Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

RELAÇÃO DE LIVROS À VENDA (PROFESSOR PEREIRA - CAJAZEIRAS/PB).


O MAIOR ACERVO DE LIVROS À VENDA SOBRE OS TEMAS NORDESTE E CANGAÇO. GARANTIA DE QUALIDADE E ENTREGA DO MATERIAL.

Clique no link abaixo:

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br/2016/04/relacao-de-livros-venda-professor.html

O MAIS NOVO LIVRO SOBRE JARARACA

Por Marcílio Lima Falcão

Sinopse - Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Jararaca: Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró historiciza a construção das memórias sobre a santificação do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitério São Sebastião, em Mossoró, pela força policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretação é realizada por meio da análise da documentação dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da análise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importância dos lugares de memória como espaços de conflito e das falas dos devotos que visitavam o túmulo de Jararaca no dia de finados. Procura-se compreender as formas de circulação, apreensão e ressignificação das memórias sobre a santificação de Jararaca.

Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Autor: Marcílio Lima Falcão
Adquira logo este através deste e-mail:limafalcao34@gmail.com
Valor: R$ 
35,00 (incluso a postagem)
Banco do Brasil
Agência: 
3966-7
CC – 
5929-3
Marcílio Lima Falcão

Marcílio Lima Falcão é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestre em História Social pela
Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente faz doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP).
Suas principais áreas de pesquisa são a História Social da Memória, Religiosidade e Movimentos Sociais no Brasil Republicano.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS LIVROS DO ESCRITOR LUIZ RUBEN BONFIM

Autor Luiz Ruben Bonfim

Adquira logo o seu através do e-mail acima:

 

Não deixe de adquirir esta obra. Confira abaixo como adquiri-la.

Lembre-se que se você demorar solicitá-la, poderá ficar sem ela em sua estante. Livros que falam sobre "Cangaço" a demanda é grande, e principalmente, os colecionadores que compram até de dezenas ou mais para suas estantes.

Valor: R$ 40,00 Reais
E-mail para contato:

luiz.ruben54@gmail.com
graf.tech@yahoo.com.br

Luiz Ruben F. de A. Bonfim
Economista e Turismólogo
Pesquisador do Cangaço e Ferrovia

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FLOR DE CACTO (POESIA)

Por Rangel Alves da Costa

Flor de cacto

O amor
é flor
é espinho
é cacto

tão belo
e perigoso
tem flor
tem espinho

beija-se a flor
fere-se no espinho
pois o cacto
é amor real.

Rangel Alves da Costa
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


CANGAÇO NO PIAUÍ


Para adquiri-lo entre em contato com o autor Paulo Medeiros Gastão através deste e-mail: 
paulomgastao@hotmail.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ADEUS AO AMIGO EDÍZIO MENDONÇA (BARRA DO MENDES/BA)

Por Geraldo Júnior
Edízio Rodrigues Mendonça

Apesar de não o ter conhecido pessoalmente o amigo Edízio Rodrigues Mendonça era frequentador assíduo em nossas páginas “O CANGAÇO” e admirador inconteste do trabalho por nós realizado sobre o tema. Em nossa última conversa falamos sobre os acontecimentos relacionados à morte de Corisco ocorridos na Fazenda Pacheco que fica localizada no município de Barra do Mendes no estado da Bahia e aproveitou a ocasião para me convidar para visitá-lo na primeira oportunidade, que infelizmente não houve tempo.

Escritor e Historiador Edizio Rodrigues Mendonça foi autor de mais de 70 livros inéditos e vários cadernos sobre a história de Barra do Mendes, e de todos os municípios da região de Irecê.

Edízio Rodrigues Mendonça nasceu no dia 14 de agosto de 1938 e faleceu neste último sábado dia 27 de agosto de 2016 às 05:00 horas, aos 78 anos de idade.

Conheçam alguns de seus trabalhos: (Fonte: Jornal da Chapada)

Foi eleito presidente da Academia Barramendense de Letras, entidade literária de Barra do Mendes. Exerceu o cargo de prefeito de sua terra natal, além de ter sido vereador (1971/1973) e vice-prefeito (1977/1983) foi prefeito em Exercício de Barra do Mendes por várias vezes. Escritor e político.

Dentre as obras publicadas pelo autor, destacam-se: Poemas para Cleonice (1969); O Coronel Militão Coelho (1980. Biografia de Militão Coelho); Capitão João Pedro (2002); Barra do Mendes, uma história de lutas (2003); Cantigas do Alvorecer (2006); Campestre e seus Horrores (2006).

Ele era membro de diversas entidades culturais e de classe, tais como a Academia Guanabarina de Trovas (RJ), Academia Itajubense de Letras (Itajubá – MG), Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras (Anápolis – GO), Academia Conquistense de Letras (Vitória da Conquista – BA), Academia Barramendense de Letras (Barra do Mendes – BA), Academia Cabista de Letras (Arraial do Cabo – RJ), Academia Ireceense de Letras (Irecê – BA), Academia Goianense de Letras (Goiânia – GO) e The International Academy of England Londres – Inglaterra, entre outras.

