Seguidores

domingo, 14 de maio de 2017

NOVO LIVRO NA PRAÇA "O PATRIARCA: CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO, IOIÔ MAROTO".


O livro "O Patriarca: Crispim Pereira de Araújo, Ioiô Maroto" de Venício Feitosa Neves será lançado em no próximo dia 4 de setembro as 20h durante o Encontro da Família Pereira em Serra Talhada.

A obra traz um conteúdo bem fundamentado de Genealogia da família Pereira do Pajeú e parte da família Feitosa dos Inhamuns.

Mas vem também, recheado de informações de Cangaço, Coronelismo, História local dos municípios de Serra Talhada, São José do Belmonte, São Francisco, Bom Nome, entre outros) e a tão badalada rixa entre Pereira e Carvalho, no vale do Pajeú.

O livro tem 710 páginas. 
Você já pode adquirir este lançamento com o Professor Pereira ao preço de R$ 85,00 (com frete incluso) Contato: franpelima@bol.com.br 
fplima1956@gmail.com

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2016/08/novo-livro-na-praca_31.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO MEIO DO MUNDO

*Rangel Alves da Costa

Cão sem dono. Gato de rua. Andorinha de qualquer verão. Pássaro de qualquer telhado. Bicho perdido. Um estranho no ninho, pássaro sozinho. É bom ser e viver assim de vez quando.
É que no meio do mundo o mundo se abre amais, é avistado melhor, não há direção nem norte, não há comprometimento nem de chegar nem de partir. Meio de mundo que é vida e liberdade.
Barco sozinho ao mar. Farol aceso a qualquer embarcação. Folha seca que vai voando e voando até chegar a qualquer lugar. Sopro de vento, apenas, apenas soprando. É bom ser e estar assim de vez em quando.
Somente no meio do mundo, assim como vagante, assim como andarilho, assim como errante, é que se tem aos pés o verdadeiro mundo. Não há o disfarce da casa nem a fila que espera à frente. Por isso que é bom estar assim de vez em quando.
Gota de chuva que cai sobre as águas e logo se dilui em nova vida. Fio de seda que o vento leva do casulo para o distante além. Fumaça perdida, subida, sumida. Horizontes que vão adiante do olhar. Que bom ser assim de vez em quando.
De vez quando no meio do mundo. Depois da porta apenas a estrada, o caminho, a curva adiante, o mundo como destino. Somente se aprende o mundo vivendo o que seja mundo, e não entre quatro paredes.
Areia solta ante a ventania. Estrela cadente caindo e caindo. Fera desgarrada da mata. Pássaro depois que a porta da gaiola é aberta. Janela aberta no vai e vem de qualquer querer. Um eco que se perde no espaço. Assim é melhor viver.
No meio do mundo o mundo é maior. Nada é limitado, nada é indicado, nada é imposto, nada é direcionado. Apenas o mundo, e pronto. Mesmo descalço, mesmo descamisado, o que se busca é o meio do mundo.



Um olhar que se perde além. Uma saudade sem rosto e sem nome. Uma vontade inusitada de fazer qualquer coisa. O pensamento que viaja sem direção. Uma estrada que vai e se longa, e vai e se perde na curva. Como é bom viver numa estrada assim.
A liberdade é o que sempre se busca. O homem não nasceu para viver nem entre muros nem entre paredes. As estradas e os caminhos existem são para serem percorridos. E somente conhecendo adiante é que se conhece mais. Daí ser tão boa essa libertação.
Gota d’água que vai caindo, jorrando e jorrando, seguindo e seguindo. Planta que nasce e vai crescendo até se perder entre as nuvens. As nuvens que sempre passam e sempre parecem as mesmas nuvens. Como é bom viver sensações assim.
Sensação de liberdade, de paz, de soltura, de livre-arbítrio, de alvedrio. Feito pássaro de asas ávidas para alçar voo, a todo instante o homem sonha com a sua viagem de Ícaro, com os seus espaços, com os seus mundos mais além. E só assim ganha forças para seguir.
O desejo incontido de fazer. A necessidade imperiosa de realizar. A vontade imensa de concretizar. Essa intencionalidade tão humana de ser apenas o que. Essa propensão humana de ser além e de estar além. Eis o ânimo da vida humana.
Para que documentos, para que números e números, retratos e fotografias, nomes e sobrenomes, se o homem é apenas ele mesmo? Então deixai o homem ser o que é no seu mundo, na liberdade que deseja seguir na estrada. Assim é que se expressa sua libertação.
A borboleta. O colibri. A abelha. O beija-flor. A folha. O pó. A poeira. Tudo segue seu instante a qualquer instante. E por que não o homem? O que ao homem foi impedido de ser pássaro, de ser brisa, de ser folha, de ser nuvem, de ser o que desejar?
Então que siga. O meio do mundo não é somente para as duras lições da vida. Não é só para amargar sofrimentos. O meio do mundo é caderno aberto, é folha esperando para que seja escrita a liberdade.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POMBAL EM UMA TARDE DE CHUVA, ANTES DE 1938 E OUTRA FOTOGRAFIA DA MESMA PERSPECTIVA, DEPOIS DE 1938.

