Seguidores

quinta-feira, 12 de março de 2020

PROFESSORES: OS PIONEIROS

Clerisvaldo B. Chagas, 12 de março de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.272
Nasceu Enéas Augusto Araújo Rodrigues em Santana do Ipanema, em 23 de setembro de 1856. Foi o primeiro professor da cidade, juntamente com sua esposa Maria Joaquina de Araújo, ainda no tempo de vila. Maria era natural de Águas Belas, Pernambuco. Conheceram-se em Maceió, em curso de Magistério, casaram-se e abriram escola em Santana. O professor cuidava dos meninos, Joaquina ensinava as meninas. A escola funcionava  na casa do próprio Enéas, localizada no Centro Comercial, onde funcionou posteriormente o Banco da Produção do Estado de Alagoas (PRODUBAN) e após, o Banco do Nordeste. Essa escola somente deixou de existir, com o falecimento do professor Enéas de Araújo em 1914. Morrera durante tratamento que fazia na cidade de Garanhuns, contando com 56 anos de idade.
Com a morte do esposo, a professora Maria Joaquina de Araújo mudou-se para Maceió em 15 de janeiro de 1915. Sua morte aconteceu aos 74 anos e 9 meses de idade, em 26 de dezembro de 1934.F
O professor foi deputado e senador o que no geral soma cerca de 11mandatos sucessivos. Era descendente de um dos fundadores de Santana e exercera a função de chefe político por 18 anos. Pertenceu a Guarda Nacional onde recebeu o título de coronel. Ficou conhecido como “coronel Enéas”, “senador Enéas Araújo” e “professor Enéas”. É homenageado duas vezes em Santana: A humilde via iniciada pelo comerciante José Quirino (Rua José Quirino) passou a ser Rua Prof. Enéas. E o largo do comércio onde morava recebeu o título de Praça Senador Enéas Araújo.
O trajeto desse grande homem santanense ficaria perdido se não fosse o pequeno livro escrito pelo seu neto, escritor Floro de Araújo Melo: “Senador Enéas Augusto Rodrigues de Araújo, meu avô”. Foi publicado em 1984 pela Editora Borsoi, Rio de Janeiro. O livro de 49 páginas representa uma relíquia para a história de Santana do Ipanema, especialmente nas áreas educacional e política.
* Joaquina e Enéas (Crédito: Floro Araújo).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATENDENDO A PEDIDOS


O maior sebo virtual de historiografia nordestina ao seu alcance.

Procurando livros? Consulte o acervo do Professor Pereira.

O nosso confrade acaba de atualizar seu estoque de livros raros e de preciosidades da literatura do cangaço e das coisas do nosso nordeste.

Estão à nossa disposição, desde vários clássicos sobre a temática como os últimos e mais esperados lançamentos.

Clique aqui pra ter acesso ao catálogo em PDF

Escolheu? É só entrar em contato: 


franpelima@bol.com.br e 
WhatsApp (83) 99911-8286. 

Os valores já estão com os fretes embutidos para qualquer canto do país.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONVITE


Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço será instalada em Sergipe.

A solenidade de instalação e posse coletiva dos membros titulares, beneméritos e correspondentes da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço – Ablac – em Sergipe será no próximo dia 13, a partir das 19h, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes, bloco D, auditório Padre Melo. Diretores e conselho fiscal que atuarão no quadriênio 2019-2022 da Ablac também serão anunciados.

Dentre as personalidades que serão empossadas, estão a vice-reitora da Unit, professora Amélia Cerqueira Uchôa e o empresário sergipano Albano Franco que atuarão como Acadêmicos Beneméritos na Ablac.

Na ocasião, como homenagem à entidade, a Unit realizará mostra com estatuetas, peças, vestimentas e alguns artefatos utilizados por nomes representativos do cangaço, como Lampião e Maria Bonita.
Ablac

Fundada em 25 de julho de 2019 em Juazeiro do Norte (CE), Ablac é uma associação cultural representativa de escritores e artistas que tem o objetivo de promover o estudo, pesquisa e divulgação dos temas centrais abrangendo literatura, música, cultura, artes plásticas e cênicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

NOVIDADES EM HQ HISTÓRIAS DO CANGAÇO... NO SERTÃO BAIANO

A revista Histórias do cangaço de autoria do professor Moisés Reis, visa trazer à luz as ações de subgrupos de cangaceiros no sertão baiano precisamente na região de Fátima, Adustina, Cícero Dantas, Heliópolis e demais municípios vizinhos.



