Seguidores

domingo, 27 de fevereiro de 2022

JOSÉ FELIPE DE OLIVEIRA O PAI DE MARIA BONITA, NÃO SE AFINAVA COM O SEU GENRO CAPITÃO LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira


Parece que o que dizem sobre Virgolino Ferreira da Silva. o capitão Lampião, que era bem recebido na casa do José Felipe de Oliveira, seu sogro, não bate com o que muitos pensam, que o pai da sua companheira Maria Bonita, o acatava em seu lar com muito afeto. 

Aqui eu apresento aos amigos o link abaixo, o trabalho do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros. O natalense fala claramente sobre a recusa de José Felipe de Oliveira com o seu novo genro, que era o capitão Lampião, companheiro da sua filha Maria Gomes de Oliveira, a famosa cangaceira Maria Bonita. 

Se você quiser saber tudo sobre o que disse o pai da Maria Bonita ao repórter A. C. Rangel do periódico carioca “O Jornal”, que era autodenominado o “órgão líder dos Diários Associados”, e tinha como poderoso chefão o paraibano de Umbuzeiro o jornalista, empresário e político brasileiro Francisco Assis Chateaubriand, clique no link abaixo e faça uma boa leitura. É bem redigida pelo o Rostand Medeiros. Gostosa e prazerosa leitura.

Vamos ouvir em segredo o que o historiógrafo diz sobre eles: 

Historiógrafo Rostand Medeiros

(...) Vinte anos após a morte de Lampião e Maria Bonita na Grota do Angico, o repórter A. C. Rangel e o fotógrafo Rubens Boccia seguiram para o sertão a serviço do periódico carioca “O Jornal”.

Este era autodenominado o “órgão líder dos Diários Associados”, sendo o primeiro veículo jornalístico adquirido pelo poderoso Assis Chateaubriand e se tornou o embrião do que viria a ser a empresa jornalística Diários Associados. O objetivo dos profissionais da imprensa era realizar uma entrevista com o pai de Maria Bonita o José Gomes de Oliveira mais conhecido como Zé Felipe.

O pai de Maria Bonita nada narrou sobre a esterilidade do sapateiro e nem sobre o primeiro marido da sua filha, mas comentou que ficou arruinado com a união de Maria e o “Rei do Cangaço”. Ele afirmou ao jornalista que em consequência daquela união passou oito anos andando pelo norte do país, verdadeiramente como um “cão escorraçado e sem sossego”.

"Se ele passou oito anos fora de casa possivelmente não estava nem um pouco satisfeito com aquela união".

Zé Felipe comentou que após Maria decidir seguir os passos de Virgulino Ferreira da Silva o Lampião, nas poucas vezes que pode estar frente a frente com a sua filha, buscou convencê-la a deixar aquela vida. Atitude bastante razoável para um pai diante daquela situação. Comentou que Lampião vivia como um “alucinado” e que não parava em parte alguma. Mas como bem sabemos, ele não conseguiu convencer a filha.

(...) O jornalista Rangel informa que Zé Felipe lhe narrou que em uma ocasião em meio a uma caminhada forte, com a polícia seguindo nos calcanhares, Maria Bonita foi ficando cada vez mais para trás, pois trazia embalada uma criança sua, com pouco tempo de nascida. Sem explicar como, a reportagem informa que a cangaceira com seu filhinho pegou um cavalo e conseguiu chegar próximo ao bando. Como a criança chorava muito, Lampião se exasperou e, para evitar que o bando fosse encontrado pela polícia, quis “sangrar” com um punhal seu próprio filho. Mas Maria saltou de punhal na mão e encarou o chefe cangaceiro frente a frente e este desistiu de sua ação. 

Noutra ocasião Zé Felipe narrou ao jornalista Rangel que Maria tinha ficado raivosa com o companheiro e chegou a quebrar-lhe uma cabaça d’água na cabeça. [2] Em outra parte da narrativa, o velho Zé Felipe narrou uma desobediência de sua filha perante Lampião. (...)

Seu Zé Felipe faleceu em 5 de março de 1965, com 85 anos de idade, e dona Maria Joaquina Conceição de Oliveira, sofreu uma picada de cobra, não resistindo ao envenenamento, veio a falecer no ano de 1964, um ano antes de José Felipe.

Sobre a morte de José Felipe a informação é do site do historiador e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros -  http://tokdehistoria.com.br/tag/ze-de-nenem.

E sobre o dia e mês da morte de dona Maria Joaquina Conceição de Oliveira, não encontrei informação, somente o ano que foi em 1964, isto você poderá encontrar em sites conhecido como sinceros.

