Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2019

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS JOSÉ FERREIRA DE MENEZES


Por Colô do Arneiroz 
José Ferreira de Menezes

Nasceu ao 1° de Janeiro de 1885, filho de Antônio Ferreira Lima e de Luiza Joaquina de Menezes. Foi batizado no mesmo dia pelo Padre Cícero Romão Batista. Foi aluno do professor Pedro Correia de Macedo, seu 1° professor, que mantinha uma escola régia em Juazeiro, na época povoado. Em 1904 e nomeado Fiscal da Vila de Joazeiro, pelo Sr. Joaquim Bezerra de Menezes.

Dai em diante, ocupou vários cargos públicos como: vereador, promotor de justiça, advogado da Policia do Ceará e Fiscal das Coletorias. Aos 18 de julho 1909 é fundado o jornal "O REBATE" pelo Padre Alencar Peixoto, professor José Marrocos e Dr. Floro Bartolomeu, e José Ferreira de Menezes, fez parte da equipe de redatores do jornal.

Aos 26 de setembro de 1909, José Ferreira de Menezes comanda uma rebelião nas feiras de Crato, por ter o Padre Tabosa de Crato, afirmado de púlpito "que o povo imundo de Joazeiro, vive guiado por Satanás".

Aos 10 de agosto de 1910, José Ferreira de Menezes, juntamente com Dr. Floro Bartolomeu, Paulo Maia, Cel. Neri, José Cancún, José Xavier, reúnem-se e começam a organizar a luta pela independência de Joazeiro.

Segundo Fátima Meneses, aos 23 de Janeiro de 1926, em meio a passagem da Coluna Prestes pelo Nordeste, José Ferreira é encarregado por Floro de enviar a famosa carta para Lampião, convidando-o a se juntar ao Batalhão Patriótico que defenderia o Sul do estado contra a coluna.

Aos 28 de junho de 1930, Padre Cícero apresenta José Ferreira de Menezes através de uma carta, ao presidente Matos Peixoto, para candidato a prefeito de Juazeiro. Aos 10 de outubro de 1930, o então prefeito eleito de Joazeiro José Ferreira de Menezes, é impedido de tomar posse em vista da revolução de 30. Em seu lugar assume como interventor municipal, o Sr. José Geraldo da Cruz. Estes são alguns dados sobre esse insigne personagem da história de Juazeiro do Norte.


Um homem que foi contemporâneo de t
odos os fatos históricos deste torrão.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário