Seguidores

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

2 de 683 Imprimir tudo Nova janela CONVOCAÇÕES ASSEMBLEIAS - 31/10 - INDICATIVO DE GREVE


A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 31 de outubro de 2017, terça-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 8h:30min; em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 8h:45min; ou, em terceira e última convocação, com qualquer quórum, às 9h. 

Respeitando o Regimento interno da ADUERN serão realizadas duas assembleias, a primeira terá como pauta : 
1. ESCOLHA DE DOIS REPRESENTANTES DOCENTE PARA A COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE – CPPD, NA CATEGORIA ASSISTENTE E AUXILIAR;
2. ESCOLHA DE REPRESENTANTE DOCENTE PARA O CONSELHO CURADOR – (UM SUPLENTE);
3. ESCOLHA DE DOIS REPRESENTANTES DOCENTES PARA O CONSELHO UNIVERSITARIO - CONSUNI
A segunda assembleia discutirá INDICATIVO DE GREVE, a partir da deliberação do Fórum dos Servidores do RN

AS  CONVOCAÇÕES VÃO EM ANEXO 
-- 
Jornalista

Cláudio Palheta Jr.

Telefones Pessoais :

(84) 96147935

(84) 88703982 (preferencial) 

Telefones da ADUERN: 


ADUERN
Av. Prof. Antonio Campos, 06 - Costa e Silva
Fone: (84) 3312 2324 / Fax: (84) 3312 2324
E-mail: aduern@uol.com.br / aduern@gmail.com
Site: http://www.aduern.org.br
Cep: 59.625-620
Mossoró / RN
Seção Sindical do Andes-SN
Presidenta da ADUERN
Rivânia Moura

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

C O N V O C A Ç Ã O 

A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 31 de outubro de 2017, terça-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 9h:30min; em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 9h:45min; ou, em terceira e última convocação, com qualquer quórum, às 10h, oportunidade em que será apreciado o seguinte ponto de pauta:

1. INDICATIVO DE GREVE
Mossoró (RN), 27 de outubro de 2017
Profª. Rivania Lucia Moura de Assis
Presidente

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

C O N V O C A Ç Ã O

A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 31 de outubro de 2017, terça-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 8h:30min; em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 8h:45min; ou, em terceira e última convocação, com qualquer quórum, às 9h, oportunidade em que serão apreciados os seguintes pontos de pauta:

1. ESCOLHA DE DOIS REPRESENTANTES DOCENTE PARA A COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE – CPPD, NA CATEGORIA ASSISTENTE E AUXILIAR;
2. ESCOLHA DE REPRESENTANTE DOCENTE PARA O CONSELHO CURADOR – (UM SUPLENTE);
3. ESCOLHA DE DOIS REPRESENTANTES DOCENTES PARA O CONSELHO UNIVERSITARIO - CONSUNI

Mossoró (RN), 27 de outubro de 2017
   Profª. Rivania Lucia Moura de Assis
Presidente

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ PARA ARQUIVO - DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 16 DE JANEIRO DE 1937


https://www.facebook.com/museudocangaco/photos/a.258746821188106.1073741829.256716058057849/412276695835117/?type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMANHÃ NA CÂMARA

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de outubro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.767

União Sertaneja de Escritores
Grande expectativa aguarda o lançamento da Antologia, livro produzido pelas bravas defensoras da Literatura em terras santanenses, Kélvia Vital e Lícia Maciel. O gesto de grandeza e amor às letras em caçar talentos e lançá-los no mercadoseria mais para o papel de Instituições especializadas. Está aí o mérito das duas protagonistas em não aguardar o que não vem. Elas mesmas resolveram fazer acontecer, iniciando com êxito esse movimento que por certo faz mais forte a União Sertaneja de Escritores. Depois do primeiro encontro “poesia na mesa”, ficou evidente o sucesso e o caminho dessa nova fase que estar acontecendo em terras de Senhora Santa Ana.
Fico por demais agradecido em participar desse movimento a convite da cepa componente. Fazendo parte da Antologia, tanto com uma página literária: O Carro de Zé Limeira – crônica considerada peça histórica – quanto pela apresentação na orelha do livro, ainda continuo grato pela oportunidade de apresentar a minha terra amanhã (sábado 28) na Câmara de Vereadores Tácio Chagas Duarte, em palestra  matutina. É sangue novo que tenta revolver a terra fértil com esse movimento da prosa e da poesia.
Amanhã estaremos também experimentando algo novo, um dia completo dedicado à Cultura, coisa que não estamos habituados. É uma jornada longa para testar o fôlego literário dos presentes, mas salutar e festivo para o nosso sertão alagoano. E, compartimentando o evento, iremos falar de uma fração da longa história santanense (1771-2017) no que se refere à formação física da nossa cidade com seus blocos habitacionais e suas expansões. É um capítulo inédito do livro “O Boi, a Bota e Batina, História Completa de Santana do Ipanema”.

