Seguidores

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

UM HOMEM CHAMADO NORDESTE- MANUEL CORREIA DE ANDRADE.

Por Prof. Dr. Lucivanio Jatobá
Prof. Dr. Lucivanio Jatoba ministrando aulas da disciplina Estruturação e Dinâmica Atual de Paisagens, no curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE, juntamente com a dra Alineaurea Florentino. Turma magnífica! Trabalho exaustivo, pois oito aulas por dia não é.moleza!!! Esperamos estar contribuindo para a nossa Pátria.

No ano de 2007, a excelente jornalista Lêda Rivas entrou em contato comigo. Estava com um projeto de um livro sobre Manuel Correia de Andrade, um dos mais importantes geógrafos da América do Sul. (Juntamente com ela estavam na organização do livro: Jacques Ribemboim e Clóvis Cavalcanti). Convidou-me para escrever livremente um capítulo para a obra, já que havia sido aluno dele e com ele havia escrito alguns livros. Aceitei de imediato a tarefa de Lêda.



Abri minha caixa mental de memórias, e comecei no mesmo dia a redação requerida. Emocionei-me em vários momentos... Recordei de excelentes momentos que tive ao lado dele, sobretudo nos verdadeiros congressos e encontros nacionais promovidos pela AGB. 

Hoje deu-me vontade de divulgar esse livro e uma parte do capítulo que escrevi. Esse livro foi publicado pela Edições Bagaço e muito pouco conhecido, lamentavelmente.

Minha geração teve o privilégio de ter lido e estudado os memoráveis trabalhos de M.C. de Andrade.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário