Seguidores

sábado, 5 de junho de 2021

ANIVERSÁRIO DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA

Por Edna Santos Araújo

Nascia hoje (ontem) o homem mais destemido que esse nordeste já teve. Ele escreveria sua história a ferro e fogo, deixaria suas marcas por onde passasse... Lampião viveu e morreu cercado de mistérios, e até hoje é um enigma a ser desvendado. 

Lampião não foi um homem comum. Era inteligente,sabia de tudo um pouco, era "médico", curandeiro, conhecedor das ervas e seus poderes medicinas, fazia o parto das cangaceiras quando não tinham para quem pedir ajuda, foi artesão e cantador.... em plena caatinga, sabia exatamente onde encontrar água. 

Sabia a direção que seus inimigos tomavam, conhecia os atalhos para desviar deles sem deixar rastros. O que causa admiração em muitas pessoas, não foram os crimes por ele cometidos, mas a jeito de viver e se defender das armadilhas da vida e dos seus inimigos, foi a sua perspicácia, o jeito guerreiro de enfrentar os desafios pela vida impostos.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/3774451209332702?comment_id=3774497789328044&notif_id=1622929326512665&notif_t=feed_comment&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FATOS MOSSOROENSES - PADRE HUMBERTO BRUENING

 Por Paulo Menezes

Créditos da foto: Lúcia Rocha

Padre Humberto Bruening vigário da Catedral de Santa Luzia em Mossoró, era por demais zeloso e exigente com relação aos preceitos religiosos.

Da esquerda para a direita - Raimundo Sacristão, primeiro à esquerda, Sila, Titico Maia, Padre Huberto, Bibiu Gurgel e Daniela Maia http://www.azougue.org/conteudo/dobumba192.htm

Certo dia, uma senhora altamente maquiada, lábios cobertos de batom vermelho, entrou na fila para receber a hóstia consagrada. 

Chegada a vez da carola glamourosa, o vigário saiu de lado e deu a hóstia a pessoa seguinte, e daí por diante. 

A mulher ficou no aguardo. Depois do último da fila, padre Humberto olhou para a senhora e aconselhou: 

“Vá para casa, passe água com sal nessa “ferida” e venha. A hóstia sagrada não entra em fornalha!”.

http://www.melmenezes.com.br/blog/2012/12/cantinho-do-pe-huberto-2

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO MENEZES FOI MORAR COM DEUS.

Por Lúcia Rocha

O veranista e ultimamente morador de Tibau, Paulo Menezes, foi morar no céu. Para a família, nossos sentimentos, Paulo deixa saudades e excelentes textos que escreveu sobre a natureza, sobre a apicultura e sobre Tibau.

https://www.facebook.com/photo?fbid=4011561072303319&set=gm.1890667877776528

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IGREJA MATRIZ DE LIMOEIRO DO NORTE - CE

 

Igreja matriz de Limoeiro do Norte(CE), próximo a rua coronel Serafim Chaves, local do Hotel Lucas, de José Celestino de Amorim, local onde foi preparado o almoço para Lampião e seu grupo no dia 15 de junho de 1927.

Fonte:

Araújo Junior, Raimundo da Silva. memórias de Lampião em Limoeiro. Limoeiro do Norte: Pronto Color, 2017.

https://www.facebook.com/groups/1995309800758536/?multi_permalinks=2915958802026960%2C2911020432520797&notif_id=1622289111213536&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS CAJUEIRO E BALIZA

Acervo do pesquisador do cangaço Beto Rueda 

José Tertuliano Pereira, o Cajueiro.

Filho de Manoel Tertuliano Alves Brasil e Antônia Pereira da Silva. Pernambucano, nascido na fazenda Campo Alegre, situada nas proximidades da Serra do Reino, São José do Belmonte(PE).

Pertenceu aos grupos de Sinhô Pereira de quem era parente e Lampião.