Aguardamos a todos para esse encontro com as Letras na Rua Nossa Senhora de Fátima.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A GRANDE FAMÍLIA DO ALTO DE JOÃO PAULO

*Rangel Alves da Costa

Ao cair da tarde, quando o sol já vai descambando além, então as famílias colocam suas cadeiras nas calçadas e debaixo dos pés de pau para receberem os sopros da brisa sertaneja. Assim no Alto de João Paulo, assim por todo lugar nos arredores da cidade sertaneja de Poço Redondo.
Mas ali no Alto há uma magia diferente, um encantamento diferente, um berço de profunda e reconhecida grandeza. Avista-se a casa de João Paulo, agora moradia de familiares. Avista-se a casa onde morou Adília por muitos anos. Sim, a mesma ex-cangaceira Adília e seu jeito pacato, simples e humilde de ser. Lar de Maximino, lar de tantas outras inquebrantáveis raízes e troncos ainda hoje portentosos.
O Alto de João Paulo, ainda que hoje o progresso tenha insistido de dar-lhe outra feição, pode até já ter sido mudado pelos arredores, mas não no âmago de sua nascente, naquela fileira de casas, unidas como de mãos de dadas, que vem desde a antiga casa de Seu Galego Ferreiro até se alongar já pela estrada que vai descendo para o riachinho. E se vivo estivesse, por essa hora João Paulo gritaria de sua porta ou de sua calçada para quem passasse adiante: Aonde vai, cabra?
Parece mesmo que o Alto de João Paulo preserva para si o que mais adiante não se preserva mais. Enquanto outras povoações, arruados e comunidades, logo se transformam com o passar dos anos e a chegada de qualquer progresso, o povo do Alto cuida que seu mundo não perca feição nem se desintegre pelo novo. Mesmo estando tão próximo à sede municipal, bastado caminhar cerca de um quilômetro e atravessar uma passagem molhada, nada do que acontece na cidade possui consequências no outro lado do riachinho que a tudo separa.
Casas pequenas, que outrora foram no barro e cipó, ganharam paredes de tijolos sem perder a essência ou até mesmo o tamanho. Casas com dois ou três quartos, varanda e cozinha, apenas. Mas de quintal sempre grande e indo sempre confrontar já com os arbustos ralos e as catingueiras miúdas de mais adiante. Alguma cria de quintal, como galinha e porco, e bichos de estimação, como cachorros e gatos. E vez por outra - e de modo diferente da constância de antigamente - alguma planta medicinal num canto de cerca.