Ao historiador, escritor e pesquisador Edizio Mendonça fica aqui registrada a nossa homenagem e agradecimento pela colaboração que sempre me prestou através de suas informações e conselhos. Aos familiares e amigos minhas condolências.

Os grandes homens não morrem... entram para a história. Vá com Deus meu amigo. Descanse em paz.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A IMPORTÂNCIA DE LEMBRAR OS ASSASSINADOS POR LAMPIÃO

Por Raul Meneleu Mascarenhas
Foto:

Hoje 28 de agosto celebra-se a lembrança de um dos maiores crimes cometidos por Lampião e seus cangaceiros. Trata-se do assassinato de uma família quase em sua inteireza, onde apenas um dos filhos do patriarca escapou por não se encontrar em casa, Cassimiro Gilo, com 15 anos de idade. Ontem, 27 de agosto de 2016, foi celebrado a missa marcando 90 anos da chacina da família, onde o Grupo Florestano de Estudos do Cangaço - GFEC, organizou a Missa de 90 anos da chacina da família Gilo. 

Cassimiro Gilo sobrevivente da chacina (com o neto Djalmir - filho de D. Dejinha) Foto do livro As Cruzs do Cangaço

Estiveram presentes os membros remanescentes da família e os amigos João de Sousa Lima, Marcos de Carmelita, Cristiano Ferraz, Manuel Serafim, Lourinaldo Teles, Betinho de Numeriano, Giovane Macário e Ana Amélia, que atuam na história do cangaço, relembrando através de seus escritos as perversidades de Lampião e seus cangaceiros. A família Gilo e convidados ouviram o Padre italiano Giovanni Malacrida, da paróquia de Floresta realizar a Missa de 90 anos da chacina da família Gilo.

A MORTE DE MANOEL DE GILO 


Quando estive no local do ataque de Lampião à casinha de pau a pique onde Manoel Gilo residia com familiares, encontrei apenas um desvão cavado, onde vim a saber que era um compartimento tipo porão, onde era usado para armazenar gêneros alimentícios e sementes. Segundo nossos guias, os amigos Marcos Antonio de Sá e Cristiano Ferraz, autores do livro "As Cruzes do Cangaço", já havia pouca munição restante e os "rifles esquentaram tanto que chegaram a queimar a coronha e tinham de ser colocados dentro de um coxo com água, para tentar resfriá-los. Lampião percebeu a posição de onde os tiros estavam sendo disparados, passando perto deles, e ordenou que os cangaceiros atirassem mais na direção das telhas, conseguindo atingir os que estavam naquele local, chegando a derrubar a linha da casa. A aflição e o desespero tomaram conta de todos. A casa de barro feita de pau a pique já se encontrava completamente destruída, devido à quantidade de tiros. A luta estava chegando ao fim, os Gilo não tinham mais a quem recorrer. A artilharia pesada em cima deles não dando trégua pouco a pouco foi tirando o ânimo dos sitiados. A morte com seu cajado anunciava a sua chegada. Do outro lado, Lampião e sua horda de malfeitores cantavam gritos de vitória, anunciando o fim da batalha. Por volta das onze horas a munição dos Gilo acabou e o tiroteio foi cessado. O silêncio dominou o ambiente. Dentro da casa os homens estavam mortos, restando apenas Manoel Gilo, que estava ferido e com as mãos em carne viva, devido ao aquecimento das armas. As mulheres não foram atingidas pelos disparos e estavam todas dentro do aloque. Pacífica segurava o filho pequeno, Manoel, que chorava muito. Dona Alexandra, Lulu e Maria Pequena estavam em prantos, vendo seus familiares e amigos mortos. Lulu ainda não sabia que o seu pai, João Gabriel de Barros, o Janjão, tinha sido assassinado pelos bandidos, junto ao amigo Chico de Rufina. Os cangaceiros derrubaram a porta da casa, retiraram Manoel e o levaram à presença do chefe. Lampião olhou para Manoel e disse: - Manoel de Gilo, se você garantir de andar comigo eu garanto o resto da sua vida. E Manoel respondeu: - Eu num garanto não, porque a minha família já se acabou toda e eu num posso andar com você não. Manoel, segurado pelos cangaceiros, perguntou a Lampião o motivo de ele ter atacado a sua família, dizendo que nunca fora seu inimigo. Lampião, sentindo a fibra e a coragem do sertanejo, então falou: - Você pensou que podia mangar de mim, Mané de Gilo? Quem fez, eu vim aqui foi essa carta que você mandou pra mim. Lampião apresentou a famigerada carta, e Manoel defendeu-se, dizendo: - Essa carta é uma mentira, por que eu num sei ler e nem escrever, como é que eu ia escrever? No que Lampião disse: - Rapaz, cuma é essa história? E Manoel de Gilo virou-se para Horácio e continuou: - Isso ai tudo foi por conta desse bandido, desse ladrão safado, que me jogou nessa ratoeira. Nesse momento Lampião já começava a acreditar nas palavras. Foi quando Horácio, sem dar tempo ao seu desafeto defender-se, chegou sorrateiramente por trás de Manoel e fez disparo com seu parabélum, atingindo-o mortalmente na altura do pescoço. Lampião percebeu então o que tinha se passado, a trama na qual ele tinha sido envolvido, fora usado por Horácio para concretizar a sua traiçoeira vingança. Os cangaceiros arrastaram os corpos, colocaram no terreiro da casa e saquearam todos os objetos de valor que enconiraram. Lampião, revoltado com a atitude de Horácio, pensou em matá-lo. Discutiram, os dois titãs se encararam e por pouco não aconteceram  mais mortes. Aos pés da quixabeira que ficava no terreiro, uma cena macabra, sete corpos espalhados pelo chão, entre eles: Gilo Donato e os filhos Manoel de Gilo, Evaristo Gilo, Joaquim Gilo, Henrique Damião (genro), Permínio (parente) e José Pedro de Barros (vizinho e parente). Dona Alexandra, encostada na árvore, desconsolada com o filho Manoel no colo, afagava seus cabelos lavados de sangue, perplexa, em estado de choque, sem conseguir acreditar no que tinha acontecido. Um pouco afastado da casa, junto à cerca, estava morto Ernesto do São Pedro, que pagou com a vida sua lealdade à família Gilo. Perto dali, junto aos escombros restantes da casa de Ezequiel Damião, estavam os corpos de Chico de Rufina e João Gabriel de Barros (Janjão). No Riacho do Arcanjo, localizado na estrada que ligava Floresta ao povoado de Barra do Silva, embaixo de uma quixabeira, estava Pedro Alexandre, assassinado pelo cangaceiro Barra Nova. Alexandre Ciríaco fora deixado no local onde morreu, a cerca de duzentos metros do epicentro da tragédia." - Trecho do livro AS CRUZES DO CANGAÇO pg 123

