Seguidores

terça-feira, 14 de julho de 2015

"LAMPIÃO - O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS"

 Por Sabino Bassetti

O mais novo lançamento do espetacular pesquisador e escritor SABINO BASSETTI

IMPERDÍVEL !!!

Faça seu pedido diretamente com o autor, através do e-mail:
sabinobassetti@hotmail.com

R$ 40,00 (Quarenta reais)

com frete já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOMENAGEM A ALCINO ALVES COSTA NO CARIRI CANGAÇO 2015 - PIRANHAS/POÇO REDONDO

Por Rangel Alves da Costa

No próximo dia 26 (domingo), o Cariri Cangaço estará prestando uma grande homenagem a Alcino em Poço Redondo. Mais de cem pessoas, entre pesquisadores, estudiosos e escritores, estarão presentes. E só Deus sabe o quanto estou me esforçando para prestar uma homenagem digna do nome de meu pai. 


Mas nem queiram imaginar quantas dificuldades estou tendo de vencer para conseguir ao menos metade dos objetivos. Está doendo na alma, mas dando conforto ao coração.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO


PREPAREM OS CAMBITOS... AS CANELAS E OS MOCOTÓS... PORQUE FORRÓ DE PRIMEIRA QUALIDADE NÃO VAI FALTAR EM PIRANHAS-AL, DURANTE O CARIRI CANGAÇO.

O evento acontecerá entre os dias 25 e 28 de Julho de 2015 e será um dos maiores encontros entre estudiosos, pesquisadores, escritores e simpatizantes do tema cangaço.

Durante o dia acontecerá vários eventos relacionados ao assunto e durante a noite o clima vai esquentar mais ainda com shows da minha amiga Sarah Brasil Brasil, que levará aos participantes alegria e diversão através de seu ótimo repertório forrozeiro.

Preparem as sandálias de couro e as solas dos pés... porque só vai ficar de fora... quem já morreu.

SARAH BRASIL...

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA PRAÇA CHEIA DE RECORDAÇÕES PARA MUITOS QUE ESTUDARAM NA ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO UNIÃO CAIXEIRAL

Por José Mendes Pereira
Foto do acervo da Florina Escóssia

Quem estudou na "Escola Técnica de Comércio União Caixeiral" de Mossoró desde as primeiras décadas do século XX, estendendo-se até a década de 90, do mesmo século, com certeza guarda muitas e belas recordações desta Praça da Redenção, localizada no centro da cidade, e durante o dia, ela acolhia os alunos desta escola, os quais estudavam "ginásio", e ao anoitecer, a praça da Redenção ficava completamente lotada de futuros contabilistas de Mossoró.

blogdetelescope.blogspot.com

Eu frequentei esta "Praça" porque no ano de 1968 eu era aluno desta escola, no curso ginasial, que a "União Caixeiral" mantinha em seu prédio, e posteriormente, em 1976, eu retornei a esta “Praça e escola", e desta vez, eu era acadêmico do curso de letras da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN. A minha sala do curso de letras ficou neste estabelecimento, devido ao enorme número de alunos que foi aprovado no vestibular, e a universidade resolveu matricular todos aprovados, talvez para não escolher alunos por cara, tomando emprestado uma sala na "Escola Técnica de Comércio União Caixeiral". Mas, posteriormente nós fomos transferidos para o Campus da FURRN em Mossoró.

 Antônio da Graça Machado - 1974 - www.azougue.org

Nesta escola fui aluno dos seguintes mestres: Um professor que lecionava matemática e que passou por lá durante o período em que eu estudava na "União Caixeiral - ginásio", foi o saudoso Antonio da Graça Machado, que infelizmente não teve a sorte de continuar a sua vida como educador, e que foi assassinado muito jovem ainda, por um delinquente, e segundo a sua nora Ariane Machado me informou que o seu falecimento aconteceu  no dia 04 de julho de 1982, em Tremembé, no Estado do Ceará.
  
