Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2018

HÁ OITENTA ANOS CHEGAVA AO FIM O REINADO CANGACEIRO DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA "LAMPIÃO".

PROGRAMA PANORAMA DA TV CULTURA.

Debater o tema cangaço já não é tarefa das mais fáceis e em TV aberta apresentada em rede nacional e internacional a responsabilidade é ainda maior.

Uma experiência sensacional que Deus e o trabalho sobre o cangaço que venho desempenhando através dos anos me proporcionaram e que apesar do tempo escasso para debater o assunto foi de extrema importância para a divulgação e a preservação da Cultura e História do nosso querido e amado Sertão. A história do cangaço, embora sangrenta, representa a garra e a determinação de todo um povo de uma região e simboliza a luta do nordestino contra as adversidades que tem lhes sido impostas tanto pelos poderes constituídos, quanto pelas intempéries climáticas e demais condições desfavoráveis a que foram e continuam sendo submetidos.

Que o dia vinte e oito de julho de dois mil e dezoito, data em que se completa oitenta anos da morte de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado pertencente a Força Policial Volante alagoana, seja um dia para refletirmos e analisarmos as razões pelas quais tantas pessoas comuns decidiram abandonar vidas simples e pacatas para seguir por um caminho muitas vezes sem volta, trilhar por veredas sangrentas e incertas rumo ao desconhecido e a um futuro improvável. Que as atrocidades que foram cometidas no passado pelos dois lados da peleja (Cangaceiros e Volantes) do Cangaço sirvam como exemplo para que tais fatos jamais venham a se repetir no futuro.

Finalizando eu quero agradecer ao meu amigo Pedro Paulo Fernandes (TV Cultura) que proporcionou a minha participação no aludido programa (Panorama - TV Cultura) que é apresentado pela simpática e competente Jornalista Andresa Boni e a produtora Tatiana Bertoni Celestino que muito se empenhou para o sucesso do programa e a toda a equipe de produção do Programa Panorama.

Ao Professor e Jornalista Artur Aymoré, autor do livro "O outro olho de Lampião", deixo o meu agradecimento, respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido sobre o cangaço e por toda sua trajetória perante o jornalismo nacional.

Meus sinceros agradecimentos.

Geraldo Antônio De Souza Júnior

Escritor e Jornalista Artur Aymoré (Direita), Jornalista e Apresentadora Andresa Boni 
(TV Cultura) e Geraldo Antônio de Souza Júnior (Pesquisador). 


Durante a gravação do Programa Panorama.






























Com o amigo "cangaceirologo" Pedro Paulo Fernandes (TV Cultura)

Com o amigo "cangaceirologo" Pedro Paulo Fernandes (TV Cultura)

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Direita), Tatiana Bertoni Celestino e Pedro Paulo Fernandes, ambos da TV Cultura.  

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Direita), Tatiana Bertoni Celestino e Pedro Paulo Fernandes, ambos da TV Cultura.  

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Direita), Tatiana Bertoni Celestino e Pedro Paulo Fernandes, ambos da TV Cultura.  

Com o estimado amigo Pedro Paulo Fernandes encerro essa matéria. Grato.

https://cangacologia.blogspot.com/2018/07/missao-cumprida.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLTANDO AO BAIRRO SÃO JOSÉ

Clerisvaldo B. Chaga, 27 de julho de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.951
Posto em obras.

Praça das Artes, limpa.
Vamos fechar a semana das crônicas dedicadas a Santana do Ipanema. Nesses últimos dias de festa da Padroeira, fomos examinar como santanense os trabalhos do Posto de Saúde e da praça do Bairro São José. O quadro está muito diferente daquele último quando apelávamos para as autoridades; todo terreno completamente limpo com o prédio em fase de pintura, mesmo sem portas e janelas, coisa que chama a atenção. Não podemos afirmar, porém, se todos os serviços serão concluídos e se o Posto São José irar funcionar decentemente. Além de não termo procuração alguma para afirmar o futuro, vê-se por aqui o povo desconfiado, numa dúvida enorme com duas apostas radicais. Pelo menos o aspecto físico já mudou bastante e muitos fantasmas desapareceram.
Quanto à chamada Praça das Artes, teve seu lixo removido (ainda na calçada) que preencherá por certo inúmeras caçambadas. A praça está totalmente limpa que somente pela limpeza a diferença é grande. Abandonada após a gestão Marcos Davi foi invadida como depósito de lixo, estábulo, encontro de ladrões, drogados e paraíso de ratos, baratas e mosquitos. Bem que aquele terreno, ao lado do posto de saúde, poderia ser transformado em biblioteca, museu de artes, centro de convenções... Mas abelhas zoam que será recuperado, inclusive, com iluminação semelhante à Praça Frei Damião. Até os artistas Roninho e Paulinho estão entusiasmados para construírem na praça uma estátua de São José com três metros de altura e um pedestal criativo com mais três metros, totalizando seis metros verticais de perfeição; homenagem desses filhos do bairro ao nosso padroeiro.
Assim a atual administração vai fazendo jus ao complexo escolar do bairro com três escolas, mais Corpo de Bombeiros, DNIT, com a soma do Posto de Saúde e a Praça das Artes, tudo junto, reforçando a qualidade de vida do humilde e aguerrido Bairro São José. Quem sabe se com essa estrutura investidores não se sentirão seguros para novos empreendimentos no entorno!
E com dissemos, nos últimos dias de festa da Padroeira do município parece ter vindo uma força dos céus para São José, o carpinteiro pai de Jesus. Que venham as inaugurações com saúde e com arte.
( FOTOS: B. CHAGAS).


