Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

FREI EMOÇÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 3/4 de novembro de 2022

Escritor Símbolos do Sertão Alagoano

Crônica: 2.795

ESTÁTUA DE FREI DAMIÃO EXIBIDA EM CARREATA, NO ANOITECER DE SANTANA DO IPANEMA (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES).
 

Já no cair da tarde do dia 28 passado, Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, entrou numa agitação gigantesca. É que a caravana palmeirense que conduzia a estátua de 15 metros de Frei Damião, de Petrolina, onde fora esculpida, ao Distrito de Canafístula, percorreu parte da cidade de Santana, numa estratégia de arrebanhar turistas e devotos para aquele progressista distrito de Palmeira dos Índios. A estátua de Frei Damião, encomendada em Petrolina, ao escultor Ranilson Viana será colocada no seu pedestal no recém construído Santuário, no próximo dia 6 de novembro dia de aniversário do “Santo do Nordeste”. A estátua, dividida em pedaços montáveis foi conduzida por carretas, acompanhadas por caravana e, à frente, batedores da Polícia   Rodoviária Federal.

O distrito de Canafístula às margens da BR-316, no município de Palmeira dos Índios, era um dos lugares escolhidos por Frei Damião como sede das suas pregações. Graças aos seus movimentos religiosos, proximidade com a sede e fertilidade das suas terras, o distrito saiu do anonimato, cresceu, evoluiu e hoje tem o reconhecimento não só de Palmeira dos Índios, mas de todo o Agreste e além fronteiras como lugar desenvolvimentista e turístico religioso. A fé em Frei Damião continua indestrutível no estado e em todo Nordeste, fazendo com que o distrito de Canafístula tenha destaque nacional e cultive o turismo religioso e suas romarias alimentadas pelos devotos do Frei. Padre Cícero e Frei Damião são figuras de alto relevo nos corações nordestinos, porém, cada um com estilos diferentes e no mesmo objetivo de servir ao Senhor.

Não sabemos se oficialmente ou não, temos nos meios sociais a referência àquele distrito como “Canafístula Frei Damião”. E agora, com o santuário que terá sua inauguração dia 6 de novembro e a estátua do santo que, com o pedestal terá vinte metros de altura, tem tudo para ser um atrativo nacional. Além das romarias que irão alavancar a economia municipal, faltou dizer que o lugar é referência na cultura e na festa da pinha doce. Sua feira de animais adquiriu fama, principalmente referindo-se a bois e cavalos.

E, em Santana do Ipanema, depois do espetáculo rodoviário com o Frei, com certeza as romarias santanenses serão duplicadas rumo ao Distrito aglutinador.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VOLANTE DE JOÃO BEZERRA ATACA A GROTA DE ANGICO E MATA LAMPIÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=mlZnoK6gj5M&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse segundo vídeo de nossa expedição pela Rota do Cangaço, acompanhados pelo pesquisador Jairo Luiz, vamos falar sobre o combate na Grota do Angico e algumas outras curiosidades. Música: Raso da Catarina (Rogério Franco) Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-..

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO FURIOSO ATACA A CIDADE DE CAPELA

Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=erQgImODB8U&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o Rei do Cangaço e seu Bando de Cangaceiros, ao tentar regressar à cidade de Capela, Sergipe, foi impedido pelos moradores, que reuniram-se e armaram-se para enfrentar os cangaceiros. Protegeram a entrada da cidade, e outros se distribuíram onde alguns ficaram na torre da Matriz. Houve cerrado tiroteio. A resistência foi válida e Lampião teve de recuar. Assistam e curtam mais esta intrigante história do cangaço nordestino. Temas relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do Cangaço no Sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Tenente José Lucena, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco, Sinhô Pereira deixa o Cangaço. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #@NoRastroDoCangaco Vejam também: https://youtu.be/caVfy_ZGplw https://youtu.be/4gtfGPPxnV4 https://youtu.be/7jWUGL3MZqo https://youtu.be/n66BehWFWto https://youtu.be/ej1LY1Wztms https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs

Um abraço!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEUS PAIS

 Por José Mendes Pereira

Pedro Nél Pereira era meu pai. Era mossoroense. Era agricultor e  2º. Tenente do exército por merecimento. Faleceu no dia 10 de Maio de 2011.

Antonia Mendes Pereira era minha mãe. Nasceu no dia 22 de janeiro de 1925 e faleceu no dia 10 de março de 2011.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com