-Esteve no famoso Fogo do Coité, vila de Coité, município de Mauriti(CE). Janeiro de 1922.

-Participou da invasão do município de Catolé do Rocha, povoado de Jericó e das propriedades dos coronéis Valdivino Lobo e Adolfo Maia, de onde roubaram grande quantidade de dinheiro e ouro. Fevereiro de 1922.

-Atacou a cidade de São José do Belmonte sob o comando de Lampião, onde desempenhou importante papel. Outubro de 1922.

-Desapareceu das hoste cangaceiras. Uma versão conta que foi para Goiás ao encontro do antigo chefe Sinhô Pereira. Dezembro de 1922.

-Quando o cangaço foi extinto, reapareceu em Vila Bela para visitar amigos e parentes. Desapareceu novamente.

-Faleceu de causas naturais em 02 de dezembro de 1979 no distrito de Lagoa Grande, município de Presidente Olegário(MG).

José de Souza Ferraz(Zé Dedé), o Baliza.

Filho De Manuel de Souza Ferraz e Alexandrina Maria da Conceição. Nascido no município de Flores(PE).

Acompanhou os bandos de Antônio Matilde com os irmãos Ferreira, Gavião, Sinhô Pereira e Lampião.

-Participou com o grupo de Gavião(Tiburtino Inácio), do assalto a viúva do coronel Domingos Furtado, no sítio Nazaré, município de Mauriti(CE). Janeiro de 1920.

-Esteve no combate contra os cangaceiros de Cassimiro Honório, na Lagoa da Laje, onde foi ferido Antônio Matilde. Março de 1920.

-Atacou a fazenda Serra Vermelha em Vila Bela(PE), com Antônio Matilde, os irmãos Ferreira e alguns homens de Sinhô Pereira, contra Zé Saturnino e os Nogueiras. Incendiaram cercas e currais e mataram muitas cabeças de gado. Setembro de 1920.

-Sob o comando de Sinhô Pereira atacou o arraial de Coité, município de Mauriti(CE). Antônio Ferreira foi ferido. Janeiro de 1922.

-Esteve no fogo da Fazenda Queimadas, no intenso tiroteio com as volantes cearenses comandadas pelos sargentos Romão e Antônio MIguel, onde foram mortos cinco soldados e três cangaceiros: Pitombeira, Lavandeira e Manoel Purvinha. Janeiro de 1922.

-Participou do ataque ao povoado de Jericó, município de Catolé do Rocha(PB). Fevereiro de 1922.

-Participou do combate contra uma volante de aproximadamente cento e vinte homens comandada pelos tenentes Zé Lucena e Enéias Barros com os grupos dos Porcinos, Antônio Matilde e Lampião, na fazenda Poço Branco de José Mandu, próximo a Espírito Santo, entre Pernambuco e Alagoas. Meados de 1922.

-Foi morto em outubro de 1922 quando fazia parte do bando comandado por Lampião e Yoyô Maroto que atacou a cidade de São José do Belmonte(PE), com o objetivo de cumprir um pedido de Sinhô Pereira, a morte do comerciante e político local Luiz GonzagaGomes Ferraz.

Além da versão inicial que ele teria sido atingido pelos defensores, que atiraram de dentro da residência do coronel, quando derrubava uma porta para que a casa fosse invadida; há uma segunda versão, reforçada pelo depoimento do cangaceiro Cajueiro em várias entrevistas, de que o mesmo teria sido vítima de fogo amigo e atingido por um disparo de Antônio Rosa, que em meio a luta, já viera contratado pela família dos Bernardino, do Estado de Alagoas, para eliminar aquele cangaceiro por motivo de vingança.

Uma terceira versão indica que foi Levino Ferreira o matador de Baliza, com o objetivo de roubar a elevada quantia de 10 contos de réis, que o mesmo trazia nos seus bornais, frutos dos últimos roubos por ele praticado.