http://bogdomendesemendes.bogspot.com

NASA QUER CHEGAR A MARTE EM TRÊS DIAS

Por Nuno Patrício - RTP
Imagem artística NASA

Um projeto da NASA baseado em fotões e ainda em fase laboratorial, promete revolucionar as viagens espaciais humanas dentro de poucos anos. Usando partículas de luz e velas poderá ser possível percorrer enormes distâncias espaciais em poucos dias.

Viajar através do espaço, a velocidades equivalentes ou até superiores à da luz  sempre foi um dos objetivos científicos, em particular de quem quer fazer da exploração espacial um facto real.

Um objetivo cada vez mais próximo da realidade e que a Agência Espacial Norte Americana – NASA – espera conseguir com um novo projeto de propulsão espacial baseado na tecnologia laser, inteiramente ligada a feixes fotónicos.

Os estudos dados agora a conhecer por parte do cientista do Departamento de Pesquisa Científica da NASA, Philip Lubin, demonstram que a agência espacial americana tem vindo a trabalhar num sistema onde feixes concentrados de luz (lasers) podem ser a solução para aumentar o impulso de um veículo espacial.

Em laboratório, já se provou ser possível impulsionar partículas a uma velocidade próxima da luz. A tecnologia está agora a ser desenvolvida para ser aplicada a um veículo. 

Com a atual tecnologia, uma cápsula espacial com capacidade de transporte humano leva cerca de cinco meses até chegar a Marte, isto sem falar no retorno.

A concretizar-se, o novo sistema da NASA irá permitir encurtar significativamente o tempo das viagens espaciais.

Os dados agora divulgados falam num projecto que visa criar uma nave espacial, para já não tripulada, que em teoria poderá atingir Marte em três dias.

Marte a três dias da Terra

O projeto passa por criar um veículo equipado com velas, o que pode parecer uma contradição.


Os veículos actuais com propulsão própria levam pouco mais de cinco meses (cerca de 150 dias) a colocar máquinas (e eventualmente seres humanos) no planeta vermelho que, na sua distância mais curta, ficará a cerca de 57,6 milhões de quilómetros da Terra e 2018. É para já uma velocidade considerada "rápida".

Parece estranho existir alguém que diz que consegue construir uma nave com velas para viajar até Marte em três dias.

Quando essa informação parte de uma agência com credibilidade, como a NASA, podemos sempre pensar duas vezes antes de afirmar a impossibilidade.

Num vídeo da NASA 360º (canal oficial da NASA que serve para transmitir informações de descobertas, curiosidades de engenharia espacial e outros dados ciêntificos), o cientista do Departamento de Pesquisa Científica da NASA, Philip Lubin, explica que este tipo de tecnologia existe e que, com disponibilidade científica, o sistema poderia ser facilmente ampliado e executado.


https://www.youtube.com/watch?v=WCDuAiA6kX0

"Face à atual realidade científica estes avanços recentes parecem saídos de um cenário de ficção," explica Lubin. 


Mas o cientista diz que "não há razão para não chegarmos a essa solução. Esta fonte de energia (fotões), não apenas influencia o impulso da nave espacial, mas também é vista como um sistema incrivelmente eficiente quando comparado à aceleração de combustão". 

"A aceleração electromagnética - ou uso dos fotões - é limitada apenas pela velocidade da luz, enquanto os sistemas químicos (combustão OH) estão limitados à energia de processos químicos," refere Philip Lubin num artigo sobre a tecnologia. 

