Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2019

"DIÁRIO DE PERNAMBUCO" EDIÇÃO DE 07/01/1927 JÚLIO DE MATOS IBIAPINA, FALAVA SOBRE O BANDITISMO NOS SERTÕES NORDESTINOS

Transcrito por Antonio Correia Sobrinho

Amigos, leiam a entrevista do jornalista cearense Júlio de Matos Ibiapina, concedida ao jornal "Diário de Pernambuco", sobre o banditismo nos sertões nordestinos, publicada na edição de 07/01/1927, quer dizer, mais de onze anos antes da morte do rei do cangaço Lampião, no momento, por um lado, em que este já considerado o novo rei do cangaço agia mais confiante e serelepe pelos adustos territórios de Alagoas ao Ceará, carregando no ombro a patente de capitão do exército, fortalecido de armas, munições, além de fardamento do batalhão patriótico, dádivas recebidas do governo federal, ainda que de forma ilegal e indireta, pois pelas vias do poderoso chefe religioso e político do Ceará, Padre Cícero Romão, para os fins de combater no Nordeste os rebeldes comunistas chefiados por Luís Carlos Prestes.

Por outro lado, num momento de forte censura contra o prestigioso tratamento dado pelo governo ao sanguinário cangaceiro do Pajeú, na imprensa e nas casas do Congresso Nacional, isso associado à mudança nos comandos dos governos federal e estaduais; Washington Luís substitui Artur Bernardes e as unidades federativas ganham novos governadores, sem mencionar o convênio celebrado entre Estados nordestinos no sentido de as forças militares destes combaterem o banditismo de forma conjugada e com a possibilidade de as volantes atuarem além fronteiras.

Os Governos nordestinos coligam-se para combater o banditismo sertanejo - Falta de camaradagem 


Desde anteontem acha-se nesta capital o Sr. J. de Matos Ibiapina, nosso colega da imprensa do Ceará, onde dirijo um jornal independente, o mais importante do Estado, pela sua ampla circulação e pelo seu bem orientado programa de combate aos partidos políticos e ao governo.

Como se ache, atualmente, em foco, no Nordeste, a questão de repressão do banditismo profissional, agitada pelo Sr. Estácio Coimbra, resolvemos ouvir a opinião do Sr. Matos Ibiapina sobre o assunto.

Começamos por perguntar-lhe se acreditava na eficiência dos governos estaduais para exterminar o bandoleirismo.
 Assim nos respondeu o ilustre jornalista:

- Combate-se uma epidemia sem eliminar as suas causas?
E acrescentou:
- Todos os governos novos, a fim de impressionar bem aos seus governados e aos dirigentes da nação, tomam a iniciativa de guerrear os bandidos dos sertões. Não é a primeira tentativa que se faz nesse sentido. Mais de um entendimento tem sido promovido entre os diferentes estados do Nordeste. Tudo tem sido debalde.

Por quê?

Simplesmente porque as causas geradoras do banditismo persistem em vários Estados.
Não haveria cangaceiros se por toda parte houvesse o respeito à lei. São os administradores que inoculam no espírito do caboclo do sertão essa revolta contra os fundamentos jurídicos da sociedade.

Não compreende ele que o governo de um povo consista no espezinhamento dos direitos alheios, justamente por parte dos que têm a responsabilidade de sua defesa.

É o exemplo das arbitrariedades policiais que transforma o pacífico e obediente homem do sertão na fera que é o chefe de bando.

Os elementos destinados à garantia da ordem assumem o papel no hinterland nordestino, de instrumentos de perseguição manejados pelos amigos políticos dos governos.
São eles que arrastam às prisões, por mero capricho dos reguletes locais, os adversários políticos e seus apaniguados.

São eles que lhes tomam as propriedades, que deixam impunes os atentados à honra das famílias.
São eles, em uma palavra, que incutem na alma dos sertanejos a convicção de que ou se devem deixar escravizar ou reagir pelos mesmos processos de que são vítimas constantes.

Um dos atuais chefes de bandoleiros do Nordeste era um cidadão pacífico, que exerceu o cargo de prefeito de uma vila cearense. Teve de recorrer ao cangaço indignado com a polícia que lhe incendiou as propriedades.