Essa primeira edição fala de Ângelo Roque, o cangaceiro Labareda, que atuou fortemente como chefe de grupo na região.

A intenção do autor éntambém que a revista seja um paradidático, ajudando o professor a trabalhar a temática do cangaço, assim como a história regional, em sala de aula. Para adquirir a edição virtual acesse o link abaixo. Valor R$| 5,00 (Cinco reais).

Clique aqui


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARACAJU RECEBA FESTA DE POSSE DOS MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO


Presidente da ABLAC, Archimedes Marques
o
Aracaju, capital sergipana, acolhe na noite desta sexta-feira, dia 13 de Março de 2020, a posse oficial dos membros titulares, beneméritos e correspondentes, da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço. A ABLAC, foi criada e lançada oficialmente na noite do dia 25 de julho de 2019 no auditório do Hotel Lagoa Lazer, dentro da Programação Oficial do Cariri Cangaço 10 Anos na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.
o
O primeiro presidente do ilustre sodalício é o pesquisador e escritor sergipano, Archimedes Marques, também sócio da SBEC e Conselheiro do Cariri Cangaço. A ABLAC apresenta como acadêmicos fundadores representantes de oito estados da federação, sendo o estado de Pernambuco com 6 membros: Ana Lucia Granja de Souza, Luiz Ruben F. de A. Bonfim, Antônio Vilela de Souza, Euclides José de Almeida Junior, Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho e Lourinaldo Teles Pereira Lima, Sergipe com 5 membros: Archimedes José Melo Marques, Elane Lima Marques, Raul Meneleu Vasconcelos, Osvaldo Abreu e Rangel Alves Costa. Seguem os estados do Ceará também com 5 componentes: Aderbal Simões Nogueira, Ângelo Osmiro Barreto, Juliana Pereira, Manoel Severo Gurgel Barbosa e Severino Neto de Souza, Bahia com 4 integrantes: Gilmar Teixeira Santos, João de Sousa Lima, José Bezerra Lima Irmão e Voldi Ribeiro, Paraíba com 3 - Bismarck Martins de Oliveira, Jorge Remígio e Narciso Aparecido Dias, o estado do Rio Grande do Norte com 2 membros: Ivanildo Alves da Silveira e Francisco Honório de Medeiros Filho, o estado de São Paulo com 1, José Sabino Bassetti como também o estado do Piauí com 1:Leandro Cardoso Fernandes.
o

A solenidade de posse acontece no auditório Padre Melo da UNIT Universidade Tiradentes no campus Farolândia no bloco D, Rua Lagarto, 236 - Centro, Aracaju - Sergipe. 

Veja a Relação Completa dos Imortais da ABLAC


ttps://cariricangaco.blogspot.com/2020/03/aracaju-receba-festa-de-posse-dos.html?fbclid=IwAR0im4QpYJeRM9rSGqPcYx9XPhko_G2a3unTJvDy3WhyXLdy_kDdrQ-Gjo0

DOIS GRANDES ATORES DE POÇO REDONDO -SE.


Javie Ítalo natural de Poço Redondo vem de família humilde, formado em educação física, interpretará o cangaceiro principal Zé da Culpira, um cangaceiro amigo dos sertanejos, caridoso e de sangue no olho, seu inimigo número um é o coronel João Maia, o jovem Ítalo como é conhecido, faz parte do grupo de teatro e xaxado na pisada de Lampião de Poço Redondo –SE  12 anos, o mesmo participou de vários documentários, reportagens e outros trabalhos culturais. Atualmente é integrante do grupo xaxado pisada de Lampião e aos finais de semana faz parte do trabalho cultural na dança xaxado no bar cachaçaria no município de Piranhas-AL.  


O outro é Júnior Bastos um jovem com um talento arretado. Júnior fez parte também do grupo de teatro e xaxado na pisada de Lampião, durante 10 anos. Hoje um pequeno empresário de nosso município, querido por todos por está sempre de bom humor. No longa Júnior Bastos fará o papel de um cangaceiro por nome de Zé Ligeirinho, um cabra que fala rápido, anda rápido e é muito mal. Ele se torna inimigo de Zé da Cupira por coisas banais. Seu papel no filme é fazer o público rir muito com suas truculências malvadas, porém engraçadas em parceria com outro bom ator o Marcos Vieira conhecido por Burica. É assim que vamos mostrar no dia a dia cada personagem do filme Zé da Cupira o cangaceiro de Poço Redondo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com