Mas será que os fotões (partículas elementares presentes nas forças eletromagnéticas) poderiam trabalhar no sentido de impulsionar algo tão grande como uma nave espacial? 

Apesar destas partículas não possuírem nenhum tipo de massa, as mesmas têm tanta energia e força cinética que, quando se refletem num objeto, a força é transferida sob forma de um pequeno impulso. 

Ora, se a este sistema adicionarmos uma grande vela, contra a qual são lançados os fotões, é possível em teoria gerar impulso suficiente para acelerar gradualmente uma nave espacial. 

O sistema vai agora passar a testes reais em laboratório e a equipa cientifica de Lubin, perante os cálculos elaborados com a aplicação de uma propulsão fotónica, estima que se conseguirá colocar uma estrutura robótica de 100kg, em Marte, em três dias. 


https://www.youtube.com/watch?v=WCDuAiA6kX0

Lubin faz também a comparação entre as velocidades alcançadas por uma nave com propulsão química e aquela ainda teorizada. 


Explica que, nos 10 minutos que uma nave actual leva para descolar da área de lançamento terrestre até ficar em órbita, a propulsão fotónica irá, no mesmo tempo, impulsionar uma nave a uma velocidade correspondente a 30 por cento da velocidade da luz - utilizando a mesma quantidade de energia química (50 a 100 gigawatts) na sua execução.

Sistema será testado primordialmente em equipamentos robóticos

O sistema fotónico não está a ser desenhado, para já, para enviar seres humanos a distâncias interestelares, sendo no entanto muito útil para o envio de sistemas robotizados e sondas espaciais.

Ainda dentro deste contexto, Lubin propõe a criação de uma sonda ultra-compacta que pode mesmo chegar perto da velocidade da luz e colocar inteligência artificial terrestre em sistemas solares distantes em questão de dias - especialmente aqueles que potencialmente possam abrigar formas de vida, em planetas considerados dentro da zona de habitabilidade.

Se pensa que isto tudo não passa de uma grande aventura e que tudo ainda existe apenas na teoria, saiba que este projecto está a ser desenvolvido há já vários anos, sendo que, em 2015, Lubin e sua equipa receberam uma doação da NASA para realizar uma demonstração experimental e mostrar que a propulsão fotónica pode ser usada para o transporte.

Uma experiência a avançar brevemente e que, a mostrar-se eficaz, pode marcar toda a diferença na história da exploração espacial tal como a conhecemos.

"É hora de começar esta nova jornada, que vai além de nossos lares.” – (Philip Lubin)

Marte aqui tão perto, ali tão longe

O Planeta Vermelho não está sempre ali à mão de semear.

Veja aqui uma simulação do quão longe fica Marte

Pertencente ao Sistema Solar, Marte ora se aproxima, ora se afasta da Terra, ao ritmo da sua posição cósmica. Para quem quer fazer deste planeta o próximo troféu a explorar terá sempre que saber qual o momento certo para lá ir com o menor dispêndio possível. 

A humanidade vai perder uma boa oportunidade de se deslocar a Marte já daqui a dois anos, visto ser nesse ano que se verifica uma das alturas em que o planeta vermelho vai se geolocalizar mais perto da Terra. Sendo que a NASA quer colocar um ser humano em Marte o mais tardar em 2030.



Registo das distâncias mais curtas entre a Terra e Marte entre 2014-2031 (fonte: NASA)

              Data:        (AUs / Milhões Km)


14 Abr 2014 - 0.61756 / 92,3
30 Mai 2016 - 0.50321 / 75,3
31 Jul 2018 - 0.38496 / 57,6
06 Out 2020 - 0.41492 / 62,1
01 Dez 2022 - 0.54447 / 81.4
12 Jan 2025 - 0.64228 / 96,0
20 Fev 2027 - 0.67792 /101,3
29 Mar 2029 - 0.64722 / 96,8
12 Mai 2031 - 0.55336 / 82,7

O sonho (do homem) é viajar e bem depressa

Dentro dos vários objetos espaciais criados pelo homem, desde o início da exploração espacial em 1957, com o lançamento da sonda soviética Sputnik 1, o vencedor incontestável da imensa lista, está registado pelo projeto espacial composto por duas sondas espaciais – Helios A e Helios B - com o objetivo de estudar os processos solares.

Segundo dados oficiais e embora ambas tenham atingido velocidades recorde, o registo oficial mais elevado é da HeliosB, que atingiu a velocidade de 252.792 km/h. (0,023 por cento velocidade da luz).