Dr. Genivan Josué Batista

Também foi meu professor na "Escola Técnica de Comércio União Caixeiral" o doutor Genivan Josué Batista, médico odontológico, e atualmente é um dos maiores e mais sucedidos empresários de Mossoró. Não me recordo qual disciplina ele lecionava neste estabelecimento de ensino, mas me parece que era ciências.

Dr. José Araújo, ex-diretor da "União Caixeiral, Aluízio Alves, ex-governador do Rio Grande do Norte, Maysa Almeida Costa, Elza Senna, Irmã Socorro, Sueli Freire e a professora Sergina Leão. 1966 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba235.html

Além destes, tive a honra de ser aluno de uma das professoras mais rígidas de Mossoró, a professora Sergina Leão, que não dava se quer, a menor chance ao aluno para usar as suas espertezas, no que se refere a colas. Dona Sergina era rigorosa, e quando ela começava a falar sobre o "Oiapoque e o Arroio Chuí", ela não queria mais parar este assunto. Exímia conhecedora disto, e quando a pessoa domina um determinado assunto, o bom mesmo é retalhá-lo vez por outra.

Não tenho o dia, mês e ano que a Praça da Redenção foi fundada, apenas informação adquirida em um dos artigos do jornalista Geraldo Maia do Nascimento, sobre a Estátua da Liberdade. Diz o jornalista: "- A Estátua da Liberdade fica na Praça da Redenção, em frente ao prédio da União Caixeiral. Foi inaugurada no dia 30 de setembro de 1904, por iniciativa do dr. Sebastião Fernandes de Oliveira, na época promotor de Justiça de Mossoró, sendo o mesmo o orador oficial da solenidade, proferindo vibrante discurso na ocasião", segundo o site abaixo:

http://www2.uol.com.br/omossoroense/0905/geraldo.htm

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO GOULART FILHO ATOR QUE INTERPRETARÁ LAMPIÃO NA TRILOGIA DE FILMES SOBRE A SAGA DO CANGACEIRO.

Por Geraldo Júnior

Há poucos dias atrás tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o ator Paulo Goulart Filho (Paulinho), que em breve estará dando vida ao cangaceiro Lampião nas telas do cinema, onde conversamos e gravamos uma sensacional entrevista que pretendo ainda durante essa semana publicar, para que todos(as) vocês tenham acesso a esse nosso bate-papo.

Durante a entrevista o ator fala sobre sua carreira, sobre suas expectativas para a produção e o lançamento da Trilogia e destaca a responsabilidade que terá ao interpretar um personagem tão polêmico e controverso quanto Lampião.


A Trilogia de filmes que será produzida sob a direção de Bruno Azevedo, será composta dos seguintes filmes:

* LAMPIÃO - O FILME

* CORISCO - O FIM DO CANGAÇO 

* DE VIRGULINO A LAMPIÃO

Enfim, um trabalho que promete ser um dos maiores já produzidos sobre o tema Cangaço, nos últimos tempos.

E volto a repetir, se depender do talento, competência e comprometimento dos envolvidos, o sucesso já está garantido.

Meus agradecimentos ao amigo/pesquisador Adauto Silva que me acompanhou durante a gravação, ao Diretor Bruno Azevedo que nos proporcionou essa oportunidade, e ao ator Paulo Goulart Filho (Paulinho) por nos conceder com exclusividade essa entrevista.

Desejamos muito sucesso a todos(as) e esperamos em breve poder conferir nas telas do cinema o resultado final desse trabalho.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAZENDA PICOS; ONDE INACINHA FOI BALEADA E PRESA

Por João de Sousa Lima

Dia 12 de julho, Eu, Jaqueline, Antonio, Rubens e Adriana estivemos em visita técnica na fazenda Picos, onde Inacinha foi baleada e presa.

A visita foi para ajustar a participação dos pesquisadores  durante o Cariri Cangaço de Piranhas, que acontecerá de 24 a 28 de julho próximo.







Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.

http://joaodesousalima.blogspot.com.br/2015/07/fazenda-picos-onde-inacinha-foi-baleada.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VOLTA DO REI DO CANGAÇO


Descrição do anúncio

O LIVRO: São 312 páginas produzido de maneira independente pelo autor.

Rodado na Gráfica Impressione de Garanhuns, Pernambuco.

O romance ?A Volta do Rei do Cangaço,? de Junior Almeida, mantém vivo o mito de Lampião.

Neste livro de sabor regional o mais famoso cangaceiro nordestino não foi morto pela polícia em Sergipe, em 1938. Alguém foi assassinado em seu lugar mas prevaleceu a versão das ?volantes? e do governo.

Lampião, na verdade, foi atingido por uma espécie de maldição e ainda está vivo, sem nem ao menos envelhecer. Já morou em vários lugares do Nordeste e usou diversos nomes. Atualmente usa o nome de Luiz Ribeiro, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco e mora num recanto escondido no município de Capoeiras, no Agreste do Estado.

O romance faz uma viagem ao passado, relembrando os tempos do cangaço e da violência, tanto por parte dos bandoleiros como da polícia. No presente, Virgulino Ferreira, com outro nome interage com militares de alta patente e até com o governador do Estado.

Um historiador,  obcecado pela vida misteriosa dos cangaceiros, desconfia que Lampião não morreu em Angicos  e começa a fazer investigações por conta própria, enfrentando a descrença de muitos e os perigos dessa busca pela verdade.

?A Volta do Rei do Cangaço? retrata o interior das pequenas cidades do Nordeste, mostra as ligações de Lampião com o padre Cícero Romão e nos apresenta o cangaceiro como uma espécie de justiceiro, capaz ainda hoje de recorrer a violência quando é preciso enfrentar uma desfeita ou punir algum bandido.

Um livro que vai dar o que falar.

Clique no link abaixo e peça o seu.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638907377-a-volta-do-rei-do-cangaco-_JM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

64 ANOS DA MORTE DE DIX-SEPT ROSADO - 12 DE JULHO DE 2015

Por Geraldo Maia do Nascimento

Em 12 de junho de 1951, numa quinta-feira, uma tragédia viria abalar profundamente o Rio Grande do Norte, principalmente a Cidade de Mossoró. Num desastre aéreo ocorrido às 9:0h da manhã daquele dia, morria um dos mais ilustres dos seus filhos, o Governador Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia. Junto com o governador morriam também o agrônomo Felipe Pegado Cortez, Secretário da Agricultura, José Borges de Oliveira, Diretor Geral do Departamento das Municipalidades e José Gonçalves de Medeiros, Diretor da Imprensa Oficial. O desastre ocorreu no Rio do Sal, nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe, com o avião de prefixo PP-LPG das “Linhas Aéreas Paulistas, LAP”. 


Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em Mossoró a 25 de março de 1911 e pertencia a uma das mais ilustres famílias da região Oeste. Era um homem de trabalho, industrial de aguda percepção, de contagiante otimismo realizador e popularidade, o que o tornava a esperança de um governo admirável. Havia sido eleito como terceiro Prefeito constitucional de Mossoró, tomando posse a 31 de março de 1948, tendo renunciado em 1950 para assumir o cargo de Governador do Estado do rio Grande do Norte, o que ocorreu em 31 de janeiro de 1951. O motivo da viagem que estava realizando era o de conseguir um empréstimo de 30 milhões de Cruzeiros, que serviriam para reforçar os serviços de água em Natal, que na época era muito precário, como também abastecer as cidades de Caicó e Mossoró. Os serviços terminaram sendo feitos por seu sucessor no governo, Sylvio Pizza Pedrosa, que cumpriu fielmente o programa traçado por Dix-sept Rosado.
               
O povo do Rio Grande do Norte presta homenagem ao seu ilustre filho, através de um monumento em bronze na principal praça pública de Mossoró. Esse monumento, que fica na Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia, é o maior e mais importante monumento histórico da cidade. Foi executado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, sob a direção do professor Otoni Zorline, sob a supervisão do professor Pedro Suzana e pesa 54.978 Kg.
               