- Mas Lampião, por exemplo, não está nesse caso. É um criminoso perverso.
- Os bandidos dividem-se em duas grandes categorias: a dos revoltados contra as injustiças dos poderosos e os lançados na carreira pelos mandões, que os perseguem quando não mais precisam dos seus serviços.

 Bando de Lampião em Limoeiro do Norte após o ataque a Mossoró em 1927.

No primeiro caso, está Santa Cruz; no segundo, Lampião.
Aquele, que é um bacharel em direito, depois de assistir as mais torpes violências contra a sua família, reagiu, e, de queda em queda, teve, por força das circunstâncias, de chefiar um grupo, em que se alistaram criminosos da pior espécie.
Este serviu, durante muito tempo, às ambições de políticos da Paraíba e vivia na intimidade de elementos de destaque da política cearense.

Quando, no meu Estado, cogitaram de organizar os célebres batalhões patrióticos, Lampião foi convidado pelo “general” legalista para assumir uma posição de comando nas hostes governistas.
Essa declaração foi feita pelo padre Cícero, do Juazeiro, ao meu jornal e pelo próprio Lampião, em entrevista que nos concedeu.

Só ultimamente, é que se verificou o rompimento de relações entre esse famoso bandido e conhecido cangaceiro político da Paraíba. Essa desinteligência foi até registrada pelos vates do sertão.
Lampião, como vê, está ligado à história pátria como um dos baluartes da legalidade. Por mero acaso, ele não é hoje um herói nacional, depois de ter sido, durante muito tempo, um colaborador dos políticos do sertão.

Nessas condições, é evidente que, enquanto perdurar essas semelhanças entre os políticos e os bandidos, os governos que prestigiam àqueles não podem dar combate a estes.
No meu Estado, os amigos do governo – aliás chefiado por um desembargador – para ganharem uma eleição de prefeitos, mandaram a polícia prender um juiz de direito e um promotor.
Não é de admirar que Lampião recorra ao saque para alimentar os seus homens e ao assassinato para se defender dos seus inimigos. O banditismo de Lampião é muito justificável do que o dos políticos governistas.

- Não acredita, pois, na extinção da praga que, de tempos imemoriais, vem infestando o interior nordestino?
- Absolutamente, não.

Acho até que essa iniciativa dos governos é uma falta de camaradagem.
É mais uma classe desunida.

Júlio de Matos Ibiapina (Aquiraz, 22 de setembro de 1890 - Rio de Janeiro, 1947).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS JOSÉ FERREIRA DE MENEZES


Por Colô do Arneiroz 
José Ferreira de Menezes

Nasceu ao 1° de Janeiro de 1885, filho de Antônio Ferreira Lima e de Luiza Joaquina de Menezes. Foi batizado no mesmo dia pelo Padre Cícero Romão Batista. Foi aluno do professor Pedro Correia de Macedo, seu 1° professor, que mantinha uma escola régia em Juazeiro, na época povoado. Em 1904 e nomeado Fiscal da Vila de Joazeiro, pelo Sr. Joaquim Bezerra de Menezes.

Dai em diante, ocupou vários cargos públicos como: vereador, promotor de justiça, advogado da Policia do Ceará e Fiscal das Coletorias. Aos 18 de julho 1909 é fundado o jornal "O REBATE" pelo Padre Alencar Peixoto, professor José Marrocos e Dr. Floro Bartolomeu, e José Ferreira de Menezes, fez parte da equipe de redatores do jornal.

Aos 26 de setembro de 1909, José Ferreira de Menezes comanda uma rebelião nas feiras de Crato, por ter o Padre Tabosa de Crato, afirmado de púlpito "que o povo imundo de Joazeiro, vive guiado por Satanás".

Aos 10 de agosto de 1910, José Ferreira de Menezes, juntamente com Dr. Floro Bartolomeu, Paulo Maia, Cel. Neri, José Cancún, José Xavier, reúnem-se e começam a organizar a luta pela independência de Joazeiro.

Segundo Fátima Meneses, aos 23 de Janeiro de 1926, em meio a passagem da Coluna Prestes pelo Nordeste, José Ferreira é encarregado por Floro de enviar a famosa carta para Lampião, convidando-o a se juntar ao Batalhão Patriótico que defenderia o Sul do estado contra a coluna.