Mas, apesar do registo oficial, existe quem defenda que o objecto espacial mais rápido a viajar no Espaço e a aumentar permanentemente de velocidade, é a sonda espacial da NASA Voyager 1, lançada em 1977.



Estima-se que esta possa atingir os 77,3 km/s (278.280 km/h) ou 0,0257 por cento da velocidade da luz . A tal velocidade, uma viagem ao sistema planetário mais próximo conhecido do Sol, designado por Alpha Centauri, situado a 4,2 anos-luz de distância, demoraria 16.342 anos. 


Um tempo que, se a vela espacial fotónica for uma realidade, poderia ser reduzido em alguns milénios ou mesmo alguns séculos, acreditam os mais sonhadores de aventuras ainda muito ficcionais e de um outro mundo muito, muito longe daqui.


https://www.rtp.pt/noticias/ciencias/nasa-quer-chegar-a-marte-em-tres-dias_n898765

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMUNICADO E AGRADECIMENTOS wk

Por  Antonio José de Oliveira

Pelo presente, comunico e agradeço aos amigos do FACEBOOK, o meu afastamento parcial das redes sociais por questão de saúde, juntando ao peso dos SETENTA E CINCO ANOS que, HOJE, dia 27 estou completando, ainda que, não irei desativar o FACE por desejar continuar postando e compartilhando os vídeos dos NOVOS TALENTOS que estão em atividades produtivas e que são muito achegados a mim.

Se o leitor me indagar se nesses poucos anos de uso das redes sociais ocorreram decepções entre a minha pessoa e os amigos, devo dizer-lhe que salvo algumas exceções, usuários das REDES passam por momentos de chateação, e eu não estaria isento. Contudo, a grande consideração, confiança, e atenção a mim dispensada, superam enormemente as pequeninas chateações. Reconheço que o Planeta Terra não foi formado por SERES ANGELICAIS, e sim, SERES HUMANOS. Ainda tendo virtudes, temos também defeitos - temos as nossas imperfeições que nos fazem cometer falhas com o próximo. Portanto, não guardo ressentimentos de amigos que não cultivam a genuína fidelidade. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos irmãos da Cidade de Éfeso, fez a seguinte recomendação: "Não deixem que o sol se ponha sobre a vossa ira". E vejam que, ao escrever essa epístola, Paulo estava na prisão por pregar o evangelho. Assim, não devo guardar rancor dos seres humanos que têm os seus defeitos, assim como eu tenho os meus.
Por questão de justiça, elejo como representante de todos meus amigos pesquisadores, historiadores, escritores e artistas adultos, meu primeiro amigo da INTERNET, o cidadão Mossoroense JOSÉ MENDES PEREIRA, que mesmo antes do uso do FACE, colocou à minha disposição os seus blogs para postagem das minhas singelas matérias. Tem sido um colega CEM POR CENTO gente de primeira qualidade comigo e com os demais amigos. Por isso merece toda a minha consideração para representar os demais, que são muitos e não tenho como registrar as centenas de nomes.

Elejo meu filho FILIPE BRITO DE OLIVEIRA como representante dos nossos primos, sobrinhos e demais amigos virtuais e conhecidos, que não fazem parte das nossas pesquisas, nem são artistas.

Como crianças e adolescentes, os NOVOS TALENTOS precisam de incentivo, por isso, quero aqui nomear cada um deles, e como representante de todos, elejo a dupla mineira sertaneja raiz, POTIGUAR E POTIRA, pelo caráter, talento, humildade, e carisma perante seu público. Não é que outros artistas não tenham essas mesmas qualidades, mas, essa dupla sempre me dispensou grande atenção. 

Seguem aqui os nomes dos NOVOS TALENTOS, meus amigos, cantores, músicos, atores, modelos, poetas e profissionais mirins de outras áreas.
Pedro Motta Popoff - cantor, ator e poeta-cordelista. Alguns dos poemas por ele declamados, são de sua própria autoria. Embora seja um paulista que ama sua cidade Bauru, tem grande admiração pela cultura nordestina, chegando a frequentar os eventos da renomada Instituição CARIRI CANGAÇO, onde se apresenta como se nordestino fosse, levando alegria dos seus saberes, e, de volta trazendo para sua Terra o conhecimento adquirido com os experientes e renomados pesquisadores. Virtualmente (como os demais), conheço o Pedrinho desde que iniciou a sua trajetória artística bem criança.



