerra de Libertação”.
Com o início dos conflitos, Salazar não poupa esforços e começa a reforçar seus contingentes militares nos três teatros de operações e logo os combates começam a tomar proporções enormes para um país de recursos limitados como Portugal.
UM comboio de tropas motorizadas - Foto Manuel Alves B. - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Para se ter ideia deste crescimento, no final do ano de 1960, o dispositivo militar português em Angola limitava-se a três regimentos, dois batalhões de Caçadores (infantaria), um grupo de reconhecimento e um batalhão de Engenharia, num total de 6.500 militares, dos quais 1 500 eram oriundos de Portugal. Um ano depois este número saltou para 33.000 militares, valor que foi subindo sempre até 1971, quando o efetivo era de 65.000 combatentes portugueses em Angola. Em Moçambique as forças de Portugal foram reforçadas em 1961 com 11.000 homens, aumentando até 1973, ano em que esta cifra chega a 51.000. Na Guine, de cerca de 5.000 homens, os portugueses chegaram a ter 32 mil homens dez anos depois.
Decolagem de avião Texan T-6, de combate a guerrilha - Foto - Mario Arteiro - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Até 1974, ano final de todos os conflitos, serão mobilizados mais de 800 mil combatentes.
O regime do Estado Novo nunca reconheceu a existência de uma guerra, considerando que os movimentos independentistas eram apenas terroristas. Os africanos por sua vez, diante de limitações bélicas, sendo profundos conhecedores do terreno, utilizam em larga escala a guerra de guerrilha como forma de combater os portugueses, provocando inúmeras baixas nas tropas metropolitanas.
Descanso em Mueda, Moçambique - Foto - Sérgio Faustino das Neves - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
As ações dos africanos eram realizadas por pequenos grupos armados e estas guerrilhas não foram facilmente contidas, tendo conseguido controlar uma parte importante do território, apesar da presença de um grande número de tropas portuguesas que, mais tarde, seriam em parte significativa recrutadas nas próprias colónias.
Durante o conflito, uma das estratégias das forças portuguesas foi igualmente caracterizada por uma forte ação psicológica junto à população local. O objetivo era obter o apoio da população, desmoralizar o inimigo, procurando mesmo que este passasse a cooperar com o seu adversário e manter elevado a moral das próprias tropas.
Panfleto espalhado na Guine, incentivando a entrega de armas entre os guerrilheiros - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Os principais meios utilizados para a ação psicológica eram a propaganda, a contrapropaganda e a informação. Em relação às populações africanas, fazia-se o possível para lhes “conquistar o coração” através de programas de educação, ajuda sanitária, económica e religiosa, dando-lhes melhores condições de vida.
ocamento em zona de combate - Foto - Fernandos Ramos - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
A política de ação social das forças portuguesas materializava-se nos “aldeamentos” e “reordenamento rural”, criando, assim, um ordenamento e controlo da população, dificultando o seu contato com os guerrilheiros. Estes “aldeamentos” eram vigiados pelo exercito português, como por uma milícia composta por elementos da própria população, que também fazia parte da rede de informação da polícia secreta portuguesa. No entanto, este sistema de concentração da população em aldeias começou a ser posto em causa por volta de 1967, quando alguns oficiais, polícia e funcionários públicos argumentaram sobre a ruptura causada à área rural abandonada e ao seu futuro desenvolvimento. No início da década de 1970, cerca de um milhão de pessoas tinham sido realojadas em Angola, e outro tanto em Moçambique, no âmbito do programa.
Guarnecendo uma vila - Foto - Domingos Pereira Martins - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Enquanto isso em Portugal, durante muito tempo, grande parte da população foi iludida pela censura à imprensa. Onde se vivia sob a ilusão de que não havia uma guerra na África, mas apenas alguns ataques de terroristas.
Isso até os cadáveres e a notícia de mortos começarem a chegar ao país.
UM ALTO CUSTO 
Enquanto os portugueses enfrentavam os africanos, no outro lado do mundo os norte-americanos se atolavam na cruel Guerra do Vietnam.
Muito antes de Rambo - Foto - Horácio Costa - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Sob muitos aspectos os dois conflitos possuem muitas similaridades; guerra de guerrilhas, um exército mais forte que não consegue vencer um oponente teoricamente mais fraco, uso de guerra psicológica, etc. Mas se existiam similaridades, as diferenças eram enormes, pois Portugal não possuía apenas um “Vietnam”, mas três conflitos para dar conta no mesmo continente.
Uma grande diferença nestes conflitos estava no fato das forças armadas dos Estados Unidos utilizarem armamentos de última geração, enquanto Portugal possuía um equipamento extremamente obsoleto, com alguns aviões ainda do período da Segundo Guerra Mundial.
Patrulha - Foto - Fernando Ramos - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Tal como os americanos no Vietnam, na África os deslocamentos dos militares portugueses eram constantes, mas sujeitos a emboscadas ou destruição de veículos com o uso de minas terrestres de alta potência explosiva.
Outubro de 1972, guerrilheiro preso - Foto - Jaime Catarino - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
A mata era a melhor proteção para os guerrilheiros, sendo necessários fortes deslocamentos de unidades portuguesas nestas regiões, com a destruição de acampamentos dos inimigos. Durantes estas guerras os portugueses fizeram largo uso de artilharia pesada e bombardeios através do uso de aviões.
Janeiro de 1973, artilharia em Canacassala, Angola - Foto - Alvaro Sacadura Nunes - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Durante os 13 anos de guerra africana, registou-se um total de 8 290 mortos nas três frentes de combate. O número mais elevado registou-se em Moçambique (1 481); seguem-se Angola (1 306) e Guine (1 240)
Já em relação aos feridos, o número é difícil de calcular, estimativas apontam para um total de 30.000. Mas talvez a pior situação seja daqueles que foram afetados pelas sequelas psicológicas das ações de combate. Acreditasse que em Portugal que são cerca de 140.000 os antigos militares com “stress de guerra”, uma doença mais grave do que se supõe.