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Pombal em uma tarde de chuva, antes de 1938 e outra fotografia da mesma perspectiva, depois de 1938. Na foto superior, o detalhe do Rio Piancó em época de cheia.


Jerdivan Nóbrega de Araújo 

Enviado pelo professor, escritor, pesquisado do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERRA DO PICO- A BALIZA DA NOSSA TERRA.

Por Giovane Gomes

Quando muitos jovens da terra foram perseguir Lampião, depois de 02 anos voltaram para visitaram em 25/11/31. Voltaram para visitar as famílias chegando em cima do velho alto grande de jatobá, avisaram-se a Serra do Pico. Foi festa apesar de nós virmos voltando festa era festejada com tiros de fuzil. A serra do pico tem também outro ponto histórico, ao lado esquerdo está encravada a lagoa do prefeito, não sei calcular a sua altitude, a serra do pico avistada de muito longe e quanto mais longe, era mais bonita. Quando se avistava a Serra do Pico parecia já está tudo em nossa terra, a serra é o marco. Eu devo a minha vida a Serra do Pico. 


Viajando do lado da Bahia, avistei, parei e demorei muito tempo contemplando aquela vista bonita recebendo os raios do sol. Era a tardinha, fiquei muito tempo vendo aquele marco bonito da nossa terra. 

Com está demora, perdi os carros para Floresta e me livre de uma emboscada mortal, os tiros que eram para mim foram para disparados em outro nazareno. A vítima foi Teodoro gomes de Sá, no dia 12 de Dezembro de 1970. Apesar da nossa alegria de ter avistado a Serra do Pico, vinha a tristeza de de chegar em nossa Nazaré faltando companheiros que ficaram enterrados na terra fria do estado de Sergipe, vítima do tiroteios da Maranduba que ao acessa o tiroteio ficou morto no campo de luta 06 soldado e 03 cangaceiros e 11 feridos. 

Os cangaceiros tiveram mais vantagem, por que ficamos em cima de um banco de macambira e eles EM campo livre. Eu, Manoel Cavalcanti, assisti 6 tiroteio com Lampião. O tiroteio do raso da catarina, com o tenente Ozório Cordeiro. Com Coronel Liberato assisti o tiroteio de Maranduba e de riacho da Guia. O mais notável, com o Sargento Odilon Flor, assisti 2 tiroteios em plena caatinga e depois pedi baixa e vim embora para minha terra. Fui morar em Caboclo. Lampião foi me pegar, houve tiroteio, fui cercado, furei o cerco, fui embora, ficando um cangaceiro morto "Pó Corante". Esta foi a minha cooperação na perseguição à Lampião. ajudando aos meus conterrâneos de Nazaré. 

Falando ainda da Serra do Pico e a baliza da nossa terra, eu comparo está baliza com o farol de Olinda, que é a baliza dos navegantes, que viajavam no alto mar. Eu, Manoel Cavalcanti de Sousa, me responsabilizo por todas estas informações. Conto com a idade de 88 anos e meses, tenho residência na rua Manoel Novaes, N º 42-Floresta-PE . Aqui fico entrando na minha decadência dos velhos, mas tenho um passado limpo!

Assinado:

MANOEL CAVALCANTI DE SOUSA , SEU NECO DE PAUTÍLIA.