Renan Bertoldi Guarçoni Costalonga - Renan Rico, das Terras do Rei Roberto Carlos - Cachoeiro de Itapemirim-ES. Jovem cantor sertanejo raiz que segue o estilo José Rico - o Zumm. Tive a honra de conhecê-lo - virtualmente -, aos oito anos quando interpretando nas rádios, ESTRADA DA VIDA e FILHO DE NINGUÉM. Hoje, com seus quinze anos é possuidor de repertório em condição de gravar um DVD, depois de já haver gravado um excelente CD que foi produzido pela conhecida dupla Marcos Paulo e Marcelo.


Alexandre Nunes - jovem cantor da capital cearense, muito bom na música sertaneja. Há seis anos esteve participando do Programa Novos Talentos, apresentado por Raul Gil. Depois de sua participação por vinte e oito semanas, ficando em segundo lugar. Continua fazendo shows em Fortaleza e em outras cidades brasileiras. Ultimamente participou do The Voice Kids da TV Globo, avançando bastante mas não chegou a ser o vencedor.


Kayke Rhyan - Garoto da cidade de Passos de Minas, excelente cantor e de extraordinário carisma. Virtualmente, tive o prazer de conhecê-lo quando começou a falar e já queria pegar no violão para tocar. Mais tarde quando iria fazer uma transmissão ao vivo, o pai, Wemerson me comunicava por antecipação pelo messenger. Hoje, já rapaz e fazendo seus próprios shows, estamos sempre nos comunicando. Excelente músico e excelente amigo.


Gustavo Kunst (Gugu Gaiteiro) - Gaúcho de São Paulo das Missões-RS. Muito cedo o Gugu recebia aulas de violão, e mais tarde, abraçava a gaita com dedicação de gente grande. Praticamente ainda no berço, o pai - senhor Milton já tocava para o garoto ir se acostumando com a música. Hoje, já um adolescente, gravou mais de quinhentos vídeos de músicas, piadas e brincadeiras para o lazer da criançada. É um menino talentoso; descendente de alemães e possuidor de uma linguagem rebuscada.

David Miranda - Cantor paulistano, filho de artista da música, iniciou criancinha na arte do pai - senhor Fredy Miranda. Cedo já se apresentava com duas pequenas bailarinas em programa de rede nacional, como o fez com muita desenvoltura em um dos programas apresentados por Silvio Santos. Hoje, já rapaz domina seus shows. Nunca vi o David com a fisionomia triste. É de uma alegria contagiante. 


Rafael Henrique - paulista de Votuporanga, aos oito anos compôs uma música para uma coleguinha de escola para animá-la devido uma enfermidade que precisou amputar as perninhas. Naquela ocasião uma TV sendo informado da sua generosidade, enviou à sua residência uma repórter para entrevistá-lo. Daí em diante continuou na arte da música. É um garoto de imenso coração e excelente amigo.

Thomas Machado, que forma dupla com seu irmão Eduardo - meninos de Estância Velha-RS., filhos de músico e neto de músico. Bons nos instrumentos e na voz. Bons de shows com o senhor Ary e componentes. Vencedor do The Voice Kids. Dupla de agenda sempre lotada.

Dupla gaúcha Gustavo Gaiteiro Y Nicoly - Cidade Campo Bom-RS.

Rodrigo Júnior - jovem cantor das Terras paulistas de Ribeirão Preto. Tem uma história bonita e de esforço para vencer. Hoje já com seu CD gravado e fazendo shows, comprovando o talento recebido dos Céus. Parabéns Rodrigo e sua genitora, dona Flávia Govoni.

Vinícius Alves - cantor nas Terras paraenses da cidade de Benevides. Que Deus continue te abençoando companheiro.

Pietro Rios - cantor das Terras de Tiradentes - Minas Gerais.

André Candioto - Talentoso garoto das Terras de Sarandi, Estado do Paraná. Cantor e excelente ator, além de muito atencioso. Que Deus esteja sempre na tua vanguarda André.

João Bento e Renatinho - Excelente dupla da música sertaneja. O Renatinho participou ultimamente de uma linda peça teatral. Parabéns companheiros.

Francine Maria - acordeonista em Ibiapina-Ce.

Nadson - o Ferinha do arrocha - natural da cidade de Tobias Barreto. Bem novo foi descoberto por um programa de TV. Gravou vários CDs, e hoje é muito solicitado para shows.

Álvaro Lima - filho da cidade de Olindina-Ba. Menino de excelente voz e abraçou a carreira musical depois de ser descoberto por uma emissora de televisão. 

Rafael Lemos - acordeonista e cantor das Terras paulistas de Franca. Muito cedo começou abraçar os diversos instrumentos, especialmente o acordeom. Toca muito bem, e solta a voz como se fosse gente grande. Excelente artista e excelente amigo. Vem se apresentando com muita desenvoltura nas emissoras de rádio e televisão. Um forte abraço meu amigo pequeno no tamanho, e grande na música.