Portugueses mortos em explosão de mina terrestre - Foto - João Petrucci - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm

Mas há outra ferida que as próprias autoridades procuram esconder o mais possível: os desaparecidos em combate.
Isso ocorreu devido a uma situação verdadeiramente nefasta que, segundo fui informado por um veterano, ocorreu por parte do governo português em relação aos seus soldados. Enquanto no conflito do Vietnam, os norte-americanos possuíam a política de nunca deixar um companheiro para trás e faziam questão de transportar os corpos dos caídos em combate de volta para casa. No caso dos combatentes portugueses, se a família tivesse dinheiro para pagar o caixão, traslado e as obrigações de praxe, bem, o militar era enterrado em casa. Se não, deixava o falecido enterrado no solo da antiga colônia e longe da família.
Resultado de outra explosão de mina terrestre - Foto João Petrucci - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Em meio a áreas de mata fechada, sem apoio de helicópteros (que até existia, mas em número limitado), com o inimigo rondando pela região, algumas vezes os combatentes portugueses mortos foram enterrados onde e como fosse possível. Isso se houvesse condições.
Muitas famílias portuguesas não tiveram o privilégio de prantear seus entes queridos mortos em uma guerra tão inútil.
PORTUGAL PERANTE O MUNDO DURANTE A GUERRA
No auge do conflito Portugal pagava quase 40% do seu Orçamento do Estado para sustentar a sua máquina de guerra. Situação que ajudou a manter o país extremamente pobre em relação ao padrão Europeu. Nesta época houve um forte crescimento da imigração de portugueses para outros países.
Desembarque em helicópteros no norte de Angola - Foto - Mário Ferreira da Silva - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Enquanto isso no exterior, a guerra na África tornava Portugal cada vez mais impopular perante o resto do Mundo.
A partir de 1960, com a adesão de 17 novos países a ONU, resultado das independências que ocorreram na África e Ásia, cresceu a contestação à política colonial portuguesa. Desencadeou-se, dentro e fora da ONU, um forte movimento contra Portugal que levaria à aprovação, nos diversos órgãos da instituição com sede em Nova York, de numerosas resoluções visando combater a política colonialista portuguesa. Tanto que em 1967, como forma de apoio concreto aos movimentos de libertação, começa as pressões dentro da ONU para que Angola, Moçambique e Guine Bissau, passem a ter representantes próprios nas várias instituições especializadas da organização e que Portugal fosse excluído como país membro da instituição.
Muitas fotos mostram os soldados portugueses barbudos e com aspecto pouco militar. Mas eles eram eficientes - Foto - José Piteira - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Em Setembro de 1968, ocorre a substituição de Salazar (que vem a falecer em 1970) por Marcelo Caetano na chefia do governo português. Criou-se, tanto interna como externamente, a expectativa de uma possível evolução do regime e na possibilidade de se encontrar uma solução política para a questão da luta. Mas na prática nada muda e a guerra continua.
Em Fevereiro de 1972, o Conselho de Segurança reúne pela primeira vez em África e os representantes dos movimentos nacionalistas das colónias portuguesas são recebidos.
Blindado no meio da selva - Foto - Manuel Alves - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
O Conselho de Segurança da ONU reconhece a legitimidade das lutas travadas pelos movimentos de libertação para alcançar o direito à autodeterminação e independência. Para o governo português esta resolução seria objeto de repúdio, sendo considerada não obrigatória e uma inadmissível intromissão nos assuntos internos de um Estado membro. Mas logo o governo português sofre outro revés com a proclamação da República da Guine Bissau, a 24 de Setembro de 1973 e o isolamento internacional de Portugal acentua-se ainda mais. A independência da Guine viria ser reconhecida pelas Nações Unidas durante a XXVIII sessão da Assembleia-geral, pela resolução 3061, de 2 de Novembro do mesmo ano.
A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS E O FIM DA GUERRA 
Em Portugal qualquer tentativa de reforma política era impedida pela própria inércia do regime e pelo poder da sua polícia política, a temida PIDE. Nos finais de década de 1960, o regime exilava-se, envelhecido, num ocidente de países em plena efervescência social e intelectual.
A Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1975 - Fonte - http://www.forte.jor.br/
Internamente a guerra colonial tornava-se tema forte de discussão. Muitos estudantes e opositores viam-se forçados a abandonar o país para escapar à guerra, à prisão e à tortura. Nesta época muitas família e jovens portugueses vieram para o Brasil.
Diante deste quadro, começam a existir divisões no seio do regime. Oficiais de baixa e média patente, formada e criada na guerra, que aprendera a agir com autonomia, dos três ramos das forças armadas, decidem criar o MFA-Movimento das Forças Amadas e levar adiante um golpe de estado.

