Seguidores

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

JOÃO SANTOS FUNDADOR DO GRUPO JOÃO SANTOS

Por José Mendes Pereira
João Santos - www.onordeste.com

O industrial João Pereira dos Santos (João Santos) nasceu no dia  26 de outubro de 1907, em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, e  era conterrâneo de Virgulino Ferreira da Silva, o famoso sanguinário capitão Lampião.

Maria Bonita e Lampião

Foi um industrial e economista brasileiro, e é chamado por seus pares de “empreendedor destemido”. Ele foi o principal fundador do Grupo Industrial "João Santos", produtor do Cimento Nassau, e considerado um dos três mais importantes conglomerados do Nordeste, ao lado da Organização Odebrecht e do Grupo Queiroz Galvão.

Coronel Delmiro Gouveia

Em 1909, já era órfão de pai, todos os bens da família são destruídos ou ocupados. No ano de 1915 João Santos conhece o famoso industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia lá da Pedra e, já  com oito anos, começa a trabalhar na seção de etiquetas da Fábrica de Linhas da Pedra. Mas a sua amizade com o coronel Delmiro Gouveia dura pouco, porque o coronel foi assassinado no dia 10 de outubro de 1917,  em Pedra, no Estado de Alagoas, nos dias de hoje, é Coronel Delmiro Gouveia.

Em 1924,  conclui o curso paroquial e já começa a trabalhar no escritório da Great Western, concessionária inglesa das linhas de ferro de Pernambuco.

No ano de 1930, torna-se bacharel em Ciências Econômicas na então Faculdade de Comércio de Pernambuco.

Em 1934, casa-se com Maria Regueira dos Santos.

Ainda no ano de 1934, em sociedade com Adriano Ferreira, dá um primeiro grande passo como empresário: compra a usina de açúcar Sant'Ana de Aguiar, em Goiana (PE), da qual detinha 35% das ações.

No ano de 1935, João Santos e Adriano Ferreira compram a Usina Santa Tereza, após terem vendido a usina Sant'Ana de Aguiar, e em 1951, cria a fábrica de Cimento Nassau, sendo que na década de 60, abre uma na cidade Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.


Em 1972 o Grupo entrou no mercado de celulose e papel com a aquisição da Companhia Indústrias Brasileiras Portela (hoje Cepasa). Posteriormente, adquiriu Itapagé S/A - Celulose, Papéis e Artefatos, localizada no município de Coelho Neto, no estado do Maranhão.

Barão Andrelino Pereira da Silva

Em 2007 completa 100 anos de idade, e em 16 de abril de 2009 falece em Recife-PE, aos 101 anos de parada cardíaca. João Santos foi o mais importante membro da família Pereira, depois do Barão do Pajeú, seu tio avô, Andrelino Pereira da Silva, descendente do fidalgo José Carlos Rodrigues e Ana Joana Pereira da Cunha integrantes da Casa da Torre de Garcia d'Avila.

Sinhô Pereira e Luiz Padre

Não posso afirmar com toda segurança, mas se o Barão do Pajeú Andrelino Pereira da Silva era tio/avô de João Pereira dos Santos (João Santos), proprietário da Fábrica de Cimento Nassau, é quase certo que o empresário era primo de segundo grau dos cangaceiros Sinhô Pereira e Luiz Padre, porque o barão do Pajeú era também tio/avô dos citados.
  
Fonte de pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORISCO A SOBRA DE LAMPIÃO

Autor Sérgio Augusto de S. Dantas

Pela grandeza da Obra e pelo inconfundível talento do autor, Corisco - A Sombra de Lampião é mais do que recomendável, é imprescindível!

Palavras do Manoel Severo do 

http://cariricangaco.blogspot.com

Vendas através de Francisco Pereira
Valor de R$ 50,00 (com frete incluso).
Pedidos através do e-mail:


Adquira logo para não ficar sem esta obra.

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FOGO (BATALHA) DA MARANDUBA EM TERRAS SERGIPANAS


O dia 09 de janeiro de 1932 é um marco na história do cangaço. O fogo (batalha) da Maranduba em terras sergipanas, no município de Poço Redondo, Porto da Folha à época, é considerado juntamente com Serra Grande (Flores-PE 26/11/1926) e Serrote Preto (Mata Grande-AL 21/02/1925), como uma das maiores batalhas do fenômeno cangaço. 

Nesse solo sagrado para o cangaço, tombaram oito aguerridos soldados volantes, sendo quatro das hostes comandada pelo capitão Liberato de Carvalho, Comandante Geral as Forças Baianas: Elias Marques, João de Anízia, Pedrinho de Paripiranga e Manoel Ventura. 

Da força pernambucana comandada pelo tenente Manoel Neto, morreram os nazarenos sargento Hercílio de Souza Nogueira, o irmão Adalgiso de Souza Nogueira, João Cavalcante de Albuquerque e Antônio Benedito da Silva, além de vários feridos. 

As baixas cangaceiras foram os cabras: Quina Quina, Sabonete e Catingueira. 

Estou na foto com o meu filho Iago Oliveira Remígio e segurando uma fotografia composta dos nazarenos Hercílio de Souza Nogueira, que tombou nesse confronto, posicionado à direita de quem olha. À esquerda, o seu irmão Aureliano de Souza Nogueira (Lero). 

O tenente Lero foi delegado em minha cidade, Custódia-PE, na década de 1950, foi casado com Julieta Ferraz Torres, irmã do lendário major Theóphanes Ferraz Torres. Um filho de Aureliano, Ubiratan Torres Nogueira (cafezinho), casou com a custodiense Maria do Socorro de Medeiros Nogueira, tendo os filhos: Aruza, Airon e Anúzia. 

A filha de Aureliano e Julieta, Solange Torres Carneiro, casou também com um custodiense. O meu dileto primo, José Carneiro de Farias Souza. Tiveram os filhos: Aureliano, Apolônio e Adriano. O tenente Lero, como era conhecido, faleceu vítima de atropelamento no Posto Fiscal de Sucupira, Jaboatão dos Guararapes, em agosto de 1958. 

Muitos comentários à época na minha cidade, ligavam esse episódio a uma revanche do período cangaceiro. Pura imaginação. Isso mostra claramente, que os resquícios desse ciclo persistiram no imaginário popular por muitos e muitos anos após o seu término.

Cariri Cangaço-Piranhas/AL que aconteceu de 25 a 28 de julho de 2015.


Fonte: facebook
Página: Jorge Remígio

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAIS NOVO LIVRO DO ESCRITOR GERALDO MAIA DO NASCIMENTO


ADQUIRA LOGO O SEU:

MOSSORÓ NA TRILHA DA HISTÓRIA

ANOTAÇÕES


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS SOBRE CANGAÇO


Pesquisadores do cangaço: Renato Luís Bandeira e Rubens Antonio


Pesquisadores do cangaço: Rubens Antonio e Oleone Coelho Fontes





Pesquisadores do cangaço: Rubens Antonio e José Bezerra Lima Irmão

Fonte: facebook
Página: Rubens Antonio‎ Cangaçofilia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com

VÍDEO: JARARACA "O CANGACEIRO QUE VIROU SANTO"

https://www.youtube.com/watch?v=eaV-P5BeQr8

VÍDEO: JARARACA "O CANGACEIRO QUE VIROU SANTO"

Crendice popular, Mentira, embuste, falta de religião? Qual sua opinião?

Uma produção da Laser Vídeo Produções do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira.

Fonte: facebook
Página:  Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS


A 2ª edição continua sendo vendida através dos endereços abaixo:

josebezerra@terra.com.br
(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799

Pedidos via internet:

Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   
lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com 

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro. 

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E AS VOLANTES PARAIBANAS


As homenagens ao escritor Alcino Alves Costa não pararam na inauguração da principal rua de Poço Redondo, que passava a se chamar Avenida Alcino Alves Costa, nem com as placas de homenagens, nem com a outorga do Título "Personalidade Eterna do Sertão", concedido pelo Cariri Cangaço, SBEC, GECC e GPEC.

Logo após a solenidade na praça de Poço Redondo os convidados do Cariri Cangaço Piranhas 2015 se deslocaram até a inauguração do esperado Memorial Alcino Alves Costa. Para Ustane Alves, filha do escritor homenageado "o Cariri Cangaço era a vida de papai, ele passava o ano inteiro esperando chegar e hoje temos essa maravilhosa homenagem, muito obrigado".

Com a presença do casal de pesquisadores, Archimedes e Elane Marques responsáveis pelo Cariri Cangaço em Poço Redondo; contando com a participação de familiares, foi inaugurado o Memorial Alcino Alves Costa, tendo à frente um dos filhos de Alcino, o pesquisador, escritor e cronista, Rangel Alves da Costa, que recebeu a todos e foi o responsável pela concepção do Memorial, localizado na residência em que Alcino morava , no centro de Poço Redondo.

Nas dependências do Memorial, estão mantidas e expostas além dos móveis e utensílios pertencentes a família, objetos pessoais de extremo valor sentimental e que contam a história deste que sem dúvidas é um dos mais ilustres filhos de Poço Redondo e de Sergipe. Ali despontam sobretudo seu farto material de pesquisa e fotos, inúmeras fotos, centenas de fotos marcando a trajetória de vaqueiro da história do decano Caipira de Poço Redondo, como ele mesmo gostava de ser conhecido.

Juliana Pereira, advogada e pesquisadora cearense; "filha de coração" de Alcino Alves Costa; comenta: "incrível, Alcino foi prefeito por três vezes de Poço Redondo, e hoje em seu Memorial testemunhamos que a maioria das fotografias e da memória viva do lugar está ligado a sua vida de pesquisador do cangaço, principalmente dentro de nosso querido Cariri Cangaço".

Para Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, "Alcino era mais que um amigo, com um senso e um zelo de justiça incomum, sempre aberto ao diálogo com o contraditório, nos ensinava mais com sua postura e sentimento do mesmo com suas espetaculares descobertas... Alcino trata-se de um grande pesquisador, é verdade; grande como poucos, mas Alcino antes de qualquer coisa foi um ser humano sem igual, gigante...enorme... que saudade de seu sorriso, de seu olhar aguçado, de seu coração do tamanho de todo o sertão". Por fim os convidados do Cariri Cangaço foram recepcionados por almoço oferecido pela família Alves Costa. 

VEJA TUDO EM:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANTEI E DECANTEI ESTE MEU BRASIL AFORA


Eu quero falar para o Brasil. Que eu cantei e decantei por este país afora. Cantei os pássaros, cantei a fauna, cantei a flora, cantei o vaqueiro, o apoiador, cantei os repentistas os curandeiros, os curandeiros, os valentes, os covardes, cantei os tropeiros, cangaceiros e jangadeiros. . . por fim criei filhos tive netos, enfim sou um Brasileiro... 

Luiz Gonzaga do Nascimento. 13/12/1912... 02/8/1989.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com