Não deixa de fazer uma visitinha ao Rostand Medeiros. Basta clicar no link abaixo. Seus trabalhos são excelentes, tanto faz cangaço como aviação e outros.

https://tokdehistoria.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEU ZÉ FELIPE PAI DE MARIA BONITA

 Por Noádia Costa


José Gomes de Oliveira era conhecido como Zé Felipe. Era o pai da rainha do Cangaço Maria Bonita. Seu Zé Felipe faleceu em 5 de Março de 1965 com 85 anos de idade .

Na foto acima seu Zé Felipe e seu genro Edvard Ferreira.

Foto extraída do livro : A Trajetória Guerreira de Maria Bonita.

Infelizmente perdi o site

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LENDA DA BOTIJA DE JARARACA

 Por Nízia Floresta

Conta a lenda, que ao fugir do cenário da batalha de Mossoró, naquele 13 de junho de 1927, mesmo ferido no peito e na coxa, Jararaca, cangaceiro de Lampião, conseguiu atravessar a ponte de ferro e se abrigar debaixo de uns pés de oiticica na região conhecida por Saco. Lá ele teria reunido sua riqueza indébita em uma caixa de charutos para enterrá-la, marcando o local com um pau seco fincado. E depois de morto, sua alma teria aparecido a um pequeno comerciante de Mossoró para que o mesmo fosse desenterrá-la. 

Segundo a lenda, esse comerciante alguns dias após o assalto dirigiu-se ao “Saco” a fim de trazer alguns animais que comprara. Atravessou a ponte do trem, e continuou seguindo o seu caminho quando ouviu uma voz lhe chamando. Procurando o autor da voz, reconheceu o mesmo como sendo o bandido Jararaca, que ele havia visto algumas vezes na cadeia, antes do mesmo ser “justiçado” pela polícia, trajando a mesma roupa de quando havia sido preso. Mesmo sabendo que o bandido estava morto, o comerciante não teve medo. Aproximou-se e ouviu o mesmo dizer:

- Eu lhe chamei para lhe dar um negócio. Tá vendo esse pau enfincado?

Perguntou o espectro de Jararaca.

- Tou! - Disse o comerciante.

- Apois tire o pau daí, cave um pouco, no buraco tem uma caixa com 22$000 (vinte e dois contos de réis) e um punhal com duas alianças de ouro. São seus.

O comerciante fez exatamente como lhe dissera Jararaca, inclusive repassando o valor. De posse do dinheiro, do punhal e das alianças, ele levantou-se para agradecer tão generosa oferta, no entanto não havia mais ninguém no local além dele; o espectro desaparecera inexplicavelmente.

ADENDO: 

O http://blogdomendesemendes.blogspot.com não aconselha ninguém acreditar nesta história, porque, nenhum historiador de Mossoró tem este fato como sendo concreto. 

Apenas estamos repassando para os leitores, como sendo uma maneira de não discriminarmos nenhum trabalho feito por pessoas que estudam o cangaço, assim como existem várias histórias sobre Lampião que não são verídicas, mas que não evitam de publicá-las nos trabalhos cangaceiros.

José Mendes Pereira

http://lendas-do-rio-grande-do-norte.noradar.com/lenda-da-botija-de-jararaca/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JARARACA PRISÃO E MORTE DE UM CANGACEIRO DO ESCRITOR GERALDO MAIA DO NASCIMENTO

Adquira-o através deste gmail;
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAI, MÃE E DOIS IRMÃOS DA RAINHA DO CANGAÇO MARIA BONITA

 

Na foto acima aparecem: Maria Joaquina Conceição de Oliveira (dona Déa -  a mãe de Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira Maria Bonita). José Gomes de Oliveira (Zé de Felipe pai da cangaceira), e dois irmãos da cangaceira Maria Bonita, que era a companheira do temível e sanguinário Lampião. 

A foto está legendada, mas Infelizmente,  não diz quem são os irmãos de Maria Bonita que aparecem nela.

Foto cortesia ( ? )

Fonte: facebook

Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemednes.blogspot.com

LIVROS DE LEITURA REGIONALISTA!