A inauguração se deu no dia 30 de setembro de 1953, com a presença do Governador Sílvio Pizza Pedrosa, na qualidade de chefe do executivo potiguar e orador oficial da cerimônia, em companhia de vários auxiliares da administração e representações do Tribunal de Justiça do Estado, Assembleias Legislativa e Prefeitos de vários municípios do Estado. Proferiram discursos o Dr. José Fernandes Vieira, juiz de Direito da Comarca, que falou em nome da Comissão promotora e do poder público municipal, O vereador Manuel de Aguiar Gusmão, representando o município de Ceará Mirim, sede da ideia do monumento, levantada na Câmara daquela cidade pelo vereador Antônio Eduardo Freire, discursando ainda o Padre Francisco de Sales Cavalcanti, representando o Governo Diocesano de Mossoró. Encerrando a cerimônia falou o então Deputado Federal Jerônimo Dix-huit Rosado Maia em nome da família do Governador homenageado.
               
Mossoró também prestou homenagem ao seu filho ilustre emprestando seu nome a uma artéria, no centro da cidade, e também ao aeroporto local.
               
Outra grande homenagem prestada a Dix-Sept Rosado foi quando no dia 25 de junho de 1951, poucos dias depois de sua morte, era aprovada a lei municipal nº 16, da mesma data, mudando o nome do município de São Sebastião para Governador Dix-Sept Rosado. 

Geraldo Maia do Nascimento

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA... LAMPIÃO - DE MOCINHO A BANDIDO


Dessa vez quem está chegando com novo trabalho sobre o cangaço é o pesquisador Antonio Vilela de Souza autor de outros trabalhos sobre o gênero.

Em seu mais recente Livro LAMPIÃO - DE MOCINHO A BANDIDO o autor conta a saga de Serrinha do Catimbau contra o cangaço, trazendo as histórias do cangaço ocorridas nessa região.

O livro já está disponível à venda, e quem desejar adquiri-lo, basta entrar em contato com o autor através do e-mail Incrivelmundo@hotmail.com, pelo valor simbólico de R$ 35,00 com frete incluso.
Entrega em qualquer parte do país. Adquira já o seu.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA FILHOS DO CANGAÇO - VALDECI "PRETO" SOUTO FILHO DO CASAL CANGACEIRO MORENO E DURVINHA.


ENTREVISTA FILHOS DO CANGAÇO - VALDECI "PRETO" SOUTO FILHO DO CASAL CANGACEIRO MORENO E DURVINHA.

Uma entrevista emocionante e surpreendente com um dos filhos do casal de ex-cangaceiros Moreno e Durvinha.

Em recente viagem que fiz junto com o amigo/pesquisador Adauto Silva à cidade de Belo Horizonte-MG, tivemos o prazer de passar horas agradáveis ao lado dessa gente maravilhosa, que nos recebeu de braços abertos e com agradável recepção.

Fotografamos e filmamos todos esses momentos e gradativamente iremos publicar todo esse material aqui em nossas páginas "O CANGAÇO".

Entrevistamos a nossa amiga Neli Conceição e seus irmãos Valdeci "Preto" Souto nosso atual entrevistado e Inácio Carvalho Oliveira (Inacinho) que nasceu em 1938, ou seja, ainda durante o cangaço.

Além dessas entrevistas fizemos ainda gravações no local onde estão enterrados Moreno e Durvinha, onde a emoção e as lembranças do passado tomaram conta de nossos entrevistados.

Enfim, foram momentos que serão inesquecíveis e é com imenso orgulho, prazer e satisfação que trago aos seus conhecimentos, todos esses mágicos momentos.

E para começarmos apresentaremos a entrevista que fizemos com Valdeci "Preto" Souto, onde ele fala sobre a vida de seus pais após o cangaço, suas mágoas, seus sentimentos, além de segredos que até então pertenciam apenas ao círculo familiar.

FILHOS DO CANGAÇO...
ASSISTAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com