Seu Neco de Pautilia me presenteou com o original desse documento que ele chamava de seu testamento.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?ref=br_rs

h ttp://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS LIVROS DO PROFESSOR WILSON SERAINE DA SILVA FILHO

Por Kydelmir Dantas

Recebendo a ficando maravilhado com os 2 livros do piauiense Prof. Wilson Seraine Da Silva Filho, recentemente publicados pela editora IMEPH de Fortaleza. Ambos tendo ligação intensa com LUIZ GONZAGA, o Rei do Baião: 


A FESTA DA ASA BRANCA (68 pág.) e CORDÉIS GONZAGUIANOS: 

Antologia (356 pág. ricamente ilustradas pelo poeta do traço Jo Oliveira ). Neste último estão contemplados os seguintes cordelistas Potiguares: Antônio Francisco, José AugustoJadson LimaMarcos Medeiros, Nilson Silva, Flávio DantasNildo Da Pedra Branca, Antonio Sobrinho e os radicados Abaeté Do Cordel e este que vos escreve. Vale ouro na Biblioteca de qualquer Gonzaguiano ou pesquisador dos temas cordéis, música e Nordeste. Serão lançados no Cariri Cangaço Exu, que acontecerá entre 20 e 23 de julho próximo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DIA VIRÁ

 Por Medeiros Braga

Vivemos a intensa noite!
Ventos fortes em açoite
Varrem a nossa nação.
É como, na intrepidez,
Cair víssemos de uma vez
Raio, corisco, trovão.

Vive o povo apavorado
Sem saber mais de que lado
Há quem possa socorrer.
Eis a se desesperar
Por não poder mais contar
Com quem devia: o poder!

Do povo que não educou-se
O poder distanciou-se
Imprimindo outro gestor,
Um gestor com suas deixas
Bem indiferente às queixas,
Às injustiças, à dor.

Para tirar o sossego
Vem daí o desemprego
Com problemas sociais.
Vêm a fome, a violência
E que formam em sequência
Um lastro de marginais.

Contra medidas tão cruas
Minorias vão às ruas
Já sem forças, protestar,
O governo vira a cara,
Mas elas, de forma rara,
Virão outras despertar.

Governando para os ricos
Com os seus graúdos bicos
Se esvai toda riqueza,
Das sobras, pelos rigores
Não têm os trabalhadores,
Todo dia, o pão na mesa!

Quando crise se alardia
Continua a confraria
Farta, sem qualquer estorvo,
Vai continuar o estrago
Porque tudo será pago
Com sacrifício do povo.

Em troca compensadora
A classe trabalhadora
Gera a grande produção...
Mas, por outro, a burguesia
Sai gerando a rebeldia,
O ódio, a indignação.

Por isso, que os seus dias
São de perda de alforrias
E geração de guerreiros!...
Como Karl Marx falou
A burguesia criou,
Na extorsão, seus coveiros!

Esse dia vai chegar!...
Vai o povo despertar
Diante da insanidade!
E ao fim da travessia
A sua antiga utopia
Tornará realidade!

Enviado pelo professor, escritor, pesquisado do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS ASSISTIR OS ATRITOS ENTRE OS FERREIRAS E OS SATURNINOS

Por José Mendes Pereira

Amigo leitor, nós que somos estudantes do cangaço, e principalmente das confusões entre os Ferreiras e os Saturninos, temos que entender bem como tudo isso começou, as brigas etc. Eu não estou colocando mais lenha na fogueira como se eu estivesse fazendo mais guerra, mas estou apenas querendo que você entenda como aconteceu as primeiras confusões entre estas duas famílias que eram vizinhas, e com o passar dos tempos, tornaram-se rivais.

Para você conhecer tudo isto, lógico que tem que  seguir os seus passos adquirindo o livro "Lampião a Raposa das Caatingas", através deste e-mail: franpelima@bol.com.br com o professor Pereira lá na cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba. 

O livro é recheado de assuntos sobre as duas famílias e sobre o cangaço de modo geral, histórias que você nunca imaginou que um dia iria ler tudo sobre Lampião e seu maior inimigo José Saturnino. 

Estes atritos entre os Ferreiras e os Saturninos você orá conhecer a partir da página 79, no livro "Lampião a Raposa das Caatingas". 

Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas"
Autor: José Bezerra Lima Irmão
Página: A partir da 79...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS MOMENTOS DA FESTA DO ROSÁRIO DE POMBALPor

 Por Jerdivan Nóbrega de Araújo


Enviado pelo professor, escritor, pesquisado do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O GLOBO, 28 DE AGOSTO DE 1930


Fonte: facebook
Página: Robério Santos
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10155325438337840&set=gm.828945127269605&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES DOS 90 ANOS DA RESISTÊNCIA DE MOSSORÓ AO BANDO DE LAMPIÃO.


O Presidente da Comissão Organizadora das festividades, Dr Francisco Marcos de Araújo, comunica que os principais eventos programados pela SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço para comemorar os 90 anos da resistência de Mossoró ao Lampião e seus cangaceiros são:                        

1. JÚRI SIMULADO DO JARARACA. 2. LANÇAMENTO  DA REVISTA OESTE, do ICOP, com conteúdo sobre o Cangaço.                                              

3. CONCURSO DE PINTURA SOBRE CANGAÇO ( II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar-Cangaço ).                        

3. SESSÃO SOLENE PARA CULTUAR OS HERÓIS DA RESISTÊNCIA.              
Obs. Há a possibilidade de se incluir na presente programação, uma Cavalgada percorrendo parte do trecho caminhado pelo bando de Lampião, quando de sua vinda à Mossoró.                                                

R E S E N H A  D O S  E V E N T O S                                             

JÚRI DO JARARACA                              

Local-Sala do Júri do Fórum Silveira Martins, na Av. Jorge Coelho, ao lado da UFERSA. Data - Dia 09 de junho de 2017 (sexta-feira). Horário- 08 horas. Presidente- Juiz de Direito Breno Valério Fausto de Medeiros.  

Promotor-Advogado Diógenes da Cunha Lima.                                            Advogados de Defesa-Escritor e Advogado Honório de Medeiros e Advogado Marcos Araújo.                                                                             Réu-Cangaceiro  José Leite de Santana, vulgo Jararaca.                           Jurados-Ainda estão sendo escolhidos.                                                                                                                                                                               LANÇAMENTO  DA  REVISTA  OESTE    

O número 18 da Revista OESTE, órgão de divulgação técnica do ICOP, será uma edição especial, encerrando artigos e entrevistas sobre cangaço, que está sendo editada pelo escritor Clauder Arcanjo e que será lançado na Sessão Solene da SBEC.                                    

CONCURSO  DE  PINTURA SOBRE  CANGAÇO-este concurso tem nome oficial  de "II SALÃO DORIAN GRAY DE ARTE POTIGUAR-CANGAÇO " e será realizado no FÓRUM DAS A RTES (antigo Fórum Silveira Martins), no período de 13 de junho a 13 de outubro de 2017. Este evento está sendo patrocinado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca, Governo do Rio Grande do Norte e Tribunal de Justiça, com apoio da UERN e SBEC. Serão premiados os 10 melhores quadros  sobre cangaço, tendo cada prêmio o valor de 700 reais, totalizando 7.000 reais para as 10 pinturas escolhidas, as quais ficarão fazendo parte do acervo da Pinacoteca de Mossoró. Hoje, o concurso já conta com 100 Artistas Plásticos inscritos e mais de 200 quadros disponíveis para a exposição, que será montada no Fórum das Artes ( antigo Fórum Silveira Martins, na Av. Rio Branco ).                              

SESSÃO  SOLENE DA SBEC                  

Presidente da SBEC: Professor Benedito Vasconcelos Mendes.                   Local - Auditório do Fórum das Artes (antigo Fórum Silveira Martins), localizado na Av. Rio Branco, ao lado do Memorial da Resistência.            Data- Dia 13 de Junho de 2017 ( terça-feira ). 

Horário-19:30 horas.                              

Pauta- Lançamento da Revista Oeste, do ICOP, pelo Editor Clauder Arcanjo.      

Relato das decisões do referido júri proferido pelo organizador e Presidente do Júri Simulado do Jararaca, Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros e divulgação  do II Salão Dorian Gray Arte Potiguar-Cangaço, feita pela Professora Isaura Amélia.

Enviado pelos professores Benedito Vasconcelos Mendes e José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com