Aos 28 de junho de 1930, Padre Cícero apresenta José Ferreira de Menezes através de uma carta, ao presidente Matos Peixoto, para candidato a prefeito de Juazeiro. Aos 10 de outubro de 1930, o então prefeito eleito de Joazeiro José Ferreira de Menezes, é impedido de tomar posse em vista da revolução de 30. Em seu lugar assume como interventor municipal, o Sr. José Geraldo da Cruz. Estes são alguns dados sobre esse insigne personagem da história de Juazeiro do Norte.


Um homem que foi contemporâneo de t
odos os fatos históricos deste torrão.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CATEDRAL METROPOLITANA

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de março de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.079

Aproveitando a quaresma cabe apresentar a nossa Catedral Metropolitana.  
“Na base do morro do Jacutinga, na mesma área onde provavelmente existiu a capela do engenho que deu nome à cidade, foi edificada a igreja matriz de Maceió. Sua pedra fundamental foi lançada pelo presidente da província, Manoel Felizardo de Souza Melo, dando início as obras no dia 22 de julho de 1840, conforme pesquisa de Félix Lima Júnior. O orago foi entregue a Nossa Senhora dos Prazeres e a imagem da padroeira a mesma que permanece no altar municipal, foi doada pelo barão de Jaraguá.

                  INAGEM: www.Espedia.com.br

(...) O traço arquitetônico logo se definiu pela predominância de motivos neoclássicos, tanto na fachada quanto no interior. Os desenhos do altar-mor original e de outros elementos integrados vieram do Rio de Janeiro e aqui foram executados por artífices da região. O sino que veio de Paris foi danificado e substituído por outro, fundido nas oficinas de Coruripe, e permanece até hoje.
(...) Cercada de muita solenidade, a inauguração ocorreu no dia 31de dezembro de 1859, contando com a presença de dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina, enquanto a cátedra pontifícia, credencial necessária à condição de sede da diocese ou arquidiocese, só foi concedida em 1900.
A partir de 1910, a catedral vem sendo alvo de constantes reformas, responsáveis, algumas delas, pela descaracterização de seu interior e de alguns elementos de fachada, como a escadaria da frente e a substituição dos altares de madeira talhada pelos atuais”. (...). Texto extraído de Alagoas Memorável, Patrimônio Arquitetônico, pág.284, Organização Arnon de Mello.
No interior, em Santana do Ipanema, a capela que deu origem à Matriz de Senhora Santa Ana, foi erguida em 1787, portanto muito mais antiga do que a Catedral Metropolitana. Em Maceió, a Catedral está situada em pleno Comércio, vizinha de outras grandes obras arquitetônicas como os prédios do tesouro, assembleia legislativa e biblioteca pública.
Cultura e religião na quaresma faz um bem danado!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TALVEZ NUNCA SEJAMOS FELIZES

