Seguidores

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A SAGA DE VIRGULINO LAMPIÃO

Por Sarah Brasil

Fascinada pelas histórias de cangaceiros que revolucionaram o Nordeste Brasileiro, a cantora e compositora Sarah Brasil decidiu falar, em forma de música, sobre os casos mais conhecidos envolvendo o famoso cangaceiro Lampião, seu bando e seu grande amor 'Maria Bonita'. 


Durante cerca de 10 anos de pesquisa, a cantora Sarah Brasil ouviu conhecidos de Lampião e Maria Bonita, leu alguns livros conceituados, além de visitar museus e cidades históricas, como Piranhas, onde, de acordo com historiadores, as cabeças do cangaceiro e integrantes do bando foram expostas em praça pública.

O saldo dessa pesquisa: O Cd “SAGA DE VIRGULINO FERREIRA O LAMPIÃO”. São 14 músicas com riqueza de detalhes sobre a época, enfocando a entrada de Virgulino Ferreira no cangaço, passando por suas pelejas, os dialetos, costumes, romances, momentos festivos e por fim sua morte na Grota de Angico.

O rei do baião Luiz Gonzaga

No CD, há a participação de vários artistas, entre eles, o músico Chambinho do Acordeom, que foi o protagonista do filme "Gonzaga, de pai para filho", na música FORRÓ NO CANGAÇO É FUÁ retratando os momentos de descontração e festa dos cangaceiros.

Sarah Brasil neste CD cultural rima com fidelidade em verso e prosa, a vida e morte de Virgulino Ferreira, Lampião, e seu bando, que reinou no cangaço por vinte anos, tornando-se o maior cangaceiro de todos os tempos. Inspirando até os dias atuais, artesãos, repentistas, cordelistas, poetas, compositores, romancistas, cineastas e etc... Na viagem da história do Rei do Cangaço Sarah Brasil relata a participação da mulher e sua influência, as cangaceiras mais famosas, Cila, Dadá, Enedina, Inacinha e por fim Maria Bonita. 

Sila cangaceira

A cangaceira Dadá com blusão preto

Cangaceira Enedina companheira de Zé de Julião

Inacinha do cangaceiro gato

A Saga de Virgulino Ferreira o Lampião por Sarah Brasil visa transformar essa história do cangaço num musical didático e de entretenimento cultural: “SAGA DE VIRGULINO FERREIRA O LAMPIÃO” Um cordel cantado.

Contatos:
(81) 8354-4237 /  9673-7021 / 3039-5361
Email: sarah_donabrasil@hotmail.com

http://cariricangaco.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRO - UM GAROTO COM IMAGINAÇÃO SEM LIMITES.


Conheça a história do garoto Pedro (8 anos). Mora no Sul, mas adora a cultura nordestina, sobretudo, o cangaço…Confira...!

Pedro é um menino do interior de São Paulo que gosta de cordel, Luiz Gonzaga, sua coleção de discos de vinil, baião, repentes, sanfona, xaxado, rock. Conheça neste vídeo mais de seus gostos, improvisos, brincadeiras, estórias, sorrisos e talento. Pedro, um garoto com imaginação sem limites e muita.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FOTÓGRAFO JOSÉ RODRIGUES TAMBÉM É UM DOS GRANDES COOPERATIVISTAS DE MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira

Muitos mossoroenses sabem quem é José Rodrigues da Costa, mas que o conhecem apenas pelos seus trabalhos fotográficos, sendo o mais antigo nesta profissão, 52 anos que atua como fotógrafo. Mas são poucos que sabem que ele não só colabora no desenvolvimento de Mossoró com fotografias, e sim, há mais de 40 anos que é cooperativista com bastante serviços prestados ao cooperativismo de Mossoró e da região, tendo fundado a Cooperativa dos Fotógrafos; colaborou com a constituição de COOPTAX de Natal; fundador da COOPTUR e criador do Informativo COOPTUR, o único instrumento de divulgação do Cooperativismo e do Turismo do Rio Grande do Norte.

José Rodrigues da Costa também colaborou com a implantação da travessia Grossos/Areia Branca, tendo contado com a participação do empresário Ari Coubo. Colaborou com a interligação Tibau/Grossos pela orla, tendo contado com a boa vontade da Governadora Vilma de Farias, da mesma maneira contou com a governadora para construir a estrada interligando Areia Branca à Ponta do Mel, e Ponta do Mel a Porto do Mangue. O objetivo de José Rodrigues da Costa é mudar as condições de vida das pessoas através do cooperativismo. 

Você que é mossoroense e que mora aqui na cidade, saiba que o fotógrafo José Rodrigues está passando por sérios problemas de saúde. Quando a pessoa adoece, tudo fica difícil para vencer todos os problemas que aparecem, e que terão de vir no decorrer da paralisação das suas atividades.  

Todos os medicamentos são caríssimos, e para isso, é preciso que se tenha dinheiro, e é a partir daí, que o enfermo não poderá mais custear os seus medicamentos, ou até mesmo o sustento da família, porque as suas economias já estão de resto a fim. 

Você que o conhece de longos anos, o fotógrafo que completou 52 anos de lutas, em prol da fotografia em Mossoró, faça-lhe uma visitinha (reside ao lado da COHAB do Alto de São Manoel, casa pegada com o depósito de botijões de gás da família Porcino), ajude-o de qualquer forma para a compra dos seus medicamentos. E se você não pode ajudá-lo financeiramente, visite-o para dar um abraço amigo, um abraço forte, e abra um sorriso franco, um sorriso de esperança, um sorriso confiante na restauração de sua saúde, um sorriso amigo, falando em Deus, em Jesus Cristo, e com certeza, ele irá muito te agradecer. É nesta hora que ele precisa do apoio do amigo, dos amigos. Visite-o! Não deixe para amanhã. Visite-o ainda hoje, amigo!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL por 9 votos a zero, DELIBEROU, HOJE, QUE, NO CASO DE PUBLICAÇÃO DE " BIOGRAFIA “


SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL por 9 votos a zero, DELIBEROU, HOJE, QUE, NO CASO DE PUBLICAÇÃO DE " BIOGRAFIA “, não há necessidade de autorização prévia do biografado ou de seus descendentes. O STF deliberou também, que em caso de calúnia, difamação e injúria contra o biografado, cabe indenização por danos e representação criminal. Decisão importantíssima, e que servirá de parâmetros para os outros Tribunais e Juízes.


Essa decisão atinge, diretamente, quem escreve sobre os personagens do cangaço (coronéis, cangaceiros, volantes... etc.). Foi, baseado nesses princípios, que foi liberado o livro "LAMPIÃO O MATA SETE "...só que, no caso desse livro, a família do biografado, sentiu-se atingida por calúnia, difamação e entrou, também, com AÇÃO INDENIZATÓRIA, que está correndo nos Tribunais. É por ai. 

Adquira o livro "LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE" do Dr. Archimedes Marques.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“CORISCO – A SOMBRA DE LAMPIÃO”


A venda está sendo feita com exclusividade pela Livraria do "professor Francisco Pereira Lima", da cidade paraibana de Cajazeiras, pelo valor de R$ 50,00 (com frete incluso). Os pedidos poderão ser feitos através do email: 
ou o telefone 83 – 9911 8286.


Solicite o preço deste ao professor Pereira através deste e-mail:

ou o telefone 83 – 9911 8286.

Não deixe para depois. 
Livros sobre cangaço a demanda é muito grande, e você poderá ficar sem o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS


A 2ª edição continua sendo vendida através dos endereços abaixo: 
josebezerra@terra.com.br
(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799
Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   
lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com