Posteriormente surgiu uma quarta versão para a sua morte, talvez mais confiável por suas fontes. Baliza teria sido morto por um habitante da cidade e amigo do coronel, de nome João Gomes de Carvalho, que depois entrou para a polícia de Pernambuco.

Abandonado pelo grupo em fuga, seu corpo foi esquartejado e queimado por companheiros do coronel assassinado.

Fonte:

MELLO, Frederico Pernambucano de. apagando o Lampião: vida e morte do rei do cangaço. São Paulo: Global, 2018.

OLIVEIRA, Bismarck Martins de. cangaceiros de Lampião de A a Z. 2.ed. João Pessoa: Mídia, 2020.

https://www.facebook.com/groups/1995309800758536/?multi_permalinks=2915958802026960%2C2911020432520797&notif_id=1622289111213536&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

CANGAÇO - COMBATE COM LAMPIÃO E CORISCO, POR JOÃO GOMES DE LIRA

 Por Sálvio Siqueira

https://www.youtube.com/watch?v=69wxuNQDH5M&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nosso amigo, pesquisador documentarista, Aderbal Nogueira, em frente a casa do ex- volante João Gomes de Lira, no distrito de Nazaré do Pico, Floresta - PE, numa conversa prá lá de boa sobre sua ida para Bahia para combater Lampião.

Uma produção Laser Vídeo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHAPÉU ESTRELADO

 Por José Cícero Silva


"CHAPÉU ESTRELADO", um belo Filme-documentário abordando a histórica marcha de Lampião com destino à Mossoró no RN em junho de 1927. Desde a cidade de Aurora no Cariri cearense, passando pela Paraíba até a cidade potiguar onde ocorreu a famosa invasão. Uma interessante narrativa de fatos e depoimentos lançando luz sobre mais esta palpitante história do cangaço nordestino.

Onde tivemos a honra de também participar como um dos pesquisadores entrevistados.

Assistam!

https://www.facebook.com/photo?fbid=10219432365821488&set=a.10202538902575465

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO NO MUNICÍPIO DE AURORA PARTE 1

Por Amarílio Gonçalves Tavares


Em virtude da amizade com o Coronel Isaias Arruda, na verdade um dos grandes coiteiros de Lampião no Ceará, o rei do cangaço, como era chamado, esteve, mais de uma vez, no município de Aurora. Em suas incursões pelo município sul-cearense, o bandoleiro se acoitava na fazenda Ipueiras, de José Cardoso, cunhado de Isaias. Uma dessas vezes foi nos primeiros dias de junho de 1927. Na fazenda Ipueiras, onde já se encontrava Massilon Leite, que chefiava pequeno grupo de cangaceiros, Lampião foi incentivado a atacar a cidade norte-riograndese de Mossoró – Um plano que o bandoleiro poria em prática no dia 13 do citado mês.

Massilon

Em razão do incentivo, Lampião adquiriu do coronel um alentado lote de munição de fuzil que, de mão beijada, Isaias havia recebido do governo Federal ( Artur Bernardes, quando este promoveu farta distribuição de armas a coronéis para alimentar o combate dos batalhões patrióticos ‘a coluna prestes(54). Presente aquela negociação, que rendeu ao coronel Isaias a considerável quantia de trinta e cinco contos de réis, esteve o cangaceiro Massilon, que teve valiosa influência junto a Lampião, no sentido de atacar Mossoró, cujos preparativos tiveram lugar na fazenda ipueiras. Consta que Massilon Leite – associado a Lampião no sinistro empreendimento – tinha em mente assaltar a agência local do Banco do Brasil e sequestrar uma filha do coronel Rodolfo Fernandes.

