Seguidores

sexta-feira, 15 de março de 2019

O ADEUS AO ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO PAULO MEDEIROS GASTÃO.

Por Geraldo Júnior

É com enorme pesar que trago a triste notícia sobre o falecimento do escritor e pesquisador do cangaço, Paulo Medeiros Gastão.

Obstinado pela cultura nordestina e especialmente pela história do cangaço, Paulo Gastão durante anos vasculhou os sertões do Nordeste resgatando e documentando parte da história da saga cangaceira. No decorrer de sua vida escreveu vários livros sobre o assunto e foi um dos principais incentivadores e divulgadores do fenômeno cangaço e suas raízes.

Foi um dos fundadores da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e a meu ver um dos maiores representantes da referida entidade.

Paulo Gastão nos deixou nessa madrugada (04/03/2019) na cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, e aproveito para agradecer pela dedicação e pelo serviço prestado no decorrer de sua vida em torno do resgate e preservação de grande parte da história cangaceira. Deixa seu exemplo e seu legado às futuras gerações.

O velório aconteceu a partir das onze horas na Capela de Santa Terezinha (Praça dos Hospitais) e o sepultamento ocorrerá hoje (04/03/2019) as 16:00 horas no Cemitério São Sebastião na cidade de Mossoró/RN, onde residia.

Segue em paz.

Aos familiares minhas sinceras condolências.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://cangacologia.blogspot.com/2019/03/o-adeus-ao-escritor-e-pesquisador-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ONDE NASCEU LAMPIÃO.

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior


Sítio Passagem das Pedras localizado no município de Serra Talhada no estado de Pernambuco. Foi nesse local que nasceu Virgolino Ferreira da Silva "Lampião", que se tornou o cangaceiro de maior fama e longevidade no cangaço. 

Senhor Camilo Nogueira atual proprietário do Sítio Passagem das Pedras.

Da antiga casa resta atualmente apenas as ruínas que insistem em manter viva na memória popular, que no passado naquele pedaço de chão nasceu aquele que escreveu seu nome na história como o maior e mais sanguinário cangaceiro de todos os tempos. 

Camilo Nogueira

Nessa região foi onde começou as primeiras desavenças entre os irmãos Ferreiras (Virgolino, Antônio e Levino) e Zé Saturnino, dono das Fazendas Pedreira e Maniçoba. 


Atualmente o Sítio Passagem das Pedras pertence ao senhor Camilo Nogueira (Foto). 


https://cangacologia.blogspot.com/2019/03/onde-nasceu-lampiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RECORDANDO.


Por Geraldo Júnior

No dia 07 de março de 2016, há exatos três anos, minha amiga Gilaene "Gila" de Sousa Rodrigues, filha do casal cangaceiro Sila e Zé Sereno, nos deixava.

Eterna saudade e gratidão.

https://cangacologia.blogspot.com/2019/03/recordando.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO CONSELHEIRO NÃO MORREU

Por Goreth Pimentel

Há 189 anos que nesta terrinha de meu Deus nascia um Antônio e, com ele, a semente de um sonho. Sonho que alimentou a luta, uma luta desigual e desumana como a vida de seu povo, como se natural fosse a mesa farta do banquete de alguns à custa da miséria da maioria. E a criança sofrida se fez homem e sentiu na pele a dor da injustiça social que maltrata o corpo e fere a alma de seus irmãos. E assim, saiu Antônio em nome de Deus, pelo sertão adentro e pelo sertão afora, disseminando o sonho da Terra Prometida e arrastando multidões. O sonho, pouco a pouco, foi crescendo no seu coração e desenhando em sua mente um projeto: construir uma sociedade igualitária, saciar a fome e a sede através do trabalho coletivo na terra que é de todos.
Além de milhares de seguidores, atraiu também o ódio dos “donos do poder”ameaçados em sua hegemonia dominante. Pagou um preço alto pela ousadia de pensar e de fazer diferente. Machucaram seu corpo, porém não conseguiram endurecer sua alma. Mancharam seu nome mas não apagaram sua luta.