As pessoas do Alto de João Paulo são todas simples, amigueiras, acolhedoras dos visitantes. Não negam qualquer diálogo nem proseado sobre suas histórias passadas, raízes familiares e causos que chegam à cidade já quase como lendários. E ali um celeiro de grandes histórias e grandes acontecimentos. Mesmo sendo uma comunidade pequena, dificilmente se encontra localidade interiorana com maior livro aberto e recheado de acontecidos, principalmente acerca de seus filhos famosos no passado.
Famosos no passado e em tempos mais recentes. No passado do Alto, as marcas e os marcos de uma meninada e juventude propensas aos passos do bando de Lampião. Com efeito, dos trinta e quatro cangaceiros de Poço Redondo que adentraram no bando de Lampião, muitos nasceram e conviveram ali. Adília, que seguiu o cangaço como companheira de Canário, era daquela comunidade, bem como seu irmão João Mulatinho, que no bando recebeu o apelido de Delicado. Novo Tempo, Mergulhão e Marinheiro (Du, Gumercindo e Antônio), filhos de Paulo Braz São Mateus e irmãos da famosa cangaceira Sila, eram também do Alto.
O próprio João Paulo era irmão daqueles quatro cangaceiros. E irmãos de João Paulo e destes eram os vaqueiros Humberto e Abdias. Assim, na família Braz o alargamento de raízes que ora se alongaram para o cangaço ora para os trabalhos da vaqueirama, do cuidado com os bichos e outros afazeres sertanejos. Mas também da comunidade do Alto uma raça de exímios caçadores, lavradores e mestres nos ofícios da sobrevivência. É, pois, a expansão dessas raízes que ainda subsiste na pequena povoação e se sempre no orgulho e no prazer da história e da simplicidade do viver.
A bem dizer, toda a comunidade do Alto está unida por alguma relação de parentesco. Muitos são os irmãos, filhos e sobrinhos, em linhagens que se comungam em outros parentescos antigos, que ali permanecem como troncos fincados para a eternidade. Daí que ao entardecer, quando muitos colocam seus bancos e cadeiras pelos sombreados das calçadas e debaixo do pé de pau, não se avista apenas uma vizinhança, mas uma verdadeira família.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E A EMPRESA LINARD

Por Paulo George Pereira

Fazenda Serra do Mato do grande coronel Santana de Missão Velha no Estado do Ceará, o capitão Lampião precisou de um ferreiro para limpar e lubrificar as armas, e de imediato trouxeram a sua presença o jovem Antonio Linard.

Coronel Santana, de Missão Velha, um dos protagonistas do Pacto dos Coronéis e um dos principais apoiadores de Accioly no cariri. - http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/01/o-ceara-de-nogueira-accioly-parte-2.html

Ao final do trabalho realizado, o rapaz não cobrou nada do capitão Lampião. E o capitão lhe perguntou, qual seria seu maior desejo?


O jovem ferreiro disse que queria muito um "torno mecânico", que na época era muito caro.


O chefe cangaceiro passou entre seus cabras, o chapéu grande, virado e cada cabra colocou uma quantia em dinheiro.

Desse acontecido, nasceu a história do primeiro torno mecânico da empresa Linard, um dos mais tradicionais grupos empresariais de Missão Velha no Estado do Ceará.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=912861825544601&notif_id=1509120724722220&notif_t=like

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PÉ DE UMBÚ CAJÁ

Por Sálvio Siqueira

Esse vídeo abaixo, produzido pelo pesquisador Raul Meneleu, torna-se um grande documento com fatores em torno de pesquisas. Principalmente por trazer os nomes de todas as pessoas que se encontram no registro fotográfico, encontrada em diversas obras literárias, de 1947, tendo a mesma, citações, identificações, exclusivas em uma só pessoa, a senhora Jacoza. 

https://www.youtube.com/watch?v=5uARbfHunV8&feature=youtu.be

A data e quem plantou o pé de umbu cajá, também é sensacional sabermos, pois há quem diga, através de obras literárias, textos e documentários, que teria sido o próprio Virgolino Ferreira quem havia plantado, quando o senhor Pedro Ferreira, a criança que aparece no registro de 1947 junto a dona Jacoza e seu vaqueiro, cita ter sido o pai de Virgolino, José Ferreira. 

O menino da foto é PEDRO FERREIRA. Seu pai era primo carnal de Lampião. A mulher era Chica Jacosa sua tia, (não confundir com a avó de Lampião), a mocinha chamava-se Ana Clemente e o homem era Elói Clemente, vaqueiro da casa. A casa da foto é a casa original feita pelos Ferreiras na propriedade Poço do Negro em Nazaré do Pico-PE. - https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/ - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2015/04/jacosa-vieira-do-nascimento.html

Quanto as citações sobre Ezequiel, o cangaceiro Ponto Fino, cada pesquisador tem a sua maneira de ver o caso, mesmo porque, dependendo dela, muitos livros teriam que serem Reeditados e Revisadas suas entre linhas. 