O Bando de Lampião que chegou à Aurora era composto de uns cinquenta cangaceiros, dentre os quais Rouxinol, Jararaca e Severiano, os quais já se encontravam, há dias, na aludida fazenda acoitados por José Cardoso. De Aurora, Lampião levou José de Lúcio, José de Roque e José Cocô ( José dos Santos Chumbim), todos naturais da região de Antas, tendo sido incluídos no subgrupo de Massilon. No dia 13 de junho de 1927, Lampião ataca a cidade de Mossoró, a mais importante do interior do Estado potiguar. “ Após quarenta minutos de fogo, já tendo tomado duas ruas, Lampião ordena a retirada. Fracassara o seu maior plano.

Bando de Lampião em Limoeiro

Após o frustrado ataque ‘a cidade norte –riograndense, Lampião bate em retirada, entrando no Ceará pela cidade de Limoeiro, onde não é importunado. Ali fez dois reféns a resgate – pessoas idosas e de destaque social- e teve a petulância de , com seu grupo, posar para uma foto, no dia 16 daquele mês. Ante a ameaça de invasão das cidades da zona Jaguaribana e já havendo um plano de combate ao famigerado bando, juntaram-se contingentes policiais de três estados – Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba – numa quixotesca campanha contra Lampião, tendo sido nomeado “ comandante geral das forças em operações “ o oficial cearense, Moisés Leite de Figueiredo ( Major ).

No dia 16 de junho, a força paraibana havia seguido para Limoeiro, mas ao chegar ali, Lampião já tinha levantado acampamento. Prosseguindo em sua retirada pelo território cearense, com um grupo reduzido a trinta e poucos homens, em virtude da morte de dois dos mais temíveis cangaceiros – Jararaca e colchete – e das deserções que se seguiram ao malogrado ataque, inclusive a de Massilon Leite e seu sub-grupo, Lampião é perseguido por volantes, com as quais tava combates.

Dentre estes, o mais intenso foi o travado no dia 25 de junho, na Serra da Macambira,, município de Riacho do Sangue, no qual Lampião, mais um vez, provou a sua invencibilidade. Enfrentando uma força de mais de trezentas praças, sob o comando exclusivo do tenente Manoel Firmo, este sendo auxiliado por nove tenentes – José Bezerra, Ózimo de Alencar, Luiz David, Veríssimo Alves, Antonio Pereira, Germano Sólon, Gomes de Matos, João Costa e Joaquim Moura, Lampião pôs-se em fuga incólume, deixando quatro soldados mortos. Seguram-se combates menores em cacimbas (Icó), Ribeiro, no vale do Bordão de Velho, e Ipueiras os dois últimos no município de Aurora, com o rei do cangaço levando a melhor.

Izaias Arruda

No dia 28 de junho, Lampião contorna a serra do Pereiro, passando pelas serras vermelhas, Michaela e Bastiões- o Grupo marchava a pé, por veredas e nunca por estradas – tendo a tropa em seu encalço. É ai que Lampião resolve derivar para o lado do cariri e continuar a retirada em direção ao município de Aurora, onde esperava encontrar refúgio no valha Couto do seu “amigo” Isaias Arruda.

Em seu livro “ lampião no Ceará, narra o major Moisés Leite Figuiredo que, no dia 1º de julho de 1927, Lampião cm seu grupo estacionava no alto da serra de Várzea Grande no lugar olho d’água das éguas, e que ali perto, no lugar Ribeiro, já se encontravam as forças do tenente Agripino Lima, José Guedes e Manoel Arruda – o primeiro, da polícia do rio grande do norte, e os dois últimos, da polícia paraibana -, valendo salientar que tais contingentes totalizavam “ cerca de duzentos homens, bem aparelhados, no dizer do major Moisés...

Continua...

Amarílio Gonçalves Tavares
TEXTO RETIRADO NA INTEGRA DO LIVRO AURORA HISTÓRIA E FOLCLORE, 
AMARÍLIO GONÇALVES TAVARES P. DE 138 A 146 IOCE, 1993 - CAPÍTULO 15
(Cortesia do Envio: Luiz Domingos de Luna)

https://cariricangaco.blogspot.com/2014/12/lampiao-no-municipio-de-aurora-parte-1.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com