Armas apreendidas com os guerrilheiros - Foto - Henrique Paulino Serrão - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Em 25 de abril de 1974 estoura a revolta que ficaria conhecida como “Revolução dos Cravos”. O Programa do MFA apresentava, de forma inequívoca, a vontade de possibilitar a independência das colônias.
Com a descolonização se reconfigurou a situação no continente africano, com a criação de novos países independentes em busca dos seus próprios rumos e afirmação nacional.
Avião PV-2 em voo rasante - Foto - Mário Arteiro - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htmMãe Guerrilheira do MPLA de Angola - Fonte - http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br/
Uma consequência após a independência foi que uma grande massa de combatentes africanos que lutaram ao lado dos portugueses foram abandonados à própria sorte. Logo muitos destes homens sofreram perseguições e vários foram assassinados pelos seus antigos inimigos. Estima-se que (não sei se de forma exagerada), que apenas na Guine Bissau tenham sido assassinados sumariamente onze mil ex-combatentes africanos que lutaram nas forças armadas de Portugal.
As florestas africanas era o local onde os portugueses muitas vezes conseguiam carne. Aqui vemos um javali sendo abatido - Foto - Mario Ferreira da Silva - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Já em Angola foi assinado o chamado “Acordo do Alvor” em Janeiro de 1975, onde participaram além do MPLA, membros do FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola) e da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), os três principais movimentos de libertação do país e o governo português. Pouco tempo depois do Acordo assinado, os três movimentos independentistas envolveram-se num conflito armado pelo controle da nova nação no que ficou conhecido como a Guerra Civil de Angola, onde as perdas humanas foram muito significativas.
Artilharia - Foto - Mário Ferreira da Silva - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm
Já em Moçambique a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) foi o movimento que após a independência passou a controlar exclusivamente o poder na região, aliada aos países do então bloco socialista, e introduzindo um sistema político de partido único. O regime provocou a hostilidade dos estados vizinhos segregacionistas existentes na época na África do Sul e Rodésia (atual Zimbábue), que apoiaram guerrilhas oposicionistas internas. Esta situação viria a se transformar em uma guerra civil que durou 16 anos.
 INUTILIDADE
Conforme fui aprendendo cada vez mais sobre esta situação que envolveu e marcou os portugueses e os africanos, comecei a perceber o quanto aquele conflito foi totalmente inútil. Depois, com jeito e calma, buscava conversar isso com senhores portugueses, na faixa de 65 a 70 anos, ex-combatentes e pude perceber que quase todos concordavam plenamente com esta minha opinião.
Tanto sofrimento e morte em meio a tantos anos de guerra e para quê?
Hoje, em meio a uma forte crise econômica,  muitos cultuam Salazar. Se esquecendo que na época em que ele estava no poder não havia liberdade democrática.
Já a Revolução dos Cravos, mesmo se nunca foi uma unanimidade, parece ficar cada vez mais esquecidas por uma juventude que percebi pouco se importar com esta época e seus acontecimentos.
Certamente a população nativa e civil, foi quem mais perdeu - Fonte - http://ultramar.terraweb.biz/index.htm

Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

 Extraído do blog: "Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço: Rostand Medeiros