Professora Goreth Pimentel e o Parque Estadual de Canudos

E o sonho, que se fizera coletivo, deixou de ser um sonho só. Tornou-se realidade: Canudos foi a prova viva de que é possível sim, construir um mundo melhor para todos. Uma vida simples, porém digna, sem miséria nem riqueza, onde todos trabalhavam e as mãos que, muitas vezes estiveram vazias ou estendidas para suplicar esmolas ou direitos como se favores fossem, passaram a produzir alimento, fruto do suor de seus rostos.
Um pobre sertanejo mostrou ao mundo e de forma concreta uma sociedade alternativa que muitos intelectuais teorizaram e não saiu do papel. Uma sociedade construída com a cara e a coragem de um povo e que incomodou muita gente do lado de cima. E por isso, foi cruelmente extinta. Virou um grande palco de guerra, uma lagoa de sangue que afogou tantas vidas. Tentaram apagar da memória social. Não conseguiram.
Contaram a história mal contada, como sempre o fazem, mas ela resistiu pela força e resiliência desse povo simples e guerreiro que deu a vida por uma causa, de todas a mais nobre: a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.


Antônio não morreu…continua aí, mais vivo do que nunca, junto aos seus seguidores, enfrentando a ira de um sistema historicamente cruel e excludente em sua essência. Continuam os golpes e toda a crueza de uma luta ideológica perversa e amoral que sempre tem denegrido a imagem dos líderes populares e ameaçado os projetos de inclusão social.
E a história continua a ser escrita com suor e sangue... Que a semente plantada por Antônio Conselheiro seja relembrada e refletida para iluminar a luta sempre tão presente e atual por um futuro mais feliz e mais humano para tantos Antônios, Joãos, Chicos, Josés e Marias que continuam sofrendo as dores de um mundo injusto que lhes nega a qualidade de vida e lhes rouba o direito de ser cidadão em um sistema que fabrica a miséria e que tenta,a todo custo,se perpetuar no poder inocentando a si mesmo e culpando o pobre pela vida desumana a que tem sido condenado.
E a história se repete na sua forma mais cruel. Mesmo assim, este mundo ainda tem jeito. Há sempre uma esperança brotando. Ela não morre jamais. Salve a todos que abraçam a luta por um mundo melhor para todos! Viva Antônio Conselheiro!

Maria Goreth Pimentel Nunes Amâncio
(Professora, Coordenadora Pedagógica EEMTI Cel. Humberto Bezerra e Secretária da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes - AQUILETRAS.

E Vem aí
Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019

http://cariricangaco.blogspot.com/2019/03/antonio-conselheiro-nao-morreu_15.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ ROMERO DE ARAÚJO CARDOSO


Hoje, 15 de março de 2019 está completando 9 meses que o professor geógrafo, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso faleceu em Mossoró. Ele nasceu na cidade de Pombal no Estado da Paraíba, mas era radicado em Mossoró. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ADÍLIA - MORTE DE CANÁRIO

Por Aderbal Nogueira

Publicado em 15 de mar de 2019
Adília e Sila em uma conversa bem interessante sobre a vida no bando
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TENENTE POMPEU ARISTIDES DE MOURA

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=QanqF2Npv3A&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2nv_UJVGhZH1ogbGu9JV8mDSSVX52suoOs5P1UXUeQStCBhTFcJeMtZ7k

https://www.facebook.com/aderbal.nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSORES PESQUISADORES DO CANGAÇO


Professores pesquisadores do cangaço: Antonio Vilela, Paulo Medeiros Gastão e Ana Lucia Granja.

https://www.facebook.com/messages/t/antiniovilela.vilela

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JACK DE WITTE, O FRANCÊS MAIS NORDESTINO DO PLANETA.

 Por Manoel Severo Publicado em 2011
Bosco André, Jack, Severo e Zé Cícero , em uma de nossas últimas visitas ao Ten João Gomes de Lira em Nazaré

Jack de Witte me foi apresentado pela amiga Luitgard de Oliveira Barros, junto com a apresentação, veio a recomendação: "Severo o homem é espetacular e um apaixonado pelas coisas do nordeste". Sem dúvidas as credenciais apontadas por nossa estimada Luit, se confirmaram sobre maneira. Jack um "brasilianista" que descobriu sua paixão pela caatinga e pelo cangaço, pesquisador atento e escritor, nos deu o prazer de estar ao nosso lado durante quase 10 dias, quando pudemos compartilhar o nosso Cariri, como também visitar alguns dos principais cenários de nossa história cangaceira. 

Jack de Witte, Manoel Severo, Bosco André e Vilson; neto de Antônio da Piçarra
Jack de Witte, Zé Cícero, Anildomá e Bosco André
Rumo a Fazenda São Miguel e Passagem das Pedras

Em principio uma passagem obrigatória; pelas terras de Antônio da Piçarra. Piçarra cenário mais do que vital para entendermos as relações de Virgulino Ferreira com a sociedade rural daquela época. Seu Tôim da Piçarra, coiteiro de confiança que pelas contigências do destino foi obrigado a entregar seu amigo Lampião. Ali nas terras da Piçarra, Lampião foi cercado pelas volantes de Arlindo Rocha e Manoel Neto e ali tombou morto Sabino. "Meu avô disse que entregou Lampião com lágrimas nos olhos", confessa Vilson, neto de seu Tôim da Piçarra e nosso anfitrião.

Serra Talhada e sua lendária "Passagem das Pedras" foi nossa segunda parada, sem deixar de abraçar o confrade Anildoma Willians e nossa querida Cléo da Fundação Cabras de Lampião. Da capital do Xaxado em Pernambuco, partimos para a Bahia não sem antes pisarmos o solo da Estrada Zé Saturnino e as fazendas Passagem das Pedras, onde nasceu Virgulino e São Miguel, berço da família de Seu Luiz de Cazuza.

Nazaré do Pico, a Carqueja, a Vila encardida no meio da caatinga brava, entre Serra Talhada e Floresta, terra de homens valentes e destemidos, ali Virgulino conheceu seus mais ferrenhos inimigos e perseguidores: Os nazarenos. Ali tivemos a oportunidade do último abraço em nosso querido Tenente João Gomes de Lira.

Pedro Luiz, Jack e Alcino Alves Costa na casa de Dona Generosa
Pedro Luiz, Julio Ischiara, Zé Cícero, Jack, Manoel Severo e Bosco André e ainda com Juliana Ischiara, Dra Francisquinha, Sousa Neto, Alcino Costa... na casa de Maria Bonita
Paulo Gastão e Jack de Witte, navegando no São Francisco rumo a Angico
Manoel Severo, Megale e Jack, rumo a Angico
Jack, Lili, Zé Cícero e Bosco André na Grota mais famosa do nordeste

Passando por Pernambuco, Alagoas e desaguando no norte da Bahia para encontrar os confrades que ciceroniadosm por João de Sousa Lima promoviam o Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita. As visitas à Vila de Dona Generosa no sopé da serra do Umbuzeiro, a emblemática Malhada da Caiçara e a Casa de Maria Bonita com direito a abraçar seu irmão, Ozéas Gomes, foi para Jack um  momento único em nossa viagem pelas paragens baianasEm Delmiro Gouveia a visita a ex-cangaceira Aristéa e ao Museu da Fundação Delmiro Gouveia.

Dali à bela Piranhas, e à Grota de Angico, anfitrionados pelos amigos Jairo Luis e Cacau, fez de nosso encontro um momento único onde Jack, pela segunda vez em Angico, pudesse ter o contato com várias correntes de pensamentos e pesquisa na direção de desvendar as Mentiras e Mistérios de Angico. 

Padre Cícero, Padre Bosco e o irmão do Papa...
Em Barbalha com os Conselheiros Cariri Cangaço, Hugo Rodrigues e Rodrigo Sampaio
Cenário: Casa de Izaias Arruda, em Missão Velha
O descanso merecido ao lado de Bosco André na Usina da família Linard

Por fim o nosso amado Cariri...Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha fizeram o roteiro do Francês mais nordestino do planeta. Jack de Witte, mais um estimado membro da família Cariri Cangaço !

Manoel Severo

http://cariricangaco.blogspot.com/2011/12/jack-de-witte-o-frances-mais-nordestino.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com