Como vimos nesse relato cheio de detalhes, presenciamos novamente naquele local a tragédia, a dor sentida, usando cada um de nós de empatia, por aqueles que passaram por tal sofrimento.

Urge que estejamos alertas para fazermos sempre essas celebrações em lembranças dos assassinados por tão famigerado bandido que assolou o sertão nordestino no século dezenove. Urge que em nossos próximos encontros de estudiosos da Saga Cangaço, façamos-nos lembrar de famílias destruídas por cangaceiros tais como Lampião, Corisco, Gato e outros, que infelizmente alguns teimam em "branquear" suas histórias com um manto de justiceiros, o que nunca foram.

Lampião era um bandido feroz e desalmado e em sua sanha assassina matou a muitos e destruiu lares. Abaixo apenas para lembrar esses acontecimentos deixo registrado a apresentação da tragédia feita à família Gilo e logo abaixo, outra tragédia praticada nos estertores do cangaço, logo após a morte de Lampião, que foi o assassinato de outra família no sertão alagoano; a família do Vaqueiro Domingos Ventura, para que os amigos tenham conhecimento: 

A CHACINA DA FAMÍLIA GILO POR LAMPIÃO

Clique no link para ver ao vídeo

http://meneleu.blogspot.com.br/2016/08/a-importancia-de-lembrar-os.html

A narrativa abaixo, do Senhor Celso Rodrigues, foi feita para mais de uma centena de pesquisadores, historiadores e admiradores do tema Cangaço. Foi proferida na Fazenda Patos, no município de Piranhas no Estado de Alagoas, Brasil, que foi o palco de uma das maiores atrocidades desse cangaceiro Corisco para vingar a morte de Lampião, o Rei dos Cangaceiros. Corisco matou seis pessoas e degolou suas cabeças e as enviou para o Tenente João Bezerra, comandante das Volantes que trucidaram Lampião, Maria Bonita e alguns cangaceiros. Eram as vítimas pessoas inocentes que não tiveram nada com a morte de Virgulino Ferreira, o Lampião. Foi o próprio delator quem indicou a Corisco que a traição, tinha vindo da família do vaqueiro, o Senhor Domingos Ventura. Foram assassinados além dele, sua esposa e mais quatro membros de sua família.

Clique no link para ver ao vídeo

http://meneleu.blogspot.com.br/2016/08/a-importancia-de-lembrar-os.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA - AVE MARIA SERTANEJA

https://www.youtube.com/watch?v=69kocrT1tY0&feature=youtu.be&app=desktop

Enviado em 6 de ago de 2008
Lá onde os astros se ouvem, lá onde mora Beetowem, mora o Rei do baião!
"Petrúcio Amorim".
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube
Música
"Ave Maria Sertaneja" por Luiz Gonzaga ( • )

http://blogdomendesemendes.blogspot.com