*Rangel Alves da Costa

A felicidade é supremo bem buscado incessantemente por cada ser humano. E no seu rastro, a busca também de seu contexto maior: a paz, a harmonia, o contentamento, a alegria, a prosperidade. Fugindo das desventuras, das angústias e das desilusões de cada dia e de cada instante, o que se deseja ter é o regozijo da alma e o distanciamento das preocupações. Contudo, por mais que se deseje e se busque, a verdade é que talvez nunca sejamos felizes. Quer dizer, que jamais estaremos desapegados dos tristes e inesperados acontecimentos que chegam rolando pela vida como bola de neve.
Mais difícil do que se imagina é fugir dos problemas e das preocupações. Por mais que a pessoa procure dar rumos certos à sua vida e desse modo se distanciar de aperreios, ainda assim não estará livre da ação do outro, da sociedade, do próprio mundo. Quanto mais a pessoa pensa que está bem consigo e com o mundo, mais aproximado estará dos açoites que chegam vorazes de outras paragens. De repente e um acontecimento distante lhe deixa em rebuliço. Explica-se que seja assim por que não se move apenas pelas próprias forças, mas principalmente pelas engrenagens externas.
Tudo fica mais claro pela ideia de que os problemas dos outros são nossos também. Igualmente pela certeza de que uma ação externa pode causar graves consequências internas. Determinadas decisões políticas, por exemplo, acabam afetando grande parte da população, e esta muito distanciada dos centros de poder. Uma decisão de gabinete ou uma “canetada”, ou mesmo um anúncio de acontecimento futuro, pode causar um transtorno imenso à população. Decide-se pelo aumento do gás ou da gasolina lá em cima, mas os efeitos são generalizados. E assim com milhões de exemplos.
Então difícil é ser feliz ante as preocupações pelo causado pelos outros. Tudo se faz para a manutenção da paz, da despreocupação, da normalidade, mas nunca possível de ser assim. A dependência do que é decidido em outro lugar ou a preocupação com as notícias surgidas, logo afasta a tranquilidade interior. Deita-se numa rede para descansar, para pensar em coisas boas e positivas e na tentativa de um sono sossegado, ou até se promete a não se preocupar com o que não diga respeito a si, mas não tem jeito. Desse modo, a paz mental vai sendo invadida por situações, fatos e imagens, indesejados e a felicidade igualmente interrompida.
Tudo bem que a pessoa diga que tão despreocupada está que será capaz de adormecer e sonhar até mesmo tendo uma pedra como travesseiro. Tudo bem que a pessoa esteja livre de dívidas, com os seus afazeres e compromissos em dia, que não lhe esteja faltando a comida ou o remédio. Tudo bem que a pessoa diga que não há de se preocupar com nada pelo fato de não ter feito nada de errado. Pode dizer e pensar o que quiser, mas fato é que de repente surge um fato que vai desconsertando a sensação de plena felicidade e de que tudo está bem. Como numa página do Eclesiastes bíblico, o que é de uma forma é predestinado a ser de outra, e assim por diante, num ciclo de acontecimentos que deixa a pessoa à mercê daquilo que não pode controlar.
Sim, está com a conta paga, está com a feira feita, está com a viagem de férias programada, está contente pela aquisição de uma casa nova ou de um carro novo. Tudo parece na perfeita paz, tudo envolto em felicidade. Então chegam os jornais e suas manchetes, as conversas rotineiras dando conta dos acontecidos, as informações televisivas e seus espantos e absurdos. A notícia de um amigo enfermo, o falecimento de um ente querido, uma tragédia acontecida pelos arredores, um entristecimento sem fim por um inesperado acontecimento na comunidade. E não há como fugir disso. Basta ter sentimentos, basta ter a normalidade humana, para que tais situações comecem a afetar de uma forma ou outra, e sempre angustiadamente.
Mesmo que de repente a felicidade chegue em nome de um prêmio milionário de loteria e a imaginação de que todos os problemas materiais estarão resolvidas dali em diante, não há como não sentir e sofrer com as tragédias cotidianas. Não há ser tão insensível que não tenha agonizado e sofrido com os recentes dramas de Brumadinho, dos meninos do Flamengo, da escola de Suzano e tantas outras. Ante tais fatos, não há como fechar os olhos para a realidade e fingir que está apenas feliz. E até se torna difícil o distanciamento de tais informações por que as mesmas estão presentes a todo instante na televisão, no rádio, nas redes sociais, nas conversas da vizinhança, por todo lugar.
Até mesmo a Lava Jato transforma o clima já carregado em voraz tempestade, afetando não só a paz dos envolvidos como os debates contraditórios do restante da população. Lula preso, Temer preso, um monte de gente presa. Aplausos de uma parte, revoltas de outra parte. E pelo mundo afora os absurdos acontecendo, os genocídios sendo confirmados, as ditaduras e tiranias esmagando vidas. Não há como deixar de saber. Não há como deixar de sentir. E é por isso mesmo que talvez nunca sejamos completamente felizes. As realidades outras não permitem.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM FOI O MELHOR ATOR CANGACEIRO...!


Por Voltaseca

Em sua opinião, qual dos atores, abaixo enumerados, melhor desempenhou o papel de cangaceiro ?

1 - Ator. Milton Ribeiro... Filme" O Cangaceiro "
2 - ........Mauricio do Valle..Filme " Cangaceiros de Lampião "
3 - ........Othon Bastos.......Filme " Deus e o Diabo na Terra do Sol "
4 - ........Luiz Carlos Vasconcelos.. Filme " O Baile Perfumado "
5 - ........Leonardo Vilar.....Filme " Lampião - Rei dos cangaceiros "
6 - ........Alberto Ruschel...Filme " A morte comanda o cangaço "
7 - .......Nelson Xavier....Seriado " Lampião e Maria Bonita "
8 - .......Chico Diaz............Filme " Corisco e Dadá "


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASSASSINATO DE JOÃO PESSOA E A REVOLUÇÃO DE 1930


Publicado em 1 de out de 2018

Como um envolvimento amoroso foi usado para detonar a Revolução de 1930 no Brasil? Sabia neste vídeo um pouco sobre a República Velha, sobre João Pessoa, João Dantas e Anayde Beiriz, a presidência de Washington Luís e a vitória de Júlio Prestes que ganhou a corrida presidencial mas não levou.

Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ALIMENTAVA-SE COM AS PRÓPRIAS MÃOS


Lampião: se alimentava com as próprias mãos, é comia em pé.

No tempo em que a violência e a loucura varria o Sertão, poucas vezes Lampião comeu uma sobremesa. Só quando eles se encontravam com coronéis ou coiteiros de renome.

Mas de uma coisa é certa: Lampião adorava DOCE DE OVOS.

Certa vez aqui no grupo (Lampião governador do Sertão) uma pessoa me perguntou sobre alguma receita de algum prato consumido por cangaceiros. Vou deixar aqui embaixo a receita do doce de ovos.

2 rapaduras médias (pretas)
1 litro de água +1/2 litros
8 ovos
1 colher (sopa) rasa de erva doce
8 cravos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JORNAIS ANUNCIAM A MORTE DE VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, "LAMPIÃO":




1. “O ESTADO” (SC) – LAMPEÃO FOI MORTO! ACENDER-SE-Á OUTRO?
2. "DIÁRIO DA NOITE (RJ) – “LAMPEÃO”, ASTRO SANGRENTO QUE SE APAGOU!“
3. "A NOITE” (RJ) – MORTO LAMPEÃO!
4. "O GLOBO" (RJ) – LIVRE O NORDESTE DO MAIOR DOS SEUS BANDOLEIROS
5. "O IMPARCIAL" (MA) – FOI MORTO O BANDIDO LAMPEÃO
6. “CORREIO DA MANHÔ (RJ) – FOI MORTO O REI DO CANGAÇO
7. “ESTADO DA BAHIA” – LAMPEÃO MORREU
8. "CORREIO DO POVO" (SC) – O NORDESTE LIVRE DE "LAMPEÃO"
9. “FOLHA DA NOITE” (SP) – SURPREENDIDO PELA POLÍCIA FOI DIZIMADO O BANDO DE LAMPEÃO
10. "FOLHA DA MANHÃ" (SP) – NOTICIA-SE NO RIO QUE LAMPEÃO MORREU
11. "O POVO" (CE) – DECAPITADOS LAMPEÃO, SUA MULHER E NOVE COMPARSAS
12. "NEW YORK TIMES" – Nº 1 BAS MAN DIES IN HIS BED IN BRAZIL (HOMEM MAU NÚMERO UM MORRE EM SUA CAMA NO BRASIL)
13. “DIÁRIO DE NOTÍCIAS” (RJ) – EXTINGUE-SE O TERROR DO NORDESTE
14. "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" (AL) – O PREFEITO DE PIRANHAS TELEGRAFOU ÀS AUTORIDADES COMUNICANDO QUE CHEGOU ÀQUELA CIDADE O TENENTE BEZERRA TRAZENDO AS CABEÇAS DE LAMPEÃO E DE SUA COMPANHEIRA MARIA BONITA E MAIS NOVE BANDIDOS, TODOS MORTOS NO COVIL, ONDE SE ENCONTRAVAM, QUANDO FORAM SURPREENDIDOS PELAS FORÇAS ALAGOANAS. O TENENTE BEZERRA FOI LIGEIRAMENTE FERIDO EM COMBATE
15. "JORNAL DO BRASIL” (RJ) – APÓS FORTE TIROTEIO COM UM GRUPO DE BANDOLEIROS, UM CONTINGENTE DA POLÍCIA ALAGOANA MATOU LAMPEÃO E ONZE CANGACEIROS
16. "O IMPARCIAL" (AL) – TOMBOU, AFINAL, O REI DO CANGAÇO! LAMPEÃO, LUÍS PEDRO, ÂNGELO ROQUE, MARIA BONITA E MAIS SETE BANDIDOS PELA POLÍCIA ALAGOANA. AS CABEÇAS CHEGARÃO HOJE A MACEIÓ
17. “DIÁRIO DA NOITE” (RJ) – DECAPITADOS NO PRÓPRIO COVIL!
