Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

CANGAÇO - ABERRAÇÕES SOBRE A MORTE DE LAMPIÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=hSqB6tHxfhA&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse vídeo outra das polêmicas de Angico. Já falamos do veneno, do caminhão, das canoas e agora sobre a cabeça de Lampião. Uma coletânea de depoimentos de pessoas abalizadas falando sobre essa celeuma e o cuidado com a história. Dr Lamartine de Andrade, Archimedes Marques, Paulo Britto e Vera Ferreira a quem eu deixo meu muito obrigado por todas as vezes que tive a oportunidade de gravar com eles.

Os pesquisadores Lamartine de Andrade, médico legista, Paulo Brito, filho de João Bezerra, Archimedes Marques, presidente da ABLAC, e Vera Ferreira, neta de Lampião, discorrem sobre a não morte de Lampião e outras polêmicas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MILAGRE DA HÓSTIA: PADRE CÍCERO E A BEATA MARIA DE ARAÚJO NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

Por Manoel Severo

 

Um dos episódios mais marcantes de toda a história de nosso Nordeste; era o dia 01 de março de 1889; ali na capelinha do povoado do sítio Juazeiro; de "meu Padim"; pela primeira vez a hóstia consagrada se transforma em sangue na boca da Beata . O Milagre da Hóstia - Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo é o tema dos Grandes Encontros Cariri Cangaço desta quarta-feira, ao vivo no canal do YouTube do Cariri Cangaço. Manoel Severo recebe os pesquisadores, Renato Dantas, Fátima Pinho e Urbano Silva para uma noite de grandes revelações: Imperdível.  

O Milagre da Hóstia
Grandes Encontros Cariri Cangaço
Quarta, dia 29 de Setembro de 2021
19h30 Ao Vivo
YouTube do Cariri Cangaço

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/09/o-milagre-da-hostia-padre-cicero-e.html

http://blogdomendesemendes.blogsapot.com

LIVRO DO HONÓRIO DE MEDEIROS.

 Por João de Sousa Lima

Recebendo o amigo e professor, conselheiro do Cariri Cangaço, Honório de Medeiros......com seu novo livro pronto pra iniciar a leitura.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA FRANCISCA DA SILVA TAVARES, VIÚVA DO EX-CANGACEIRO ASA BRANCA

Por José Mendes Pereira 

Dona Francisca da Silva Tavares

Dona Francisca da Silva Tavares é a viúva de Antonio Luiz Tavares,  ex-cangaceiro Asa Branca, do bando de Lampião, e reside em Mossoró desde muitos anos. Inclusive, quando o Asa Branca faleceu, ele morava em Mossoró. 

Ela é a segunda esposa do cangaceiro. Natural de Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba. Nasceu no dia 21 de novembro de 1937. Filha de Máximo Batista de Araújo e de Dona Severina Guilhermina Silva, ambos paraibanos. 

O casamento do Asa Branca com dona Francisca da Silva Tavares só aconteceu  dezessete anos, depois que ambos já viviam juntos.

No ano de 1954 dona Francisca já era casada e mãe de um filho. Mas nesse período, ela contraiu uma doença, ficando por alguns meses  sem andar. Procurando recursos para se livrar da maldita doença que ora a perseguia, soube que na região havia um curandeiro, já de idade. Não foi tão difícil, pois dias depois o curandeiro fazia as curas ao pé de sua cama. O tempo foi se passando, finalmente dona Francisca se livrou da desconhecida doença.

Com aquele contato de reza vai e reza vem, os dois se apaixonaram. E no ano de 1955, resolveu abandonar  o seu marido, e um filho de sete meses, fugindo com o curandeiro, cujo destino de apoio, Mossoró. 

Mas veja bem leitor, quem era o curador. Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca", que deve ter aprendido as milagrosas rezas com o seu ex-comandante, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Nesse período ela tinha 17 anos, e o cangaceiro Asa Branca já passava dos 50 anos. 

Dona Francisca da Silva reside na cidade de Mossoró e é mãe de 4 filhos do cangaceiro Asa Branca, e já está se aproximando dos 84 anos de idade.

Asa Branca - Segundo o historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros, certa vez, no Hotel Thermas de Mossoró, à noite,  me falou que após o ataque de Lampião e seu bando à Mossoró, o cangaceiro Asa Branca foi preso e começou pagar o seu feito em Natal. Posteriormente foi transferido para a Cadeia Pública de Mossoró. no Estado do Rio Grande do Norte. Este conhecimento eu
 recebi xerox do escritor, comprovando a sua informação.

Parabenizo desejando muita paz e saúde a dona Francisca da Silva Tavares, que sempre me recebeu muito bem em sua residência, e nunca se negou a receber alguns amigos estudiosos do cangaço que tenho levados em sua residência, especialmente para fazer fotos e gravações. 

Os últimos estudiosos do cangaço que estiveram lá em sua residência, acompanhados por mim, foram o poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas, e o cineasta também pesquisador de Fortaleza Aderbal Nogueira, proprietário da Lazer Vídeos.

Algumas pessoas duvidam e perguntam: Por que a dona Francisca ainda é viva? Mas entendam, que quando acompanhou o ex-cangaceiro ela tinha 17 anos, e ele já passava dos 50. Quando ele se casou com a primeira esposa, ainda estava na cadeia de Mossoró.

Dona Francisca é sempre assim, com a simpatia no rosto. Não tem tempo difícil para ela. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com