 Por Conversas e convidados

https://www.youtube.com/watch?v=LdqyeH6sUcs

LIVROS DE LEITURA REGIONALISTA! DICAS DE LIVROS IMPORTANTES PARA O CONHECIMENTO DA CULTURA E DA HISTÓRIA REGIONALISTA.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA AO TÚMULO DE DONA MOCINHA IRMÃ DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=1Xq3ND9FS0A&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Hoje (28/07/2020) está completando 82 anos da morte de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado da Força Policial Volante alagoana, fato ocorrido na Grota do Angico a época pertencente ao município sergipano de Porto da Folha, atualmente integrado ao município de Poço Redondo/SE. Em alusão a essa data fizemos uma visita ao túmulo onde está sepultada dona Maria Ferreira de Queiróz, dona Mocinha, irmã de Lampião. Uma matéria inédita e exclusiva que vocês poderão conferir ao assistir esse documentário. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e ativem o sino para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARA AQUELES QUE GOSTAM DE ESTUDAR O UNIVERSO

 https://olhardigital.com.br/2019/12/04/ciencia-e-espaco/essas-tecnologias-podem-responder-grandes-duvidas-sobre-o-universo/

Poucos telescópios tiveram um efeito tão significativo na pesquisa astronômica quanto o Telescópio Espacial Hubble. Ainda que ele não tenha feito descobertas singulares, o Hubble transformou antigas suspeitas e pistas obtidas em observações de solo em certezas absolutas.

O telescópio foi lançado em 1990 e já completou 26 anos no espaço. Durante este período, ele fez mais de 90.000 observações de quase 30.000 corpos celestes. Ele produz tais imagens enquanto orbita a Terra a uma velocidade de 8 km/s. Sem a atmosfera para interferir, ele pode enxergar o universo de uma maneira muito mais limpa, de forma que um telescópio terrestre jamais conseguiria. Suas descobertas entraram para a história recente da astronomia, e as mais importantes você descobre logo abaixo.

5 – A idade do universo

O universo está em constante expansão desde o momento conhecido como Big Bang. Até pouco tempo, entretanto, os cientistas não sabiam a que velocidade isto acontecia. As imagens do Hubble foram usadas para medir a distância da Terra até outras galáxias, de forma que dois grupos de cientistas foram capazes de determinar a velocidade desta expansão, chegando, assim, à idade do Universo. Os resultados foram publicados em 1999 e 2002 e estimam que o Universo tenha surgido há aproximadamente 14 bilhões de anos.

4 – Jovens planetas 

O Hubble também foi capaz de encontrar discos achatados de poeira ao redor de estrelas consideradas jovens. As imagens indicam que ainda existem sistemas planetários em formação, complementando descobertas já feitas por outros telescópios aqui na Terra. Na prática, isto indica que sistemas planetários como o nosso devem ser bem comuns no Universo. O Hubble obteve também a composição química da atmosfera de um planeta fora do nosso sistema pela primeira vez por meio da observação das cores da atmosfera quando atravessadas por luz.

3 – Energia escura 

Importantes resultados obtidos pelo telescópio no decorrer da década de 90 proporcionaram uma das descobertas científicas mais importantes da último século. Como já foi dito, a ideia de que o Universo está em expansão é conhecida e existe desde os anos 20. As imagens colhidas pelo telescópio revelaram uma força que atua contra a gravidade, de forma a acelerar ainda mais a expansão do Universo. Devido a sua origem desconhecida, tal força foi batizada de energia escura.

2 – Universo primitivo 

A imagem acima demorou 10 dias para ser produzida. Durante todo este tempo, o telescópio fez imagens consecutivas de uma mesma região. Em seguida, as fotos foram somadas, de forma que os cientistas conseguiram produzir a imagem mais profunda do espaço já obtida pela astronomia, a Hubble Deep Field. Isto significa que, através dela, é possível visualizar objetos de luz extremamente fracos, situados a distâncias na ordem da dezena de bilhões de anos-luz, logo após a formação do Universo. Foi a primeira vez que tivemos uma visão clara do Universo primitivo.

1 – Buracos Negros supermassivos 

O centro das galáxias é uma região de atividade intensa. Isto era creditado à grande concentração de estrelas, gás e poeira, fato que foi desmentido pelo Hubble. Foi revelado que, na verdade, esta movimentação é causada por buracos negros supermassivos; corpos gigantescos, com massa bilhões de vezes superior à do Sol. Eles são capazes de capturar qualquer coisa que passe por perto, inclusive a luz, e por isto eles não podem ser observados diretamente. Isto significa que, sim, nossa galáxia também um desses bem no seu núcleo.

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/as-5-descobertas-mais-importantes-do-telescopio-hubble/?fbclid=IwAR19K2-1WGB5ST5A1hlCfCQAHnDx7d6ifyOLyAN5XCOmzOQ-hm-8Nzm6SXM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CORRUPÇÃO POLICIAL NO TEMPO DO CANGAÇO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=7kZ0dj4SG94&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Depoimento do ex-cangaceiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho), antigo chefe de subgrupo do Bando de Lampião e um dos sobreviventes de Angico, fala a respeito da corrupção policial no tempo do cangaço e sobre a aquisição de armas e munições. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente:

Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com