18. “DIÁRIO CARIOCA” (RJ) – LAMPEÃO FOI MORTO!
19. “JORNAL DO COMÉRCIO” (RJ) – A MORTE DE LAMPEÃO
20. “DIÁRIO DE PERNAMBUCO” (PE) – LAMPEÃO E MAIS ONZE CANGACEIROS FORAM MORTOS PELA POLÍCIA ALAGOANA NA FAZENDA ANGICOS, EM SERGIPE
21. “CORREIO DO PARANÁ” (PR) – ABATIDO O “REI DO CANGAÇO”
22. "A TARDE" (AL) – A NOTÍCIA COMUNICADA AO CHEFE DE POLÍCIA DE MACEIÓ - O COMANDANTE LUCENA ACABA DE COMUNICAR AO CHEFE DE POLÍCIA AS MORTES DO BANDIDO LAMPEÃO, MARIA BONITA, ÂNGELO ROQUE, E MAIS SETE BANDIDOS
23. “EU SEI TUDO: MAGAZINE MENSAL ILUSTRADO" (RJ) – É CERCADO E MORTO, COM MAIS DEZ CANGACEIROS, NO LUGAR CHAMADO ANGICOS, EM ALAGOAS, O CÉLEBRE LAMPEÃO, O TERROR DO NORDESTE
24. "O LIDADOR" (BA) – LAMPEÃO MORTO!
25. “O JORNAL” (RJ) – MORTOS, NO INTERIOR DE SERGIPE, VIRGOLINO FERREIRA, O LAMPEÃO, SUA COMPANHEIRA MARIA BONITA E MAIS DEZ CANGACEIROS
26. “A BATALHA” (RJ) – LAMPEÃO FOI MORTO!
27. “CORREIO PAULISTANO” – FOI ABATIDO, A TIROS, PELA POLÍCIA ALAGOANA, O FAMIGERADO LAMPEÃO
28. “JORNAL PEQUENO” (PE) – NORDESTE LIBERTO DO MAIOR FLAGELO QUE PESAVA SOBRE A SUA POPULAÇÃO
29. “O DIA” (PR) – MORREU LAMPEÃO!
30. “GAZETA DE NOTÍCIAS” (RJ) – O BANDOLEIRO LAMPEÃO ESTÁ MORTO
31. “A NOTÍCIA” (SC) – FOI MORTO LAMPIÃO!
32. “O RADICAL” (RJ) – DE MACEIÓ ANUNCIAM A MORTE DE “LAMPEÃO”
33. “O IMPARCIAL” (RJ) – MORTO O REI DO CANGAÇO
34. “O CRUZEIRO” (revista do RJ) – ABATIDO O “REI DO CANGAÇO”
35. “A GAZETA” (SC) – COMO FOI ABATIDO LAMPIÃO
36. “PACOTILHA” (MA) – O NORDESTE RESPIROU TRANQUILO!
37. “A ORDEM” (RN) – LAMPEÃO FOI MORTO COM 11
BANDIDOS, NO LOCAL ANGICO, EM SERGIPE
38. “CORREIO DE ARACAJU” (SE) – FOI, AFINAL, ABATIDA A FERA DO NORDESTE
39. “O NORDESTE” (SE) – VIRGOLINO FERREIRA (LAMPEÃO) E DEZ DE SEUS ASSECLAS FORAM ABATIDOS, NA FAZENDA ANGICO, PELAS FORÇAS DA POLÍCIA ALAGOANA, SOB O COMANDO DE TENENTE JOÃO BEZERRA QUE SERVE AS ORDENS DO TENENTE CORONEL JOSÉ LUCENA NA PERSEGUIÇÃO AO BANDIDO. ESTÃO DE PARABÉNS OS SERTANEJOS COM A MORTE DO MONSTRO.
40. “FOLHA DA MANHA” (SE) – COM A MORTE DE LAMPEÃO E DOS SEUS COMPANHEIROS DE MAIS CONFIANÇA, DESAPARECEU O MAIOR FLAGELO DO SERTÃO NORDESTINO
41. “O CLARIM” (SE) – LAMPEÃO APAGOU-SE
42. “SERGIPE-JORNAL” (SE) – O NORDESTE LIVRE DA GRANDE PRAGA
43. "VAMOS LER" (RJ) – O FIM DO FANTASMA DAS CAATINGAS.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PESQUISADORES DESCOBREM POSSÍVEL FILIAÇÃO DO CANGACEIRO MODERNO, DO BANDO DE LAMPIÃO