Luan Gabriel - das terras litorâneas de Peruíbe-SP. Filho do cantor Soró Pancadão. O menino é um exímio tecladista e cantor. Participou do The Voice Kids da Globo.

Matheus Santos Freitas - filho da cidade Peixoto de Azevedo-MG. Garoto eclético que interpreta vários estilos musicais. Muito novo já é um verdadeiro artista. Possuidor de talento de sobra. Deus continue te abençoando Matheus.

Rodrigo Pavan - jovem talentoso das Terras paulistanas. Violeiro e violonista excelente.

Renan Roxinho - filho das Terras de Passos de Minas. Cantor e excelente narrador de rodeios. Muito inteligente e comunicativo. Parabéns meu amigo Renan.

Vinny Moraes - ainda novo já é excelente cantor das Terras paulistanas. Sempre fazendo seus shows e suas transmissões ao vivo. As minhas felicitações companheiro pelo seu talento e dedicação à arte que abraçou.

Victor Almeida - excelente cantor das Terras recifenses. Que Deus esteja sempre na direção da tua vida.

Marco Souzza - cantor sertanejo nas Terras mineiras. Filho do cantor Lindomar Antonio. É um extraordinário artista no teclado, na voz e na atuação. Um dos meus bons amigos.

Dupla Cristian e Sebástian, pernambucanos que residem na bela cidade de Parnaíba em Piauí. Bons no violão, na sanfona e na voz. Sempre acompanhados por seu pai - o cidadão-amigo, Roberto Viturino.

Bruno Barros - cantor e ator em Peruíbe, nas Terras paulistas. Garoto atencioso e de muito talento. Abração Bruninho.

Cauã Carvalho - jovem cantor no Rio de Janeiro. Filho da amiga esteticista Jana Pimenta. Muito talentoso e de muita educação esse meu amigo Cauã. 

Ailsinho e Alex Novaes - garotos cantores paulistas de Campinas. Filhos do experiente cantor Ailson Silva. Meninos de afinadíssima voz e muito talento. Parabéns Ailson para vocês e meus amigos - seus filhos.

Gian Henrique e Giovani - dupla das Terras de Silveiras-MG. Engraçado é que o pai desses meninos admirava a dupla sertaneja Gian e Giovani. Colocou esses nomes nos filhos, e não é que os garotos trouxeram de berço o talento para a música. São bons de verdade.

Lipe Lucena - cantor na capital pernambucana. Um abraço amigo Lipe.

Carlos Aleixo - excelente ator e cantor gaúcho. Felicidades para você Aleixo.

Luis Arthur Seidel - excelente cantor das Terras gaúchas. É um garoto amigo que o acompanho há muito.

Isaque Barbosa - cantor e excelente gaiteiro do Rio grande do Sul. Reside em Caxias do Sul, e venho acompanhando a sua linda trajetória. Parabéns Isaque pelo tão rápido desenvolvimento musical.

Roaldo Alexandre - muito bom acordeonista da cidade de Nova Alvorada-MG

Alysson e Rômulo - dupla sertaneja do Mato Grosso.

Athos Daniel - cantor e missionário mirim em Goiânia. Que Deus esteja sempre cuidando do seu ministério.

Gabriel Fagan Lins - cantor do Rio Grande do Sul. Conheço o jovem Gabriel (virtualmente) desde que, quando criança fazia apresentação no programa de Raul Gil. Ótimo amigo - excelente cantor.

Dupla Gaby Pongelupe e Yasmin Pedrini - cantoras e dançarinas. Campinas-SP.

Dupla Gustavo Silva e Gabriel - Cantores em São Roque-SP. Bons meninos na arte da música. Já dominam sozinhos seus shows.

Lucas Hernandes - cantor gaúcho de Santo Cristo-RS.

Murilo Nascimento - Excelente amigo e ótimo cantor gaúcho das Terras de Capão da Canoa-RS.

Vinícius Germano - cantor gaúcho de Capão da Canoa-RS. Eventualmente faz excelente dupla com meu amigo Murilo Nascimento. Os dois são bons amigos e bons intérpretes, ainda que, cantam em carreira solo. 

Davi Campolongo - cantor e excelente pianista em São Paulo. É também ator.

Cecília do Acordeon - excelente acordeonista nordestina da cidade de Redenção no Ceará.

Luis Felipe - talentoso cantor em Sapucaia do Sul-RS.

Angel e Gabriel, excelente dupla de Poços de Caldas-MG.

