Seguidores

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

CANGACEIROS.

 Por Moisés Reis.

Acesse pelo link:

https://historiadefatimaba.blogspot.com/.../negociacoes...

Negociações com Labareda

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FALANDO EM CANGACEIRO

 Clerisvaldo B. Chagas, 12 de fevereiro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.011

O Josias Mole, morador na serra da Remetedeira, em Santana do Ipanema, vingou a humilhação do pai, matando seu desafeto, comeu cadeia por duas vezes, além de levar uma sova da polícia. Procurou Lampião, ingressou no bando e recebeu o vulgo de Gato Bravo. Tempos depois, fugiu do cangaço e foi preso como barbeiro nas imediações de Arapiraca. Seu nome foi registrado por um cordelista quando esteve em Juazeiro com Lampião. Porém, além de Gato Bravo, Santana do Ipanema teve outro cangaceiro que assim como o Gato também fugira do cangaço após seis meses no bando.

Filemon e dona Júlia era um casal moreno.  Ela, desbocada e vendedora de comida nas feiras de sábado, assim como sarapatel.  Muita conversadeira em voz alta. Filemon, moreno alto, magro e muito calado, só falava quando era preciso. Sempre era contratado pela sociedade, para fazer feijoadas nas festas, bem como matar e preparar cágados (jabutis) para os boêmios da cidade. Era incomparável cozinheiro nas iguarias acima e muito procurado para o mister. O casal era cliente da loja de tecidos de meu pai, onde ouvi sua narrativa resumida como ex-cangaceiro. Trabalhava na vila Mariana, em Pernambuco, quando por ali passou Lampião e seu bando, convido-o para suas hostes e ele aceitou na hora. Acompanhou o bando. Não falou o vulgo que recebeu e se falou não lembro. Disse que passara seis meses no cangaço e, sentindo que aquilo não era vida para ele, fugiu do bando do qual ninguém podia deixar. Estava presente no sequestro de um coronel de Águas Belas e explicou direitinho porque Lampião não o matou. Bate com alguns escritores que falam do assunto.

Na época em que nem pensava em pesquisar o cangaço, inclusive, havia muitas fontes de soldados volantes que mataram Virgulino, todos os dias em reuniões de amigos na porta da igreja principal de Santana; e ainda um dos ordenanças do coronel Lucena, o soldado reformado como sargento Idelfonso, vulgo Fon-Fon.  Esse era alto, magro e branco, puxava por uma perna e ainda usava cartucheira com revólver e lenço vermelho no pescoço. Orgulhava-se tremendamente em ter sido da “confiança de Lucena Maranhão”.  Sobre Gato Bravo, sua vida civil foi descrita pelos escritores Oscar Silva e Valdemar Souza Lima. Sobre Filemon foram registradas poucas linhas por mim, semelhantes a estas. Fora avô do presente funcionário público, lotado no Colégio Estadual Mileno Ferreira da Silva, Carlão, que também fora líder sindical.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE HUBERTO BRUENING

 Por José Mendes Pereira

O Padre Huberto Bruening foi um sacerdote que cumpriu com a sua missão aqui na terra como grande religioso, sem deixar espaço para que algumas pessoas falassem mal sobre o seu domínio de ovelha de Deus. Para ele, não adiantava fingir que era religioso, ou era, ou não, o que ele não admitia era certos modos ridículos com a igreja, 

Paulo Menezes era um grande apicultor juntamente com o padre Huberto.

O senhor Paulo Menezes que infelizmente faleceu há 2 anos de (Covid-19), que eu o conheci bastante, e morava aqui, pertinho da minha casa, e que vez por outra, vinha para eu copiar algumas chaves para ele, e era  um dos homens que mais conviveu com o vigário, devido ambos eram apicultores, tem histórias engraçadas que ele presenciou em companhia do religioso.

Conta Paulo Menezes que o Padre Huberto, presente a uma celebração religiosa na Catedral de Santa Luzia, da qual era vigário geral, presenciou algo inusitado.

Adentrou na igreja um sertanejo sem princípios religiosos e aproximando-se de uma das velas acesas que estava no altar com um cigarro na boca, encostou o mesmo no fogo para acendê-lo.

Vendo cena tão deprimente o sacerdote se dirigiu ao popular e indagou de onde o mesmo era natural, ao que foi informado ser de Novo Mundo (cidade do interior do Estado).

"Agora entendi o seu comportamento - afirmou o Padre Huberto, pois sabia que você com certeza não seria “deste mundo”.

Mossoró (RN)., 09 de maio de 2015 – Paulo Menezes

Em outra ocasião:

Padre Huberto era redator e apresentador do programa radiofônico ‘Mensagens de Fé”, que era levado ao ar às 18 horas do domingo na “Radio Rural de Mossoró”, emissora pertencente à Diocese. Era um programa bem eclético, com mensagens do Vaticano, leitura de trechos do evangelho, curiosidades, leitura de cartas relacionadas com graças alcançados pelos fiéis.

Ao ler uma delas onde o católico enviou R$ 1,00 pela graça alcançada a São José “pela cura da ferida do jumento”, o sacerdote comentou logo a seguir: já que o dinheiro foi enviado vou receber, porém que fique bem claro:

"O santo não tem nada a ver com a cura do animal". 

Mossoró (RN)., 05 de setembro de 2014 – Paulo Menezes

http://www.melmenezes.com.br/blog/

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://sednemmendes.blogspot.com

 http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com