Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

FUGA PARA MINAS GERAIS, POR MORENO

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=9StGSB3BdgA&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse vídeo do pesquisador João de Sousa Lima, Moreno narra que teve vários registros e que com as mudanças de nome ia ser muito difícil alguém descobri-los. Conta ainda como Durvinha se curou de uma enfermidade graças a um cego que encontraram no percurso. Uma história curiosa e bem interessante. Durvinha também fala a João de Sousa sobre a felicidade de ter voltado ao local de seu nascimento. Ao final do vídeo, outros versos de Moreno. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/9StGSB3BdgA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

SOU DA VOLANTE E CANGACEIRO DO MATO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=YHYjoq75zro&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Coletânea de imagens aéreas ao som de 'Sou da Volante' e 'Cangaceiro do Mato', de Jadilson Ferraz. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/YHYjoq75zro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ SERENO - DEPOIMENTO DE UM EX-CANGACEIRO DO BANDO DE LAMPIÃO. PARTE I.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=9wvD-nmvqGM&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um fantástico e surpreendente depoimento, onde Zé Sereno, um ex cangaceiro do bando de Lampião, fala sobre sua vida durante o período em que integrou as hostes cangaceiras e como ele e sua companheira Sila, escaparam da morte naquela manhã de 28 de Julho de 1938 em Angico, quando a Força Volante Alagoana deu cabo de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.

Detalhes impressionantes que farão vocês repensarem sobre os momentos finais da vida do Rei do Cangaço.

ASSISTAM...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PILAR E A ESTÁTUA GIGANTE

Clerisvaldo B. Chagas, 5 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.807

Passando para lá e para cá, Maceió – Santana e vice versa, desde longas datas, sempre com vontade de entrar no Pilar, conhecer de perto a laguna Manguaba e provar o bagre que ficou famoso além das Alagoas. Nunca realizamos esse desejo e vamos pondo a culpa na máxima: “quem é cativo não ama”. Pilar foi o último lugar do Brasil onde houve oficialmente um enforcamento como castigo.  Cidade que conta a belíssima história de Nossa Senhora e milagre ali acontecido. Banhada pela laguna Manguaba que faz conexão com a laguna Mundaú, foi palco de engenhos e de intensa navegação de época. Representa uma cidade histórica e que tem muitas coisas a ser contadas para que quiser ouvir. Tem até música do saudoso Augusto Calheiros que deixou a cidade imortalizada.

LAGUNA MANGUABA, NO PILAR (FOTO: TRIBUNA).

Mas, a novidade agora é que em breve será inaugurada uma estátua de Nosso Senhor Jesus Cristo, como a maior do mundo e de 70 metros de altura, conforme, noticia a imprensa. A prefeitura da cidade faz assim um acasalamento entre as belezas naturais e o impacto religioso que beneficiará o turismo na área lagunar.  Sabedoria, demagogia ou sentimento religioso, pouco importa para tão arrojado empreendimento. Assim como a estátua de frei Damião que acelerou o turismo no distrito palmeirense de Canafístula, com certeza terá grandes romarias em direção ao Pilar, até mesmo por curiosidade para conhecer a maior estátua de Jesus, do mundo, além de apreciar toda beleza natural que a cidade proporciona. Pilar merece de fato alavancar o seu desenvolvimento e reescrever   nos anais do Século XXI.

Nos últimos dez anos, temos visto até com admiração, formações habitacionais no acesso a Pilar, na BR-316. Antes, somente canteiro de acesso à cidade, atualmente, tantas casas como se fosse a formação de um novo bairro iniciando de fora para dentro da urbe. Quando se diz: “aqui é a Chã do Pilar”, é como se dissesse “aqui é a nova cidade do Pilar”. E que bom que seja assim. Uma expansão, uma localidade de esperança para muita gente que almeja mudar de ares, isto é, cansado do ambiente lagunar, procura uma região de tabuleiro.  Esperamos sucesso total nas ideias administrativas, não só do Pilar, mas de outras cidades que procuram quebrar as amarras da mesmice.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/12/pilare-estatua-gigante-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com