Ezequiel Ferreira da Silva nasceu no ano de 1908. Entrou para o cangaço em 1927, no grupo do seu irmão Lampião com apenas 19 anos. Seu apelido foi motivado à sua boa pontaria e rapidez. Morreu em combate na Várzea do Touro, Paulo Afonso, no Estado da Bahia, em 1932 aos 23 anos de idade, em confronto com a volante baiana do Tenente Arsênio.Fonte: facebook - Página: Pedro R. Melo‎ CANGACEIROS

Temos que respeitar a opinião de todos, porém, concordar ou não também é um direito dos outros, mesmo hoje, se essa opinião vir de algum pesquisador ou escritor renomado. Maravilho, e histórica, essa captura.

"Visita à propriedade Poço do Negro, segunda morada de Virgulino Ferreira, O Lampião. Descerramento da placa dos 100 anos do Umbu-cajá plantado pela família Ferreira."

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


DESSA VEZ LAMPIÃO NÃO FUGIRÁ! O MILITAR JUAREZ TÁVORA ORDENOU MEDIDAS EXCEPCIONAIS PARA CAPTURAR LAMPIÃO – Cerca de 1400 homens se acharam no encalço do famoso bandoleiro

Por Joel Reis

Juarez do Nascimento Fernandes Távora, o revolucionário militar cearense, não somente foi um grande guerrilheiro que levantou e trouxe até o Rio de Janeiro, então capital da República, as hostes revolucionárias que redimiram o Brasil, mas também um vigilante incessante da abandonada Região Nordeste, em que todos os problemas foram ignorados pelos politiqueiros perniciosos que estorvaram o seu progresso, humilharam o povo e surrupiaram os cofres públicos.


Inteirado de todos os reclamos da opinião e às necessidades imprescindíveis do País, Juarez Távora, não se limitou apenas à sua ação combativa ao específico campo militar. O intimorato militar destacou de Sergipe, quatrocentos soldados do Exército para combater Lampião, o célebre bandoleiro que vem desassossegando alguns Estados do Nordeste, há muitos anos, com o apoio dos sobas*, apeados do poder, pela revolução.

Não apenas no Estado de Sergipe foram tomadas providências de tal natureza, como também o de Alagoas, da Bahia e o de Pernambuco. Além da participação de outros contingentes, cujo efetivo total ascende, a mil homens, que rastejam por todos os recantos do sertão nordestino, o famigerado autor dos mais nefandos crimes.

Não apenas no Estado de Sergipe foram tomadas providências de tal natureza, como também o de Alagoas, da Bahia e o de Pernambuco. Além da participação de outros contingentes, cujo efetivo total ascende, a mil homens, que se dividem em duas grossas colunas e rastejam pelo sertão nordestino no encalço do famigerado Lampião e seus asseclas.

Conforme o Jornal A Batalha, RJ (1930, p. 05, grifo nosso) o assombroso poder de Virgolino estava atrelado aos velhos oligarcas que não passavam de seus correligionários, por esse motivo era ‘invencível’. Apesar disso, o supracitado jornal acreditava que Lampião não escaparia das ações do intrépido militar Juarez Távora, por conseguinte, não mais registraria ‘novas’ façanhas do famoso cangaceiro. Ademais, a matéria é finalizada com os seguintes dizeres: “Veremos, agora se assim acontecerá.” 

Tendo em vista os aspectos observados conclui-se que Juarez Távora fracassou em sua missão em 1930, visto que segundo os historiadores Lampião morreu na alvorada do dia 28 de julho de 1938. Assim, o Jornal A Batalha (RJ) continuou a registrar novas matérias até término do cangaço.

REFERÊNCIA

CUNHA, Tristão da. Desta vez Lampeão não fugirá!. Rio de Janeiro, A Batalha, ano II, n. 269, 22 nov. 1930, p. 05. Disponível em: Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. Acesso em: 19 out. 2017.
IMAGEM
Fonte: Blog Revolução Brasileira De 1924. Disponível em:
<http://revolucaobrasileirade1924.blogspot.com.br/…/juarez-t…>. Acesso em 19 out. 2017.
*Soba é aquele que se serve do poder que tem para granjear proveito próprio, sem a menor consideração pelo que possa ser o interesse da sua comunidade.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1575087752556115&set=gm.721540328054914&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU DAS FORÇAS VOLANTES...Um sonho de todos os nazarenos..!