Marya Eduarda e Jessé - muito boa dupla da cidade de Oliveira-MG.

Lucas e Gabriel, filhos de Jair Tormes Gomes. Gêmeos de afinadíssima voz. Verdadeiramente bons de música.

Alysson Gabriel - muito bom cantor e violonista em Jacutinga-MG.

João Pedro - muito bom cantor e acordeonista em Santo Angelo-RS.

Júlio Olivieri - ótimo menino cantor em São Paulo.

Dupla Pedro Henrique Borges e João - dupla cantores na cidade de Sorriso-MG. Excelentes intérpretes da boa música.

Guilherme Martinez - modelo, ator e cantor. Filho do músico Israel de Caraguatatuba-SP. Garoto muito, muito talentoso. Nesses seus onze anos, além dos seus shows já fez a abertura de mais de duzentos eventos de famosos cantores. É um garoto atencioso com o público e que, tão novo já sabe definir o sentido da vida. Numa entrevista quando elogiava o pai que o criou sozinho desde criancinha, dizia: "é triste mas temos que seguir a vida". Gui amigo, veja a afirmação do saudoso José Rico: "feliz aquele que tem história pra contar". Assim é você e outros amigos que tenho no Facebook: HISTÓRIA PRA CONTAR!

Gustavo Carneiro, filho do gaúcho Antonio Carneiro - garoto de muita experiência no toque da bateria, e de grande confiança perante os renomados grupos gaúchos. Parabéns Gustavo pela sua dedicação.

Igor Jansen Diniz - cantor e ator. Atualmente no SBT. Muito bom de atuação.

Gabriel Santos - cantor de muita experiência em Recife.

Hugo Henrique - conhecido cantor em Belo Horizonte.

Lucas Viola - adolescente de Araporã-MG. Excelente na voz e nos instrumentos. Forte abraço amigo.

Ederson Oliveira - filho da nossa Terra Serrinha. Cantor em São Bernardo-SP. Parabéns Gu.

Alessandro Rufino - cantor e violonista, primo de Ederson e filho da nossa Serrinha-Ba.

Davi Wander - cantor e ator em São Paulo. Abração Wander.

Kaleb Figueiredo - cantor e ator em São Paulo. A minha admiração companheiro.

Erick Weng - cantor e acordeonista em São Bento do Sul-RS. Muito talentoso e de uma alegria contagiante.

João Messias - músico em Ortigueira-Paraná.

Hugo Henrique - cantor em Belo Horizonte- Minas Gerais.

Pedro Lucas Feitosa- o garoto do museu Gonzagão do Crato.

Ciro Marra - cantor em Napoli na Itália. Talento de sobra.

Vitinho Custódio - cantor em Sapucaia do Sul-RS. Começou cedo na música. Garoto de afinadíssima voz e de boa presença de palco.

Wellington Paris - cantor em Indaial-SC, Menino talentoso e de muita atenção com seu público. Já gravou dois CDs. Tive a honra de receber dele uma homenagem que, juntamente ao Thyaguinho da Gaita fizeram uma transmissão ao vivo - em parte - dedicada a mim. Agradecido Wellington Paris, Thyaguinho da Gaita, Deco da Gaita e Edilson Paris. Agradecido de coração ao senhor Edilson Paris pelo convite a mim formulado para passar dias em sua residência e conhecer o belo Estado de Santa Catarina. Contudo, sou um péssimo viajante.

Matheus Henrique e Samuel - Dupla gaúcha da cidade de Luzerna-SC. Bons de música, e apresentam um programa semanal em uma emissora local. O meu abraço Matheus e Samuel.

Guilherme Bevilaqua - cantor e exímio gaiteiro em Xanxerê-SC. Pela sua grande competência foi convidado para fazer parte do renomado grupo musical CHIQUITO BORDONEIO. Parabéns meu amigo Beviláqua. 

Edywaz e Fogaça - dupla de Florianópolis-SC. Estilo sertanejo raiz e clássicos gauchescos. Meninos talentosos, dedicados e muito atenciosos. Filhos de Adelar Herbert e dona Inês Herbert. São meninos que têm uma linda história de vida. Parabéns meus amigos Edywaz e Fogaça. 

João Vitor Kindel - Filho da cidade de Taió-SC. Modelo, ator e cantor talentoso. Muito, muito criativo. Vencedor do programa FESTIVAL INFANTIL DE CINEMA no SBT. Tenho a honra de tê-lo como meu sobrinho do coração, pois ele me chama TIO ANTONIO. Obrigado Kindel. Sucesso nessa tua carreira meu caro. Além do seu grande talento, dedicação e muita alegria, a sua atenção ao público é uma constante.

