Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2021

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

   Por José Mendes Pereira 

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO_SATURNINO E LAMPIÃO - A INTRIGA

 Por Aderbal Nogueira

José Alves Sobrinho, pesquisador, filho de Luiz Cazuza, conta nesse vídeo o início da desavença entre Virgulino e José Saturnino. Vídeo gravado em 2005 nos escombros da casa da mãe de José Saturnino.

https://www.youtube.com/watch?v=HsJlsqEJjkY&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Esse vídeo é dos acervos da SBEC e está em meus arquivos.

https://youtu.be/HsJlsqEJjkY

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VINDOS DE FORA

 Clerisvaldo B. Chagas, 12/13 de julho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.573

Durante a fase de vila e primeira metade do século XX, tivemos um sem fim de dirigentes de Santana do Ipanema, vindos de fora, caracterizando assim as profecias saídas da boca do Padre Francisco José Correia de Albuquerque. Profecias essa que parecem terem sido vencidas em torno do início dos anos 70, para todas as cidades profetizadas como Pão de Açúcar, Batalha, Capim (Olivença) e Santana do Ipanema. Porém Santana do Ipanema, não se limitou apenas aos seus dirigentes de outras cidades. Muitas e muitas outras pessoas de fora chegaram aqui para o trabalho comum nos mais diversos setores da economia, fazendo a cidade prosperar com essas causas abraçadas. O próprio padre Francisco Correia era penedense, foi o nosso primeiro pároco e um dos fundadores da cidade, além de proporcionar outros futuros benefícios.

Tivemos o coronel Manoel Rodrigues da Rocha, a maior liderança da sua época, proveniente de Águas Belas. Padre Bulhões, originário de Belo Monte. O coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão que liderou o Sertão de Alagoas justamente com o padre Bulhões, caracterizando a bota e a batina. O maestro Queirós que fundou a primeira banda de música de Santana Vila e o primeiro teatro e que era de Água Belas. Firmino Falcão Filho (Seu Nozinho) de origem viçosense, que foi prefeito e construtor da Ponte Cônego Bulhões que liga o Comercio ao Bairro Camoxinga e introduziu o gado Gir no município. Dr. Arsênio Moreira, primeiro médico a clinicar em Santana, vindo da Bahia.

Tipos populares como Hermínio Tenório (Moreninho) vindo de Viçosa que se tornou o “médico do povo”. Antônio Alves Costa, (Costinha), veterinário prático que prestava serviços na redondeza, no campo e na cidade. A maioria dos padres que atuaram por aqui. Dr. Adelson Isaac de Miranda, dentista e diretor do Ginásio Santana, proveniente de Bom Conselho e muitas e muitas outras pessoas que aqui chegaram constituíram família, dedicaram-se a terra como se fossem filhas do nosso torrão.

Temos muito mais a agradecer aos filhos adotivos de Santana do Ipanema, do que simplesmente criticar. Haja visto o meu compadre professor Marques Aguiar (Belém), o dentista Paulo Moraes, o professor Ely (Capela), dona Joaninha (Pernambuco) líder comunitária e guardiã do rio Ipanema, Manezinho Forrozeiro (Boca da Mata) cantor e guardião do rio. Todos contribuíram enormemente pelo progresso do nosso município e tornaram-se pessoas inesquecíveis aos nossos olhares.

DONA JOANINHA E MANEZINHO “IMPERADOR DO FORRÓ” (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/07/vindos-de-fora-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FACE POUCO CONHECIDA DE LAMPIÃO

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=n83fQX-zeE4&t=455s&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Baseado na obra, Lampião, nem herói, nem bandido do escritor Anildomá Willians de Souza. Traz a narrativa histórica da entrada de Lampião na cidade de Carira SE, recheada de valores culturais que agregam conhecimento e cultura na história da região Nordeste do Brasil. Lampião não só atacava os ricos e poderosos – às vezes se amigava com eles também. Isso fez com que tivesse alianças em grande parte das cidades do Nordeste. Para os amigos, deixava de agir em certos territórios, abastecia homens quando necessário, vingava-se de seus inimigos e fazia outros serviços. O mesmo valia para os sertanejos comuns, os coiteiros. Eles davam abrigo, armas, mantimentos e informações sobre a localização das volantes, e recebiam amparo em troca. Entre cangaceiros e policiais igualmente violentos, os agricultores se viam divididos – e, por isso, Lampião era considerado um herói. 

Fotos ilustrativas de domínio público. 

Vídeo: Benjamin Abrahão Botto. Narração: Sizinho Junior Se você gosta do nosso trabalho e quer nos ajudar nessa caminhada. 

Siga-nos no instagram e participe do nosso dia a dia. 

https://www.instagram.com/narotadocan... 

Inscreva-se no nosso canal e deixe seu like.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REVELAÇÕES SURPREENDENTES DE LAMPIÃO E OUTROS CANGACEIROS

 Por Kinko Pelegrine

https://www.youtube.com/watch?v=2e1a_lqcIbw&ab_channel=KinkoPelegrine

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OBJETOS PESSOAIS DE SINHÔ PEREIRA - ANTIGO CHEFE DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=SUal8l3G5c4&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: 

https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CEMITÉRIO DE TUPANACI - LOCAL ONDE ESTÃO ENTERRADOS OS RESTOS MORTAIS DO CANGACERIRO NÊGO TIBÚRCIO.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=kP-EOsUetqk&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Para fecharmos com chave de ouro a série de documentários a respeito da morte do célebre cangaceiro Nêgo Tibúrcio, morto e esquartejado por Lampião e seu bando no início do ao de 1924, fomos até o cemitério público municipal de Tupanaci (Mirandiba/PE) e fizemos o registro do local onde também estão sepultados antigos membros da família Carvalho, antiga inimiga da família Pereira do Pajeú, que fizeram parte das sangrentas lutas envolvendo as famílias e como consequência o cangaço. Meus agradecimentos a todos que acompanharam os vídeos até aqui e logo mais traremos outros vídeos com outras histórias sangrentas e fascinantes do mundo obscuro do cangaço. Continuem nos acompanhando. Inscrevam-se no canal e ativem o sino para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE SOUSA LIMA

 

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=1493673887643584&notif_id=1626176323987480&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUSEU DO CANGAÇO.

Por Museu do Cangaço

Serra Talhada Pe. - Cidade do famoso Cangaceiro do Pajeú - Virgulino Ferreira da Silva ( Lampião ). Pesquisador LUÍS BENTO (foto).

https://www.facebook.com/photo?fbid=885797052185014&set=a.101105477320846

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PUNHAL QUE PERTENCEU A MARIA BONITA

 Por Elide Dórea


https://www.facebook.com/photo?fbid=3849682781825379&set=gm.1686796181529319

http://blogdomendesemendes.blogspot.com