Por Thiago de Góis

Considerada uma lacuna nos estudos do cangaço, a filiação do Cangaceiro Moderno do bando de Lampião, pode ter sido descoberta por um grupo de pesquisadores autônomos. Há poucos dias, eles encontraram o documento que atesta o nascimento de Virgínio Fortunato da Silva Neto, que está disponível no Cartório de Registro Civil de Florânia (RN).

De acordo com o documento, Virgínio nasceu em 16 de janeiro de 1902, no então município Vila das Flores, atualmente Florânia, sendo filho de José Venâncio da Silva e de Júlia Amélia de Vasconcelos.

Alguns historiadores chegaram a levantar a hipótese de que Moderno seria natural de Alexandria e teria nascido um ano depois em 1903, embora admitissem que não havia provas do fato.

Moderno

Moderno foi cunhado de Lampião e era o castrador oficial do grupo. Foi morto em 1936.

O achado deve-se a uma pesquisa coletiva empreendida pelos pesquisadores Júnior Galdino, Thiago de Góes, Erothildes Medeiros, José Vanderli e Josimar de Medeiros. Contou com a colaboração do dono do cartório, José Eduardo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUE FIM LEVARAM ARMAS, APETRECHOS, INDUMENTÁRIA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA?

Dr. Miguel Salles

“A NOITE” OFERECEU AO INSTITUTO MÉDICO-LEGAL, TEMPORARIAMENTE, ESSE RICO MATERIAL DE ESTUDO CONFIADO À SUA GUARDA, PARA SER FACILITADO AOS CIENTISTAS E ESTUDIOSOS EM GERAL

O interventor Osman Loureiro, de Alagoas, cedeu ao enviado especial de "A NOITE", para que ficassem sob guarda deste jornal, temporariamente, armas e apetrechos encontrados nos corpos de Virgulino Lampião e de sua companheira Maria Bonita, em Angicos.

Trazidos com os devidos cuidados, tais objetos constituem um material de observação singularmente rico, seja ao aspecto da perícia, pelas particularidades que assinala, seja em relação a outros pontos igualmente interessantes, vinculados ao longo drama do cangaço e ao ambiente sertanejo nordestino. Seria deplorável que essas peças, dignas de estudo minucioso de especialistas e da interpretação de quantos se acham em condições de as apreciar por um sentido útil, ficassem sob custódia sigilar. Decidimos, por isto, oferecê-las à guarda temporária do Instituto Médico Legal da Polícia do Rio de Janeiro, superiormente dirigido pelo Dr. Miguel Salles, que prontamente aceitou o oferecimento.

Desde já o material aludido está naquele departamento cientifico, sob a guarda e a critério do Dr. Miguel Salles, à disposição dos que pretendam apreciá-lo como objeto de estudo. Proximamente, em dias que serão estabelecidos, será o mesmo exposto à visitação pública.

Recebemos do Dr. Miguel Salles, aceitando e agradecendo o oferecimento, o seguinte ofício: 

“Atenciosas saudações.

Recebendo os apetrechos, armas e pelas de indumentária pertencentes a Virgulino Ferreira e Maria Bonita, que V. S. houve por bem oferecer a este Instituto, por tempo útil, a fim de facultar a observação desse precioso material aos especialistas, dado o inegável interesse científico que ele desperta em todos os estudiosos desse assunto, como elementos valiosos de observação do ‘fenômeno sertanejo e suas figuras’, cumpre-me apresentar a V. S. os meus vivos agradecimentos por ter confiado à guarda deste Instituto esse interessantíssimo cabedal, que doravante poderá ser examinado pelos nossos peritos e por todos que demonstrem interesse científico por esses estudos.

Com a maior consideração, subscrevo-me, de V. S. amigo, atento e obrigado. (a) Miguel Salles, diretor do IML.”

"A Noite" (RJ) - 20/08/1938


http://blogdomendesemendes.blogspot.com