Ricardo Rusch - canta muito bem, e muito bom de gaita. Aluno do pai da cantora Jayne Priscila. Continue abraçando a arte da música meu caro amigo Ricardo.

Jayne Priscila - Cantora, principalmente do estilo sertanejo raiz. É uma linda princesinha sempre convidada para apresentações nas emissoras de rádio e Tvs. Que Deus esteja seguindo os teus passos gauchinha de Pomerode-SC, a qual me chama de TIO do coração. Abração Jayninha. Sucesso na sua carreira artística princesinha.

Thyaguinho da Gaita - cantor e gaiteiro da cidade de Ibirama-SC. Excelente músico, filho do gaiteiro Deco da gaita e sobrinho dos cantores Noeli Sepka e Jair Sepka. Parabéns Tiago por ser de uma família musical. Você vai longe meu amigo.

Pablo Paludo - cantor e gaiteiro da cidade de Guatambu-SC. Excelente na voz, no acordeon e nas amizades. Apresenta uma transmissão semanal ao vivo e participa de eventos, além de gravara bons vídeos sertanejos raiz e clássicos gaúchos.

POETAS MIRINS DO RIO GRANDE DO NORTE (Os que conheço pela Net):
Alcides Neto; Filipe Borges (S. José do Mipibu); João Neto (cidade Equador); Thyago Camilo (Currais Novos); Moisés Marinho (Mossoró). Davi Lima (cidade Bom Jesus). João Pedro (Riachuelo); Hérculys França (Parelhas). FAVOR MENINOS POETAS DA TERRA POTIGUAR, POSTAREM VÍDEOS E MAIS VÍDEOS PARA IRMOS COMPARTILHANDO. TÁ ENTENDENDO THYAGO CAMILO - MENINO ABRA DO OI!?

ATORES E MODELOS:

ANTHONY DAVID, KEVIN ARTALE, NATHAN AUGUSTO SILVA, NICHOLLAS BRIHAN, ARTHUR FRANCO, PEDRO LOLI, FELIPE LOUREIRO, OTÁVIO MARTINS CARDOSO, ENZO BARONE, PEDRO RICARDO, PAULO CATELLI, ANNA CATELLI, GABRIEL QUERQUE, KAUÃ FARIAS, DAVI BENJAMIN, PIETRO SILVA, KATIA RODRIGUES KAKÁ, JHONATA COSTA, MONIQUE GUEDES, IGOR NASCIMENTO, VITOR CASTRO, LUCAS BORGES, RAFAEL MARTINS, GABRIEL NOGUEIRA, GABRIEL EDUARDO, DANIEL PAULINO, MATHEUS COUTINHO, JEAN PAULO CAMPOS, ANGELO DUARTE, MATHEUS UETA, LUAN JACAUNA, ARTUR DEDIER, LUCKAS ELFORT, LUCIANO OTTO, RICARDO PRADO, LUCAS SANTOS, FELIPE BOEHNER JUNIOR, CAUÃ MORRONE, JONATHAN OLIVEIRA, JOÃO LEVY, EIKE ALMEIDA, VITOR HUGO HENRY, MYCK PAFONI, VITOR HUGO CORREA.

Registro, portanto, os meus agradecimentos aos quase seiscentos amigos do FACEBOOK, e deixo para a gurizada NOVOS TALENTOS, a orientação de dois experientes artistas: MILIONÁRIO e JOSÉ RICO. Afirma o grande Sertanejo raiz Milionário que, "não é tão difícil alcançar o sucesso; difícil é mantê-lo". E, o ZUMM GARGANTA DE OURO, afirmava: "talento apenas não garante sucesso, é necessário outros ingredientes, sendo o principal, a humildade". E eu, completo dizendo: além do talento e humildade, dedicação, investimento, carisma, atenção ao público, ensaios constantes, estudo sistematizado, busca de oportunidades, fisionomia alegre, sempre que a interpretação permitir, e fazer amizades com os experientes artistas. AMIGOS ARTISTAS, NUNCA SE ENVAIDEÇAM PELA FAMA E O CARINHO EXTREMO DOS ADMIRADORES. O PAVONEAMENTO É PERIGOSO PARA A VIDA ARTÍSTICA. Obrigado, obrigado.

Prezados amigos: se encontrarem falhas neste meu texto, gentileza me comunicarem para a devida correção.

27 DE JULHO 2018 - Antonio José de Oliveira

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=438547339992957&id=100015130849160

http://blogdomendesemendes.blogspot.com