Obs: Durante o último Cariri cangaço em Nazaré do Pico-PE, foram fortes as negociações / idéias / sugestões para a criação desse memorial. O Cariri cangaço e escritores /estudiosos presentes, se comprometeram em ajudar no que for possível para a concretização desse sonho. Foi isso, mesmo que aconteceu, Dr. Manoel Severo Barbosa / Cangaceiros Cariri..? ( adendo.por Volta Seca)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=748538738681436&set=gm.721568578052089&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM HOMEM CHAMADO NORDESTE- MANUEL CORREIA DE ANDRADE.

Por Prof. Dr. Lucivanio Jatobá
Prof. Dr. Lucivanio Jatoba ministrando aulas da disciplina Estruturação e Dinâmica Atual de Paisagens, no curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE, juntamente com a dra Alineaurea Florentino. Turma magnífica! Trabalho exaustivo, pois oito aulas por dia não é.moleza!!! Esperamos estar contribuindo para a nossa Pátria.

No ano de 2007, a excelente jornalista Lêda Rivas entrou em contato comigo. Estava com um projeto de um livro sobre Manuel Correia de Andrade, um dos mais importantes geógrafos da América do Sul. (Juntamente com ela estavam na organização do livro: Jacques Ribemboim e Clóvis Cavalcanti). Convidou-me para escrever livremente um capítulo para a obra, já que havia sido aluno dele e com ele havia escrito alguns livros. Aceitei de imediato a tarefa de Lêda.



Abri minha caixa mental de memórias, e comecei no mesmo dia a redação requerida. Emocionei-me em vários momentos... Recordei de excelentes momentos que tive ao lado dele, sobretudo nos verdadeiros congressos e encontros nacionais promovidos pela AGB. 

Hoje deu-me vontade de divulgar esse livro e uma parte do capítulo que escrevi. Esse livro foi publicado pela Edições Bagaço e muito pouco conhecido, lamentavelmente.

Minha geração teve o privilégio de ter lido e estudado os memoráveis trabalhos de M.C. de Andrade.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM LIVRO QUE CONTA TUDO SOBRE A FAMÍLIA FERREIRA E PRINCIPALMENTE A VIDA E A MORTE DE LAMPIÃO


Este é o maior livro escrito até hoje sobre Cangaço. E por que não classificá-lo como sendo a grande bíblia do cangaço, escrito pelo pesquisador José Bezerra Lima Irmão. 

Adquira esta maravilhosa obra através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTIGA CASA DE DETENÇÃO DO RECIFE

Por Jorge Remígio

Antiga Casa de Detenção do Recife. Desde o ano de 1976, transformada em Casa da Cultura. 


A obra desse emblemático prédio, foi iniciada no ano de 1850 e concluída em 1855, com o objetivo de atender as reformas prisionais implementadas pelo Império. 


Em celas como esta da fotografia, vários cangaceiros cumpriram pena, inclusive, o mais famoso depois de Lampião, o lendário Antônio Silvino, que cumpriu vinte e três anos de reclusão. 


Em 1930, durante a revolução, o célebre comandante de volantes, Major Theóphanes Torres Ferraz, foi jogado em uma cela desta como preso político, pois era legalista, o qual não teve direto a um simples colchão. 


O advogado João Dantas, após assassinar o Presidente do Estado da Paraíba, João Pessoa, em 26/07/1930, passou menos de três meses detido em uma dessas celas. 



Em 06 de outubro daquele ano, três dias após a Revolução estourar, foi retirado da cela juntamente com o cunhado, o engenheiro Augusto Moreira Caldas, levados para uma sala no interior da Casa de Detenção e assassinados com as carótidas cortadas com afiados bisturis.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÁGUAS BELAS. "RESIDÊNCIA DE CEL. AUDÁLIO TENÓRIO


Águas Belas. "Residência de Cel. Audálio Tenório, que se notabilizou pelo grande poder político e econômico e também por ser um dos mais poderosos coiteiros de Virgulino Ferreira, no Estado de Pernambuco."


ADENDO - José Mendes Pereira

Clique no link abaixo para conhecer mais um pouco sobre o coronel Audálio Tenório de Águas Belas no Estado de Pernambuco.

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2010/01/audalio-tenorio-o-coronel-das-aguas.html


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com