Seguidores

sábado, 24 de janeiro de 2026

LAMPIÃO EM NOSSA MOSSORÓ...

Por Antonio Neilton Medeiros

Alguns dizem que Lampião entrou em Mossoró, pois ficou escondido entre os túmulos do cemitério São Sebastião e o cemitério pertence à cidade. Outros afirmam que por causa do Campo Santo ficar afastado da cidade na época do ataque, Lampião não veio a Mossoró. Acho que o mais importante é sabermos que houve o combate e focarmos no real motivo do ataque, se pra roubar, se por motivos políticos etc.

https://www.facebook.com/cang.gaco

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÀS VEZES FICO PENSANDO...

 Por Antonio Neilton Medeiros

Às vezes fico pensando: se Lampião atacou Mossoró por questões políticas, a mando do Coronel Isaías Arruda, por que o rei do cangaço não denunciou o coronel após o coronel tentar eliminar seu bando com veneno, bala e fogo?

Será que o ataque do coronel a Lampião, após seu retorno de Mossoró foi apenas fictício, combinado?

https://www.facebook.com/cang.gaco

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARMAS DE FOGO UTILIZADAS NO CANGAÇO.

Por Antonio Neilton Medeiros.

De forma esquemática, a evolução das armas de fogo utilizadas no cangaço pode ser apresentada da seguinte maneira: Jesuíno Brilhante fez uso predominante do bacamarte; Antônio Silvino e Sinhô Pereira recorreram sobretudo ao rifle; já Lampião, em um estágio mais avançado do movimento, incorporou tanto o rifle quanto o fuzil, evidenciando um salto qualitativo no armamento cangaceiro.

Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com